P0481 - Mau funcionamento do motor do ventilador 2 do líquido de arrefecimento do motor

Posted on
Autor: Laura McKinney
Data De Criação: 1 Abril 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
P0481 - Mau funcionamento do motor do ventilador 2 do líquido de arrefecimento do motor - Códigos De Problema
P0481 - Mau funcionamento do motor do ventilador 2 do líquido de arrefecimento do motor - Códigos De Problema

Contente

Código de ProblemaLocalização da falhaCausa provável
P0481 Mau funcionamento do motor do ventilador do líquido de arrefecimento do motor 2 Fiação, motor do ventilador do líquido de arrefecimento do motor, ECM

O que significa o código P0481?

O código de falha OBD II P0481 é um código genérico que é definido como "Avaria no circuito do motor do ventilador do líquido de arrefecimento do motor 2" ou, às vezes, como "Circuito de controle do ventilador 2" e é definido quando o PCM (Módulo de controle do trem de força) detecta uma falha elétrica, defeito ou mau funcionamento no circuito de controle da ventoinha de arrefecimento do radiador nº 2. Observe que este código se aplica apenas a aplicações equipadas com mais de um ventilador de refrigeração do radiador operado eletricamente. Observe também que, dependendo da natureza da falha e do aplicativo, esse código pode ser acompanhado por vários outros códigos, que podem incluir os códigos P0480 e / ou P0482.


Na verdade, os radiadores são trocadores de calor no sentido de que a energia térmica no líquido de arrefecimento do motor é irradiada para a atmosfera quando o líquido quente passa pela coleção de tubos de pequeno diâmetro que compõem coletivamente o núcleo do radiador. No entanto, para serem eficazes trocadores de calor, os radiadores dependem de um forte fluxo de ar através do núcleo para absorver o calor do refrigerante.

Enquanto dirigir em alta velocidade geralmente cria um fluxo de ar forte o suficiente através do núcleo de um radiador para gerenciar a temperatura do motor de forma eficaz, esse fluxo de ar reduz significativamente em baixas velocidades na estrada e para completamente quando o veículo está parado ou se move muito lentamente no tráfego pesado. Assim, para criar um fluxo de ar suficientemente forte para gerenciar a temperatura do motor, independentemente das condições de condução ou velocidade do veículo, muitas aplicações usam um ou mais ventiladores eletricamente acionados para aspirar o ar através do núcleo do radiador.


No entanto, em muitas aplicações, os ventiladores podem ter diâmetros diferentes ou um ou ambos os ventiladores são controlados de tal maneira que um ventilador (ou às vezes os dois) possam funcionar em velocidades diferentes por períodos de tempo variados, dependendo da temperatura ambiente, temperatura do motor e velocidade do veículo.

O objetivo principal disso é minimizar a carga no sistema elétrico dos veículos, fornecendo fluxo de ar suficiente através do radiador para gerenciar a temperatura do motor de forma eficaz. Por exemplo, se o veículo estiver se movendo lentamente em tráfego intenso em baixas temperaturas ambientes, o PCM poderá ativar apenas um ventilador para funcionar a uma porcentagem de sua velocidade máxima. Com base nos dados de entrada do líquido de arrefecimento do motor e dos sensores de velocidade do veículo (entre outros), o PCM pode aumentar ou diminuir a velocidade do ventilador operacional para manter a temperatura do motor conforme as condições de condução mudam, ou também pode ativar o outro ventilador quando um único ventilador não pode controlar a temperatura dos motores.


Por uma questão prática, os ventiladores do radiador desempenham um papel criticamente importante nas estratégias de gerenciamento de temperatura do motor e, como tal, o PCM monitora a operação dos ventiladores do radiador muito de perto, a fim de evitar o superaquecimento do motor. Assim, se o PCM detectar algum defeito, falha ou mau funcionamento nos circuitos de controle e / ou sinal de qualquer ventilador do radiador, ele reconhece que não pode controlar a temperatura do motor com eficiência e definirá o código P0481 e, como resultado, acenderá uma luz de aviso.

Onde está localizado o sensor P0481?

A imagem acima mostra um layout típico de ventilador duplo conectado a um radiador. Observe a localização dos relés de ativação e comutação neste exemplo, mas lembre-se de que em muitas aplicações, esses relés podem estar localizados em outro local, como em uma caixa de fusíveis sob o painel ou no compartimento do motor. Observe também que em muitas aplicações, os ventiladores são controlados com resistores em vez de relés; nesses casos, o PCM alterna circuitos entre resistores, que tem o efeito de passar mais ou menos corrente para um determinado ventilador para aumentar ou diminuir a velocidade de um ventilador, dependendo de qual resistor é ligado a qualquer momento.

AVISO: Independentemente do mecanismo de controle do ventilador do radiador em uso em uma aplicação afetada, é altamente recomendável que os mecânicos não profissionais se familiarizem com o sistema de controle antes tentando um diagnóstico desse código. Não fazer isso certamente resultará em um diagnóstico incorreto e, possivelmente, em danos adicionais ao sistema elétrico dos veículos, o que poderia resultar em falha catastrófica do motor devido ao superaquecimento. Se você tiver alguma dúvida sobre sua capacidade de diagnosticar e reparar esse código, a melhor opção seria encaminhar o veículo ao revendedor ou a outra instalação de reparo competente para diagnóstico e reparo profissional.

Quais são as causas comuns do código P0481?

Alguns sintomas comuns do código P0481 podem incluir o seguinte, mas observe que algumas das possíveis causas listadas aqui serão indicadas por códigos que podem não parecer relacionados a problemas de controle do ventilador do radiador. No entanto, todos os códigos adicionais devem ser investigados e resolvidos na ordem em que foram definidos e armazenados, pois P0481 pode ter sido definido como resultado de um ou mais códigos adicionais, em vez de ter causado a configuração de códigos adicionais.

  • Fiação e / ou conectores danificados, queimados, em curto, desconectados ou corroídos no sistema de controle do ventilador do radiador
  • Relé (s) de controle com defeito
  • Fusível queimado e / ou elos fusíveis
  • Motor (es) do ventilador do radiador com defeito
  • Sensor (es) do líquido de arrefecimento do motor com defeito
  • Sensor (es) de temperatura do ar com admissão com defeito
  • Sensor de velocidade do veículo com defeito
  • Um ou mais problemas no sistema de A / C, como sensores de pressão com defeito e / ou chaves seletoras com defeito
  • 2000 Mercury, Grand Marquis 4.7 V-8> Código de Problema P0480 <problema do ventilador de refrigeração
    Nenhum código associado a um grande marquês de 2000 com um código de verificação novamente de 4.6l. Não listado para este carro. Eu verifiquei 99 e 2001. Ambos não listam um código P0480. Para OBD2 ford P0480, no entanto, este controle de ventilador não é adequado para o seu modelo do ano. Então poste de volta com o ano adequado, ou o código adequado ...