Contente
- O que significa o código P042F?
- Quais são as causas comuns do código P042F?
- Quais são os sintomas do código P042F?
- Como você soluciona problemas do código P042F?
- Códigos relacionados a P042F
Código de Problema | Localização da falha | Causa provável |
---|---|---|
P042F | Controle de recirculação de gases de escape "A" travado fechado | - |
O que significa o código P042F?
Um código armazenado P042F significa simplesmente que o módulo de controle do trem de força (PCM) detectou um defeito no sistema de controle da válvula de recirculação de gases de escape (EGR). Este código específico indica que a válvula EGR parece (para o PCM) estar presa na posição fechada. Este código é aplicável ao EGR linear (ou abaixador). A designação A se aplica a uma posição ou estágio específico do sistema de controle.
O óxido de nitrogênio (NOx) é produzido como um efeito colateral da operação de motores a gasolina e diesel. Como parte do moderno sistema de controle de emissões de escapamento automotivo, o EGR é necessário para reduzir os níveis perigosos de NOx. Como o nome indica, o sistema EGR permite que o motor consuma uma porção de combustível não queimado do sistema de escape em intervalos controlados.
No coração do sistema linear EGR está uma válvula controlada eletronicamente. Esta válvula é aberta (sob certas circunstâncias) para permitir que o escapamento entre novamente na admissão do motor.
Os sinais de entrada do sensor de posição do acelerador (TPS), sensor de velocidade do veículo (VSS) e sensor de posição do virabrequim (CKP) são usados pelo PCM para determinar quando e em que grau a válvula EGR deve ser aberta ou fechada. A válvula EGR linear abre em estágios determinados pelo grau em que o acelerador é aberto, quanta carga é colocada no motor e a velocidade com que o veículo está se movendo. A maioria dos veículos equipados com um sistema EGR linear usa dados do sensor de pressão de ar do coletor (MAP) e / ou sensor EGR de feedback de pressão diferencial (DPFE) para determinar se a válvula EGR está na posição desejada. Alguns modelos mais antigos possuem um sensor de posição de pintle integrado à válvula EGR. A posição do pintle da válvula EGR é monitorada por esse sensor, que fornece dados diretamente ao PCM. Se houver suspeita de que a válvula EGR esteja presa, um código P042F será armazenado e uma lâmpada indicadora de mau funcionamento (MIL) poderá acender. A maioria dos veículos exigirá vários ciclos de ignição (com falha) antes que a iluminação da MIL ocorra.
Quais são as causas comuns do código P042F?
Quais são os sintomas do código P042F?
Como você soluciona problemas do código P042F?
Um scanner de diagnóstico, um volt / ohmímetro digital (DVOM) e uma fonte de informações confiáveis do veículo serão necessários para diagnosticar um código P042F.
A pesquisa de boletins de serviço técnico (TSB) que replicam o código armazenado, veículo (ano, marca, modelo e mecanismo) e os sintomas exibidos podem gerar um diagnóstico mais rápido. Informações sobre TSB podem ser encontradas na fonte de informações do veículo.
Antes de limpar os códigos armazenados, use o scanner (conectado à porta de diagnóstico do veículo) para recuperar todos os códigos armazenados e os dados pertinentes do quadro congelado. Anote as informações (caso o código seja intermitente). Depois que os códigos forem gravados, limpe-os e teste o veículo. Uma de duas coisas provavelmente ocorrerá; o código será restaurado ou o PCM entrará no modo de prontidão. Se o código for intermitente, o PCM pode entrar no modo de prontidão. Se isso ocorrer, a condição que causou o armazenamento do P042F pode precisar piorar antes que um diagnóstico preciso possa ser feito. Continue com o diagnóstico se o código for restaurado.
Use a fonte de informações do veículo para obter vistas da face do conector, gráficos de pinagem do conector, gráficos do localizador de componentes, diagramas de fiação e fluxogramas de diagnóstico (referentes ao código e veículo em questão). Execute uma inspeção visual da fiação e dos conectores relacionados e repare ou substitua a fiação que foi cortada, queimada ou danificada.
O DVOM pode ser usado para testar os circuitos de tensão e terra na válvula EGR, nos sensores do motor ou no PCM. Se nenhuma tensão for detectada, verifique os relés do sistema e os fusíveis relacionados. Substitua os relés com defeito e / ou fusíveis queimados (ou com defeito), conforme necessário. Teste a válvula EGR e os componentes do sistema, seguindo as diretrizes do fabricante. Se a tensão e o terra não forem detectados no componente EGR, teste o circuito correspondente no conector PCM. Se nenhuma tensão for detectada lá, suspeite de um circuito aberto entre o componente em questão e o PCM. Se a tensão for descoberta lá, suspeite de um PCM com defeito ou de um erro de programação.