P0052 - Sensor de oxigênio aquecido (HO2S) 1, banco 2, controle do aquecedor - circuito alto

Posted on
Autor: Laura McKinney
Data De Criação: 3 Abril 2021
Data De Atualização: 17 Novembro 2024
Anonim
P0052 - Sensor de oxigênio aquecido (HO2S) 1, banco 2, controle do aquecedor - circuito alto - Códigos De Problema
P0052 - Sensor de oxigênio aquecido (HO2S) 1, banco 2, controle do aquecedor - circuito alto - Códigos De Problema

Contente

Código de ProblemaLocalização da falhaCausa provável
P0052 Sensor de oxigênio aquecido (HO2S) 1, banco 2, controle do aquecedor - circuito alto Fiação curta a positiva, HO2S, ECM

O que significa o código P0052?

O código de falha OBD II P0052 é definido como “HO2Circuito de Controle do Aquecedor S (Sensor de Oxigênio Aquecido) Alto (Banco 2 Sensor 1) ", com" Banco 2 "referente ao banco de cilindros oposto ao cilindro nº 1 em motores com duas cabeças de cilindro e" Sensor 1 "referente ao sensor de oxigênio localizado antes o (s) conversor (es) catalítico (s), isto é, a montante do (s) conversor (es).


O código OBD II P0052 é mais comumente definido quando o PCM (Módulo de controle do trem de força) detecta uma tensão de sinal ou um nível de resistência do circuito de controle do sensor de oxigênio que não se enquadra nos parâmetros predefinidos. Na maioria das aplicações, a tensão do circuito do aquecedor do sensor deve coincidir com a tensão da bateria, e um desvio da tensão da bateria em torno de 10% levará o PCM a gerar e armazenar um código de falha e a acender a luz CHECK ENGINE.

Observe que duas outras condições também podem causar o armazenamento do código P0052.

  • Na maioria das aplicações, a resistência elétrica no circuito deve ser de cerca de 8 Ohms, e um desvio de cerca de 10% desse valor resultará no armazenamento de um código.

  • Um código também pode ser armazenado quando o PCM não detecta uma alteração na leitura do sensor de oxigênio por períodos superiores a 8 segundos contínuos.


  • NOTA: O tempo necessário para que as leituras estáticas (constantes) façam com que um código seja armazenado pode diferir entre os aplicativos; portanto, consulte o manual de reparo para obter os valores exatos.

    Para que qualquer motor funcione com eficiência máxima, é necessária uma relação ar / combustível que permita a combustão de todo o combustível da mistura sem que haja excesso de ar após o processo de combustão, ou com ar adicional necessário para completar a processo de combustão. Essa relação é conhecida como mistura / relação "estequiométrica" ​​e refere-se a uma relação combustível / ar exigida por um motor sob uma carga invariável.

    Não existe uma proporção ideal de combustível para o ar que se aplique a todos os motores em todas as condições, e muitos fatores, como estilo de condução e condições de condução, podem balançar a mistura ideal para um motor em particular em condições de baixa ou alta carga. No entanto, o PCM em qualquer aplicativo em particular coleta dados de vários sensores (incluindo o (s) sensor (es) de oxigênio)), para calcular e fornecer a mistura ideal de ar / combustível para atender às condições operacionais em vigor.


    O papel do (s) sensor (es) de upstream (s) nisso é medir a quantidade de oxigênio no fluxo de escape, valor usado pelo PCM para fazer ajustes no tempo de ignição, nos sistemas VVT / VCS (quando instalados) e no pulso do injetor larguras para manter uma ótima estratégia de fornecimento de combustível, mantendo assim o desempenho do motor com a máxima eficiência.

    NOTA 1: Os sensores de oxigênio modernos são aquecidos eletricamente, o que os torna responsivos muito mais cedo do que se fossem aquecidos apenas pelo fluxo de exaustão, reduzindo assim as emissões e o tempo necessário para o PCM entrar no modo de circuito fechado.

