P0641 - Tensão de referência do sensor A -circuito aberto

Posted on
Autor: John Stephens
Data De Criação: 2 Janeiro 2021
Data De Atualização: 5 Poderia 2024
Anonim
P0641 - Tensão de referência do sensor A -circuito aberto - Códigos De Problema
P0641 - Tensão de referência do sensor A -circuito aberto - Códigos De Problema

Contente

Código de ProblemaLocalização da falhaCausa provável
P0641 Tensão de referência do sensor A - circuito aberto Fiação curta a positiva

O que significa o código P0641?

O código de falha OBD II P0641 é um código genérico que é definido como "Circuito de tensão de referência do sensor" A "aberto" e é definido quando o PCM (Módulo de controle do trem de força) detecta um circuito aberto no circuito de tensão de referência "A". A maioria das aplicações usa dois circuitos de tensão de referência separados para fornecer uma corrente de 5V ao motor e outros sensores. Na maioria dos casos, "Circuito de tensão de referência" A "refere-se ao circuito que fornece uma tensão aos sensores que controlam / monitoram o trem de acionamento e a transmissão, enquanto um circuito separado, referido como Circuito de tensão de referência" B ", refere-se ao circuito que fornece uma tensão de referência aos sensores que controlam / monitoram as funções do motor e da dirigibilidade. Observe que nos dois circuitos, vários sensores e módulos de controle são interconectados através do sistema de barramento CAN (Controller Area Network), o que significa que uma falha no circuito "A" pode afetar todos os sensores, módulos de controle e subsistemas que compartilhe esse circuito.


NOTA: Nem todos os sensores exigem uma tensão de referência para funcionar: sensores de dois fios são quase sempre sensores de efeito Hall que geram suas próprias correntes de sinal por meio de um campo magnético interrompido por um anel relator. Como tal, esses tipos de sensores geralmente não são afetados por este código.

Em termos práticos, uma tensão de referência pode ser considerada como a "fonte de alimentação" de um determinado sensor que é entregue a esse sensor pelo PCM. Dependendo do sensor e do circuito que ele controla / monitora, fatores como temperatura e pressão alteram a tensão de referência à medida que a resistência dos sensores muda em resposta às mudanças nas condições.

Por exemplo, à medida que a temperatura dos fluidos de transmissão aumenta, a resistência do sensor de temperatura do fluido de transmissão pode aumentar (em alguns casos, a resistência diminui), permitindo assim que menos corrente passe pelo sensor. O PCM interpreta as alterações na resistência de um sensor (neste caso, o sensor de temperatura do fluido de transmissão), como graus de temperatura, e é essa tensão (conhecida como tensão do sinal) que é usada pelo PCM para fazer alterações ou adaptações no sensor. um sistema específico ou para reconhecer uma condição que requer uma intervenção, como iniciar um modo à prova de falhas ou outra medida preventiva para evitar danos aos componentes.


Portanto, se ocorrer um circuito aberto no circuito de tensão de referência "A", todos os sensores, módulos de controle e subsistemas que compartilham o circuito "A" poderão ser afetados, mas em muitos casos, o código P0641 será acompanhado por outros códigos que afinar a área geral em que o circuito aberto está presente. Isso geralmente assume a forma de outros códigos que se referem a um sensor ou sistema específico, mas observe que esse nem sempre é o caso. No entanto, quando o código P0641 está presente, independentemente de outros códigos serem exibidos ou não, isso sempre significa que existe um circuito aberto no circuito de tensão de referência “A”. Lembre-se de que, embora em alguns aplicativos esse código seja armazenado no primeiro ciclo de falha, outros aplicativos podem exigir vários ciclos de falha antes que o código seja definido e uma luz de aviso acenda.


A imagem abaixo mostra a aparência típica da fiação que passou pelos componentes do motor. Embora essa seja uma causa comum de circuitos abertos que podem definir o código P0641, deve-se observar que, em muitos casos, a causa do circuito aberto pode estar enterrada profundamente em um chicote de fiação, onde ele nunca pode ser encontrado, a menos que o chicote inteiro seja removido e inspecionado / testado.

Quais são as causas comuns do código P0641?

As causas comuns do código P0641 podem incluir os seguintes

  • Fiação e / ou conectores danificados, queimados, em curto, desconectados ou corroídos
  • Sensores defeituosos
  • Módulos de controle com defeito
  • Ao contrário da maioria dos outros códigos, um PCM com defeito é uma possibilidade distinta
  • Quais são os sintomas do código P0641?

