P0499 - Sistema de emissão evaporativa (EVAP), controle de ventilação - circuito alto

Posted on
Autor: Laura McKinney
Data De Criação: 1 Abril 2021
Data De Atualização: 17 Novembro 2024
Anonim
P0499 - Sistema de emissão evaporativa (EVAP), controle de ventilação - circuito alto - Códigos De Problema
P0499 - Sistema de emissão evaporativa (EVAP), controle de ventilação - circuito alto - Códigos De Problema

Contente

Código de ProblemaLocalização da falhaCausa provável
P0499 Sistema de emissão evaporativa (EVAP), controle de ventilação - circuito alto Fiação curta a positiva, válvula EVAP

O que significa o código P0499?

O código de falha OBD II P0499 é um código genérico que é definido como "Circuito de Controle de Válvula de Ventilação do Sistema de Emissão Evaporativa Alto" e é definido quando o PCM (Módulo de Controle do Trem de Força) detecta que uma parte do EVAP (Sistema de Controle de Emissões Evaporativas) não é trabalhando dentro dos parâmetros do projeto. Observe que este código se refere especificamente ao circuito de controle elétrico da válvula de ventilação do sistema de emissão evaporativa.


A função do sistema EVAP é capturar vapores de combustível antes que eles possam escapar para a atmosfera. Em um sistema totalmente funcional, os vapores de combustível são coletados e passados ​​através de um recipiente de carvão no qual o carvão ativado armazena os vapores, antes de serem passados ​​para o trato de entrada através de uma rede de mangueiras a serem queimadas como parte da mistura ar / combustível quando em operação condições permitem que isso aconteça.

A válvula de ventilação trabalha em conjunto com o recipiente de carvão para conseguir isso, com a função da válvula de ventilação de permitir que o ar atmosférico entre no sistema EVAP para ajudar a substituir os vapores de combustível à medida que o vapor é purgado do sistema para ser queimado no motor . Em quase todas as aplicações, a válvula de ventilação está normalmente aberta e a aplicação de uma corrente de circuito de 12 volts fecha a válvula quando o PCM precisa pressurizar o sistema EVAP para testar vazamentos. Problemas no circuito de controle ou falha da própria válvula de ventilação armazenam um código de problema e acendem uma luz de aviso.


Onde está localizado o sensor P0499?

Observe que os sistemas EVAP modernos normalmente consistem em tanque de combustível, tampa de abastecimento de combustível, sensores de pressão e fluxo, um recipiente de carvão, válvula de ventilação com solenóide de controle, válvula de purga com solenóide de controle, linhas de combustível e vácuo, mangueiras de vapor de combustível e fiação / conectores.

À luz do exposto, os mecânicos não profissionais devem observar que a aparência e o local dos vários componentes do sistema EVAP variam muito entre as aplicações. Portanto, é imperativo que o manual do aplicativo afetado seja sempre consultado para localizar e identificar o componente correto do sistema EVAP antes que seja feita uma tentativa de diagnosticar qualquer código relacionado ao sistema EVAP. Não fazer isso resultará em perda de tempo, diagnóstico incorreto e substituição desnecessária de peças e componentes.


A imagem abaixo mostra uma representação esquemática simplificada de um sistema EVAP típico, mas lembre-se de que este diagrama mostra apenas a organização geral de um sistema EVAP, e não o layout real desse sistema em qualquer aplicativo.

Quais são as causas comuns do código P0499?

Algumas causas comuns do código P0499 podem incluir os seguintes

  • Válvula de ventilação EVAP com defeito
  • Fiação e / ou conectores queimados, danificados, em curto ou corroídos
  • PCM com falha ou com falha. Observe que este é um evento raro, e a falha deve ser procurada em outro local antes que qualquer módulo de controle seja substituído
  • Qual o custo do reparo do código P0499?

    Se isso for feito com base em bricolage, uma válvula de ventilação EVAP de substituição custará entre US $ 70 e US $ 200, dependendo da aplicação.

    Observe que, se o reparo for realizado profissionalmente em uma oficina, a maioria das oficinas adicionará custos de mão-de-obra de 2 a 4 horas ao custo da peça, portanto, procure as melhores taxas de mão-de-obra. Observe que esta estimativa de reparo não inclui taxas e impostos relevantes que possam ser pagos.

    Quais são os sintomas do código P0499?

