P0313 - Detecção de falha de ignição - baixo nível de combustível

Posted on
Autor: Laura McKinney
Data De Criação: 1 Abril 2021
Data De Atualização: 20 Novembro 2024
Anonim
P0313 - Detecção de falha de ignição - baixo nível de combustível - Códigos De Problema
P0313 - Detecção de falha de ignição - baixo nível de combustível - Códigos De Problema

Contente

Código de ProblemaLocalização da falhaCausa provável
P0313 Detecção de falha de ignição - baixo nível de combustível Sistema de combustível, falha mecânica

O que significa o código P0313?

O código de falha OBD II P0313 é um código genérico definido como “Detecção de falha de ignição - baixo nível de combustível” e é mais comumente definido quando o PCM (Módulo de controle do trem de força) detecta uma falha de ignição em um ou mais cilindros quando o nível de combustível no tanque está abaixo de um nível mínimo permitido.


Se esse código for definido quando o nível de combustível estiver baixo, normalmente é porque o nível de combustível é tão baixo que o ponto de captação na bomba de combustível às vezes fica acima do nível de combustível, o que faz com que a bomba de sucção aspire ar, que por sua vez , causa falhas intermitentes no fornecimento de combustível aos injetores. Observe também que, se o código P0313 for definido em condições de baixo combustível, será somente depois que o motor concluir pelo menos seis rotações completas após a partida e somente se o PCM tiver determinado que o nível de combustível está abaixo de um nível crítico predefinido.

No entanto, o código P0313 faz parte de um grupo de códigos ambíguos, que, se tomados pelo valor nominal, parecem ser facilmente resolvíveis, mas, na prática, o código P0313 também pode ser definido mesmo se o tanque de combustível estiver cheio. Portanto, se é certo que o nível de combustível está acima do ponto de captação da bomba de combustível, geralmente é mais lucrativo abordar esse código do ponto de vista de que às vezes não há combustível suficiente (em relação ao ar) disponível em um ou mais cilindros para completar o processo de combustão com sucesso. Um desequilíbrio ar / combustível é mais comumente devido a grandes vazamentos de vácuo que fazem com que o ar não medido entre no motor, injetores de combustível com defeito e / ou sensores com defeito que podem incluir o sensor MAF (Mass Airflow), sensor IAT (Intake Air Temperature), e sensor MAP (pressão absoluta do coletor), entre outros.


Uma abordagem alternativa pode ser procurar problemas que impeçam a combustão de um ou mais cilindros: no último caso, o problema pode ser elétrico, como a ausência de faísca, ou mecânico, como uma perda parcial ou completa da compressão. em um ou mais cilindros.

Em termos práticos, a resolução desse código geralmente depende da presença ou não de outros códigos junto com P0313. Mais importante, porém, se outros códigos estiverem presentes, as etapas de reparo necessárias para resolver todos os códigos dependem inteiramente de quais códigos adicionais estão presentes junto com P0313. Por exemplo, se se sabe que o nível de combustível não é baixo, mas há códigos presentes (junto com P0313) relacionados à baixa pressão de combustível, a falha claramente envolve falhas no sistema de combustível, em oposição a um baixo nível de combustível no tanque .


Pelo exposto acima, deve ficar claro que o código P0313 pode ter muitas causas possíveis além de um baixo nível de combustível. No entanto, a maioria, se não todas as outras causas possíveis, quase certamente serão indicadas por códigos de problemas relacionados a problemas específicos que não sejam um baixo nível de combustível. Nesses casos, é quase certo que P0313 tenha reagido a outros problemas, ao contrário de P0313 ter sido a causa dos códigos adicionais.

Observe que se outros códigos estiverem realmente presentes junto com P0313, um ou mais desses códigos poderão fazer com que o PCM inicie um modo de segurança ou de segurança, especialmente se houver a possibilidade de que a falha de ignição possa danificar o (s) conversor (s) catalítico (s).

Onde está localizado o sensor P0313?

A imagem acima mostra o tipo de dano (indicado pela seta branca) no duto de entrada que pode causar o código P0313 nos casos em que o código não foi definido como resultado de um baixo nível de combustível.

Quais são as causas comuns do código P0313?

Talvez seja interessante notar que, se não houver códigos adicionais presentes junto com o P0313, a causa mais comum desse código é um baixo nível real de combustível. No entanto, enquanto os vazamentos de ar no duto de entrada (como mostrado acima) geralmente permanecem sem ser detectados até que uma inspeção visual completa do duto de entrada seja realizada, vazamentos de vácuo como o mostrado acima podem causar "funcionamento enxuto" ou até falhas aleatórias aparentemente aleatórias. códigos, incluindo P0313.

Outras causas possíveis do código P0313 podem incluir os seguintes

  • Mecanismo / indicador do nível de combustível com defeito, mostrando que o nível de combustível está mais alto do que realmente é
  • Bomba de combustível com defeito
  • Fiação e / ou conectores danificados, em curto, desconectados ou corroídos que causam falhas intermitentes na fonte de alimentação da bomba de combustível
  • Filtro de combustível entupido ou sujo
  • Regulador de pressão de combustível com defeito
  • Injetores de combustível com defeito
  • Falha ou falha no PCM ou outro módulo de controle. Observe que esses são eventos raros e, portanto, a falha deve ser procurada em outro local antes que qualquer módulo de controle seja substituído
  • Outras possíveis causas contributivas do código P0313 que não estão diretamente relacionadas ao sistema de combustível podem incluir o seguinte, mas observe que esses problemas quase certamente serão indicados por códigos relacionados a um problema específico.

  • Velas de ignição gastas
  • Fios de vela degradados
  • Bobinas de ignição com defeito ou pacotes de bobinas de ignição
  • Sensor de posição da manivela com defeito e / ou anel relator
  • Os sensores de posição da manivela e da posição do eixo do came não estão correlacionados
  • Válvulas do motor danificadas ou com vazamento que causam perda de compressão
  • Depósitos excessivos de carbono na válvula que inibem o fluxo da mistura ar / combustível
  • Grandes vazamentos de vácuo no trato de entrada
  • Sensor MAF (fluxo de ar em massa) com defeito
  • Sensor MAP defeituoso (pressão absoluta do coletor)
  • Sensor de pressão barométrica com defeito