Contente
Código de Problema | Localização da falha | Causa provável |
---|---|---|
P0048 | Turbo / super carregador solenóide de controle de impulso - circuito alto | Fiação curta a positiva, solenóide de controle de impulso |
O que significa o código P0048?
Ao recuperar um código alto do solenóide de controle de impulso do turbocompressor / superalimentador de um veículo turbo ou sobrealimentado, eu sei que o módulo de controle do trem de força (PCM) detectou uma das duas condições possíveis: Um sinal de alta tensão no solenóide de controle do turbocompressor ou do superalimentador foi detectada ou uma entrada inaceitável do sensor de pressão de sobrealimentação foi detectada.
Embora o turbocompressor e o superalimentador sejam dispositivos de indução de ar forçado, eles têm um design muito diferente.
Após obter as especificações para o solenóide de controle de reforço, desconecte o conector elétrico do solenóide e use um volt / ohmímetro digital (DVOM) para verificar os níveis de resistência do solenóide. Se a resistência do solenóide não cumprir as especificações, substitua-a e teste novamente o sistema. Se a resistência do solenóide estiver em conformidade com as especificações do manual de serviço, aplique cuidadosamente a tensão da bateria e um sinal de aterramento no solenóide e ouça um sinal sonoro. Se o solenóide emitir um som, é provável que esteja funcionando corretamente. Verifique as passagens do solenóide quanto a sinais de obstrução e substitua-as conforme necessário.
Circuitos do sistema
Se a fiação e os conectores do sistema parecerem estar funcionando corretamente, execute um teste de voltagem e continuidade do circuito.
Teste a voltagem no solenóide de controle de reforço quando este estiver em ON e compare suas descobertas reais com as especificações do fabricante. Se o sinal não estiver em conformidade, determine quais dos sinais (tensão ou terra) estão ausentes de acordo com as especificações específicas do veículo.
Antes de testar a continuidade do circuito do sistema individual, desconecte o conector do PCM e de todos os componentes relacionados para evitar possíveis danos. Use o DVOM para testar a continuidade em cada circuito individual e reparar os circuitos abertos (desconectados, cortados, queimados ou desconectados) e os circuitos em curto (à terra ou à tensão do veículo), conforme necessário.
PCM
Embora o teste do PCM não seja cobrado, você pode seguir um processo de eliminação e lembrar que a falha desse componente é rara.