P0432 - Conversor catalítico principal, banco 2 - eficiência abaixo do limite

Posted on
Autor: Laura McKinney
Data De Criação: 1 Abril 2021
Data De Atualização: 17 Novembro 2024
Anonim
P0432 - Conversor catalítico principal, banco 2 - eficiência abaixo do limite - Códigos De Problema
P0432 - Conversor catalítico principal, banco 2 - eficiência abaixo do limite - Códigos De Problema

Contente

Código de ProblemaLocalização da falhaCausa provável
P0432 Conversor catalítico principal, banco 2 - eficiência abaixo do limite Conversor catalítico, fiação, HO2S 2

O que significa o código P0432?

O código de falha OBD II P0432 é um código genérico definido como "Eficiência do catalisador principal abaixo do limite - banco 2" e é definido quando o PCM (Módulo de controle do trem de força) detecta que a eficiência do conversor catalítico no banco 2 caiu abaixo de um nível mínimo permitido. Nos motores com duas cabeças de cilindro, "Banco 2" refere-se ao banco de cilindros que não contém o cilindro nº 1.


O objetivo de um conversor catalítico é reduzir as emissões nocivas de escape para substâncias menos nocivas através de um processo de oxidação que depende de uma variedade de metais preciosos no conversor em temperaturas muito altas. Quando o fluxo de escape passa por cima ou através dos metais preciosos, também conhecidos como catalisadores, uma série complexa de ações e reações químicas converte especialmente óxidos de nitrogênio em substâncias inofensivas, como oxigênio e água.

No entanto, embora os catalisadores não sejam consumidos no processo de conversão, existem muitos fatores relacionados à operação normal (ou às vezes anormal) do motor que podem reduzir a vida útil de um conversor catalítico ou danificá-lo ao ponto em que não funciona mais como com graves efeitos negativos na economia de combustível e no meio ambiente.


Portanto, para monitorar a eficiência do (s) conversor (s) catalítico (s) em qualquer aplicação, o PCM usa dados de entrada de (entre outros sensores), os sensores de oxigênio a montante e a jusante (ou em algumas aplicações, os sensores de proporção ar / combustível). Em um sistema totalmente funcional, as leituras do sensor de oxigênio a montante flutuam bastante várias vezes por segundo, porque reagem às mudanças no conteúdo de oxigênio do fluxo de escape, enquanto as leituras do sensor a jusante permanecem razoavelmente constantes, desde que o conversor catalítico esteja operando a um alto nível de eficiência.

Na prática, o PCM compara os dados de entrada que recebe dos sensores upstream e downstream continuamente e, se detectar que as leituras do sensor downstream correspondem às do sensor upstream muito de perto, ele usa os dados de entrada comparados para calcular uma nível de eficiência do conversor catalítico afetado. Se esse valor calculado cair abaixo de um valor mínimo predefinido, o PCM definirá o código P0432 e acenderá uma luz de aviso como resultado.


Onde está localizado o sensor P0432?

Conversores catalíticos são instalados no sistema de escape à frente dos silenciosos, aos quais se assemelha. O diagrama abaixo mostra o arranjo típico de conversões catalíticas em um sistema de escapamento instalado em um motor do tipo V.

Quais são as causas comuns do código P0432?

As causas mais comuns do código P0432 são muitas e variadas, mas podem incluir as seguintes

  • Falha no conversor catalítico devido ao uso prolongado
  • Falha prematura de conversores catalíticos reconstruídos ou recondicionados
  • Falhas e / ou mau funcionamento em quase todo sistema, sensor ou componente que afeta / controla / monitora / regula a combustão e, portanto, emissões de escape
  • Uso de combustível inadequado ou de baixa qualidade
  • Vazamentos de exaustão em componentes de exaustão, como coletores de escape, canos descendentes, tubos de equilíbrio, mangueiras / tubos flexíveis e silenciosos
  • Restrições em qualquer parte do sistema de escape que impeça ou iniba o fluxo livre de gases de escape
  • Problemas mecânicos no motor, como desgaste excessivo dos cilindros / pistão / anel do pistão / engrenagem da válvula que causam consumo excessivo de óleo
  • Uso de programação PCM aprimorada ou não autorizada
  • Modificações ou alterações não autorizadas ou ilegais do sistema de escape
  • PCM com falha ou com falha. Observe que, no caso do código P0432, esse é um evento extremamente raro e a falha deve ser procurada em outro lugar antes que qualquer módulo de controle seja substituído
  • Qual o custo do reparo do código P0432?