    Nos casos em que o circuito de tensão de referência “A” se exalta ao trem de transmissão / transmissão, os sintomas típicos podem incluir os seguintes:

  • As trocas de marchas podem ser severas, atrasadas, irregulares, imprevisíveis ou a transmissão pode não mudar
  • A transmissão pode não mudar entre os modos pré-programados
  • A transmissão pode não mudar entre os modos 2WD e AWD
  • O estojo de transferência pode não mudar entre as faixas alta e baixa
  • Os hubs FWD podem não se conectar
  • A operação do velocímetro / odômetro pode ser irregular ou pode não funcionar
  • Os diferenciais dianteiros ou centrais podem não engatar
  • NOTA: Esteja ciente de que a gravidade de um ou mais sintomas pode depender tanto do aplicativo quanto do (s) módulo (s) de sensor / controle específico (s) afetado (s) pelo circuito aberto.

    Como você soluciona problemas do código P0641?

    OBSERVAÇÕES ESPECIAIS: Como muitas aplicações requerem vários ciclos de acionamento com uma falha (código P0641) presente antes que uma luz de aviso acenda, é importante permitir que o PCM entre no "Modo de prontidão" antes que um reparo de seu código possa ser considerado bem-sucedido. . Portanto, é importante limpar todos os códigos após cada etapa de reparo e operar o veículo normalmente antes de digitalizar novamente para verificar se o código retorna. Se o PCM não entrar no "Modo de prontidão", a falha ainda está presente; por outro lado, se o PCM entrar no "Modo de prontidão" após a conclusão dos reparos, o reparo poderá ser considerado bem-sucedido. FIM DE NOTAS ESPECIAIS.

    NOTA: Esteja ciente de que, como o código P0641 pode envolver circuitos abertos no sistema de barramento CAN (Controller Area Network), pode ser necessário acessar um osciloscópio e uma biblioteca de formas de onda para diagnosticar o código P0641 com precisão. Portanto, se as informações de diagnóstico / reparo apresentadas aqui não resolverem o problema e um osciloscópio e dados de referência não estiverem disponíveis, encaminhe o veículo ao revendedor ou a outra instalação de reparo competente para diagnóstico e reparo profissional.

    Passo 1

    Registre todos os códigos de falha presentes, bem como todos os dados disponíveis do quadro congelado. Esta informação pode ser útil se uma falha intermitente for diagnosticada posteriormente.

    NOTA: Se outros códigos estiverem presentes, observe a ordem em que eles foram armazenados. Os códigos que seguem P0641 serão armazenados como resultado de P0641; códigos que precedem P0641 podem ter causado ou contribuído para P0641 e, como tal, esses códigos devem ser investigados e resolvidos antes que seja feita uma tentativa de diagnosticar P0641. Não fazer isso quase certamente resultará em erro de diagnóstico, perda de tempo e substituição desnecessária de peças e componentes.

    Passo 2

    Se nenhum outro código estiver presente, consulte o manual para determinar quais sensores, módulos de controle e sistemas são atendidos pelo circuito de tensão de referência "A", pois os fabricantes nem sempre seguem a convenção quando se trata de rotular peças, circuitos e sensores. Determine também o roteamento, código de cores e função de toda a fiação relevante para evitar testar os circuitos e / ou sensores incorretos posteriormente.

    NOTA: Certifique-se de consultar o manual para localizar todos os aterramentos do sistema, bem como todos os pontos de conexão do aterramento relacionados ao circuito de tensão de referência "A", pois a perda de aterramento é uma causa comum de circuitos abertos. Certifique-se também de investigar o relacionamento entre o código P0641 e todos os códigos que o precedem, pois a resolução desses códigos também pode resolver o P0641. Isso é particularmente verdade quando um ou mais códigos se referem a um sensor ou subsistema específico que obtém uma tensão de referência através do circuito "A".

    etapa 3

    Inicie o procedimento executando uma inspeção visual completa de toda a fiação relevante e localize e inspecione todos os fusíveis e elos fusíveis relacionados. Substitua os fusíveis queimados pelos seus equivalentes exatos, mas lembre-se de que, embora os fusíveis queimados resultem geralmente de curto-circuito, os fusíveis nem sempre precisam de um motivo para explodir. O uso prolongado pode enfraquecer um fusível até o ponto em que ele queima na próxima vez que a corrente fluir através dele.

    No entanto, inspecione toda a fiação quanto a sinais de danos. Procure fiação e / ou conectores danificados, queimados, danificados, em curto, desconectados ou corroídos. Faça reparos ou substitua a fiação conforme necessário. Limpe todos os códigos após a conclusão dos reparos, antes de operar o veículo e digitalizar novamente o sistema para verificar se o código retorna. Consulte as NOTAS ESPECIAIS no início da seção Solução de problemas.

