P0342 - Sensor de posição da árvore de cames (CMP) A, entrada 1 do banco 1

Posted on
Autor: Laura McKinney
Data De Criação: 1 Abril 2021
Data De Atualização: 15 Poderia 2024
Anonim
P0342 - Sensor de posição da árvore de cames (CMP) A, entrada 1 do banco 1 - Códigos De Problema
P0342 - Sensor de posição da árvore de cames (CMP) A, entrada 1 do banco 1 - Códigos De Problema

Contente

Código de ProblemaLocalização da falhaCausa provável
P0342 Sensor de posição da árvore de cames (CMP) A, entrada 1 do banco 1 Fiação curta à terra, sensor CMP, ECM

O que significa o código P0342?

Um motor funcionando corretamente é essencialmente o momento exato das explosões a gasolina. Dependendo da velocidade do motor (RPM) e da carga, a unidade de controle do motor (ECU) controla o tempo e a quantidade de injeção de combustível, o tempo de ignição por faísca e, no caso de motores com tempo de válvula variável (VVT), válvula de admissão e escape ajustes de tempo. Os dois principais sensores de tempo e posição usados ​​pela ECU são o sensor de posição do virabrequim (geralmente CKP) e o sensor de posição do eixo de cames (geralmente CMP). Se houver dois bancos em um motor equipado com VVT, haverá dois sensores de posição da árvore de cames.

O sensor de posição da árvore de cames reage a uma roda dentada na árvore de cames, que fornece à ECU informações constantes sobre sua velocidade e posição. Obviamente, o CMP está localizado no motor, geralmente em algum lugar na cabeça do cilindro, por isso transmite dados do CMP para a ECU usando fios. Se a ECU detectar uma baixa resistência (curto-circuito), definirá DTC P0342 ou DTC P0347 - Entrada baixa do sensor de posição da árvore de cames. Se o seu mecanismo tiver apenas um CMP, como um cilindro em linha de quatro cilindros, o único código CMP disponível será para o Banco 1, P0342. Por outro lado, os motores V6 ou V8 têm dois bancos, Banco 1 e Banco 2 e, portanto, teriam dois CMPs; portanto, o DTC P0347 se referiria ao Banco 2. O sensor A indica que o mau funcionamento está ocorrendo no circuito do sensor de posição da árvore de cames que refere-se à árvore de cames de admissão. Os códigos do sensor B pertencem à árvore de cames de escape.


Quais são as causas comuns do código P0342?

Dependendo do ano, marca e modelo, o DTC P0342 ou P0347 pode ter várias causas. Aqui estão alguns dos mais comuns.

Sensor com defeito - Se a bobina do sensor estiver aberta ou em curto, ela não gerará sinal.
Má instalação - Um bom sinal CMP depende muito da localização. Geralmente, o sensor precisa de uma folga de 0,020 ”e 0,050” ao anel do relator ou ao dente da árvore de cames. Se o sensor estiver inclinado para um lado ou não estiver firmemente encaixado, a folga estará errada e o sinal será muito fraco para a ECU detectar. Se o anel relator estiver esfregando o sensor, o sinal será distorcido.
Ford Trucks / Mustang GT - Um problema de fase do alternador, como diodo queimado ou bobina aberta, pode causar tanta interferência elétrica que o sinal CMP fica distorcido, causando um DTC P0342 / P0347 para definir, entre outros, apesar de haver nenhum problema real com o sensor ou a fiação CMP.
Carros armazenados - Se o seu carro estiver armazenado por um período de tempo, os roedores podem achar um ótimo local de nidificação. Infelizmente, ao procurar materiais de nidificação e limpeza da casa, essas criaturinhas podem achar sua fiação ofensiva ou até saborosa, resultando em problemas de circuito aberto.
Carros mais antigos - Com o tempo, o plástico e a borracha tendem a se tornar quebradiços e menos flexíveis, o que pode levar à quebra do conector e a danos no isolamento do fio. Por sua vez, isso pode causar corrosão, circuitos abertos ou curtos-circuitos.


Geralmente, o sensor de posição da árvore de cames é bastante resistente e duradouro, o que não é necessário descartá-lo como um problema, mas na maioria das vezes, o problema está na fiação e nos conectores do sensor, ou em algo completamente diferente. Antes de pular direto para um novo sensor, verifique se você pode descartar o restante do sistema primeiro.

Quais são os sintomas do código P0342?

Como o sinal CMP é muito crítico para a ignição e a injeção de combustível, você pode enfrentar uma condição de não partida ou de parada de partida. Algumas ECUs de veículos podem usar o sinal CKP para estimar a posição da árvore de cames, de modo que o motor funcione, mas poderá sofrer uma partida difícil, uma corrida difícil, falha de acionamento ou baixa aceleração.

Como você soluciona problemas do código P0342?


Como P0342 e P0347 se referem a um problema no circuito, não condene automaticamente o sensor CMP. Isso não quer dizer que possa não ser sensor em si, mas a substituição do sensor não é sempre vai resolver o problema. Obtenha seu diagrama de fiação e DVOM (volt-ohm digital) para esta próxima parte.

  1. Inspeção visual - No sensor CMP, verifique se ele está conectado e firmemente encaixado. Além disso, siga as cablagens para procurar por danos, como reparos recentes do motor, instalações de pós-venda, danos por impacto ou danos por roedores.
  2. Inspeção do sensor
    1. Verificação de resistência - Desconecte o sensor e meça a resistência. Um circuito aberto, ∞ Ω, ou um curto-circuito, 0 this, nesse momento indicaria que o próprio sensor está com falha.
    2. Verificação de sinal - A maneira correta de fazer isso seria com um osciloscópio digital, mas você pode obter uma estimativa aproximada da função do sensor CMP colocando seu DVOM no modo AC V. Ao dar partida, você deve conseguir ver pelo menos 20 mV.
  3. Inspeção elétrica - Desconecte os conectores ECM e CMP e coloque um pino curto nos terminais da conexão CMP. Você pode usar um pequeno clipe de papel ou fio para isso.
    1. No lado do ECM, verifique se há resistência no próprio circuito. Com o pino curto no lugar, você deve ler menos de 0,1 Ω. Qualquer valor mais alto, e a ECU não poderá detectar o sinal. Procure um fio quebrado ou corrosão em algum lugar do circuito.
    2. Remova o pino curto e verifique o circuito aberto,, Ω. Se houver alguma resistência, suspeite de um curto-circuito. Água em um conector intermediário pode facilmente ser a causa de um curto-circuito.
    3. Verifique se há curto-terra aterrando em um dos condutores e conectando-o ao corpo-terra ou ao terminal negativo da bateria. Você deve ler um circuito aberto, ∞ Ω. Qualquer conexão não intencional ao terra pode distorcer ou enfraquecer o sinal.
  4. Outros problemas - Caso não sejam encontrados problemas no sensor CMP ou em sua fiação, pode ser que P0342 ou P0347 sejam simplesmente códigos de falha auxiliares. Uma correia dentada com salto, um sinal ou circuito defeituoso do sensor de posição do virabrequim ou falha de ignição do motor podem ser o principal problema. Verifique-os antes de voltar ao CMP.

Códigos relacionados a P0342

O DTC P0342 ou P0347 pode ser acompanhado por outros DTCs, como falha aleatória no sistema P0300, circuito do sensor de velocidade do motor P0725 ou mau funcionamento do circuito do sensor de posição do virabrequim P0335.