P0094 - Vazamento no sistema de combustível - pequeno vazamento detectado

Posted on
Autor: Laura McKinney
Data De Criação: 2 Abril 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
P0094 - Vazamento no sistema de combustível - pequeno vazamento detectado - Códigos De Problema
P0094 - Vazamento no sistema de combustível - pequeno vazamento detectado - Códigos De Problema

Contente

Código de ProblemaLocalização da falhaCausa provável
P0094 Vazamento no sistema de combustível - pequeno vazamento detectado Fiação, sensor de pressão de combustível, falha mecânica

O que significa o código P0094?

O código de falha OBD II P0094 é definido como “Pequeno vazamento detectado no sistema de combustível” e é definido quando o PCM (Módulo de controle do trem de força) detecta uma diminuição inesperada na pressão do combustível na parte de alta pressão do sistema de injeção de combustível. Observe que o código P0094 é mais comumente encontrado em sistemas de injeção de diesel.


Os motores a diesel requerem pressões muito altas de combustível para funcionar com eficiência, e qualquer queda na pressão do combustível definirá o código e acenderá a luz CHECK ENGINE. Em muitos casos, esse código fará com que o PCM comande um modo de segurança ou de segurança, que reduz a energia e pode impedir a troca de marchas. Em alguns casos, porém, o mecanismo pode ser desligado completamente.

A imagem abaixo mostra um injetor de diesel com vazamento. Esse tipo de vazamento é típico do código P0094, embora existam muitos outros locais possíveis em um motor diesel nos quais o combustível pode vazar.

Quais são as causas comuns do código P0094?

As causas comuns desse código incluem os seguintes

  • Fiação e / ou conectores queimados, danificados, em curto ou danificados.
  • Linhas de combustível rompidas; duas causas comuns de falha nas linhas de combustível de aço são fricção ou atrito nos componentes do motor e fraquezas induzidas pela vibração nas linhas que não estão devidamente presas.


  • Trilhos de combustível rachados ou danificados.

  • Falha de componente em bombas de alta pressão.
  • Conexões frouxas nas tubulações de combustível de alta pressão.
  • Danos nas linhas de retorno. Embora a pressão de retorno seja apenas uma fração da pressão de trabalho, o volume de combustível fornecido pela bomba é muito pequeno para compensar o volume de combustível perdido por um vazamento.

  • Sensor de pressão de combustível ou regulador de pressão com defeito; no entanto, a menos que o sensor de pressão de combustível e / ou o regulador de pressão de combustível estejam realmente vazando combustível, esses componentes têm seus próprios códigos de falha dedicados, o que significa que é improvável que uma falha de um ou de ambos os componentes defina o código P0094.

  • Um PCM com defeito pode causar o armazenamento do código, mas esse é um evento raro. Portanto, o código deve ser investigado cuidadosamente antes de qualquer controlador ser substituído.


  • NOTA: Vazamentos intermitentes em sistemas de injeção de diesel de alta pressão são raros. Se um caminho de vazamento for aberto, a alta pressão no sistema o manterá aberto, o que definirá continuamente o código até que o problema seja resolvido.

    Quais são os sintomas do código P0094?

    Os sintomas do código P0094 podem aparecer subitamente e podem ser dramáticos em alguns casos. Os sintomas comuns podem incluir os seguintes

  • Perda repentina de energia quando o motor entra no modo de limp
  • Incapacidade de acelerar e a transmissão pode se recusar a mudar
  • O motor pode desligar inesperadamente, com a perda de direção hidráulica e assistência a vácuo para os freios
  • A fumaça pode ser visível sob o capô
  • Dependendo do local do vazamento, podem ocorrer incêndios no motor
  • O forte cheiro de diesel pode estar presente
  • Dependendo do tamanho e do local do vazamento, o mecanismo pode não dar partida.
  • Como você soluciona problemas do código P0094?

    AVISO: Enquanto os motores a gasolina geralmente trabalham com pressões de combustível bem abaixo de 100 psi, a pressão de combustível nos motores diesel pode variar de 4.000 psi a 30.000 psi. Portanto, deve-se tomar muito cuidado ao trabalhar em sistemas de injeção de diesel, pois lesões corporais graves ou até a morte podem resultar de procedimentos de teste incorretos.

    Diagnosticar e reparar sistemas de combustível diesel requer treinamento adequado e mais do que um conhecimento prático do sistema - portanto; NÃO tente fazer esse reparo se não tiver conhecimento ou se sentir desconfortável trabalhando em sistemas de injeção de combustível de alta pressão.

    NOTA 1: É necessário um manual de reparo para o sistema que está sendo trabalhado, bem como um medidor de pressão de combustível diesel dedicado para diagnosticar e testar qualquer sistema de injeção de combustível diesel.

    NOTA 2: Embora os reguladores de pressão de combustível com defeito possam causar uma queda na pressão de combustível (incluindo quedas intermitentes), esse tipo de problema possui seu próprio código de problema dedicado, como P1280 e outros que podem ser específicos para o modelo e a marca.

    Passo 1

    NOTA: Verifique se o motor está frio e se não há risco de incêndio antes de iniciar o procedimento de diagnóstico. Dependendo do local do vazamento, o combustível pode ter sido pulverizado por todo o compartimento do motor e pode haver combustível acumulado presente no motor. Para eliminar o risco de incêndio, remova todo o combustível líquido visível antes de iniciar o procedimento de diagnóstico / reparo.

    Registre todos os códigos de falha presentes, bem como todos os dados disponíveis do quadro de congelamento, mas somente depois que o veículo estiver seguro para trabalhar.

