P0256 - Bomba injetora B, mau funcionamento do rotor / came

Posted on
Autor: Laura McKinney
Data De Criação: 1 Abril 2021
Data De Atualização: 17 Novembro 2024
Anonim
P0256 - Bomba injetora B, mau funcionamento do rotor / came - Códigos De Problema
P0256 - Bomba injetora B, mau funcionamento do rotor / came - Códigos De Problema

Contente

Código de ProblemaLocalização da falhaCausa provável
P0256 Bomba de injeção 8, mau funcionamento do rotor / came Fiação, bomba de injeção, ECM

O que significa o código P0256?

O código de falha OBD II P0256 é um código genérico definido como “Mau funcionamento do Controle de Medição de Combustível da Bomba de Injeção“ B ”(Cam / Rotor / Injetor)” e é definido em aplicações a diesel quando o PCM (Módulo de Controle do Trem de Força) detecta que o volume O combustível entregue aos injetores não concorda com o volume que se espera entregar, dadas as condições operacionais atuais. Observe que este código se aplica apenas a aplicativos movidos a diesel.


Como os motores a gasolina, os aplicativos a diesel usam mecanismos e controladores sofisticados de controle para controlar o volume de combustível injetado e para gerenciar o tempo do evento de injeção. Usando dados de entrada do sensor de posição do pedal do acelerador, o PCM calcula o volume de combustível necessário para atender às condições operacionais atuais; um atuador de controle de combustível (também conhecido como "ajustador da quantidade de combustível") localizado na bomba de injeção principal ou próximo a ela fornece o volume necessário de combustível aos injetores.

No entanto, o PCM precisa "saber" a quantidade de combustível que está realmente sendo fornecida, portanto, usa um sensor dedicado, conhecido como sensor de posição do rack de combustível, para monitorar a posição do atuador de controle de combustível e sinalizar essas informações de volta ao PCM. Esse sensor é quase invariavelmente do tipo sensível à pressão, o que significa que sua resistência muda à medida que a pressão / volume do combustível atua sobre ele. Assim, à medida que a pressão / volume do combustível que está sendo passado pelo atuador de controle de combustível muda conforme as condições operacionais mudam, o PCM interpreta essas alterações como diretamente proporcionais ao volume e pressão do combustível injetado nos cilindros.


Esses dados de entrada permitem que o PCM controle a pressão / volume do combustível, a largura de pulso e o tempo de injeção com muita precisão. Observe que o PCM é pré-programado com algoritmos complexos que calculam a pressão / volume de combustível necessário para atender a qualquer conjunto de condições operacionais. Esses requisitos são comparados continuamente aos dados de entrada de vários sensores do motor e do sistema de combustível (além dos dados de entrada do sensor de posição do rack de combustível) pelo PCM e quando ele detecta que a pressão / volume esperado do combustível não corresponde à pressão real do combustível / volume em qualquer conjunto de condições operacionais, ele definirá o código P0256 e acenderá uma luz de aviso. Observe que o PCM também monitora a posição do atuador de controle de combustível através do sensor de posição do rack de combustível durante os autotestes KOEO (Key-On-Engine-Off) inicial.


A imagem abaixo mostra um atuador de controle de combustível típico, como pode ser encontrado em quase qualquer aplicação de diesel de trilho comum. Observe que, diferentemente das aplicações mais antigas que possuem uma linha de alta pressão que leva da bomba a cada injetor, as bombas de injeção nos sistemas common-rail têm apenas uma saída que se conecta ao trilho de combustível que fornece combustível a todos os injetores controlados eletronicamente. termo "common-rail".

Quais são as causas comuns do código P0256?

As causas comuns do código P0256 podem incluir os seguintes

  • Fiação e / ou conectores danificados, queimados, em curto, desconectados ou corroídos
  • Filtro de combustível entupido ou sujo. Observe que isso quase sempre será indicado por um código relacionado à pressão do combustível dedicado.)
  • Atuador de controle de combustível com defeito
  • Sensor de posição do rack de combustível com defeito
  • Bomba de injeção com defeito (observe que isso é raro)
  • Falha ou falha no driver de controle de combustível no PCM. (Observe que isso é ainda mais raro do que falhas na bomba de injeção e a falha deve ser procurada em outro local antes que qualquer controlador seja substituído
  • Quais são os sintomas do código P0256?

    Sintomas comuns podem incluir os seguintes

  • Código de problema armazenado e uma luz de aviso acesa
  • Códigos adicionais podem estar presentes junto com P0256
  • O consumo de combustível pode aumentar
  • Pode estar presente uma condição de partida difícil
  • Em alguns casos, uma condição de não início pode estar presente
  • Algumas aplicações podem apresentar falhas de ignição, uma perda geral de energia ou o motor pode tropeçar ou hesitar ao acelerar
  • Em alguns casos, fumaça excessiva pode ser visível a partir do tubo de escape
  • NOTA: Em casos extremos, podem ocorrer danos e / ou falhas no conversor catalítico e / ou DPF (filtro de partículas de diesel) se o código não for resolvido em tempo hábil.

    Como você soluciona problemas do código P0256?

    NOTAS ESPECIAIS: Desde o código P0256 - “O mau funcionamento do controle de medição de combustível da bomba de injeção “B” (came / rotor / injetor) ”pode ter muitas e variadas causas e fatores contribuintes, incluindo filtros de combustível entupidos, falhas e defeitos no sistema EVAP, é extremamente importante observar a ordem em que códigos adicionais (se houver algum) são armazenados.