    Como regra geral, o custo de uma substituição do conversor catalítico chega a cerca de US $ 2000, incluindo peças e mão-de-obra. Observe que essa estimativa não inclui impostos e taxas que podem ser pagas, nem inclui o custo da resolução de problemas subjacentes que podem ter contribuído para a falha.

    AVISO: Esteja ciente de que, embora os conversores catalíticos reconstruídos possam ser adquiridos por uma fração do custo de uma unidade de classificação OEM, a economia feita é uma economia falsa, pois o conversor "reconstruído" pode falhar a qualquer momento e, geralmente, dentro do primeiro alguns milhares de quilômetros de uso.

    Quais são os sintomas do código P0432?

    Alguns sintomas comuns do código P0432 podem incluir os seguintes

  • Código de problema armazenado e uma luz de aviso acesa
  • Dependendo da causa raiz do código P0432, outros códigos relacionados a falhas de ignição, pressão do combustível, temperatura do motor, sensores de oxigênio / razão ar / combustível e outros podem estar presentes
  • O veículo não pode passar em um teste de emissões
  • Condições de partida difíceis ou inexistentes podem estar presentes se o catalisador sofrer danos significativos
  • Dependendo do grau de dano sofrido pelo conversor, o motor pode ficar ocioso aproximadamente ou de modo algum inativo, ou o motor pode exibir graus variáveis ​​de perda de potência, principalmente em caso de aceleração
  • O consumo de combustível pode aumentar consideravelmente em alguns casos
  • Em alguns casos, e especialmente nos casos em que o conversor sofreu danos significativos, ele pode superaquecer ao ponto em que pode incendiar o veículo.
  • Em muitos casos, mas dependendo da natureza do problema, pode não haver sintomas discerníveis além de um código armazenado e uma luz de aviso acesa
  • Quais são as soluções comuns para o código P0432?

    As soluções comuns para o código P0432 podem incluir o seguinte

  • Resolvendo todas as condições subjacentes possíveis que podem afetar as emissões de escape - consulte as seções “Erros comuns” e “Causas do código P0432” deste guia para obter mais detalhes.
  • Restaurando a programação do PCM para o estoque
  • Remoção de modificações não autorizadas ou ilegais do sistema de escape
  • Substituindo conversores catalíticos reconstruídos de qualidade inferior
  • Removendo restrições do sistema de escapamento
  • Qual a gravidade do código P0432?

    O código P0432 deve ser considerado sério, mesmo na ausência de sintomas óbvios de dirigibilidade, pois a causa raiz do código nem sempre é aparente imediatamente. Se não for resolvido, esse código poderá causar danos sérios, se não fatais, ao conversor catalítico, que por sua vez, poderá incendiar o veículo. Idealmente, o veículo não deve ser conduzido até que o código P0432 tenha sido resolvido.

    Quão seguro ainda é dirigir o carro com o código P0432?

    Como mencionado acima, os aplicativos que exibem o código P0432 não devem ser conduzidos devido à possibilidade distinta de o veículo poder ser imobilizado inesperadamente ou, pior, pegar fogo.

    Quão difícil é reparar o código P0432?

    O diagnóstico desse código deve estar dentro dos recursos da maioria dos mecânicos não profissionais, desde que um scanner capaz de monitorar fluxos de dados ao vivo esteja disponível e que não haja outros códigos presentes.

