Contente
- O que significa o código P0443?
- Quais são as causas comuns do código P0443?
- Quais são os sintomas do código P0443?
- Como você soluciona problemas do código P0443?
- Passo 1
- Passo 2
- etapa 3
- Passo 4
- Etapa 5
- Etapa 6
- Códigos relacionados a P0443
Código de Problema | Localização da falha | Causa provável |
---|---|---|
P0443 | Avaria no circuito da válvula de purga de emissão evaporativa (EVAP) | Cablagem, válvula de purga EVAP, ECM |
O que significa o código P0443?
O código de falha OBD II P0443 é definido como “Mau funcionamento do circuito da válvula de controle de purga do sistema de controle de emissões evaporativas” e é definido quando o PCM (Módulo de controle do trem de força) detecta uma falha no circuito que controla a válvula de purga no EVAP (Controle de emissões evaporativas) sistema ou, às vezes, um mau funcionamento da própria válvula de purga. Os sistemas EVAP típicos consistem no tanque de combustível, tampa do filtro de combustível, linhas de combustível, linhas de vácuo, uma vasilha de carvão, vários sensores de pressão e fluxo, solenóides de controle e fiação / conectores elétricos.
A função do sistema EVAP é capturar vapores de combustível antes que eles possam escapar para a atmosfera. Uma vez capturados, os vapores de combustível são encaminhados através de uma caixa de carvão vegetal através de linhas de vácuo para o motor a ser queimado como parte da mistura ar / combustível. Observe que os vapores de combustível normalmente não são alimentados no sistema durante a marcha lenta ou quando a carga no motor e, portanto, a demanda de combustível, é constante. Como regra geral, os vapores de combustível serão alimentados apenas quando a demanda por combustível aumentar ou quando a pressão de vapor no sistema EVAP exceder os níveis predefinidos.
As flutuações no fluxo ou pressão no sistema EVAP são convertidas em tensões de sinal variáveis pelo sensor de pressão EVAP, que sinaliza o PCM para fazer ajustes no ajuste de combustível para garantir a mistura ideal de ar / combustível (14,7 partes de ar para 1 parte de combustível) em todos os momentos. Por exemplo, quando a válvula de purga é aberta para permitir a entrada de vapores de combustível no motor (enriquecendo a mistura ar / combustível), a alteração na composição dos gases de escape é imediatamente "percebida" pelo sensor de oxigênio nº 1.
Alterações na composição dos gases de escape (neste caso, níveis de oxigênio aumentados) são transmitidas ao PCM na forma de mudanças de voltagem do sinal, que o PCM usará para reduzir o fluxo de vapor de combustível ou fechar a válvula de purga completamente para manter ou restaure a melhor relação ar / combustível.
Assim, quando ocorrer um mau funcionamento no circuito de controle da válvula de purga e o PCM não puder controlar a válvula de purga, o código P0443 será definido como resultado. Observe que, em alguns aplicativos, uma única falha define o código, enquanto em outros, vários ciclos de falha podem ser necessários antes que um código seja definido e uma luz de aviso acenda.
Observe também que o mau funcionamento do circuito de controle da válvula de purga EVAP pode impedir que o PCM conclua os testes de autodiagnóstico do sistema, que incluem a medição da taxa na qual um vácuo ou pressão induzidos decaem. A falha do PCM em concluir os autotestes também definirá o código P0443.
A imagem abaixo mostra um desenho esquemático simplificado de um sistema EVAP típico. Observe a localização da válvula de purga em relação a outros componentes principais do sistema.
Quais são as causas comuns do código P0443?
As causas típicas do código P0443 podem incluir qualquer um ou todos os seguintes
NOTA: Embora o código P0443 raramente seja causado por problemas que não sejam problemas de fiação e defeitos na própria válvula, há uma exceção notável nisso. Nos caminhões Dodge Ram do início de 2000, esse código pode ser definido por um curto-circuito no circuito de aviso do cinto de segurança, uma vez que esse circuito compartilha um fusível com a disqueteira e o sistema EVAP. Esse é um problema comum; portanto, consulte o manual relevante sobre o procedimento correto para evitar uma recorrência contínua do problema.
Quais são os sintomas do código P0443?