    NOTA 2: Algumas aplicações, como alguns Toyota e outros carros japoneses, usam SENSORES DE AR ​​/ COMBUSTÍVEL em vez de sensores convencionais de oxigênio aquecido. Consulte o manual relevante para obter os parâmetros de configuração de código e os procedimentos de teste para essas aplicações, pois os dois tipos de sensores NÃO são intercambiáveis.

    A imagem abaixo mostra algumas das diferenças entre um sensor de oxigênio aquecido típico e um sensor de ar / combustível típico.

    Nota:Os códigos de entrada de circuito alto são causados ​​principalmente por alternadores defeituosos que desenvolvem tensões excessivas, embora possa haver outras causas também, como curtos-circuitos que “vazam” a corrente em um sistema específico de outros sistemas não relacionados que funcionam em tensões mais altas. Observe que, no caso de curtos-circuitos que vazam energia para um circuito de controle, é provável que existam outros códigos de problemas aparentemente não relacionados presentes junto com o (s) código (s) sendo investigado (s). O diagnóstico de um código de “entrada alta” sempre envolverá um teste completo do sistema de carregamento como primeiro passo, seguido de medidas para isolar o sistema de todas as outras fontes possíveis de energia durante testes de resistência, continuidade e tensão de referência.

    Quais são as causas comuns do código P0052?

    A maioria das causas do código P0052 está relacionada a fiação danificada, queimada ou em curto-circuito, sendo a fiação queimada por componentes de exaustão quentes a mais comum. Outras causas possíveis incluem

  • Grandes vazamentos de exaustão

  • Danos nos sensores de oxigênio e na fiação causada por detritos nas estradas

  • Sensores de oxigênio com defeito

  • Danos causados ​​por óleo de pós-venda de baixa qualidade e aditivos de combustível

  • Baixa pressão do combustível (verifique os códigos relacionados à pressão do combustível)

  • Pressão de combustível excessiva (verifique os códigos relacionados à pressão de combustível)

  • Entrada de ar não medido no motor

  • Circuitos abertos (fusíveis queimados onde os fusíveis estão instalados)

  • Perda de solo

  • Embora a falha do PCM não seja totalmente impossível, é um evento extremamente raro e a falha deve ser procurada em outro local antes que qualquer módulo de controle seja substituído.

  • NOTA: Os motores modificados podem causar todos os tipos de problemas relacionados a sensores e emissões de oxigênio, simplesmente pelo fato de eles não criarem fluxos de escape que um sensor de oxigênio e circuito de controle de estoque possa analisar de maneira confiável. Acertar o sistema de controle de emissões em um motor modificado é em grande parte uma questão de tentativa e erro, e o procedimento de diagnóstico / reparo descrito aqui não deve, portanto, ser aplicado a motores fora de estoque e sistemas de escape.

    Quais são os sintomas do código P0052?

    Os sintomas típicos do código P0052 podem incluir os seguintes

  • Luz iluminada CHECK Engine

  • Código de problema armazenado

  • Maior consumo de combustível

  • Uma condição de marcha lenta pode estar presente

  • Perda de potência do motor

  • Fumo preto visível pode sair do tubo de escape

  • NOTA: Nem todos esses sintomas podem estar presentes em todos os casos, e a gravidade de um ou mais sintomas pode variar entre os veículos.

    Como você soluciona problemas do código P0052?

    NOTA 1: Como cada sensor de oxigênio possui seu próprio circuito de controle de aquecedor, você precisará de um manual de reparo para a aplicação que está sendo trabalhada, para poder determinar corretamente o local, a função, o código de cores e o roteamento de toda a fiação associada ao o sensor de oxigênio sendo investigado.

    NOTA 2: O diagnóstico do código P0052 exige que o motor esteja em boas condições de funcionamento, sem a entrada de ar não medido no motor. Se outros códigos relacionados à operação lean ou condições incorretas de falha estiverem presentes por muito tempo com o código P0052, repare esses problemas antes de tentar um diagnóstico elétrico desse código.

    NOTA 3: É importante testar novamente o sistema após cada etapa do procedimento de reparo para garantir um reparo confiável.

    Passo 1

    Registre todos os códigos de falha e congele os dados do quadro presentes para referência futura. Esta informação pode ser valiosa na identificação de falhas intermitentes.

