Contente
- O que significa o código P0628?
- Quais são as causas comuns do código P0628?
- Quais são os sintomas do código P0628?
- Como você soluciona problemas do código P0628?
- Passo 1
- Passo 2
- etapa 3
- Passo 4
- Etapa 5
- Códigos relacionados a P0628
Código de Problema | Localização da falha | Causa provável |
---|---|---|
P0628 | Controle da bomba de combustível - circuito baixo | Fiação curta à terra, relé, bomba de combustível |
O que significa o código P0628?
NOTAS ESPECIAIS: O código OBD II P0628 está entre os códigos mais ambíguos, no sentido de que possui muitas definições possíveis - algumas das quais se aplicam a aplicações a gasolina e outras a aplicações a diesel. Além disso, observe que este guia discutirá o código P0628 com a definição "Circuito de controle da bomba de combustível" A "- baixa", pois essa definição se aplica à maioria das aplicações de gasolina.
Embora todas as definições de P0628 se apliquem às tensões baixas do circuito de controle da bomba de combustível de alguma forma, os procedimentos de teste para este código variam muito entre as aplicações de diesel e gasolina. Isso é particularmente verdadeiro quando o código P0628 está presente em um aplicativo de gasolina que utiliza um sistema de combustível sem retorno, em oposição a um sistema de pressão constante que diminui a pressão do combustível com um regulador de pressão.
Em aplicações a diesel, esse código refere-se a uma tensão baixa do circuito de controle da bomba de elevação de combustível. Em aplicações a diesel, uma bomba de elevação é colocada dentro do tanque de combustível ou, às vezes, mais próxima da bomba de injeção principal para garantir um fornecimento constante de combustível de baixa pressão à bomba de injeção principal.
Algumas definições possíveis (comuns) de P0628 podem incluir os seguintes
Observe, no entanto, que outras definições são possíveis, dependendo da marca e modelo do aplicativo envolvido, bem como do ano de produção do aplicativo afetado. Portanto, devem ser feitas todas as tentativas para confirmar a definição de P0628 no que se refere à aplicação sendo trabalhada para evitar confusão, diagnóstico incorreto e substituição desnecessária de peças e componentes caros.
Pelo exposto, deve ser óbvio que este guia não pode fornecer informações detalhadas de diagnóstico / reparo que serão válidas para todos os aplicativos em todas as condições possíveis, o que significa que as informações genéricas fornecidas aqui são destinadas apenas a fins informativos gerais e, portanto, devem NÃO deve ser usado em nenhum procedimento de diagnóstico para o código P0628 sem fazer a referência adequada ao aplicativo que está sendo trabalhado. FIM DE NOTAS ESPECIAIS.
O código OBD II P0628 é um código genérico mais comumente definido como “Circuito de Controle da Bomba de Combustível“ A ”- Baixo” (que definição se aplica à maioria das aplicações a gasolina) e é definido quando o PCM detecta uma voltagem anormalmente baixa na bomba de combustível circuito de controle. Na maioria das aplicações, o código P0628 é definido e uma luz de aviso acende imediatamente após a falha, embora em alguns casos, o código seja definido somente após a falha estar presente por alguns segundos.
Em aplicações mais antigas de gasolina, o sistema de combustível é projetado para que o combustível seja entregue aos injetores a uma taxa e pressão constantes. Nesses sistemas, a energia é fornecida à bomba de combustível por meio de um relé que entrega quase a tensão da bateria para a bomba, que sempre funciona a uma velocidade constante, fornecendo combustível a um volume e taxa que garantem que o motor seja sempre fornecido com um fornecimento adequado de combustível, independentemente das condições de operação em um determinado momento.
Para controlar o volume e a pressão do combustível em níveis que não causam excesso de combustível, o trilho de combustível é equipado com um regulador de pressão acionado por mola que se abre sob a pressão do combustível fornecida pela bomba quando a demanda por combustível cai, como quando o acelerador estiver fechado. Dessa maneira, os injetores são sempre fornecidos com combustível suficiente na pressão especificada para a aplicação, mas a pressão excessiva é desviada de volta para o tanque através do regulador de pressão quando a demanda de combustível diminui. Esse tipo de sistema também é equipado com um sensor de pressão de combustível que monitora o sistema em condições anormalmente baixas e de alta pressão.
Por outro lado, as aplicações modernas estão cada vez mais usando sistemas "sem retorno" que não devolvem excesso de combustível ao tanque. Em vez disso, o volume e a pressão do combustível fornecido aos injetores são controlados variando a velocidade da bomba de combustível, o que é conseguido através da indução de quedas de tensão no circuito de controle. Uma grande vantagem desses projetos de sistemas de combustível é que, como o combustível não é agitado ou aquecido tanto quanto em sistemas mais antigos, o volume de vapores de combustível é bastante reduzido, o que é ótimo do ponto de vista das emissões.
