P0236 - Sensor de pressão absoluta (MAP) do coletor A, alcance do sistema TC / problema de desempenho

Posted on
Autor: Laura McKinney
Data De Criação: 2 Abril 2021
Data De Atualização: 17 Novembro 2024
Anonim
P0236 - Sensor de pressão absoluta (MAP) do coletor A, alcance do sistema TC / problema de desempenho - Códigos De Problema
P0236 - Sensor de pressão absoluta (MAP) do coletor A, alcance do sistema TC / problema de desempenho - Códigos De Problema

Contente

Código de ProblemaLocalização da falhaCausa provável
P0236 Sensor de pressão absoluta do coletor (MAP) A, alcance do sistema TC / problema de desempenho Fuga de admissão / escape, conexão (ões) de mangueira, sensor MAP

O que significa o código P0236?

Como os motores de aspiração natural, os motores de indução forçada, ou seja, aqueles equipados com turbocompressores ou superalimentadores, precisam de medições precisas do fluxo de ar, temperatura e densidade, para calcular adequadamente a injeção de combustível e, para os motores a gasolina, o tempo de ignição. Para isso, o módulo de controle do motor (ECM) usa vários sensores, como MAP, MAF, IAT, ECT, CKP e AFR (pressão absoluta do coletor, fluxo de ar em massa, temperatura do ar de admissão, temperatura do líquido de arrefecimento do motor, posição do virabrequim, e relação ar / combustível), para fazer seus cálculos constantemente.


Em motores de indução forçada, em particular, o sensor de vácuo é essencial para medir adequadamente a densidade do ar a qualquer momento. Mais pressão de impulso significa mais ar, particularmente mais oxigênio, na carga. O ECM aumenta o pulso do injetor, resultando em mais potência do motor.

Em um mecanismo de indução forçada, o sensor de impulso a vácuo é muito semelhante em operação a um sensor MAP, mas diferente em aplicação. Alguns motores podem ter ambos. Ambos medem a pressão, mas seus sinais diferem pela pressão atmosférica ao nível do mar, 100 kPa ou 14,7 psi. Em outras palavras, um sensor MAP com o motor desligado lerá 100 kPa, enquanto um sensor de impulso a vácuo lerá 0 kPa. Dessa forma, um ECM de motor de indução forçada pode ler tanto o vácuo e pressão, dependendo de o turbocompressor ou superalimentador estar ou não ativo.


Se houver um problema com o sinal do sensor de reforço, no entanto, o ECM não pode medir adequadamente a injeção e a ignição, resultando em um desempenho ruim. De um modo geral, a maioria dos veículos de produção equipados com indução forçada é ajustada para algo entre 9 psi e 14 psi, embora cada fabricante tenha suas próprias especificações. Se o ECM detectar uma pressão de aumento fora da faixa esperada, acenderá a MIL (lâmpada indicadora de mau funcionamento) e armazenará um código de diagnóstico de falha (DTC), P0236 “Faixa / desempenho do circuito do sensor 'A' do turbo / super carregador ', em memória.

Quais são as causas comuns do código P0236?


O DTC P0236 pode ter várias causas. Aqui estão alguns dos mais comuns.

  • Vazamentos de ar - Se houver vazamentos no coletor de admissão ou no turbocompressor (entrada ou saída) ou no intercooler, a pressão não aumentará adequadamente. Da mesma forma, vazamentos em qualquer controle de vácuo, como um controle de wastegate, podem não funcionar corretamente.
  • Wastegate - Se o wastegate do turbocompressor estiver preso ou vazando, a pressão de reforço não será construída ou liberada corretamente.
  • Turbocompressor com defeito - Rolamentos desgastados ou mal lubrificados, falta de pás do rotor ou outros problemas no turbocompressor podem impedir que ele enrole tão rapidamente quanto o ECM espera.
  • Problemas elétricos - A intrusão ou corrosão da água pode alterar o sinal do sensor de impulso para o ECM.
  • Sensor com defeito - Os sensores de pressão geralmente são bastante confiáveis, mas a falha não é impossível.
  • Quais são os sintomas do código P0236?

    Como o sensor de impulso não está fornecendo uma medição precisa da pressão de impulso, a função do turbocompressor ou do compressor será comprometida. Dependendo da natureza da falha, a operação do motor de baixa potência, como marcha lenta e cruzeiro, pode ou não ser afetada. A operação do motor de alta potência, como aceleração pesada e alta velocidade, pode ser severamente debilitada.

