Contente
- O que significa o código P062D?
- Quais são as causas comuns do código P062D?
- Quais são os sintomas do código P062D?
- Como você soluciona problemas do código P062D?
- Passo 1
- Passo 2
- etapa 3
- Passo 4
- Etapa 5
- Etapa 6
- Códigos relacionados a P062D
Código de Problema | Localização da falha | Causa provável |
---|---|---|
P062D | Desempenho do circuito do driver do injetor de combustível | Fiação, injetor de combustível com defeito / circuito ou software do injetor, PCM |
O que significa o código P062D?
OBSERVAÇÕES ESPECIAIS: Os mecânicos não profissionais devem observar que o diagnóstico do código P062D requer o uso de um osciloscópio de maneira confiável e dados de referência precisos na forma de uma biblioteca de formas de onda para o aplicativo que está sendo trabalhado. Se nem um osciloscópio, nem dados de referência estiverem disponíveis, a opção mais sensata é encaminhar o veículo ao revendedor ou a outra oficina competente para diagnóstico e reparo profissional. FIM DE NOTAS ESPECIAIS.
O código de falha OBD II P062D é um código genérico definido como "Desempenho do circuito do driver do injetor de combustível - Banco 1" e é definido quando o PCM (Módulo de controle do trem de força) detecta uma inconsistência entre o comando de injeção numérica e os sinais de confirmação de injeção para um ou mais injetores de combustível. Normalmente, esse código define o primeiro ciclo de falha que ocorre após o funcionamento do mecanismo por um período definido pelo fabricante, que geralmente fica entre 0,5 e 1 segundo. "Banco 1" refere-se ao banco de cilindros que contém o cilindro nº 1 em motores com duas cabeças de cilindro.
Os sistemas modernos de injeção de combustível atingiram um estado muito alto de desenvolvimento, e são necessários sistemas eletrônicos cada vez mais sofisticados para controlar os pulsos de injeção de combustível e monitorar o sistema para manter o desempenho máximo. Um desses mecanismos de controle é um sinal de retorno ou confirmação de injeção que alerta o PCM sobre o fato de o sinal de injeção ter sido recebido e, desde que o injetor seja reparável e que todos os outros requisitos sejam atendidos, ele injeta o volume necessário de combustível. o cilindro.
Não precisamos nos aprofundar nas complexidades de como o PCM calcula o tempo de injeção aqui, além de dizer que, uma vez que o PCM tenha determinado o momento exato da injeção, fundamentará o sinal de comando da injeção para esse injetor, completando assim o circuito que permite ao injetor abrir. No entanto, o PCM também precisa saber que o injetor recebeu o sinal de injeção e, para isso, o sinal é aterrado em um transistor de efeito de campo e em um resistor serial. Isso tem o efeito de criar uma queda de tensão mensurável no circuito, com a diferença entre o sinal de comando de injeção e o sinal retornado representando uma confirmação de que o sinal de comando de injeção foi recebido pelo injetor.
Na prática, porém, a queda de tensão (e, portanto, a diferença entre o comando de injeção e os sinais de confirmação), pode mudar ou variar por várias razões, dentre as quais destacam-se as falhas nas bobinas solenóides do injetor e os curtos / circuitos abertos nos injetores. circuito de controle. Os circuitos do driver do injetor no PCM monitoram os sinais de confirmação da injeção continuamente e, no caso de a queda de tensão exceder um nível especificado em relação à corrente consumida por um injetor, nenhum sinal de confirmação é ou pode ser gerado.
Quando isso acontece, os circuitos do driver do injetor desabilitam o injetor afetado, mas deve-se observar que os injetores são quase invariavelmente emparelhados. Por exemplo, em um motor de 4 cilindros, o emparelhamento pode ser os injetores nº 1 / nº 4 e os injetores nº 2 / nº 3, o que significa que, se o injetor nº 1, nosso exemplo de mecanismo estiver desativado, o nº 4 também será desativado. Além disso, quando o código P062D é definido como resultado de nenhum sinal de confirmação de injeção ser gerado em um ou mais injetores, o PCM força o motor a entrar no modo de segurança ou de segurança, que permanecerá até que a ignição seja desligada.
Quais são as causas comuns do código P062D?
Algumas causas comuns do código P062D podem incluir os seguintes
Quais são os sintomas do código P062D?
Alguns sintomas comuns do código P062D podem incluir os seguintes
Como você soluciona problemas do código P062D?
NOTAS ESPECIAIS: Note-se que, embora isso aconteça, o código P062D raramente aparece isoladamente. Esse código é quase invariavelmente acompanhado por outros códigos que geralmente se relacionam a falhas de ignição ou problemas de injetores em cilindros específicos, o que às vezes dificulta a determinação da causa raiz do problema e, principalmente, se um osciloscópio com o qual verificar a operação do o (s) circuito (s) do driver do injetor não estão disponíveis.
Portanto, se um osciloscópio (e dados de referência relevantes) não estiver disponível, as opções de diagnóstico e reparo disponíveis para mecânicos não profissionais limitam-se a inspecionar as cablagens do injetor em busca de más conexões, danos ou curtos-circuitos, ou talvez trocar os cabos suspeitos. injetores com injetores conhecidos por serem bons. Se essas medidas não resolverem o problema, a única outra opção viável é encaminhar o veículo para diagnóstico e reparo profissional. FIM DE NOTAS ESPECIAIS.
Passo 1
Registre todos os códigos de falha presentes, bem como todos os dados disponíveis do quadro congelado. Esta informação pode ser útil se uma falha intermitente for diagnosticada posteriormente.