Em muitos casos, pode haver nenhum sintoma presente além de um código de problema armazenado e uma luz de aviso acesa. No entanto, os sintomas típicos variam entre os aplicativos; abaixo estão alguns sintomas típicos que podem ou não estar presentes
Como você soluciona problemas do código P0443?
NOTA 1: O código P0443 refere-se especificamente a problemas no circuito de controle da válvula de purga, e vazamentos no sistema ou problemas com outros circuitos / componentes EVAP normalmente não definem esse código. No entanto, em alguns modelos Hyundai (principalmente Elantra, Santa Fe, Tucson e Tiburon) e em alguns modelos VAG do início dos anos 2000, uma válvula de purga aberta normalmente produz o código P0441, enquanto em alguns produtos Mazda da mesma época, um a válvula de purga aberta presa normalmente produz o código P0446 junto com uma variedade de outros códigos relacionados ao EVAP.
NOTA 2: A válvula de purga EVAP não deve ser confundida com a válvula de purga EVAP. A função principal da válvula de ventilação é permitir a entrada de ar fresco no sistema para ajudar a deslocar os vapores de combustível ao longo das linhas de vácuo às vezes longas em direção ao motor. Sempre consulte o manual do aplicativo que está sendo trabalhado para localizar corretamente os componentes que estão sendo diagnosticados ou trabalhados.
NOTA 3: Um manual de reparo ou diagrama de fiação para a aplicação que está sendo trabalhada, bem como um multímetro digital de boa qualidade e uma bomba de vácuo portátil equipada com um medidor são itens necessários para diagnosticar o código P0443.
Passo 1
Registre todos os códigos presentes, bem como todos os dados disponíveis do quadro congelado. Esta informação pode ser muito útil se uma falha intermitente for diagnosticada posteriormente. Consulte as notas acima se houver outros códigos, juntamente com o código P0443. Lembre-se de que, se houver vários códigos, eles deverão ser diagnosticados e resolvidos na ordem em que foram armazenados. Não fazer isso quase certamente resultará em um diagnóstico incorreto.
Passo 2
Se o código persistir após a limpeza de todos os códigos, consulte o manual sobre localização, rota, código de cores e função de toda a fiação associada à válvula de purga. Realize uma inspeção visual completa de toda a fiação associada; procure cabos e conectores danificados, queimados, desconectados, em curto ou corroídos. Faça os reparos conforme necessário, limpe todos os códigos e teste novamente o sistema para ver quais códigos (se houver) retornam.
NOTA: A maioria dos aplicativos normalmente exige que vários ciclos de unidade sejam concluídos antes que os códigos EVAP possam ser completamente limpos.
etapa 3
Se nenhum dano visível for encontrado na fiação, execute as verificações de tensão de entrada, terra, continuidade e resistência em toda a fiação associada, mas certifique-se de desconectar a válvula de purga do PCM para evitar danos ao controlador.
Preste atenção especial à resistência do fio da tensão de entrada da válvula de purga, bem como do fio de sinal que vai para o PCM. Os valores de resistência nesses fios devem corresponder exatamente aos valores indicados no manual. Faça reparos ou substitua a fiação conforme necessário para garantir que todas as leituras obtidas estejam dentro das especificações do fabricante. Limpe todos os códigos após a conclusão dos reparos, opere o veículo e teste novamente o sistema para ver se o código retorna.
Passo 4
Se o código persistir, apesar de ter feito reparos na fiação, suspeite de uma válvula de purga com defeito. Existem várias maneiras de testar a operação da válvula de purga, mas remover a válvula do sistema facilita o teste da válvula consideravelmente. Observe que, embora a maioria das válvulas de purga EVAP sejam classificadas para tensão total da bateria, há exceções, portanto, sempre consulte o manual para obter a tensão correta de entrada antes de aplicar corrente direta à qualquer componente.
Como primeira etapa no teste da válvula de purga, teste sua resistência interna e compare esse valor com o valor indicado no manual e substitua a válvula se ela não testar dentro das especificações estabelecidas. Se a resistência verificar, determine a tensão de entrada correta e aplique corrente direta à válvula, mas observe que a válvula deve estar adequadamente aterrada.
Em algumas válvulas, um "clique" audível quando a corrente é aplicada indica que o solenóide de controle na válvula está funcionando, mas esteja ciente de que a ausência de um "clique" audível não significa necessariamente que a válvula está com defeito, pois algumas purgas válvulas operam silenciosamente.
