P0722 - Sensor de velocidade do eixo de saída (OSS) - sem sinal

Posted on
Autor: John Stephens
Data De Criação: 2 Janeiro 2021
Data De Atualização: 14 Novembro 2024
Anonim
P0722 - Sensor de velocidade do eixo de saída (OSS) - sem sinal - Códigos De Problema
P0722 - Sensor de velocidade do eixo de saída (OSS) - sem sinal - Códigos De Problema

Contente

Código de ProblemaLocalização da falhaCausa provável
P0722 Sensor de velocidade do eixo de saída (OSS) - sem sinal Fiação, VSS, ECM / PCM! TCM

O que significa o código P0722?

O código OBD II P0722 é um código genérico definido como "Sensor de velocidade do eixo de saída (OSS) - sem sinal" e é definido quando o PCM (Módulo de controle do trem de força) falha em detectar um sinal do sensor de velocidade do eixo de saída da transmissão. A maioria, se não todos os sensores de velocidade do eixo de saída, consistem em uma roda ou anel relator cujos dentes interrompem um campo magnético, criando assim uma série de pulsos que o PCM interpreta como velocidade rotacional.


Embora o sensor de velocidade do eixo de saída seja o principal acionador do velocímetro para indicar a velocidade do veículo, ele também fornece dados de entrada ao PCM, dados usados ​​para calcular estratégias apropriadas de mudança de transmissão.

Em um sistema totalmente funcional, o PCM espera ver um aumento constante na velocidade de rotação da transmissão à medida que o veículo acelera. Essas informações são comparadas aos dados de entrada do sensor de velocidade do motor, sensor de posição do acelerador e outros sensores de dirigibilidade do motor e, quando um ponto de mudança predeterminado é atingido (com base nas informações obtidas de todos os sensores relevantes), o PCM instrui o TCM ( Módulo de Controle de Transmissão) para iniciar uma mudança de marchas apropriada.

Portanto, se o PCM não receber um sinal de entrada do sensor de velocidade do eixo de saída da transmissão, ele será efetivamente privado das informações primárias necessárias para controlar a transmissão. Quando isso acontece, o PCM define o código P0722 e também pode acender uma luz de aviso. Observe que, em alguns aplicativos, vários ciclos de falha devem ocorrer antes que uma luz de aviso acenda.


A imagem abaixo mostra um típico sensor de velocidade do eixo de saída da transmissão. Observe, porém, que o design e a aparência dos sensores de velocidade do eixo de saída variam muito entre as aplicações; no entanto, esse sensor está quase sempre localizado próximo ao eixo de saída da transmissão.

Quais são as causas comuns do código P0722?

As causas comuns do código P0722 podem incluir os seguintes

  • Sensor de velocidade do eixo de saída com defeito ou danificado
  • Fiação e / ou conectores danificados, queimados, em curto, desconectados ou corroídos
  • Quais são os sintomas do código P0722?

    Os sintomas comuns do código P0722 podem incluir os seguintes

  • Código de problema armazenado e possivelmente uma luz de aviso iluminada
  • As mudanças de marchas podem ser severas, erráticas ou imprevisíveis
  • As trocas de marchas podem sofrer atrasos, algumas marchas podem não se engatar ou a transmissão pode selecionar inesperadamente uma marcha que não seja apropriada para as condições operacionais atuais
  • Em alguns casos, a transmissão pode não mudar totalmente
  • O consumo de combustível pode aumentar visivelmente
  • É provável que outros códigos relacionados à transmissão estejam presentes
  • Como você soluciona problemas do código P0722?

    NOTA: Observe que o código P0722 indica uma condição em que o sensor de velocidade do eixo de saída não está produzindo um sinal ou, se o fizer, o sinal não atinge o PCM. Como esse código não se refere a um sinal muito alto, muito baixo, irregular, intermitente ou implausível, o procedimento de diagnóstico / reparo é relativamente simples e geralmente não requer o uso de um osciloscópio ou outro equipamento de alta tecnologia.


    Passo 1

    Registre todos os códigos de falha presentes, bem como todos os dados disponíveis do quadro congelado. Esta informação pode ser útil se uma falha intermitente for diagnosticada posteriormente.

    Passo 2

    Consulte o manual para localizar o sensor de velocidade do eixo de saída, bem como toda a fiação e conectores associados. Inspecione visualmente toda a fiação relacionada e faça os reparos conforme necessário, se for encontrada fiação danificada.

    etapa 3

    Se o código persistir, execute testes de resistência, aterramento, continuidade e tensão de referência em toda a fiação, de acordo com as instruções no manual.

    NOTA: Preste atenção especial ao circuito de tensão de referência; a tensão neste circuito no conector do sensor deve ser de 5 volts ou muito próxima a ele. Se não houver tensão no fio de tensão de referência, verifique a continuidade do fio e substitua a fiação conforme necessário para garantir a continuidade adequada. Além disso, verifique o pino CORRETO no conector PCM para verificar se o PCM está fornecendo a tensão de referência correta. Caso contrário, substitua o PCM, mas observe que a falha no PCM é muito rara.

    Passo 4

    Verifique a resistência do circuito de sinal entre o conector e o conector PCM. Se esse valor sair conforme o manual, teste a resistência interna do sensor, pois esse valor é um indicador razoavelmente bom das condições gerais do sensor. Substitua o sensor se sua resistência não concordar estreitamente com o valor indicado no manual.

    Etapa 5

    Se todos os valores elétricos forem verificados, mas a falha persistir, remova o sensor da transmissão e verifique se há algum tipo de dano e substitua-o se estiver danificado de alguma forma. Se o sensor parecer intacto, conecte sua fiação e gire a engrenagem motriz manualmente com um multímetro digital conectado ao fio de sinal. O sensor deve produzir um sinal se girado manualmente a uma velocidade razoável; não está, está com defeito e deve ser substituído.

    NOTA: Consulte o manual para determinar se o sensor deve ser aterrado ao veículo para funcionar. Se for necessário aterrar, verifique se a conexão à terra está correta durante esta etapa para obter resultados confiáveis ​​do teste.

    Códigos relacionados a P0722

  • P0720 - "Mau funcionamento do circuito do sensor de velocidade de saída"
  • P0721 - "Faixa / desempenho do sensor de velocidade de saída"
  • P0723 - “Sensor de velocidade de saída intermitente”
  • Daewoo Leganza 2.2L Auto.Não muda em D. Somente o código de falha é U3F00 ???
    Obrigado, sensores do eixo de entrada e saída ou problemas de falha de sinal devem apresentar os códigos de falha P0717 e P0722. Eu tenho o manual de oficina para este carro com todos os diagramas de fiação e valores de ohms para verificar etc, por isso, experimente suas recomendações ....
  • 2000 Hyundai Accent P0772 Código
    Oi eu tenho um Hyundai Accent 2000 com o código de problema P0722 e P0442. Qual poderia ser o culpado? ...