P0116 - Faixa do sensor de temperatura do líquido de arrefecimento do motor (ECT) / problema de desempenho

Posted on
Autor: Laura McKinney
Data De Criação: 2 Abril 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
P0116 - Faixa do sensor de temperatura do líquido de arrefecimento do motor (ECT) / problema de desempenho - Códigos De Problema
P0116 - Faixa do sensor de temperatura do líquido de arrefecimento do motor (ECT) / problema de desempenho - Códigos De Problema

Contente

Código de ProblemaLocalização da falhaCausa provável
P0116 Faixa do sensor de temperatura do líquido de arrefecimento do motor (ECT) / problema de desempenho Termostato do líquido de refrigeração, má conexão, fiação, sensor ECT

O que significa o código P0116?

www.youtube.com video http://youtu.be/DBYTVD-_98Q

O sensor ECT (temperatura do líquido de refrigeração do motor) é usado para medir a temperatura do motor e é rosqueado na camisa do líquido de arrefecimento do motor e em contato direto com o líquido de arrefecimento do motor. O ECT é um termistor (a resistência é inversamente proporcional à temperatura) a resistência de um termistor diminui à medida que a temperatura aumenta. À medida que a resistência diminui, a entrada de tensão no computador do motor muda com a temperatura do motor, que fornece informações sobre a temperatura do líquido de arrefecimento do motor. A baixa temperatura do líquido de refrigeração tem alta resistência e a alta temperatura do líquido de refrigeração tem baixa resistência (alta tensão / baixa temperatura, baixa tensão / alta temperatura), que pode ser verificada com um voltímetro digital.


Figura 2 Circuito ECT do resistor intensificador

Alguns fabricantes de veículos usam um resistor intensivo para ampliar o alcance do sensor ECT (Figura 2). A Figura 2 mostra um exemplo de um circuito ECT de duas etapas, mostrando que quando a temperatura do líquido de arrefecimento é baixa, o computador aplica um sinal de referência de 5 volts ao sensor do ECT através de um resistor mais alto em comparação com quando a temperatura é mais alta.

O código de diagnóstico do DTC P0116 será definido se o computador observar alterações lentas da tensão indicando uma mudança de temperatura na linha de sinal ECT ou se houver uma alteração rápida na tensão / temperatura que não corresponda às leituras do sensor de temperatura do ar de admissão (IAT). Lembre-se de que o sinal ECT é de alta tensão / baixa temperatura ou baixa tensão / alta temperatura. Se o motor estiver desligado, conforme medido pelo cronômetro de ignição desligado, por um longo período de tempo, o computador do motor (ECM / PCM: módulo de controle do motor ou trem de força) compara a temperatura do líquido de arrefecimento do motor logo após o motor iniciar com a temperatura do ar de admissão logo após o arranque do motor.Se a temperatura do líquido de arrefecimento de inicialização menos a temperatura do ar de admissão de inicialização for maior que um valor calibrado, o diagnóstico indicará uma falha e definirá o DTC P0116 e acenderá a lâmpada indicadora de mau funcionamento ou MIL. A MIL também é chamada de luz do mecanismo de verificação e luz de mecanismo de manutenção em breve.


Quais são as causas comuns do código P0116?

  • Sensor ECT com defeito ou alta resistência na fiação do sensor
  • Curto-circuito à terra no circuito de sinal ECT
  • Conectores com defeito ou danificados
  • A fiação danificou os terminais soltos na ECT ou no computador
  • Motor superaquecido
  • Computador com defeito (não provável)
  • O que acontece quando o DTC P0116 define

  • Os ventiladores de refrigeração serão comandados para ON
  • O medidor de temperatura do líquido de arrefecimento do motor está inoperante
  • O compressor CA será comandado OFF CAUSES
  • Condições para a configuração do DTC P0116

  • O computador detecta uma diferença de temperatura na inicialização que indica que o sensor ECT é 86 ° F (30 ° C) mais quente que o sensor IAT (temperatura do ar de admissão).
  • O computador detecta uma diferença de temperatura na inicialização que indica que o sensor ECT é 16 ° C (61 ° F) mais quente que o sensor IAT, e NÃO foi detectado nenhum aquecedor do bloco do motor.
  • O computador detecta uma diferença de temperatura na inicialização que indica que o sensor ECT é 16 ° C (61 ° F) mais quente que o sensor IAT, o motor acionou por mais de 10 segundos sem dar partida e nenhum aquecedor do bloco do motor foi detectado.
  • Quais são os sintomas do código P0116?