    Alguns sintomas comuns do código P0499 podem incluir os seguintes

  • Código de problema armazenado e possivelmente uma luz de aviso iluminada
  • Em alguns casos, códigos adicionais relacionados ao sistema EVAP podem estar presentes junto com P0499
  • Em alguns casos, pode não ser possível encher o tanque de combustível até a capacidade, pois o sistema de combustível não pode ser ventilado durante o abastecimento
  • Dependendo da natureza do problema, um forte odor de combustível pode estar presente
  • Dependendo da natureza do problema, podem ocorrer sérios problemas de dirigibilidade se o sistema de combustível não puder ser ventilado pelo sistema EVAP. Nesses casos, um tanque de vácuo excessivo pode se desenvolver no tanque, causando a fome do motor do combustível.
  • O veículo não pode passar por um teste obrigatório de emissões
  • Quais são as soluções comuns para o código P0499?

    As soluções para o código P0499 geralmente incluem os seguintes

  • Inspeção, teste e / ou substituição da válvula de ventilação EVAP
  • Inspeção e reparo / substituição de fiação danificada
  • Qual a gravidade do código P0499?

    O código P0499 é moderadamente sério nos casos em que o tanque não pode ser cheio até a capacidade, pois o veículo pode ficar sem combustível. No entanto, esse código se tornará mais sério se o EVAP permanecer na posição fechada, pois o motor pode ficar sem combustível inesperadamente.

    Quão seguro ainda é dirigir o carro com o código P0499?

    Idealmente, esse código deve ser resolvido sem demora devido aos riscos de incêndio e saúde decorrentes da fuga de vapores de combustível. Mais importante, porém, se houver algum problema de dirigibilidade, eles podem potencialmente imobilizar o veículo inesperadamente, o que tem implicações óbvias e graves de segurança se o veículo for conduzido no trânsito.

    Quão difícil é reparar o código P0499?

    Com apenas algumas exceções, os códigos EVAP são moderados a muito difíceis de diagnosticar e reparar devido à inacessibilidade de muitos componentes EVAP na maioria dos aplicativos. Se um equipamento como um macaco de chão, suportes de macaco adequadamente classificados e / ou guincho de veículo não estiverem disponíveis, a melhor (e mais segura) opção é encaminhar o aplicativo afetado a uma instalação de reparo competente para diagnóstico e reparo profissional.

    Como o objetivo da válvula de ventilação é fechar o sistema EVAP, você precisará de uma bomba de vácuo com um medidor integrado para diagnosticar uma válvula de ventilação com defeito. Você também precisará de um multímetro digital de boa qualidade e de um manual de reparo para a aplicação que está sendo trabalhada para determinar a localização, rota, função e código de cores de cada fio no circuito de controle da válvula de ventilação.

    Quais são os erros comuns ao reparar o código P0499?

    Os erros ao lidar com o código P0499 geralmente incluem os seguintes

  • Falha ao resolver códigos que precedem P0499 antes de tentar diagnosticar P0499
  • Falha na inspeção da entrada de ar ou no filtro de ar das válvulas de ventilação EVAP quanto à presença de restrições como lama, insetos aninhados ou gelo em climas frios
  • Como você soluciona problemas do código P0499?

    NOTA 1: O solenóide de controle da válvula de ventilação faz parte integrante do circuito de controle e, como tal, sua resistência interna também deve ser testada.

    NOTA 2: Se outros códigos estiverem presentes junto com P0499, siga a regra que diz que todos os códigos devem ser diagnosticados e resolvidos na ordem em que foram armazenados. O não cumprimento desta regra pode resultar em erro de diagnóstico. Em alguns casos, principalmente em alguns modelos Nissan e Infinity, uma válvula de ventilação com falha acionará o código P0455enquanto alguns modelos GM exibem o código P0466. Ambos os códigos são causados ​​pela sujeira que entra na válvula de ventilação através de uma tela quebrada no lado de entrada da válvula de ventilação. Observe também que, nesses modelos, uma válvula de ventilação com defeito pode tornar quase impossível encher o tanque de combustível, uma vez que o ar no tanque não pode ser ventilado.

    Passo 1

    Registre todos os códigos presentes, bem como todos os dados disponíveis do quadro congelado. Esta informação pode ser útil se uma falha intermitente for diagnosticada posteriormente.

