Contente
- O que significa o código P0238?
- Quais são as causas comuns do código P0238?
- Quais são os sintomas do código P0238?
- Como você soluciona problemas do código P0238?
- Passo 1
- Passo 2
- etapa 3
- Passo 4
- Etapa 5
- Etapa 6
- Códigos relacionados a P0238
Código de Problema | Localização da falha | Causa provável |
---|---|---|
P0238 | Sensor A da pressão absoluta do coletor (MAP), entrada alta do sistema TC | Fiação curta a positiva, sensor MAP, ECM |
O que significa o código P0238?
O código de falha OBD II P0238 é um código genérico que é definido como “sensor de pressão absoluta do coletor (MAP)“ A ”- entrada alta do sistema TC” e é definido quando o PCM (Módulo de controle do trem de força) detecta uma leitura ou valor anormalmente alto circuito de controle de impulso do turbocompressor. Observe que “entrada alta” nesta definição pode ser uma tensão de sinal maior que a esperada de um sensor de pressão MAP / impulso defeituoso ou “entrada alta” pode pertencer a uma tensão de sinal maior que a esperada causada por uma pressão de impulso real maior do que seria esperado, dadas as condições operacionais (como a velocidade atual do motor e a abertura do acelerador) que são obtidas a qualquer momento.
Além disso, observe o seguinte para evitar confusão
Embora a única função de um turbocompressor seja comprimir o ar que entra no motor para aumentar a potência do motor, o volume e a pressão do ar comprimido precisam ser controlados dentro de margens muito estreitas para garantir que a potência máxima do motor esteja disponível em toda a largura uma faixa da faixa de potência do motor possível e para proteger o motor contra condições de excesso de impulso que podem danificar ou até destruir o motor.
Para realizar as duas tarefas, os sistemas de gerenciamento do motor usam sensores de pressão no coletor de admissão para monitorar a pressão total do ar de admissão. Na maioria das aplicações, esse sensor é conhecido como sensor de pressão absoluta do coletor e funciona alterando sua resistência interna em resposta a mudanças na pressão do ar de admissão. Esses sensores são fornecidos com uma tensão de referência de 5 volts pelo PCM e, à medida que a pressão no coletor aumenta, a resistência no sensor aumenta em uma quantidade previsível, o que faz com que menos corrente flua de volta para o PCM, e vice-versa, conforme a pressão diminui.
NOTA: Em algumas aplicações, os sensores de pressão MAP ou de pressão são eletricamente opostos; consulte o manual do aplicativo para obter informações detalhadas sobre este ponto muito importante.
Essa corrente de retorno é conhecida como tensão do sinal, que o PCM interpreta como pressão. O PCM usa essas informações para controlar um mecanismo de despejo, conhecido como "portão de resíduos" no turbocompressor que controla ou limita o volume de gás de escape usado para acionar a roda da turbina dos turbocompressores. Assim, se o sensor MAP sinalizar ao PCM que a pressão máxima permitida de reforço foi atingida, o PCM emitirá um sinal ao atuador da porta de resíduos para abrir o mecanismo para permitir parte dos gases de escape, também denominada "pressão de acionamento", contornar a roda da turbina fluindo diretamente para o sistema de escape. Por outro lado, para manter a pressão de reforço em níveis ótimos, o PCM comanda o portão de resíduos fechado quando a pressão no coletor cai.
Em um sistema totalmente funcional, o PCM mantém a pressão de aumento dentro da faixa permitida, controlando continuamente o movimento do portão de resíduos, com um controle eficaz baseado em um sinal contínuo do sensor MAP, cujo sinal aumentará e diminuirá continuamente em resposta direta a a velocidade do motor em constante mudança, característica da condução normal.
No entanto, devido a condições operacionais adversas, o mecanismo da porta de resíduos é propenso a falhas como encadernação, aderência ou até fratura. Quando isso acontece, e dependendo da natureza exata do problema, a pressão do inversor nem sempre pode ser efetivamente controlada, o que pode causar o desenvolvimento de condições potencialmente perigosas durante o impulso. Portanto, para evitar danos ao motor, a maioria dos aplicativos entra no modo de segurança ou de falha quando existe uma condição de excesso de impulso. Na maioria dos aplicativos, o PCM também definirá o código P0238 e acenderá uma luz de aviso no primeiro ciclo de falha.