    No entanto, se o aplicativo usar sensores de razão ar / combustível e houver códigos adicionais relacionados a esses sensores, poderá ser necessário um osciloscópio e uma biblioteca de formas de onda para diagnosticar a causa das falhas do sensor. Se esse equipamento não estiver disponível, a melhor opção seria encaminhar o veículo ao revendedor ou a outra oficina competente para diagnóstico e reparo profissional.

    NOTA 1: Lembre-se de que, embora o diagnóstico desse código possa não ser muito difícil, a substituição de um catalisador requer desmontagem parcial ou às vezes completa e / ou remoção de seções do sistema de escape, além de alguns cortes e soldagens do sistema de escape. Isso geralmente é muito difícil, a menos que esteja disponível um guincho para obter acesso ao sistema de escape.

    NOTA 2: Os sensores de razão ar / combustível e os sensores de oxigênio funcionam com princípios muito diferentes e, embora as falhas dos sensores de oxigênio possam ser diagnosticadas com nada mais que um multímetro digital, o diagnóstico de sensores de razão ar / combustível com defeito requer o uso de um osciloscópio ou diagnóstico de nível profissional equipamento que incorpore um osciloscópio.

    NOTA 3: Um termômetro infravermelho ou a laser é um item necessário ao diagnosticar esse código, pois a eficiência de um conversor catalítico está intimamente relacionada à sua temperatura quando o sistema está operando no modo de circuito fechado.

    NOTA 4: Um outro item essencial necessário para diagnosticar esse código com precisão é um medidor de pressão de gás de exaustão projetado para registrar até 10 PSI e graduado nos menores incrementos possíveis para maior precisão. Esse medidor é necessário para medir a contrapressão de escape como um auxílio ao diagnóstico, mas certifique-se de que o medidor seja fornecido com uma conexão que aparafuse no escapamento no lugar dos sensores de razão de oxigênio ou ar / combustível.

    Quais são os erros comuns ao reparar o código P0432?

    Os erros cometidos ao diagnosticar esse código geralmente incluem os seguintes

  • Não verificar se os sensores de proporção de oxigênio ou ar / combustível estão com defeito ou estão funcionando corretamente antes de substituí-los. Esses sensores geralmente são substituídos por erro quando a causa raiz do código pode envolver falhas e / ou mau funcionamento em quase qualquer sistema, sensor ou componente que afeta / controla / monitora / regula a combustão e, portanto, emissões de escapamento.
  • Falha ao resolver códigos adicionais na ordem em que foram armazenados. De fato, é raro o código P0432 aparecer por si só, e especialmente se o aplicativo estiver equipado com um catalisador OEM com menos de 100.000 milhas, cuja distância representa o período de garantia exigida pelo governo federal dos conversores catalíticos OEM.
  • Falha ao verificar se o catalisador afetado no aplicativo é uma unidade OEM ou uma unidade "reconstruída". Embora os conversores catalíticos recondicionados sejam muito mais baratos que as unidades OEM, eles raramente oferecem a mesma durabilidade ou eficiência dos equipamentos OEM.
  • Falha ao verificar se o PCM do aplicativo não está sendo executado nas configurações de "desempenho" não autorizadas ou chamadas. “Ajustes de desempenho” quase sempre resultam em condições de excesso de combustível em que os conversores catalíticos de estoque não são projetados para lidar com períodos prolongados.
  • Falha ao garantir que o motor esteja em perfeitas condições de funcionamento. Antes de tentar diagnosticar / reparar esse código, é essencial garantir que não haja falhas de ignição, vazamentos de vácuo do motor, vazamentos no sistema de escape, silenciosos entupidos ou danificados, consumo excessivo de óleo ou outros problemas presentes que tenham impactos negativos no processo de combustão, ou na operação geral do motor.
  • Como você soluciona problemas do código P0432?