    Passo 2

    Como a fiação queimada é uma causa comum do código P0052, inspecione minuciosamente todas as fiações e conectores associados quanto a sinais de danos, curto-circuito ou corrosão. Preste atenção especial ao roteamento da fiação, pois a fiação não segura pode queimar contra os componentes de exaustão quentes. Repare todos os problemas de fiação, conforme necessário.

    etapa 3

    Se o código persistir, execute as verificações de resistência, continuidade, aterramento e tensão de referência na fiação do circuito, mas não deixe de consultar o manual para identificar a fiação associada ao sensor em questão. Compare as leituras obtidas com os valores indicados no manual. As tensões de referência devem sempre corresponder à tensão da bateria; cerca de 12,6 a 13,8 volts. Certifique-se de desconectar todos os módulos de controle antes de executar verificações de continuidade para evitar danificar um módulo de controle.

    O próprio sensor de oxigênio faz parte do circuito de controle e, portanto, também deve ser verificado, mas desconecte o sensor da fiação antes de executar verificações de resistência e continuidade no sensor.Compare as leituras de resistência com os valores indicados no manual e substitua todos os sensores que não estão de acordo com as especificações do fabricante.

    NOTA: Em algumas aplicações, a tensão de referência e o terra são fornecidos pelo PCM. Nesses projetos, não há fusível incorporado ao circuito. Consulte o manual em que o design é usado no veículo em que está sendo trabalhado.

    Passo 4

    Se a falha persistir e o scanner puder monitorar fluxos de dados ao vivo, ligue o mecanismo e monitore os dados ao vivo. Normalmente, a tensão do sinal dos sensores de oxigênio do conversor pré-catalítico deve variar constantemente de cerca de 0,1V a cerca de 0,9V quando o motor atingir a temperatura de trabalho e o PCM entrar no modo de circuito fechado.

    Se as leituras obtidas não se enquadrarem nessa faixa ampla ou se houver longos períodos (geralmente 8 segundos ou mais) durante os quais as leituras permanecem constantes, remova o (s) sensor (es) de oxigênio e verifique se há sinais de descoloração ou presença de depósitos indesejáveis. Ambas as condições podem causar o código P0052, o que significa que a causa / origem da descoloração ou depósitos deve ser encontrada e corrigida.

    No entanto, os sensores de oxigênio danificados por aditivos não podem ser reparados e a substituição é o único remédio confiável.

    NOTA: Nesse ponto, é importante determinar se o veículo estava funcionando com algum tipo de aditivo no combustível, no óleo do motor ou em ambos. Alguns aditivos de óleo e combustível de pós-venda contêm substâncias à base de silicone que podem danificar permanentemente os sensores de oxigênio.

    Se houver suspeita de que os aditivos para óleo ou combustível sejam a causa da descoloração ou dos depósitos, verifique o estado das velas de ignição, pois as velas também costumam ficar descoloridas ou cobertas por depósitos nocivos devido à exposição prolongada a alguns aditivos, principalmente de baixa qualidade .

    Etapa 5

    Se os sensores forem substituídos, reconecte (e prenda) toda a fiação e opere o veículo para verificar se o código retorna. É uma boa ideia deixar o scanner conectado durante esse ciclo de unidade, para que os dados ao vivo do circuito de controle do sensor possam ser monitorados com eficiência.

    Se todos os valores elétricos corresponderem aos valores indicados no manual e novos sensores de oxigênio tiverem sido instalados, é improvável que o código de falha retorne. No entanto, se retornar, é provável que haja uma falha intermitente presente. Às vezes, falhas intermitentes podem ser extremamente difíceis de encontrar e reparar, o que significa que a falha pode ter que piorar antes que um diagnóstico e reparo precisos possam ser feitos.

    Códigos relacionados a P0052

  • P0030 - Relacionado ao "Circuito de controle do aquecedor HO2S (sensor 1 do banco 1)"

  • P0031 - Relacionado a "Circuito de controle do aquecedor HO2S baixo (sensor 1 do banco 1)"