A imagem abaixo mostra detalhes de um mecanismo de porta de descarga (circulado em vermelho) em um turbocompressor típico, como pode ser encontrado em quase qualquer aplicação de estoque.
Quais são as causas comuns do código P0238?
Algumas causas comuns de P0238 podem incluir os seguintes
NOTA: Como declarado em outro lugar, problemas como vazamentos nas juntas do coletor de escape ou danos à turbina ou à roda do compressor (ou ambos) têm maior probabilidade de produzir em condições de aumento do que em condições de aumento.
Quais são os sintomas do código P0238?
Alguns sintomas comuns de P0238 podem incluir os seguintes
Como você soluciona problemas do código P0238?
NOTA 1: Observe que falhas mecânicas, como folga excessiva no eixo que liga a turbina e as rodas da turbina, mancais de eixo desgastados, retentores de óleo de eixo desgastados ou danos às rodas da turbina / compressor são mais propensas a produzir um sub-impulso do que um excesso condição de impulso. Embora esses defeitos sejam sérios e devam ser corrigidos sem demora ou antes de colocar o veículo novamente em serviço, a primeira etapa no diagnóstico desse código (após eliminar os problemas de fiação / elétrica) deve envolver a inspeção da condição e a operação do mecanismo da porta de resíduos e seu atuador.
NOTA 2: Além de um manual de reparo e um multímetro digital, uma bomba de vácuo portátil equipada com um medidor graduado e um medidor de pressão de turbocompressor serão mais úteis no diagnóstico do código P0238 se o sistema de controle de impulso for operado a vácuo.
Passo 1
Registre todos os códigos de falha presentes, bem como todos os dados disponíveis do quadro congelado. Esta informação pode ser útil se uma falha intermitente for diagnosticada posteriormente.
NOTA: Examine todo o sistema de gerenciamento do mecanismo em busca de outros códigos (ativos e pendentes) relacionados ao sistema de controle de reforço e, em particular, em busca de códigos que indiquem curtos-circuitos ou outros problemas em qualquer parte do sistema de gerenciamento do motor. Na maioria das aplicações, vários sensores do motor compartilham um dos dois circuitos de tensão de referência, o que significa que uma falha ou defeito em um circuito pode afetar a operação de vários sensores do motor simultaneamente. Portanto, se houver algum código relacionado a problemas de "Tensão de referência" sem se referir a um sensor, circuito, componente ou sistema específico, investigue e resolva esses códigos primeiro, antes tentativa de diagnóstico e reparo do código P0238.
Passo 2
Se nenhum outro código estiver presente, consulte o manual para localizar e identificar todos os componentes relevantes, bem como a função, roteamento, código de cores e localização de toda a fiação associada e, se aplicável, todas as linhas de vácuo associadas e operadas a vácuo solenóides e / ou válvulas de retenção.
Realize uma inspeção visual completa de todos os cabos / conectores associados; procure fiação e / ou conectores danificados, queimados, em curto, desconectados ou corroídos. Faça os reparos conforme necessário.
Se o mecanismo da porta de resíduos for controlado a vácuo, procure por danos, separe. Linhas de vácuo desalojadas, perfuradas ou perecíveis e substitua todas as linhas que estão em uma condição menos que perfeita. Além disso, teste a operação de todas as válvulas de retenção de vácuo aspirando ar através delas na direção indicada na válvula por uma seta ou outro dispositivo. Substitua todas as válvulas de retenção de vácuo que permitem o fluxo de ar nas duas direções ou que não permitem o fluxo de ar na direção indicada.
NOTA: Se o aplicativo não estiver equipado com um medidor de pressão de reforço no painel, agora seria um bom momento para verificar a pressão de reforço real dos turbocompressores com o medidor de teste para verificar se existe ou não uma condição real de aumento de pressão. A maioria dos fabricantes fornece um ponto de teste dedicado no duto de entrada para esse fim, portanto, consulte o manual do aplicativo para localizar este ponto. Siga as instruções fornecidas no manual exatamente durante esta etapa para obter resultados precisos dos testes.
etapa 3
Se nenhum dano visível à fiação for encontrado e não houver uma condição real de sobretensão, prepare-se para realizar verificações de tensão de referência, resistência, continuidade e conectividade à terra em toda a fiação associada, mas certifique-se de desconectar toda a fiação do PCM durante este procedimento. etapa para evitar danos ao controlador.
