Contente
- O que significa o código P0550?
- Quais são as causas comuns do código P0550?
- Quais são os sintomas do código P0550?
- Como você soluciona problemas do código P0550?
- Passo 1
- Passo 2
- etapa 3
- Passo 4
- Etapa 5
- Códigos relacionados a P0550
Código de Problema | Localização da falha | Causa provável |
---|---|---|
P0550 | Avaria no sensor de pressão da direcção assistida (PSP) / circuito do interruptor | Cablagem, sensor / interruptor PSP, ECM |
O que significa o código P0550?
O código de falha OBD II P0550 é um código genérico que é definido como “Mau funcionamento do sensor / pressão da pressão da direção hidráulica (PSP)” e é definido quando o PCM (Módulo de controle do trem de força) falha em receber um sinal do sensor de pressão da direção hidráulica. Observe que este código se aplica aos sistemas de direção hidráulica; sistemas que usam motores elétricos para fornecer assistência à direção não usam sensores de pressão como os encontrados em sistemas hidráulicos.
Os modernos sistemas de direção hidráulica são adaptáveis no sentido de que a assistência à direção hidráulica aumenta em baixas velocidades na estrada, enquanto em altas velocidades ou acima de um limite mínimo definido pelo fabricante, a assistência na direção hidráulica diminui ou é completamente eliminada para fornecer o motorista com um feedback positivo da direção através dos sistemas de suspensão e direção. A vantagem dessa abordagem reside no fato de que o controle direcional do veículo é aprimorado, uma vez que entradas de direção repentinas ou exageradas são amplamente evitadas.
Em termos práticos, todos os sistemas de direção hidráulica são equipados com sensores de pressão que usam uma resistência à mudança para converter o sinal de referência que entra no sensor em uma tensão de sinal variável, com o grau de mudança correspondente a uma mudança de pressão no sistema de direção hidráulica.
No entanto, em baixas velocidades do motor, a bomba da direção hidráulica representa um fator de arrasto parasitário significativo no motor. Para combater isso, o PCM usa a tensão do sinal do sensor de pressão da direção hidráulica para calcular um aumento na velocidade do motor, cuja alteração é efetuada aumentando a abertura do acelerador com o atuador do acelerador acionado por sistemas de arame ou aumentando a velocidade de marcha lenta permitindo que mais ar (e, portanto, mais combustível) entre no motor comandando a válvula de controle do ar inativo para uma abertura maior.
Dessa maneira, o PCM impede que o motor pare em baixas velocidades, o que, por sua vez, permite que o motor supere o arrasto parasita da bomba de direção hidráulica a ser superada. Além disso, ao controlar efetivamente a velocidade do motor, é gerada assistência suficiente para a direção para possibilitar manobras em baixa velocidade sem a necessidade de exercer força indevida no volante.
Se o PCM não receber um sinal do pressostato / sensor da direção hidráulica, ele definirá o código P0550 e poderá ou não acender uma luz de aviso. Além disso, observe que, dependendo da aplicação, vários ciclos de falha podem ser necessários antes que o código seja definido ou antes que uma luz de aviso acenda.
A imagem abaixo mostra um esquema simplificado de um sistema típico de direção hidráulica. Observe a localização do sensor de pressão em relação aos outros componentes principais do sistema.
Quais são as causas comuns do código P0550?
As causas comuns do código P0550 podem incluir os seguintes
Quais são os sintomas do código P0550?
Os sintomas comuns do código P0550 podem incluir os seguintes
NOTA: Em casos raros, pode não haver sintomas além de um código de problema armazenado.
Como você soluciona problemas do código P0550?
Passo 1
Registre todos os códigos de falha presentes, incluindo códigos pendentes, bem como todos os dados disponíveis do quadro de congelamento. Esta informação pode ser útil caso uma falha intermitente seja diagnosticada posteriormente.
NOTA: Anote todos os códigos adicionais que possam estar presentes e preste atenção especial aos códigos relacionados ao sensor de velocidade do motor, atuador do acelerador e / ou válvula de controle do ar inativo e todos os sistemas de controle relacionados a esses sensores. Às vezes, falhas e defeitos nesses sensores / sistemas de controle podem imitar os sintomas do P0550, que podem aparecer como resultado de outros códigos. Se outros códigos foram armazenados antes de P0550, repare-os na ordem em que foram armazenados, pois isso às vezes também resolve P0550.
Passo 2
Consulte o manual do aplicativo para localizar e identificar todas as peças e componentes relevantes. Além disso, use essa oportunidade para determinar o local, a função, o código de cores e o roteamento de todas as fiações e mangueiras associadas que compõem o sistema de direção hidráulica.
Como primeira etapa, inspecione o nível e a aparência do fluido no reservatório do sistema de direção. Lembre-se de que, a menos que haja vazamentos de fluido no sistema de direção, o fluido da direção hidráulica não pode "desaparecer", pois não é consumido como o óleo do motor. Portanto, se o nível no reservatório estiver significativamente abaixo da marca “CHEIO”, há um vazamento no sistema que DEVE ser encontrado e reparado antes que o veículo seja novamente colocado em serviço.