No entanto, a desvantagem desses sistemas é a complexidade muito maior do sistema de controle da bomba de combustível, que inclui módulos e sensores de controle que não estão incluídos nos sistemas de controle de sistemas de pressão constante. Por exemplo, um sistema típico sem retorno incorpora um ou ambos os sensores de posição do pedal do acelerador, o (s) sensor (es) de posição do acelerador, entrada dos sensores MAP / MAF (fluxo de ar em massa / pressão absoluta do coletor), dados do refrigerante do motor e sensores de temperatura do ar de admissão, o sensor de pressão de combustível e vários outros que estão interconectados através do sistema de barramento CAN (Controller Area Network).
O PCM usa todos esses dados de entrada para calcular uma pressão de combustível apropriada que, por um lado, assegura que o motor não esteja sem combustível e para garantir que os injetores injetem o volume correto de combustível nos cilindros, por outro. pode exceder o volume desejado se a pressão do combustível estiver muito alta a qualquer momento. Para obter esse equilíbrio, o PCM ajusta a velocidade da bomba de combustível várias vezes por segundo, variando a tensão de entrada das bombas de combustível. Existem várias maneiras de conseguir isso, mas o método mais comum envolve variar a resistência na fonte de alimentação das bombas de combustível para aumentar ou diminuir a tensão que finalmente atinge o motor da bomba.
Assim, do exposto acima, deve ficar claro que a verificação de uma falha ou condição de baixa tensão na fonte de alimentação de um sistema de pressão constante envolve nada mais do que medir a resistência e a continuidade na fiação das bombas de combustível. No entanto, como os sistemas sem retorno usam uma tensão / resistência variada para controlar a velocidade da bomba, é menos fácil determinar em que ponto da faixa de operação da bomba o código definido de condição de baixa tensão P0628 e acender uma luz de aviso. No entanto, em ambos os projetos, o PCM definirá o código P0628 e acenderá uma luz de aviso quando uma condição de baixa tensão for detectada no circuito de controle das bombas de combustível.
A imagem abaixo mostra um esquema simplificado de um sistema típico de injeção de combustível sem retorno. Observe a ausência de um regulador de pressão de combustível, que tem a função de desviar o excesso de pressão de volta ao tanque de combustível em sistemas de pressão constante.
Quais são as causas comuns do código P0628?
As causas comuns de P0628 podem incluir os seguintes
PCM com falha ou falha no módulo de controle de combustível, que pode ou não incluir o módulo de controle de velocidade da bomba de combustível. Observe, no entanto, que esses são eventos raros e a falha deve ser procurada em outro local antes que qualquer controlador seja substituído.
Quais são os sintomas do código P0628?
Além de um código de problema armazenado e uma luz de aviso acesa, alguns outros sintomas comuns do P0628 podem incluir os seguintes:
NOTA: Observe que a maioria, se não todos os sintomas listados aqui, também se aplicam a aplicativos a diesel que exibem o código P0268.
Como você soluciona problemas do código P0628?
OBSERVAÇÕES ESPECIAIS SOBRE BOMBAS DE ELEVADOR DIESEL: Embora as bombas de elevação a diesel executem uma função diferente das bombas de combustível em motores a gasolina, os procedimentos de diagnóstico / reparo do código P0628 em aplicações a diesel são praticamente os mesmos do código P0628 em aplicações a gasolina. Nos dois casos, a bomba requer uma tensão específica para funcionar corretamente e, além do fato de as bombas de elevação a diesel produzirem pressões muito mais baixas do que as bombas de combustível a gasolina, uma tensão de entrada menor que o esperado pode fazer com que a bomba não entregue o volume correto de combustível na pressão especificada, que, por sua vez, pode passar fome a bomba principal de injeção de um suprimento constante de combustível. Assim, seguindo as etapas de diagnóstico / reparo descritas neste guia, deve ser possível resolver o código P0628 em aplicativos a diesel nove vezes em cada dez. FIM DE NOTAS ESPECIAIS.
Passo 1
Registre todos os códigos de falha presentes, bem como todos os dados disponíveis do quadro congelado. Esta informação pode ser útil se uma falha intermitente for diagnosticada posteriormente.
NOTA 1: O código P0628 é frequentemente acompanhado por códigos relacionados à baixa pressão de combustível. No entanto, resista à tentação de investigar causas de condições de baixa pressão de combustível que não sejam de baixa tensão no circuito de controle das bombas de combustível, uma vez que esses códigos são quase sempre o resultado de P0628, e não a causa da condição de baixa pressão de combustível. Observe que isso é verdade para aplicações a diesel que também usam bombas de elevação de combustível.
