Contente
- O que significa o código P018E?
- Quais são as causas comuns do código P018E?
- Quais são os sintomas do código P018E?
- Como você soluciona problemas do código P018E?
- Passo 1
- Passo 2
- etapa 3
- Passo 4
- Etapa 5
- Etapa 6
- Etapa 7
- Códigos relacionados a P018E
Código de Problema | Localização da falha | Causa provável |
---|---|---|
P018E | Circuito "B" do sensor de pressão de combustível intermitente / irregular | Sensor de pressão de combustível, fiação, falha no PCM |
O que significa o código P018E?
O código de falha OBD II P018E é um código genérico definido como "Sensor de pressão de combustível" B "- circuito intermitente / irregular" e é definido quando o PCM (Módulo de controle do trem de força) detecta uma tensão de sinal anormal do sensor de pressão de combustível. A letra "B" nesta definição refere-se ao circuito de tensão do sinal, em oposição à tensão do circuito de entrada, enquanto "Intermitente" refere-se ao fato de que há uma falha esporádica, imprevisível ou, bem, intermitente. As causas mais prováveis de códigos relacionadas a falhas intermitentes incluem conexões ruins nos circuitos de energia e terra, além de interruptores, relés e sensores com defeito.
Como a pressão no trilho de combustível varia constantemente conforme a demanda por combustível muda durante a condução normal, o PCM espera ver uma tensão de sinal do sensor de pressão que reflita com precisão essas mudanças na pressão, a fim de manter uma estratégia de fornecimento de combustível adequada em todos os momentos.
Assim, quando o sensor de pressão de combustível registra uma tensão de sinal que não concorda com a tensão de sinal, o PCM espera ver em qualquer conjunto de condições / parâmetros operacionais, como velocidade do motor, posição do acelerador e temperatura do ar de admissão (entre muitos outros) , o PCM definirá o código P018E e acenderá uma luz de aviso.
Em termos de operação, o combustível é entregue ao trilho de combustível a uma taxa e pressão constantes, pressão essa que é convertida em tensão de sinal pelo sensor de pressão do combustível. No entanto, na prática, a pressão real no trilho de combustível muda constantemente à medida que o PCM faz ajustes na compensação de combustível, alterando a largura de pulso dos injetores de combustível para aumentar ou diminuir a quantidade de combustível injetada no motor e em um sistema totalmente funcional , existe uma correlação direta entre a tensão do sinal que o sensor de pressão de combustível gera e a pressão real no trilho de combustível.
Como regra, a tensão do sinal aumenta à medida que a pressão do combustível aumenta e diminui à medida que a pressão do combustível diminui. Por exemplo, se o motor estiver funcionando a altas rotações e o acelerador for fechado repentinamente, o PCM reduzirá imediatamente a largura de pulso dos injetores para reduzir a quantidade de combustível que está sendo injetado. No entanto, como o combustível ainda está sendo entregue ao trilho pela bomba de combustível na mesma taxa, a pressão no trilho aumenta acentuadamente, o que causa um aumento igualmente acentuado na tensão do sinal e vice-versa.
O aumento repentino de pressão é, no entanto, aliviado pelo regulador de pressão de combustível (que não deve ser confundido com o sensor de pressão de combustível) que desvia o excesso de pressão de volta ao tanque. Desde que o regulador de pressão esteja totalmente funcional, ele manterá a pressão no trilho dentro da faixa especificada pelo fabricante para permitir que o PCM atenda à demanda de combustível o tempo todo.
Pelo exposto, deve ser óbvio por que o sensor de pressão do combustível precisa refletir as alterações na pressão real do combustível com precisão dentro dos prazos estabelecidos pelo fabricante. Sinais inválidos (ou atrasados) do sensor de pressão de combustível afetam diretamente a entrega de combustível através dos injetores, uma vez que a largura do pulso do injetor está diretamente relacionada à pressão de combustível, conforme indicado pelo sensor de pressão de combustível, em oposição à pressão real no trilho de combustível.