Se o fluido for de cor escura ou apresentar odor "queimado", será degradado e deverá ser substituído conforme as instruções fornecidas no manual. Lembre-se de que um nível baixo de fluido e um fluido degradado podem causar esse código; portanto, NÃO pule esta inspeção.
AVISO: Esteja ciente de que a maioria das aplicações requer fluido de direção hidráulica que DEVE seguir determinadas especificações para que o sistema funcione de maneira confiável e eficiente. NUNCA substitua o fluido da direção hidráulica por qualquer "Fluido de transmissão automática", porque esse ATF específico pode ser formulado de uma maneira que não forneça proteção eficaz contra corrosão e / ou atrito, ou pior, seja incompatível com a bomba / sistema da direção hidráulica projeto e / ou materiais utilizados na bomba ou no sistema.
De fato, os sistemas de direção hidráulica de algumas aplicações requerem óleo hidráulico altamente especializado ou outros tipos de fluido que geralmente estão disponíveis apenas nos revendedores autorizados. SEMPRE consulte o manual para a aplicação que está sendo trabalhada para obter informações detalhadas sobre o fluido ou óleo correto a ser usado ao substituir ou completar o fluido em QUALQUER sistema de direção hidráulica, para evitar a possibilidade de falha repentina e possivelmente catastrófica do sistema.
etapa 3
Se o nível do fluido no reservatório estiver na marca correta, o fluido estiver em boas condições e do tipo / grau correto, não haverá vazamentos de fluido no sistema e a bomba da direção hidráulica não emitirá ruídos mecânicos estranhos quando o Se o motor estiver funcionando (ou quando o volante for girado de um lado para o outro), faça uma inspeção visual completa de toda a fiação e conectores associados.
Procure por fiação e / ou conectores danificados, queimados, em curto, desconectados ou corroídos e faça os reparos conforme necessário, se tais danos forem encontrados. Limpe todo o código após a conclusão dos reparos e opere o veículo em velocidade muito baixa (ou gire o volante de um lado para o outro com o motor ligado) para ver se o código retorna.
Passo 4
Se o código persistir e todas as condições da Etapa 3 forem atendidas, mas não houver danos visíveis na fiação do sistema de controle, prepare-se para executar verificações de tensão de referência, continuidade, resistência e conectividade ao terra em todas as fiações associadas. No entanto, certifique-se de desconectar o sensor do PCM durante esta etapa para evitar danos ao controlador. Além disso, lembre-se de que o sensor / interruptor de pressão faz parte do circuito de controle e, como tal, sua resistência interna também deve ser testada. Substitua o sensor por uma peça OEM se sua resistência divergir do valor indicado no manual.
Compare todas as outras leituras obtidas com as indicadas no manual e, se forem encontrados desvios dos valores estabelecidos, repare ou substitua a fiação para garantir que todos os valores elétricos caiam dentro dos limites especificados. Limpe todo o código após a conclusão dos reparos e opere o veículo em velocidade muito baixa (ou gire o volante de um lado para o outro com o motor ligado) para ver se o código retorna.
Etapa 5
No caso improvável de o código retornar após a Etapa 4, resista à tentação de culpar (ou ambos) o atuador do acelerador ou a válvula de controle do ar inativo e, especialmente, se não houver nenhum código (ativo ou pendente) relacionado a esses sistemas .
Além disso, lembre-se de que, se o volante não for mais difícil de girar em baixa velocidade do que era antes do código aparecer, é improvável que o problema esteja relacionado à pressão desenvolvida pela bomba da direção hidráulica. Em casos como esse, é muito mais provável que o problema envolva problemas elétricos intermitentes ou esporádicos, que às vezes podem ser extremamente desafiadores para encontrar e reparar definitivamente. Uma causa típica de problemas esporádicos geralmente pode ser atribuída diretamente a sensores de pressão de pós-venda baratos, de proveniência incerta e, em muitos casos, o problema pode ser resolvido substituindo o sensor / interruptor de pressão por uma peça OEM.
No entanto, se a falha persistir, apesar de várias tentativas de reparo, obtenha um manômetro adequado e faça um teste da pressão real desenvolvida pela bomba da direção hidráulica.
AVISO: Certifique-se de seguir exatamente as instruções fornecidas no manual e observe todas as precauções de segurança, pois algumas bombas de direção hidráulica desenvolvem pressões extremamente altas. O não cumprimento das medidas básicas de segurança (ou das instruções fornecidas) pode causar ferimentos graves, além de danos significativos ao sistema de direção hidráulica.
Compare os resultados dos testes com os valores indicados no manual, mas lembre-se de que a substituição de uma bomba de direção hidráulica na maioria das aplicações é um assunto tecnicamente desafiador que pode derrotar a maioria dos mecânicos não profissionais. Portanto, se a bomba não cumprir as especificações, a melhor opção é encaminhar o veículo ao revendedor ou a outra oficina de reparo competente para obter assistência profissional.