    NOTA: Antes de iniciar um procedimento de diagnóstico para este código, verifique se o catalisador afetado ainda está coberto pela garantia de 100.000 milhas exigida pelo governo federal. Se estiver coberto, encaminhe o veículo ao revendedor para discutir o reparo / substituição do conversor em condições de garantia.

    Passo 1

    Se o conversor não estiver coberto pela garantia, registre todos os códigos de falha presentes, bem como todos os dados disponíveis do quadro congelado. Essas informações podem ser úteis para rastrear a causa raiz do código nos casos em que vários códigos adicionais estão presentes.

    NOTA: Consulte a seção "Erros comuns" deste guia para obter mais detalhes sobre as possíveis causas do código P0432. Se outros códigos estiverem presentes, ativos e pendentes, resolva todos os códigos adicionais estritamente na ordem em que foram armazenados para evitar erros de diagnóstico e a possível substituição desnecessária de um conversor catalítico imensamente caro.

    Passo 2

    Se nenhum código adicional estiver presente, limpe o código P0432 e opere o veículo normalmente por algumas milhas para permitir que o PCM entre em operação em circuito fechado, antes de escanear o sistema novamente para verificar se o código retorna.

    NOTA: A operação de circuito fechado refere-se a uma condição na qual o PCM usa dados de feedback dos sensores de oxigênio ou ar / combustível para controlar a entrega de combustível.

    etapa 3

    Se o código persistir, levante o veículo do chão e use suportes de classificação adequada para apoiar o veículo. Isso é necessário para obter acesso (relativamente fácil) ao conversor catalítico. Quando o veículo estiver apoiado com segurança, dê partida no motor e deixe-o em marcha lenta.

    Use o scanner para monitorar a operação dos sensores de proporção oxigênio / ar / combustível para verificar se todos os sensores estão funcionando conforme o esperado. Compare os sinais de saída exibidos nos sensores com os valores indicados no manual como uma verificação dupla para garantir que os sensores não estejam contribuindo para o código P0432.

    NOTA: A Etapa 3 pressupõe que não há códigos adicionais presentes, bem como que códigos adicionais presentes foram resolvidos e limpos e, portanto, não podem mais influenciar ou afetar a operação do conversor catalítico.

    Passo 4

    Quando estiver certo de que o PCM está em operação em circuito fechado, use o termômetro para obter uma leitura da temperatura do conversor, mas lembre-se de que a maioria dos conversores começará a funcionar apenas entre 204 ° C e 400 ° F e 315 ° C).

    Se a leitura observada estiver dentro desse intervalo, peça a um assistente para aumentar a velocidade do motor para 2 500 RPM, enquanto você monitora a temperatura do conversor. Se o conversor estiver funcionando corretamente, sua temperatura aumentará conforme a composição dos gases de escape for alterada, mas observe que o conversor está com defeito se a temperatura se aproximar ou exceder 1 100 ° C (2 000 graus F).

    NOTA 1: A temperatura normal de operação de um conversor catalítico em funcionamento está entre 1 200 ° F e 1 600 ° F (650 ° C e 870 ° C).

    Em seguida, obtenha uma leitura de temperatura na entrada do conversor e depois na saída. Se o motor estiver em perfeitas condições de funcionamento e não houver códigos adicionais não resolvidos presentes, a diferença entre as temperaturas de entrada e saída geralmente deve ficar bem abaixo de 37 ° C (100 ° F). Observe, porém, que em muitas aplicações, e especialmente naquelas com sistemas de injeção multiponto, essa diferença pode ser praticamente indetectável com equipamentos de bricolage.

    No entanto, se a diferença de temperatura se aproximar ou exceder cerca de 93 ° C (200 def F) ou subir até 260 ° C (500 ° F), é provável que o conversor tenha sofrido danos causados ​​pelos efeitos a longo prazo. uma ou mais condições subjacentes, mesmo se não houvesse códigos adicionais presentes no momento em que o código P0432 apareceu.