Observe que, embora os parâmetros de configuração de falhas reais variem entre os fabricantes, todos os fabricantes baseiam seus parâmetros de configuração de código no tempo (medido em segundos) durante o qual nenhuma alteração ou alteração que não atende aos valores esperados na pressão do combustível (medida em unidades de pressão) são indicados pelo sensor de pressão do combustível enquanto a bomba de combustível está funcionando nos limites de tensão nominal máximo ou mínimo.
A imagem abaixo mostra um sensor de pressão de combustível típico (circulado em vermelho) localizado diretamente no trilho de combustível. Observe que, embora todos os sensores de pressão de combustível tenham a mesma aparência geral, pode haver pequenas diferenças entre o exemplo mostrado aqui e os sensores de pressão de combustível feitos para outras aplicações.
Quais são as causas comuns do código P018E?
As causas mais comuns do código P018E são as mesmas em todos os aplicativos e podem incluir o seguinte:
Quais são os sintomas do código P018E?
Além de um código de problema armazenado e uma luz de aviso acesa, os sintomas típicos desse código podem variar bastante entre os aplicativos. Os sintomas comuns podem incluir o seguinte, mas observe que a gravidade de alguns sintomas pode variar entre aplicativos -
Como você soluciona problemas do código P018E?
NOTA 1: Além de um manual de reparo para a aplicação que está sendo trabalhada e um multímetro digital de boa qualidade, você precisará de um medidor de pressão de combustível dedicado para diagnosticar esse código.
NOTA 2: Verifique se o veículo possui pelo menos 2 litros de combustível no tanque, para evitar a possibilidade de perder tempo ao diagnosticar uma falha quando o veículo simplesmente ficar sem combustível. Os medidores de combustível com defeito são muito mais comuns do que se possa imaginar, portanto, verifique se há combustível suficiente no tanque antes de tentar diagnosticar esse código.
Passo 1
Registre todos os códigos de falha presentes, bem como todos os dados disponíveis do quadro congelado. Esta informação pode ser útil se uma falha intermitente for diagnosticada posteriormente.
NOTA: Esse código geralmente é acompanhado por outro código que indica que uma solicitação para acender uma luz de aviso foi feita. Às vezes, esses códigos são específicos do fabricante; portanto, sempre que P018E for acompanhado por outros códigos, consulte o manual para obter informações detalhadas sobre as definições e implicações de códigos diferentes de P018E para evitar perseguir códigos que serão limpos automaticamente quando o problema em questão for resolvido.
Passo 2
Como primeira etapa do procedimento de diagnóstico / reparo, consulte o manual para localizar o sensor de pressão do combustível, bem como o local, a função, o código de cores e o roteamento de toda a fiação associada.
Execute uma inspeção visual completa de toda a fiação e conectores e procure fiação e conectores danificados, queimados, em curto, desconectados e / ou corroídos. Faça os reparos conforme necessário, limpe todos os códigos e verifique novamente o sistema para ver se o código retorna.
etapa 3
Se nenhum dano à fiação for encontrado, mas o código persistir, consulte o manual sobre o procedimento correto para testar a pressão do combustível para eliminar ou confirmar a pressão real do combustível como a causa do problema. No entanto, as condições de pressão alta e baixa do combustível quase sempre serão confirmadas pela presença de um código de problema relacionado à pressão, mas não há mal em testar a pressão do combustível para garantir que ela esteja dentro das especificações.
Passo 4
Se a pressão real do combustível sair OK, mas o código persistir, desconecte o sensor no conector e verifique sua resistência interna nos pinos relevantes. Compare esse valor com o valor indicado no manual e substitua o sensor se sua resistência não estiver dentro das especificações.
AVISO: NÃO remova o sensor do trilho de combustível sem antes liberar a pressão residual no sistema de combustível. Não fazer isso pode resultar na pulverização de combustível em todo o motor, o que é uma excelente maneira de iniciar um incêndio; portanto, consulte o manual sobre o procedimento correto para liberar a pressão no sistema de combustível antes removendo o sensor de pressão.