  • As luzes MIL (lâmpada indicadora de mau funcionamento) acendem
  • Má economia de combustível e um possível DTC (código de diagnóstico problemático).
  • Uma mistura de combustível menor que o normal seria fornecida ao motor e pode causar um DTC (código de diagnóstico de falha) possível.
  • A dirigibilidade por surtos ou hesitações causada por uma mistura de combustível muito magra e pode causar um DTC (código de diagnóstico de falha) possível. O computador está procurando uma alteração na voltagem.
  • Como você soluciona problemas do código P0116?

    Ferramentas necessárias: Ferramenta de digitalização (alugada ou comprada, cerca de US $ 250). Se você possui um laptop, uma boa opção é www.autoenginuity.com por US $ 247, DMM (multímetro digital) e acesso a um site de informações sobre serviços on-line, como www.alldata.com

    Teste da ferramenta de digitalização

  • VÍDEO DO YOUTUBE
  • http://youtu.be/DZHnCueAaTo
    1. Se ainda não tiver sido feito, acesse um provedor de informações de serviço on-line como ALLDATA ou Mitchell On-Demand ou equivalente e faça o download do procedimento de diagnóstico P0116 e da verificação do circuito de diagnóstico. Faça também uma pesquisa de TSB (Technical Service Bulletin) para problemas relacionados ao DTC P0116.
    2. Ligue a ignição e conecte uma ferramenta de verificação ou laptop com a interface e o software adequados, usando as instruções fornecidas com a ferramenta de verificação no DLC do veículo (conector de link de dados). Se a ferramenta de digitalização não funcionar, verifique, use a verificação do circuito de diagnóstico que você baixou na etapa 1.
    3. Você terá a luz MIL acesa, portanto verifique se o DTC P0116 está armazenado ou ativo
    4. Compare a temperatura do líquido de arrefecimento do motor conforme exibido na sua ferramenta de verificação com a temperatura real do motor e registre a temperatura do motor da ferramenta de verificação.
    1. Meça a temperatura real do líquido de refrigeração usando um pirômetro infravermelho ou uma sonda de temperatura do tipo contato. Animação: Verificar a temperatura operacional do motor (exibir) (baixar)
    2. A diferença máxima entre as duas leituras deve ser de 10 ° F (5 ° C).
    3. Se a temperatura real do motor variar mais de 10 ° F (5 ° C) da temperatura da ferramenta de verificação, verifique a fiação e o conector do sensor ECT quanto a danos ou corrosão.
    4. Para verificar se a fiação e verificar se o computador está funcionando bem, com a ferramenta de digitalização ainda conectada, verifique a temperatura da ECT e desconecte o conector do sensor da ECT. A temperatura na ferramenta de varredura deve ser de cerca de -40 ° F. Com o conector ainda removido do ECT, use um cabo de jumper com fusível e conecte os 2 terminais do conector, a ferramenta de varredura deve exibir aproximadamente 285 ° F (140 ° C)
    1. Se o teste acima funcionar, é provável que o conector e a fiação estejam corretos, verifique a resistência do sensor ECT e compare com a tabela de temperatura real do motor na Etapa 6 abaixo.
    2. Sensor de temperatura do líquido de arrefecimento do motor de teste
  • Verifique se a garrafa do reservatório do radiador está cheia e se o próprio radiador está cheio.
  • NOTA: Certifique-se de que o radiador esteja frio antes de remover a tampa do radiador, para evitar ser queimado por líquido quente. A temperatura normal de operação varia de acordo com a marca e o modelo do veículo. Alguns veículos estão equipados com um termostato com uma temperatura de abertura de 180 ° F (82 ° C), enquanto outros veículos usam um termostato com 195 ° F (90 ° C) ou superior. Antes de substituir o sensor ECT, verifique se o motor está funcionando


    à temperatura especificada pelo fabricante. A maioria dos fabricantes

    recomendamos verificar o sensor ECT depois que a ventoinha de refrigeração alternar duas vezes, indicando um motor totalmente aquecido.