    Passo 2

    Realize uma inspeção visual completa de toda a fiação e conectores associados. Procure por fiação e conectores em curto, queimado, danificado, quebrado ou corroído. Repare ou substitua a fiação e / ou os conectores, conforme necessário. Limpe todos os códigos quando os reparos forem concluídos e verifique novamente o sistema para ver se o código retorna.

    etapa 3

    Se nenhum dano visível à fiação for encontrado, execute as verificações de resistência, aterramento e continuidade em toda a fiação associada e compare as leituras obtidas com os valores indicados no manual. Preste atenção especial à tensão que atinge o solenóide. A maioria dos solenóides requer voltagem total da bateria para funcionar, portanto, verifique se uma carga baixa da bateria não é a causa do problema.

    Repare ou substitua toda a fiação defeituosa para garantir que as leituras obtidas estejam dentro dos limites especificados pelo fabricante. Observe que o circuito de controle da válvula de ventilação deve ser desconectado do PCM durante as verificações de resistência e continuidade para evitar danos ao controlador.

    Passo 4

    Se todos os valores elétricos estiverem dentro das especificações, deve ser possível ativar a válvula de ventilação manualmente repetidamente com o scanner, se o scanner tiver essa capacidade. A ativação repetida do solenóide da válvula de ventilação freqüentemente revela falhas intermitentes, mas observe que esses tipos de falhas às vezes podem ser extremamente difíceis de rastrear e reparar. Em casos extremos, pode ser necessário permitir que a falha piore antes que um diagnóstico preciso e um reparo definitivo possam ser feitos.

    Etapa 5

    Se o scanner não ativar (ou não puder) ativar o solenóide da válvula de ventilação, consulte o manual no local da válvula. Em algumas aplicações, a válvula está conectada ao recipiente de carvão, enquanto em outras, a válvula real pode estar localizada a alguma distância.

    Desconecte o solenóide da válvula do sistema e siga as instruções no manual sobre o procedimento correto para aplicar a voltagem da bateria ao solenóide diretamente. Se o solenóide de controle estiver totalmente funcional, haverá um clique audível assim que a corrente for aplicada. Se não houver um clique, o solenóide pode estar com defeito ou o shuttle solenóide pode simplesmente ficar preso. Teste a resistência interna do solenóide e, se estiver de acordo com o valor indicado no manual, prepare-se para remover o solenóide para mais testes ou substituição.

    Etapa 6

    Depois que a válvula e o solenóide forem removidos do veículo, conecte a bomba de vácuo a uma abertura. Observe que, como os solenóides da válvula de ventilação estão normalmente abertos, é necessário aplicar a corrente da bateria ao solenóide para que a válvula se feche. Verifique se o solenóide está adequadamente aterrado durante esta etapa.

    Desenhe um vácuo com a bomba até que o medidor registre um valor de vácuo dentro da faixa de operação da válvula. Assumindo que o equipamento de teste não esteja com defeito, o vácuo permanecerá estável se a válvula fechar completamente. Um vácuo em decomposição indica que a válvula está vazando ou não está fechando completamente. Substitua a válvula se ela não retiver o vácuo.

    NOTA: Observe que durante a operação normal a válvula de ventilação contém uma pressão predefinida, e não o vácuo. No entanto, como é mais fácil testar a válvula com um vácuo do que com uma pressão positiva, é importante não exceder os parâmetros de projeto da válvula de ventilação.

    Fazer isso pode resultar em um resultado falso positivo, o que significa que uma válvula perfeitamente boa pode ser condenada simplesmente porque se espera que ela funcione fora dos parâmetros de projeto. Use este conversor prático para converter a pressão de projeto do sistema EVAP em um vácuo utilizável para testar a válvula de ventilação.

    Etapa 7

    Ao substituir ou reinstalar a válvula de ventilação após o teste, é sempre uma boa idéia inspecionar todas as linhas de vácuo associadas quanto a sinais de danos, rachaduras, fendas ou outros problemas. Embora os vazamentos de vácuo usualmente disparem códigos diferentes de P0499, garantir que todas as linhas de vácuo estejam em boa forma é uma medida preventiva de bom senso que pode evitar problemas e problemas mais tarde.

    Depois que a válvula de ventilação for substituída ou reinstalada e todas as conexões elétricas estiverem seguras, limpe todos os códigos e teste novamente o sistema para verificar se o código retorna. Se ele não retornar após vários ciclos de unidade, o reparo pode ser considerado como tendo sido bem-sucedido.

    Códigos relacionados a P0499

  • P0498 - “Circuito de controle da válvula de ventilação do sistema de emissão evaporativa baixa”