Etapa 5
Se a resistência dos sensores de pressão de combustível verificar, verifique se a tensão de referência completa (geralmente 5 volts) atinge o sensor com o motor em marcha lenta. Se não houver tensão neste fio, verifique o circuito de aterramento para ver se não está em curto com a bateria positiva. Observe que, na maioria das aplicações, o solo é fornecido pelo PCM.
AVISO: Consulte o manual sobre os procedimentos corretos para testar esses circuitos para evitar danos ao PCM ou a outros controladores.
Etapa 6
Se o sensor de pressão de combustível parecer funcionar (com base em sua resistência interna), não presuma que isso funcionará corretamente em toda a faixa de operação. A única maneira de garantir que o sensor funcione conforme o esperado é conectar o scanner ao veículo e configurá-lo para monitorar os dados ao vivo do sensor de pressão. Dê partida no motor, mas lembre-se de que, se o motor estiver funcionando a uma rotação constante, a tensão do sinal gerada pelo sensor deverá permanecer razoavelmente constante.
O aumento acentuado da velocidade do motor causará uma queda momentânea na pressão real no trilho de combustível, e essa alteração na pressão deve ser refletida imediatamente na tela do scanner. Da mesma forma, diminuir repentinamente a velocidade do motor aumentará momentaneamente a pressão do combustível, cuja alteração também deve ser refletida no scanner. Nos dois casos, a alteração será refletida na forma de uma mudança na tensão do sinal.
Se a alteração for lenta, irregular ou se não houver alteração na tensão do sinal, é provável que o fio do sinal para o PCM esteja com algum defeito. Se houver suspeita, prepare-se para executar verificações de resistência, continuidade e circuito de aterramento em toda a fiação associada, mas certifique-se de desconectar a fiação do PCM para evitar danos ao controlador.
Compare todas as leituras obtidas com os valores indicados no manual e faça os reparos necessários para garantir que todos os valores elétricos estejam em conformidade com as especificações do fabricante. Limpe todos os códigos após a conclusão dos reparos e teste novamente o sistema para ver se o código retorna.
NOTA 1: As tensões mínima e máxima do sinal devem estar dentro da faixa especificada pelo fabricante. Se a tensão do sinal cair abaixo do valor mínimo especificado ou exceder o valor máximo especificado e nenhum outro código estiver presente, suspeite de um PCM defeituoso (um evento raro) ou um sensor de pressão de combustível com defeito / com defeito. Observe que muitos sensores de pressão de combustível do mercado de reposição nem sempre registram alterações na pressão de combustível com precisão. Embora a resistência de um sensor (em condições de baixa pressão de combustível) possa indicar que ele está funcionando, defeitos internos podem fazer com que ele gere uma tensão de sinal que não reflete com precisão a pressão real no trilho de combustível quando a pressão de combustível aumenta ou flutua.
NOTA 2: Se houver suspeita do acima, desconecte o sensor de pressão no conector e verifique fisicamente a tensão do sinal que ele gera diretamente no sensor quando a pressão do combustível flutuar conforme a velocidade do motor varia. Compare essas leituras com a tabela pressão-resistência do fabricante. Substitua o sensor de pressão de combustível se houver discrepâncias entre as leituras obtidas e os valores especificados no manual. Observe que pode ser necessário conectar o medidor de pressão do combustível ao trilho de combustível para poder monitorar a pressão real do combustível durante esta etapa.
Etapa 7
Em alguns casos, pode ser necessário concluir um ou mais ciclos de acionamento antes que o código possa ser completamente apagado; portanto, execute pelo menos um ciclo de acionamento com o scanner conectado para monitorar o funcionamento do sensor de pressão de combustível em tempo real.
Se o código não retornar, o reparo poderá ser considerado bem-sucedido. Se o código retornar logo após, é provável que exista uma falha intermitente que possa ser extremamente desafiadora para localizar e reparar. Em alguns casos, pode ser necessário permitir que a falha piore antes de um diagnóstico preciso, e um reparo definitivo pode ser feito.