Preste atenção especial ao circuito de tensão de referência, que deve transportar uma corrente entre 4,5 volts e cerca de 4,8 a 4,9 volts quando o circuito for ativado. Se a leitura for mais baixa, execute uma verificação de resistência neste circuito e faça reparos ou substitua a fiação conforme necessário para garantir que a corrente correta alcance o MAP do sensor de controle de reforço.
NOTA: Se nem a tensão de referência nem o terra estiverem presentes, consulte o manual para obter detalhes sobre como testar diretamente os terminais relevantes no PCM. Se não houver corrente no conector PCM, substitua o PCM. Além disso, lembre-se de que o PCM fornece o aterramento para este circuito na maioria das aplicações. Consulte o manual para obter detalhes (KOER / KOEO) sobre como estabelecer a conexão de aterramento.
Além disso, verifique a resistência interna do sensor MAP de acordo com as instruções fornecidas no manual, pois esse valor é um indicador razoavelmente bom da condição geral do sensor. Compare esta leitura com o valor indicado no manual e substitua o sensor se a resistência não estiver dentro da faixa especificada pelo fabricante.
Passo 4
Se o código persistir, mas toda a fiação estiver livre de defeitos e for considerada boa, use o scanner para comandar o portão de resíduos totalmente aberto e fechado várias vezes. Em alguns scanners, isso será indicado como uma porcentagem de abertura, enquanto em outros poderá ser indicado como graus de rotação.
Independentemente da unidade exibida, compare esta leitura com os valores indicados no manual para a posição totalmente fechada e totalmente aberta. Esse valor será expresso como uma tensão: assim, se a posição totalmente aberta gerar um valor de tensão que exceda a tensão máxima permitida, suspeitar de um problema de fiação, um sensor de posição com defeito na porta de resíduos ou uma haste de controle do atuador não ajustada.
Da mesma forma, se a posição totalmente fechada gerar um valor de tensão maior que o valor mínimo permitido, suspeite de uma haste de controle mal ajustada, de uma chave de posição com defeito ou de algum tipo de problema dentro do turbocompressor que impeça que a porta de resíduos se feche completamente. Se isso acontecer, a opção mais sensata é encaminhar o veículo para diagnóstico e reparo profissional.
Etapa 5
Investigue as possíveis causas listadas na Etapa 4, uma por uma. Por exemplo, consulte o manual para obter detalhes sobre como determinar o ajuste correto da haste de controle do atuador e siga as instruções EXATAMENTE para confirmar que o desajuste é a causa do código ou pode ser descartado como um possível código do código.
Da mesma forma, desconecte a haste de controle se o atuador for operado a vácuo e verifique se o mecanismo da porta de resíduos se move livremente em toda a faixa permitida, movendo-o manualmente. Além disso, teste o atuador a vácuo para verificar se ele reage ao vácuo prescrito, mas o mais importante é que ele possui um vácuo. Substitua o atuador a vácuo se ele não apresentar o desempenho esperado ou se um vácuo aspirado manualmente se deteriorar - no entanto, lentamente.
Limpe todos os códigos após a conclusão de todos os reparos e opere o veículo por pelo menos um ciclo de acionamento antes de verificar novamente o sistema para verificar se o código retorna.
Etapa 6
Se as etapas de 1 a 5 não resolverem o problema, suspeitarem de um PCM com defeito, mas como esse é um evento extremamente raro, é muito mais provável que uma falha mecânica do mecanismo da porta de resíduos dentro do turbocompressor seja a causa do problema.
Às vezes, é mais econômico substituir o turbocompressor do que tentar reparos, mas em todos os casos em que os turbocompressores são removidos e substituídos, o processo deve seguir certas etapas prescritas para garantir a lubrificação adequada das peças móveis. Consulte o manual sobre o (s) procedimento (s) correto (s) a seguir para preparar e instalar o turbocompressor de substituição e siga as instruções fornecidas EXATAMENTE para evitar falhas prematuras do turbocompressor de substituição.
Como alternativa, encaminhe o veículo ao revendedor ou outra oficina de reparo competente para diagnóstico e reparo profissional.