    Passo 2

    Se o local do vazamento não for imediatamente aparente, inicie o processo de diagnóstico inspecionando minuciosamente toda a fiação associada ao sistema de injeção de combustível, pois a fiação e os conectores queimados, em curto ou danificados também podem definir o código P0094. Repare todos os problemas de fiação encontrados, limpe o (s) código (s) e teste o veículo para ver se o código retorna.

    etapa 3

    Se nenhum problema óbvio de fiação for encontrado, execute as verificações de resistência, tensão de referência e terra em toda a fiação do sistema. Preste atenção especial à tensão de referência no sensor de pressão de combustível e / ou regulador; na maioria das aplicações, a tensão de referência será de 5 volts, mas não deixe de consultar o manual para confirmar esse valor.

    Faça os reparos necessários para garantir que todas as tensões de entrada, tensões de referência e valores de resistência / continuidade estejam dentro das especificações do fabricante. Observe que, se for encontrada fiação danificada, a melhor opção é sempre substituir todo o chicote (relevante), em vez de fazer reparos que possam causar problemas de continuidade / resistência posteriormente.

    NOTA: Certifique-se de desconectar o sistema de controle do PCM antes de iniciar as verificações de continuidade para evitar danos ao controlador. Consulte o manual para determinar a localização, função, rota e código de cores de cada fio no sistema de controle para evitar curtos-circuitos acidentais.

    Passo 4

    Se todos os valores elétricos estiverem dentro das especificações do fabricante, limpe todos os códigos e verifique novamente o sistema para ver se a falha retorna. No entanto, isso pode exigir que o motor seja acionado, o que oferece uma excelente oportunidade para tentar detectar o local do vazamento.

    Se o vazamento não for detectado imediatamente, peça a ajuda de um assistente para dar partida no motor. Os locais prováveis ​​de vazamentos são injetores com falha / rachados (raros, mas não impossíveis) perdem as conexões nas tubulações de combustível de alta pressão, trilhos de combustível divididos e vedações com falha nos reguladores e sensores de pressão. Observe que, embora os vazamentos nas bombas de pressão sejam relativamente raros, eles acontecem; portanto, verifique a bomba quanto a sinais externos de vazamentos.

    GORJETA: Como muitos compartimentos do motor estão tão cheios, às vezes é quase impossível detectar vazamentos nos sistemas de combustível. Uma ótima ferramenta a ter é um pequeno espelho com uma cabeça móvel montada em uma alça telescópica. Quanto menor o espelho, mais fácil fica atrás de linhas de combustível fixas para inspecionar partes de linhas de combustível que não podem ser inspecionadas de nenhuma outra maneira.

    Se o vazamento for encontrado, faça os reparos adequados, mas resista à tentação de reparar as tubulações de combustível de alta pressão; a melhor opção é sempre substituir as linhas com falha e / ou suspeita por peças OEM. Também certifique-se de apertar todas as conexões nas tubulações de combustível corretamente para evitar a recorrência do problema.

    Observe que as tubulações de combustível de alta pressão estão presas ao motor por um motivo; as vibrações do motor podem enfraquecer as linhas de combustível de aço em determinados pontos, portanto, verifique se todos os dispositivos de retenção estão no lugar e se todos os parafusos de fixação estão no lugar e apertados adequadamente para evitar vazamentos induzidos por vibração nas linhas de combustível.

    NOTA: Pequenos vazamentos nos sistemas de injeção de diesel raramente esguicham um jato de combustível líquido; as pressões extremamente altas envolvidas provavelmente expulsarão o combustível em uma névoa fina que pode parecer fumaça. Se o que parece ser fumaça for encontrado, segure uma folha de papel contra ela e mova-a em direção à origem da névoa / fumaça para afinar o campo de pesquisa até que o local exato do vazamento seja identificado. O papel ficará progressivamente mais úmido com combustível quanto mais próximo do local do vazamento.

    Etapa 5

    Após os reparos, limpe todos os códigos e teste novamente o sistema para ver se o código retorna.

    Se a fiação sair OK, e não houver vazamentos nas linhas de combustível, mas o código tiver retornado, é perfeitamente possível que a bomba de pressão esteja vazando combustível no motor. No entanto, é improvável que vazamentos de combustível interno sejam visíveis. Como a bomba de pressão é lubrificada pelo óleo do motor, é provável que o vazamento de combustível se misture ao óleo lubrificante da bomba, o que efetivamente torna o vazamento invisível.

    Este é um evento relativamente raro, mas acontece: se for estabelecido que não há vazamentos nas partes visíveis do sistema de alta pressão, a bomba é a única fonte restante do vazamento. Se houver suspeita, a melhor opção é encaminhar o veículo a um especialista em injeção de diesel. Esse tipo de reparo requer conhecimento, treinamento e equipamento especializados. NÃO tente fazer reparos de bricolage em uma bomba a diesel de alta pressão.

    Etapa 6

    Depois que todos os reparos foram feitos, limpe todos os códigos e consulte o manual sobre o procedimento correto para testar a pressão do combustível no sistema com o motor ligado. No entanto, tome muito cuidado para seguir as instruções do manual - ferimentos pessoais graves podem resultar de erros durante este teste.

    Compare o resultado do teste com os valores indicados no manual, que, se todos os reparos tiverem sido bem-sucedidos, devem corresponder exatamente aos valores indicados ou estar muito próximos dos valores estabelecidos.

    Códigos relacionados a P0094

    P0093 - Relaciona-se a “Vazamento grande detectado por vazamento no sistema de combustível”