Contente
- O que significa o código P0597?
- Onde está localizado o sensor P0597?
- Quais são as causas comuns do código P0597?
Código de Problema | Localização da falha | Causa provável |
---|---|---|
P0597 | Sistema de controle do aquecedor de termostato - circuito aberto | Fiação, relé, aquecedor de termostato |
O que significa o código P0597?
O código de falha OBD II P0597 é um código genérico definido como "Sistema de controle do aquecedor do termostato - circuito aberto" e é definido quando o PCM (Módulo de controle do trem de força) detecta um circuito aberto (perda de continuidade) no circuito de controle do aquecedor de um termostato eletricamente assistido, também conhecido como termostato "mapeado". Observe que, embora essa tecnologia seja amplamente utilizada na Europa, ela se tornou cada vez mais comum nos mercados da América do Norte e de outros países nos últimos anos.
Enquanto os termostatos convencionais que usam um material de expansão e uma mola para abrir e fechar uma válvula para regular a temperatura do motor provaram ser razoavelmente confiáveis e eficientes ao longo de muitos anos, esses termostatos estão limitados a dois modos básicos de operação, ambos ligados ao design do termostato ou à faixa de controle. Essencialmente, um termostato convencional totalmente funcional só pode ser aberto para permitir que o líquido de refrigeração circule pelo radiador para liberar calor ou pode ser fechado para impedir que o líquido de refrigeração circule livremente pelo motor para permitir o aquecimento rápido do motor.
Na prática, não há estágio intermediário: se o sistema de resfriamento estiver totalmente funcional, o termostato abrirá na temperatura mínima de projeto e, a partir desse ponto, o termostato manterá a temperatura do líquido de arrefecimento no máximo ou próximo ao máximo. temperatura admissível até que o motor seja desligado e a circulação do líquido de arrefecimento cesse. No entanto, como as emissões de escapamento estão intimamente ligadas à temperatura do motor, os requisitos de emissões cada vez mais rigorosos obrigaram os projetistas a criar novas maneiras de controlar a temperatura do motor para limitar ou reduzir as emissões de escapamento na maior variedade possível de temperaturas do motor.
Por exemplo, a temperaturas do motor inferiores a cerca de 1850F (850C), mais potência do motor pode ser produzida, pois nessas temperaturas a batida do motor é reduzida e o tempo de ignição pode ser otimizado, principalmente em condições de alta carga do motor. No entanto, em baixas temperaturas do motor, a combustão é menos eficiente, o que causa maior consumo de combustível e emissões.
Por outro lado, a temperaturas do motor de até cerca de 2300F (1100C), a combustão é muito mais eficiente e, particularmente, sob condições de carga leve do motor, como as experimentadas durante a condução em baixa velocidade na cidade em aberturas de aceleração relativamente pequenas. Sob essas condições, a economia de combustível aumenta e as emissões são drasticamente reduzidas. Portanto, adaptando a temperatura do motor às condições de direção, as emissões podem ser reduzidas significativamente sem sacrificar a economia de combustível ou a potência do motor, e é exatamente isso que um termostato mapeado ou com assistência elétrica faz.
Em termos de operação, um termostato mapeado ainda usa um pellet de cera e uma mola para controlar sua operação, mas o pellet de cera é aumentado por um elemento aquecedor (controlado pelo PCM) para criar um meio de controlar as características operacionais do termostato com base em condições de condução. Na prática, o PCM utiliza dados de entrada como velocidade do motor, posição do acelerador, temperatura do ar de admissão e do líquido de arrefecimento do motor (e outros). O PCM é capaz de determinar as condições de operação e, portanto, um ajuste adequado do termostato que trará a temperatura do motor para a faixa onde as emissões podem ser reduzidas sem sacrificar a economia de combustível ou a eficiência do motor.
Assim, quando o PCM determina que uma condição de baixa velocidade e baixa carga do motor, como a condução na cidade, está presente, ele não ativará o aquecedor do termostato, o que permite que o termostato seja aberto na temperatura máxima de projeto (normalmente cerca de 2300F (1100C), uma vez que reduz o tempo de aquecimento do motor, melhora a economia de combustível e reduz as emissões. No entanto, se as condições de operação mudarem e for necessária uma temperatura mais baixa do motor, por exemplo, em rodovias de alta velocidade em aberturas relativamente grandes, o PCM ativará o aquecedor do termostato para abrir o termostato mais rapidamente, o que reduz a temperatura do motor para cerca de 1850F (850C), que por sua vez, melhora o desempenho geral do motor.
Quando o PCM determina que as condições de direção voltaram a dirigir na cidade, ele desativará o elemento de aquecimento do termostato, o que permite que o termostato não revele nenhuma operação normal, ou seja, usando apenas o pellet de cera e a mola de retorno para controlar sua operação, novamente criando a alta temperatura do motor necessária para reduzir as emissões durante as condições de condução na cidade.
Pelo exposto, deve ser óbvio que, para que um termostato mapeado funcione corretamente, seus circuitos de controle elétrico precisam estar em perfeito estado de funcionamento. Assim, quando o PCM detecta um circuito aberto ou perda de continuidade nos circuitos de controle do termostato, ele reconhece que não pode controlar o termostato efetivamente e definirá o código P0597 como resultado. Se uma luz de aviso está acesa ou não na primeira falha depende em grande parte da aplicação e da causa exata do circuito aberto.
Onde está localizado o sensor P0597?
A imagem acima mostra um esquema simplificado de um termostato mapeado. Observe que, embora todos os termostatos mapeados utilizem os mesmos componentes básicos, a aparência real desses termostatos varia muito entre as aplicações. No entanto, como a introdução de termostatos mapeados não exigia que os motores e os sistemas de refrigeração fossem reprojetados ou alterados de maneira significativa, esses termostatos geralmente estão localizados nos mesmos locais onde costumavam ser os termostatos convencionais.
Normalmente, todos os termostatos geralmente estão localizados perto da cabeça do cilindro, se não estiverem realmente na cabeça do cilindro. Se um manual de reparo para a aplicação afetada não estiver disponível, a maneira mais fácil de localizar o termostato é localizar a mangueira do radiador inferior e rastrear essa mangueira de volta ao motor, onde a mangueira geralmente termina em um alojamento de plástico ou alumínio / caixa que encerra o termostato.
Observe, porém, que em algumas aplicações, o termostato está localizado entre o motor e o topo Mangueira do radiador. No entanto, um sistema de resfriamento mapeado pode ser identificado pelo fato de haver um conector elétrico no compartimento do termostato, o que também serve para facilitar a localização do termostato real no sistema de resfriamento.
No entanto, esteja ciente de que, em algumas aplicações, pode ser necessário remover ou desmontar parcialmente os componentes não relacionados, como compressores e / ou mangueiras de ar condicionado, bomba de direção hidráulica e / ou mangueiras, correia (s) de acionamento / polias intermediárias / dispositivos de tensionamento , e às vezes até o (s) radiador (es) de refrigeração do radiador, para obter acesso ao termostato para fins de substituição.
Quais são as causas comuns do código P0597?
Algumas causas comuns do código P0597 podem incluir os seguintes
Olá scuba john. Você poderia começar publicando na seção apropriada deste site. Como produtos domésticos ou importações, motores pequenos ou equipamentos pesados.Então plz nos fornece ano, marca e modelo do seu carro / caminhão / harley pedalson / brinquedo tonka. Para alguns fabricantes, um código P0597 poderia ser um ...