    Passo 4

    Se nenhum dano visível à fiação for encontrado, prepare-se para executar verificações de resistência, tensão de referência, continuidade e integridade do terra em todas as fiações e sensores relevantes. No entanto, certifique-se de desconectar todos os sensores afetados do PCM e de outros módulos de controle para evitar danos a um ou mais módulos de controle durante esta etapa.

    Consulte o manual do procedimento correto a seguir para testar o circuito de tensão de referência “A” no terminal PCM para verificar se o PCM realmente fornece a tensão de referência correta neste momento. Caso contrário, substitua o PCM.

    Se a tensão de referência correta estiver presente no conector PCM, siga o circuito através de cada sensor e módulo de controle que compartilha o circuito. No entanto, certifique-se de executar este teste com o KOER ou o KOEO, conforme o caso para cada sensor. Geralmente, é a maneira mais fácil e rápida de isolar o problema, especialmente nos casos em que não há outros códigos, ou o scanner sendo usado não pode diagnosticar falhas no sistema de barramento CAN.

    NOTA: Se o circuito aberto estiver localizado durante a Etapa 4, a melhor opção é substituir o chicote relevante em vez de tentar reparar a fiação. Limpe todos os códigos após a conclusão dos reparos, antes de operar o veículo e digitalizar novamente o sistema para verificar se o código retorna. Consulte as NOTAS ESPECIAIS no início da seção Solução de problemas.

    Etapa 5

    Se o circuito de tensão de referência sair, continue executando testes de resistência, integridade do aterramento e continuidade nos outros circuitos do sistema. Compare todas as leituras obtidas com os valores indicados no manual e faça reparos ou substitua a fiação conforme necessário para garantir que todos os valores elétricos caiam dentro dos limites especificados pelo fabricante.

    NOTA 1: Certifique-se de testar a resistência interna de cada sensor que compartilha o circuito de tensão de referência "A", pois os sensores sempre fazem parte de seus circuitos de controle. Substitua qualquer sensor que não esteja em conformidade com as especificações do fabricante.

    NOTA 2: Preste atenção especial às condições dos conectores durante esta etapa. Verifique fisicamente cada conector quanto à presença de corrosão ou contatos ruins e substitua todos e quaisquer conectores que estejam em uma condição menos que perfeita. Limpe todos os códigos após a conclusão dos reparos, antes de operar o veículo e digitalizar novamente o sistema para verificar se o código retorna. Consulte as NOTAS ESPECIAIS no início da seção Solução de problemas.

    Etapa 6

    As etapas descritas acima resolverão o problema em nove de cada dez instâncias do código P0641. No entanto, se as etapas acima não resolverem o problema, suspeite de uma falha intermitente ou como um módulo de controle com defeito, mas lembre-se de que os módulos de controle geralmente não podem ser testados com base em bricolage, se é que podem ser testados.

    Nesse ponto, torna-se necessário testar a operação de cada sensor com um osciloscópio, mas isso requer acesso a uma biblioteca completa de formas de onda para fins de referência. Se esses equipamentos e dados de referência não estiverem disponíveis, a continuação do procedimento de diagnóstico NÃO é recomendada, pois procedimentos de teste incorretos a partir deste ponto podem causar danos sérios, se não fatais, ao sistema elétrico da aplicação e / ou a um ou mais módulos de controle.

    Com relação a falhas intermitentes, lembre-se de que esses tipos de falhas podem ser extremamente desafiadores e demorados para encontrar e reparar, e principalmente se a falha estiver no sistema de barramento CAN. Os mecânicos profissionais geralmente simplesmente removem e substituem o chicote elétrico suspeito, pois procurar uma falha intermitente no sistema de barramento CAN é semelhante a procurar uma agulha muito pequena em centenas de palheiros muito grandes.

    Códigos relacionados a P0641

  • P0642 - Relacionado ao "Circuito de tensão do sensor" A "baixo"
  • P0643 - Relacionado ao "Circuito de tensão do sensor" A "High"
  • Cadillac SRx 2010 código P0641
    Eu tenho um 2010 SRX 3.0 V6, 35K milhas. Fui buscá-lo no aeroporto e ele começou e mal correu. Era como um carro com um grande vazamento de vácuo. O motor mal estava em marcha lenta e, se você pisasse no acelerador, nada acontecia. Às vezes, girava um pouco, mas depois voltava para uma marcha lenta muito baixa ...