    Além disso, você pode observar ruídos anormais no sistema de indução forçada, fumaça no escapamento e temperatura do motor anormalmente alta. Em casos extremos, a temperatura anormal pode causar detonação do cilindro e danos catastróficos no motor. Se equipado, o manômetro de pressão mostrará leituras anormais ou erráticas.

    Como você soluciona problemas do código P0236?

    Como o DTC P0236 se refere a uma falha geral na pressão de aumento, o diagnóstico precisa ser paciente e metódico.

  • Primeiro, verifique se o mecanismo está funcionando corretamente. Os motores a gasolina podem se beneficiar de um conjunto limpo de velas de ignição antes do diagnóstico real, pois os problemas de aceleração geralmente resultam em velas sujas. Verifique todos os conectores elétricos para ver se estão encaixados corretamente.
  • Segundo, inspecione minuciosamente as mangueiras de entrada de ar, intercooler e turbocompressor, bem como todas as linhas de vácuo do sensor e do atuador, quanto a vazamentos.Verifique se todas as mangueiras e linhas estão firmemente conectadas e devidamente presas, conforme aplicável.
  • Terceiro, verifique se há vazamentos entre o turbocompressor e o flange de admissão. Você pode tentar movê-lo com as mãos (não deve se mover) ou verificar se há assobios usando um estetoscópio enquanto o motor estiver funcionando e o turbo estiver ativo. Corrija os vazamentos e verifique novamente.
  • Nesse ponto, principalmente se você conseguiu identificar e reparar qualquer vazamento, limpe os códigos e verifique novamente o sistema. Se o DTC P0236 retornar e você garantir que não haja problemas no motor ou vazamentos no sistema de admissão / indução forçada, verifique a pressão de aumento. Conecte um manômetro de pressão e observe sua reação enquanto você acelera o acelerador para cerca de 5.000 rpm e solta-o. Medindo a pressão de impulso, se você vir:

  • Abaixo de 14 psi ou Acima de 19 psi - Suspeite de um problema no turbocompressor ou no wastegate.
  • Manualmente, usando uma bomba de vácuo ou com as mãos, opere o braço do atuador do wastegate para garantir que ele abra e feche corretamente. Use o medidor de pressão para ver se o wastegate está afetando a pressão de pressão. Repare conforme necessário.
  • Remova a mangueira de saída do turbocompressor e olhe dentro da unidade. Qualquer dano, como resíduo de óleo, aletas quebradas, fricção do impulsor ou rolamentos ásperos, significa que o turbocompressor foi comprometido e precisará ser substituído.
  • 14 psi a 19 psi - Suspeite de um problema elétrico. Verifique o manual de reparo do seu ano, marca e modelo específicos, pois as seguintes leituras de tensão podem variar. Geralmente, você deve procurar o seguinte:
  • Com a ignição ligada e o motor desligado, use um

    Códigos relacionados a P0236

  • DTC P0235 Turbocharger Boost Sensor A Mau funcionamento do circuito
  • Sensor de impulso do turbocompressor DTC P0236 A Faixa / desempenho do circuito
  • DTC P0237 Turbocharger Boost Sensor A Circuit Low
  • DTC P0238 Turbocharger Boost Sensor A Circuit High
  • DTC P0239 Mau funcionamento do sensor de impulso B do turbocompressor
  • Escala / desempenho do circuito do sensor B do turbocompressor de DTC P0240
  • DTC P0241 Circuito do sensor de impulso B do turbocompressor baixo
  • Circuito do sensor B do impulso do turbocompressor DTC P0242 alto
  • Mau funcionamento do solenóide A do Wastegate do turbocompressor DTC P0243
  • Solenóide do Wastegate do turbocompressor DTC P0244 uma escala / desempenho
  • DTC P0245 Turbocharger Wastegate Solenóide A Low
  • Solenóide do Wastegate do turbocompressor de DTC P0246 um alto
  • Mau funcionamento do solenóide B do Wastegate do turbocompressor DTC P0247
  • Escala / desempenho do solenóide B de Wegegate do turbocompressor de DTC P0248
  • Solenóide B do Wastegate do turbocompressor de DTC P0249 baixo
  • Solenóide B do Wastegate do turbocompressor de DTC P0250 alto
  • Programa de digitalização Injectoclean da Enginemate.com
    http://batauto.com/articles/injectoclean/mainpic.gif http://batauto.com/articles/injectoclean/ENGINElogo.gif Revisão do produto Enginemate.coms InjectoClean Scan program Informações de contato: Telefone: Atendimento ao cliente: ...