    NOTA: Uma pista comum do superaquecimento do conversor catalítico é um invólucro deformado ou descolorido. No entanto, observe que o código P0432 pode aparecer mesmo que o conversor nunca tenha superaquecido, como nos casos em que o conversor não está mais operando com eficiência máxima devido ao uso prolongado.

    Etapa 5

    Resista à tentação de condenar o catalisador se forem observadas leituras de temperatura acima do normal, pois temperaturas excessivas são frequentemente causadas por restrições no sistema de escape. Verifique isso da seguinte maneira, mas aguarde o sistema de escape esfriar para evitar queimaduras e queimaduras.

  • Remova o sensor de razão de oxigênio ou ar / combustível a montante e aparafuse o manômetro no sistema de escape em seu lugar. Ligue o motor e deixe-o em marcha lenta enquanto estiver observando a contrapressão de escape. Observe a leitura de pressão e compare esse valor com o valor máximo permitido indicado no manual. Observe que esse valor varia muito entre aplicativos; portanto, não há um valor único válido para todos os aplicativos. Se a contrapressão real exceder o valor máximo permitido, há uma restrição no conversor ou em algum outro lugar do sistema de escape.
  • Para limitar a localização da restrição, recoloque o sensor a montante e aparafuse o manômetro no sistema de escape no lugar do sensor a jusante e faça uma leitura da pressão com o motor em marcha lenta. Se a contrapressão medida permanecer a mesma, a restrição ocorrerá em um ou mais silenciosos: no entanto, se a contrapressão cair agora na faixa aceitável especificada pelo manual, a restrição estará no conversor catalítico.
  • NOTA: A etapa 5 assume que não há vazamentos no sistema de escape. Se houver vazamentos nos escapamentos, repare-os de acordo com os padrões da indústria antes de repetir o teste de contrapressão para evitar erros de diagnóstico.

    Etapa 6

    Se nenhuma temperatura excessiva do conversor catalítico for encontrada e a contrapressão de exaustão cair dentro dos limites aceitáveis, é quase certo que o conversor falhou devido ao uso prolongado. Isso pode ser confirmado pelo fato de que sua temperatura permanece abaixo de 400 graus F (200 graus C), mesmo após períodos de condução gastos.

    Conforme declarado em outras partes deste guia, a substituição de um conversor catalítico quase sempre requer equipamentos e habilidades às quais a maioria dos mecânicos não profissionais não possui ou tem acesso. Assim, se for diagnosticado um conversor catalítico defeituoso, a melhor opção é encaminhar o veículo a uma loja especializada em acessórios para exaustão para obter assistência profissional.

    Códigos relacionados a P0432

  • P0430 - “Eficiência do sistema catalisador abaixo do limite (banco 2)”
  • P0431 - “Eficiência de aquecimento do catalisador abaixo do limite (banco 2)”
  • P0433 - “Eficiência de catalisador aquecido abaixo do limite (banco 2)”
  • P0434 - “Temperatura do catalisador aquecido abaixo do limite (banco 2)”
  • Esquivar código intrépido
    O Check Engine Light acendeu no carro da minha sogra. Não tenho certeza do ano de 2001, acho Dodge Intrepid. Eu puxei os códigos e apenas um foi armazenado. P0432 Eficiência do catalisador principal abaixo do limite (banco 2) O que isso significa e o que devo procurar? ...
  • 02 código de problema jeep wrangler p0432 como posso saber se é o cartucho ou o2 sen
    02 jeep wrangler problem code p0432 mostra como posso saber se o seu cartucho ou sensor de o2 tem 57000 milhas verdadeiras no odômetro, obrigado joe ...
  • Dodge dakota P0432
    Olá. Eu tenho um Dodge Dakota 2002 com um V6 de 3. 9l. Estou lançando um código P0432 (catalisador principal abaixo do banco de limiar 2). Foi isso que meu scanner leu. Alguém mandou lê-lo com um scanner maior e me disse que era a posição 2 do banco 2. Fiquei imaginando se esse seria o primeiro sensor depois ...