    Um ou mais códigos que precedem P0256 podem ter contribuído para P0256 (se eles realmente não causaram o código), o que significa que esses códigos DEVEM ser investigados e resolvidos antes é tentado um diagnóstico de P0256. Não fazer isso quase certamente resultará em confusão, erro de diagnóstico, perda de tempo e quase certa substituição desnecessária de peças e componentes. Lembre-se de que códigos adicionais que seguem P0256 serão definidos como resultado de P0256 e, na maioria dos casos, esses códigos não exigirão atenção além da limpeza.

    Observe também que, como os fabricantes nem sempre seguem a convenção quando se trata de rotular circuitos, peças e componentes, é importante consultar o manual do aplicativo afetado para obter detalhes sobre exatamente qual circuito é rotulado como "B", pois a maioria dos aplicativos também possui um circuito "A" no sistema de controle de combustível. FIM DE NOTAS ESPECIAIS.

    Passo 1

    Supondo que não haja códigos adicionais presentes ou que todos os códigos anteriores tenham sido resolvidos, mas P0256 persista, registre todos os dados disponíveis do quadro de congelamento. Esta informação pode ser útil se uma falha intermitente for diagnosticada posteriormente.

    Passo 2

    Consulte o manual para localizar e identificar todos os componentes relevantes, bem como a função, o roteamento e o código de cores de toda a fiação associada, incluindo fusíveis relevantes, links fusíveis e relés. Lembre-se de que, embora os fusíveis nem sempre precisem de um motivo para explodir, um fusível queimado pode indicar um curto-circuito; portanto, NÃO substitua os fusíveis queimados até que seja certo que não há curtos-circuitos na fiação.

    etapa 3

    Execute uma inspeção visual completa de toda a fiação associada e procure fiação e / ou conectores danificados, queimados, em curto ou corroídos. Faça reparos ou substitua a fiação conforme necessário.

    Passo 4

    Se nenhum dano visível à fiação e / ou conectores for encontrado, prepare-se para realizar testes de aterramento, resistência, continuidade e tensão de referência em toda a fiação associada, mas certifique-se de desconectar o sistema do PCM para evitar danos ao controlador durante a resistência / testes de continuidade.

    Observe que, embora os procedimentos de teste variem um pouco entre fabricantes e aplicações, o primeiro teste nesta etapa seria verificar se a voltagem correta atinge o sensor de posição do rack de combustível, que geralmente é integrado ao atuador de controle de combustível. Portanto, verifique se o fio correto está localizado no conector e teste a tensão entre o conector e um aterramento adequado com a tecla “ON”, mas o motor não está funcionando. Dependendo da aplicação, essa tensão será de 5V ou 12V.

    Se essa tensão não sair conforme o valor especificado para a aplicação, teste a saída desse fio diretamente no conector PCM conforme as instruções fornecidas no manual. Se o PCM não fornecer a voltagem correta neste terminal, substitua o PCM. Se, no entanto, o PCM fornecer a tensão correta, inspecione o fio entre o PCM e o conector do sensor. Repare ou substitua a fiação conforme necessário para garantir que o valor elétrico caia dentro da faixa especificada pelo fabricante.

    Etapa 5

    Se o circuito de energia sair, mas o código persistir, teste o fio do sinal quanto à resistência e continuidade. Com a tecla “ON” (LIGADA) e o motor não está funcionando, a tensão neste circuito deve ser 5V, conforme testado entre o conector do sensor e o conector PCM. Se a leitura não for de 5V, inspecione o fio e repare ou substitua-o para garantir que o sensor envie um sinal de 5V (ou muito próximo a 5V) ao PCM.

    Etapa 6

    Se o circuito do sinal estiver livre de danos e sua resistência concordar com o valor indicado no manual, suspeite de um sensor de posição do rack de combustível com defeito ou de um atuador de controle de combustível com defeito. Consulte o manual para o procedimento correto a seguir para testar o atuador / sensor, mas certifique-se de seguir as instruções exatamente para obter os resultados mais precisos do teste. Substitua o sensor / atuador se sua resistência / continuidade não cair dentro da faixa especificada pelo fabricante.

    Lembre-se de que as falhas do sensor / atuador são bastante comuns; portanto, sempre use substituições de OEM para garantir um ótimo desempenho e uma vida útil razoável.

    Etapa 7

    Limpe todos os códigos após a conclusão dos reparos e opere o veículo por pelo menos um ciclo completo antes de verificar novamente o sistema para verificar se o código retorna. Se o código não retornar após a conclusão de vários ciclos de unidade, o reparo poderá ser considerado bem-sucedido.

    Se, no entanto, o código retornar, é provável que haja uma falha intermitente presente. Se houver suspeita, repita todos os testes elétricos até que a falha seja encontrada e reparada ou encaminhe o veículo ao revendedor ou outra instalação de reparo competente, pois encontrar e reparar falhas dessa natureza pode ser extremamente desafiador e demorado.

    Códigos relacionados a P0256

  • P0257 - Refere-se a "Controle de medição de combustível da bomba de injeção B Faixa / Injetor de desempenho)"
  • P0258 - Refere-se a "Controle de medição de combustível da bomba de injeção B baixo (came / rotor / injetor)"
  • P0259 - Refere-se a "Controle de medição de combustível da bomba de injeção B alto (came / rotor / injetor)"