AVISO: Ao aplicar corrente direta à válvula de purga da bateria do veículo, certifique-se de que não haja curto-circuito. Curtos-circuitos podem destruir a bateria e a válvula de purga, além de causar queimaduras graves quando os fios de teste superaquecem. A melhor opção é usar um carregador de bateria para fornecer corrente para fins de teste, mas qualquer que seja a fonte da corrente, consulte o manual sobre o procedimento correto para aplicar corrente direta ao solenóide da válvula de purga.
Etapa 5
Mesmo que se saiba que a válvula de purga é aberta e fechada, também deve ser testada a sua eficácia. Para fazer isso, conecte a bomba de vácuo firmemente a uma abertura da válvula e faça um vácuo registrado no medidor.
As válvulas de purga normalmente estão fechadas, portanto, desde que o equipamento de teste não esteja com defeito, o vácuo deve reter se a válvula estiver em boas condições. Observe atentamente o medidor de vácuo - se o vácuo deteriorar, a válvula está com defeito e deve ser substituída. Se, por outro lado, o vácuo não decair no espaço de cerca de 60 segundos, aplique corrente direta à válvula. Se a válvula funcionar como pretendido, o vácuo diminuirá quase imediatamente: se não funcionar, a válvula também está com defeito e deve ser substituída também.
NOTA: O teste da válvula de purga é necessário porque ela faz parte do circuito de controle, por um lado, e pelo fato de que uma válvula de purga com defeito pode definir o código P0443 em algumas aplicações. Observe, porém, que onde o código é definido por uma válvula defeituosa, é quase certo que outros códigos relacionados ao EVAP também estejam presentes.
Etapa 6
Remonte o sistema EVAP após a conclusão de todos os reparos e opere o veículo por vários ciclos de acionamento antes de verificar novamente o sistema para verificar se o código retorna.
Se o código retornar, mas é certo que todos os valores elétricos estão dentro das especificações, a válvula de purga funciona conforme o esperado e que todos os reparos elétricos foram executados de acordo com os padrões do setor, é provável que haja uma falha intermitente. Esteja ciente de que falhas intermitentes podem ser extremamente desafiadoras e demoradas para localizar e reparar e, em alguns casos, pode ser necessário permitir que a falha piore antes que um reparo preciso e definitivo possa ser feito.
Códigos relacionados a P0443
Aqui estão algumas informações para o código PO446 .... Jim ..... DESCRIÇÃO DO SISTEMA Este DTC testa o sistema de emissão evaporativa (EVAP) para um caminho de ventilação EVAP restrito ou bloqueado. O módulo de controle comanda o solenóide de purga do recipiente EVAP Aberto e o solenóide de purga do recipiente EVAP Fechado. Isso permite que o vácuo b ...
Recentemente, SUBSTITUI OS AMBOS GATOS EM UM MOTOR DE 2V MERCURY SABLE 3.0 DE 1997, devido a uma falha de eficiência do catalisador, isso corrigiu essa falha, mas agora recebo um novo P0443, alldata faz com que você verifique a fiação de um VMV e o VPWR não consegue localizar nenhum deles , alguém pode me ajudar com essas falhas assim que eu precisar de emmis ...
Aqui estão algumas informações que podem ajudá-lo ... Jim ............ DTC P0496 DESCRIÇÃO DO SISTEMA Este DTC testa o fluxo de vácuo do coletor de admissão indesejado para o sistema de emissão evaporativa (EVAP). O módulo de controle sela o sistema EVAP comandando a válvula solenóide de purga EVAP e a válvula ...
Meu filho tem um Mercury Mariner 05 com o V6. A luz do mecanismo de serviço acendeu e o centro de informações diz "verificar o sistema de emissões". Liguei minha ferramenta de digitalização e puxei 5 códigos. Quatro têm a ver com 02 sensores. Esses códigos são: P0135, P0141, P0155 e P0161. A explicação é a mesma para todos ...
Circuito do sensor de pressão do tanque de combustível DTC P0452 Baixo Circuito do sensor de pressão do tanque de combustível DTC P0453 Alto DTC P0443 Circuito de controle do solenóide de purga de emissões evaporação (EVAP) Como você está ...