NOTA 2: Se houver códigos relacionados a baixas tensões do sistema, há uma chance mais do que uniforme de que a baixa tensão do sistema seja a causa raiz do P0628, o que significa que, se tais códigos estiverem presentes, DEVEM ser resolvidos. antes qualquer tentativa é feita para diagnosticar P0628 ou códigos relacionados à pressão baixa de combustível.
Passo 2
Consulte o manual da aplicação para determinar se o sistema de combustível é da variedade de pressão constante ou sem retorno, pois o procedimento de diagnóstico para o último tipo de sistema é um pouco mais complicado do que para o tipo anterior.
Independentemente do tipo de sistema, a grande maioria das falhas ocorre na fiação entre o relé da bomba de combustível e a própria bomba de combustível. Com isso em mente, consulte o manual para identificar todos os componentes, fiação e conectores relevantes, bem como o código de cores e a função de cada fio no circuito de controle.
etapa 3
Depois que todas as conexões e componentes forem identificados, faça uma inspeção visual completa de todas as conexões; procure fiação e / ou conectores danificados, queimados, em curto, desconectados e corroídos. Faça os reparos conforme necessário, limpe todos os códigos e verifique novamente o sistema para ver se o código retorna.
Passo 4
Se o código persistir, mas nenhum dano visível for encontrado na fiação associada, prepare-se para executar verificações de resistência, continuidade e conectividade à terra em todas as fiações associadas. Em sistemas de pressão constante, isso é relativamente fácil, pois o circuito é muito simples. No entanto, preste atenção especial à continuidade em todos os conectores e verifique se a bobina do relé da bomba exibe a resistência especificada.
Nesse tipo de sistema, o circuito de controle deve carregar a tensão da bateria ou muito próximo a ela, portanto, verifique se a bateria está totalmente carregada quando essa verificação é realizada. Além disso, verifique se o aterramento do sistema está bom testando entre os pontos positivos e adequados da bateria na carroçaria e no motor. Faça reparos, se necessário, para garantir que o aterramento do sistema seja restaurado.
Certifique-se de verificar se há curtos-circuitos entre os lados positivo e negativo do circuito de controle. Todos os fabricantes têm limites máximos permitidos para tensão no circuito de terra e, embora o ideal seja não ter tensão nesse circuito, às vezes acontece que alguma tensão está presente devido a uma variedade de causas e fatores. Se for encontrada tensão excessiva, às vezes é preferível substituir toda a fiação relevante do que passar horas procurando um curto-circuito marginal entre o terra e a tensão da bateria.
No entanto, compare todas as leituras obtidas com os valores indicados no manual e faça os reparos necessários para garantir que todos os valores elétricos caiam dentro dos limites especificados pelos fabricantes. Limpe todos os códigos após a conclusão dos reparos e verifique novamente o sistema para ver se o código retorna.
NOTA: Se o código persistir em um sistema de pressão constante, verifique se o relé da bomba de combustível pode ser totalmente reparado, pois os pontos de contato nos relés eletromecânicos às vezes podem inibir o fluxo de corrente se os pontos forem danificados devido ao uso prolongado ou ao arco. Substitua o relé da bomba de combustível se houver alguma dúvida sobre sua condição ou facilidade de manutenção.
Etapa 5
As etapas de diagnóstico / reparo até a Etapa 5 e inclusive a Etapa 5 certamente resolverão o P0628 nos sistemas de combustível a gasolina de pressão constante e nos sistemas de bomba de elevação a diesel.
No entanto, se a falha persistir além da Etapa 5 em um sistema sem retorno, torna-se necessário testar todos os circuitos e componentes em todo o sistema de controle da bomba de combustível, pois todo o sistema está envolvido no cálculo e no fornecimento da tensão de alimentação que é finalmente enviada ao bomba de combustível a qualquer momento. Normalmente, esses testes envolvem o teste da operação de todos os sensores e módulos de controle implicados, bem como a resistência, tensão de referência, continuidade e conectividade ao terra em todas as fiações e circuitos associados.
Esteja ciente, no entanto, de que esse procedimento pode ser extremamente desafiador, mesmo para técnicos profissionais, e, portanto, NÃO deve ser tentado por não profissionais que não se sintam confortáveis com a idéia de diagnosticar falhas em um sistema CAN ou que não tenham acesso a diagnósticos adequados. equipamento, todos os dados de referência relevantes e / ou as habilidades de diagnóstico necessárias.
Outros testes típicos envolvem a verificação da tensão do circuito de controle da bomba de combustível e da pressão real do combustível nas aberturas do acelerador definidas. Embora isso possa ser feito com alguns scanners que possuem funções de controle, este procedimento NÃO é recomendado se equipamentos e dados de referência adequados não estiverem disponíveis. De fato, se as etapas 1 a 4 não resolverem o problema, a opção mais sábia é encaminhar o veículo ao revendedor ou a outra oficina competente para diagnóstico e reparo profissional.