  • O sensor ECT deve estar submerso no líquido de refrigeração para poder indicar a temperatura adequada do líquido de refrigeração.
  • Pressão adequada mantida pela tampa do radiador. Se a tampa do radiador estiver com defeito e não permitir a pressurização do sistema de resfriamento, podem surgir bolsas de ar. Essas bolsas de ar podem fazer com que o motor opere a uma temperatura mais quente que o normal e impedir a temperatura adequada
  • Verifique a mistura anticongelante-água. A maioria dos OEMs (fabricantes de equipamento original) recomenda uma mistura 50/50 de anticongelante e água
  • Verifique o funcionamento correto do ventilador de refrigeração. Se a ventoinha de arrefecimento não funcionar corretamente, o motor poderá superaquecer.
  • Vá a um provedor de informações de serviço on-line como ALLDATA ou Mitchell On-Demand ou equivalente e faça o download da tabela Temperatura versus resistência - Sensor de temperatura do líquido de arrefecimento do motor para ECT para o veículo em que está trabalhando.
  • Com a ignição desligada, desconecte o conector do chicote no sensor de temperatura do líquido de arrefecimento do motor.
  • Teste o sensor ECT durante o funcionamento do motor para variar a temperatura do sensor enquanto monitora a resistência do sensor com a função ohmímetro DMM: Animação: Sensor de temperatura do líquido de arrefecimento do motor de teste ECT (Visualizar) (Download). Compare as leituras com a tabela baixada. Os valores de resistência devem estar na faixa dos valores da tabela. Você também pode verificar a resistência do sensor com a função ohmímetro do DMM, como também mostrado na animação. Verifique as informações de serviço baixadas para a especificação correta.
  • Se não estiver dentro da faixa especificada, substitua o sensor ECT.
  • Se estiver dentro da faixa especificada, teste a resistência infinita entre cada terminal e o alojamento do sensor.
  • Se a resistência for menor que infinita, substitua o sensor ECT.
  • Se a resistência infinita estiver correta, verifique o computador.
  • Teste detalhado opcional do circuito de ECT se tudo falhar

    1. Vá a um provedor de informações de serviço on-line como ALLDATA ou Mitchell On-Demand ou equivalente e faça o download do diagrama de fiação do ECT para o veículo em que está trabalhando.
    2. Estude o diagrama de fiação e, usando um marcador, trace o circuito do computador até o sensor ECT.
    3. Com a ignição desligada e todos os sistemas do veículo desligados, desconecte o conector ECT do chicote.
    4. Teste <5 ohms entre o terminal de referência baixo e o terra.
    5. Se 5 ohms ou mais, desligue a ignição, desconecte o conector do chicote no computador.
    6. Teste menos de 2 ohms no extremo baixo do circuito de referência, revise o diagrama de fiação.
    7. Se 2 ohms ou mais, repare a resistência aberta / alta no circuito.
    8. Se menos de 2 ohms, o computador pode estar com defeito, consulte um profissional antes da substituição.
    9. Se menos de 5 ohms com a ignição ligada.
    10. Verifique se o parâmetro do sensor ECT da ferramenta de verificação está mais frio que -39 ° C (-38 ° F).
    11. Se mais quente que -39 ° C (-38 ° F) com a ignição desligada, desconecte o conector do chicote no computador.
    12. Teste a resistência infinita entre o terminal do circuito de sinal e o terra.
    13. Se a resistência for menor que infinita, repare o curto-circuito no terra.
    14. Se houver resistência infinita, o computador pode estar com defeito; portanto, consulte um profissional antes da substituição.

    Dicas de diagnóstico

    O líquido de arrefecimento do motor que está vazando pelo sensor criará uma alta resistência curta ao solo. Essa condição resulta em menos voltagem no circuito de sinal do sensor ECT, que é interpretado pelo computador como um ECT mais quente.