Passo 2
Se um osciloscópio e dados de referência estiverem disponíveis, consulte o manual para identificar e localizar todos os conectores elétricos dos injetores e desconecte todos os conectores para impedir a partida do motor.
Siga as instruções no manual para conectar os cabos do osciloscópio corretamente no chicote dos injetores afetados e dê partida no motor para obter uma forma de onda na tela da mira. Consulte a imagem abaixo
Observe, no entanto, que embora essa imagem seja uma forma de onda de injeção real, existem diferenças entre as formas de onda reais geradas por diferentes tipos de injetores (saturados ou de pico e retenção), bem como entre diferentes marcas de injetores. No entanto, a linha tracejada na forma de onda inferior representa um sinal de confirmação de injeção anormal e confirma que o código P062D foi definido como resultado desse sinal anormal.
Pelo exposto, deve ser óbvio por que é necessário ter acesso a um osciloscópio e dados de referência precisos para verificar a existência de um sinal de conformação de injeção anormal. Sem essas informações, o procedimento de diagnóstico deve ser executado em grande parte "cego", o que significa que pode ser impossível rastrear a causa raiz do problema antes de substituir peças, componentes e / ou fiação na esperança de encontrar a solução.
NOTA: "EDU" na imagem refere-se aos circuitos do driver do injetor no PCM. Consulte o manual da aplicação que está sendo trabalhada para obter a terminologia ou abreviação exata usada pelo fabricante para descrever o (s) circuito (s) do driver de injeção.
etapa 3
Independentemente de um osciloscópio ter confirmado a presença de um sinal de conformação de injeção anormal ou não, a próxima etapa envolve inspecionar a fiação dos injetores afetados quanto a danos, curtos-circuitos, circuitos abertos ou sinais de corrosão na fiação e / ou conectores.
No entanto, resista à tentação de reparar a fiação se forem encontradas anormalidades. Nesses casos, é sempre melhor substituir a fiação danificada por chicotes OEM completos para evitar a possibilidade de reparos mal executados, causando problemas de resistência ou continuidade posteriormente.
Limpe todos os códigos após a conclusão de todos os reparos / substituições, inicie e deixe o motor em marcha lenta por alguns segundos antes de varrer o sistema novamente para verificar se o código retorna.
Passo 4
Se o código persistir, mas toda a fiação estiver livre de defeitos visíveis, prepare-se para testar a fiação do injetor afetado em busca de resistência e continuidade, mas certifique-se de desconectar o chicote do injetor do PCM para evitar danos ao PCM, mas mais especificamente ao injetor circuitos de driver.
Compare todas as leituras obtidas com os valores indicados no manual e substitua a fiação dos injectores efetuados por um chicote OEM, se forem encontradas discrepâncias. Limpe todos os códigos após a conclusão dos reparos, inicie e deixe o mecanismo inativo por alguns segundos antes de verificar novamente o sistema para verificar se o código retorna.
Etapa 5
Se o código persistir, mas toda a fiação estiver livre de defeitos visíveis e for considerada boa, suspeite de um injetor com defeito ou de um circuito do driver do PCM / injetor. No entanto, há uma chance muito maior de que um injetor tenha falhado, em oposição ao PCM, para resistir à tentação de condenar o PCM imediatamente.
Consulte o manual para obter informações detalhadas sobre como testar a resistência interna do (s) injetor (es) afetado (s), mas lembre-se de que “próximo o suficiente” NÃO é bom o suficiente. Existem boas razões para que os injetores de combustível em uma determinada aplicação tenham uma resistência específica, portanto, verifique se os injetores sob investigação têm resistências que se enquadram nas especificações dos fabricantes. Substitua todos os injetores cuja resistência não atenda aos valores especificados, mas use apenas peças OEM para garantir um reparo bem-sucedido.
Limpe todos os códigos após a conclusão de todos os reparos / substituições, inicie e deixe o motor em marcha lenta por alguns segundos antes de varrer o sistema novamente para verificar se o código retorna.
NOTA: A resistência interna de um injetor de combustível é um indicador razoavelmente bom de sua condição geral, mas não segue necessariamente que um injetor de combustível seja bom apenas porque sua resistência atende ao valor especificado. O uso prolongado em condições ambientais extremas e combustível ruim pode afetar os injetores de combustível de várias maneiras, uma das quais é fazer com que as peças móveis do injetor grudem devido à corrosão ou ao desgaste mecânico excessivo. Em alguns casos, isso pode fazer com que o código P062D e outros códigos relacionados ao injetor sejam definidos, substitua todos os injetores pelo menos uma vez a cada 150.000 milhas para evitar esse tipo de problema.
Etapa 6
Se o código persistir além da Etapa 5, não há muito mais (se houver) que o mecânico não profissional médio possa fazer para resolver o problema, além de substituir cegamente as peças e componentes, cuja abordagem NÃO é recomendada.
Nesse ponto, é provável que a substituição dos circuitos do driver do PCM e / ou do injetor seja a única solução viável, mas isso exige que o PCM de substituição seja programado e que vários procedimentos de reaprendizagem sejam realizados para garantir que o PCM de substituição funcione como pretendido.
Embora seja possível fazer tudo isso acima em uma base de bricolage, a melhor opção seria encaminhar o aplicativo ao revendedor ou outra oficina de reparo competente para obter assistência profissional com os procedimentos de reprogramação / reaprendizagem necessários.
Códigos relacionados a P062D
Informe a reclamação p062d para resolvê-la ...