    O sensor IAT (Temperatura do ar de admissão) que é inclinado a mais frio a várias temperaturas ambientes devido a uma maior resistência do que o normal aumentará o intervalo entre esses dois sensores. Meça e registre a resistência do sensor IAT em várias temperaturas ambientes e compare essas medições com a tabela Temperatura versus resistência - Sensor de temperatura do líquido de arrefecimento do motor. Uma resistência leve a moderada no circuito de sinal do sensor IAT ou no circuito de baixa referência aumentará o alcance entre esses dois sensores. Essa condição resulta em uma tensão maior no circuito de sinal do sensor IAT, que é interpretado pelo computador como um IAT mais frio.

    Parâmetros de dados da ferramenta de digitalização

    O circuito Curto-circuito Abrir Curto-circuito
    Condições operacionais: Motor funcionando em várias condições operacionais

    Parâmetro Faixa normal: Varia de acordo com a temperatura do líquido de refrigeração

    Sensor ECT 150 ° C (302 ° F) −40 ° F (−40 ° C) −40 ° F (−40 ° C)
    Referência baixa −40 ° F (−40 ° C)

    O circuito Curto-circuito Resistência aberta / alta Curto-circuito Desempenho do sinal
    Sinal P0117, P0119 P0118, P0119 P0118, P0119 P0116, P0128
    Referência baixa P0118 P0128
    O diagnóstico do DTC P0116 não será executado a menos que: não haja falhas no sensor IAT (Temperatura do ar de admissão) (P0112 ou P0113), não haja falhas de entrada altas ou baixas no sensor do líquido de arrefecimento do motor (P0117 ou P0118), o temporizador de ignição não falhe (DTC P1683) e o IAT de inicialização é maior que um valor calibrado. Esta última condição destina-se a evitar falhas falsas (erro tipo I) deste diagnóstico devido a aquecedores do bloco do motor.

    Um sensor IAT (P0112 ou P0113) inclinado mais frio a várias temperaturas ambientes devido a uma resistência maior do que o normal aumentará o intervalo entre esses dois sensores. Uma resistência leve a moderada no circuito de sinal do sensor IAT (P0112 ou P0113) ou no circuito de baixa referência aumentará o alcance entre esses dois sensores. Essa condição resulta em uma maior tensão no circuito de sinal do sensor IAT (P0112 ou P0113), que é interpretado pelo computador como um IAT mais frio.

  • 2003 chevrolet venture
    Aqui estão algumas informações para o código PO446 .... Jim ..... DESCRIÇÃO DO SISTEMA Este DTC testa o sistema de emissão evaporativa (EVAP) para um caminho de ventilação EVAP restrito ou bloqueado. O módulo de controle comanda o solenóide de purga do recipiente EVAP Aberto e o solenóide de purga do recipiente EVAP Fechado. Isso permite que o vácuo b ...
  • Grande Prémio de 2004 P0496
    Aqui estão algumas informações que podem ajudá-lo ... Jim ............ DTC P0496 DESCRIÇÃO DO SISTEMA Este DTC testa o fluxo de vácuo do coletor de admissão indesejado para o sistema de emissão evaporativa (EVAP). O módulo de controle sela o sistema EVAP comandando a válvula solenóide de purga EVAP e a válvula ...
  • Volvo quente
    Acabei de comprar um 98 Volvo V70awd com 2. motor de 4T. Os códigos do motor P0116 e P0118 estavam aparecendo com a luz de verificação do motor. Substituído o termostato e abastecido com refrigerante, redefina o código. Agora, o mesmo código está de volta e o medidor de temperatura do motor lê em vermelho. Vou substituir a temperatura do líquido de refrigeração se ...
  • 97 Cadillac Seville Múltiplos códigos de erro e sintomas CRAP !!
    Códigos armazenados P0107MAP A estratégia do Monitor de estado de saída baixa de entrada e circuito do sensor testa saídas para aberturas ou curtos, observando o nível de tensão de controle do dispositivo relacionado. Durante o teste, a tensão de controle do dispositivo deve estar "baixa" quando for comandada "ligada" e "alta" quando ...