P0744 - Circuito solenóide da embreagem do conversor de torque (TCC) intermitente

Posted on
Autor: John Stephens
Data De Criação: 2 Janeiro 2021
Data De Atualização: 4 Julho 2024
Anonim
P0744 - Circuito solenóide da embreagem do conversor de torque (TCC) intermitente - Códigos De Problema
P0744 - Circuito solenóide da embreagem do conversor de torque (TCC) intermitente - Códigos De Problema

Contente

Código de ProblemaLocalização da falhaCausa provável
P0744 Circuito solenóide da embreagem do conversor de torque (TCC) intermitente Fiação, conexão ruim, solenóide TCC, ECM / PCM! TCM

O que significa o código P0744?

O código de falha OBD II P0744 é um código genérico definido como “circuito solenóide da embreagem do conversor de torque (TCC) intermitente” e é definido quando o PCM (Módulo de controle do trem de força) detecta uma perda intermitente de continuidade no circuito de controle do solenóide (ou em algumas aplicações, o par de solenoides) que controla a operação da embreagem de travamento do conversor de torque.


O objetivo do conversor de torque é transmitir a energia dos motores para a transmissão, enquanto os conversores de torque que não estão equipados com embreagens de travamento são razoavelmente eficientes, o advento das embreagens de travamento do conversor de torque aprimorou bastante a capacidade de transmissão de potência dos conversores de torque.

Em termos simples, um conversor de torque é um tambor oco conectado ao motor e encerra uma turbina conectada à transmissão, sem contato direto entre o tambor e a turbina. Ambos os componentes estão equipados com lâminas ou palhetas; conforme o tambor externo gira, suas palhetas captam o fluido de transmissão (que está contido no tambor), que é então arremessado contra as palhetas da turbina, fazendo com que a turbina gire, transmitindo assim a energia do motor para a transmissão.

No entanto, esse método de transmissão de energia resulta necessariamente em uma perda inevitável de parte da potência dos motores, mesmo nos conversores de torque mais eficientes, uma vez que é a força de cisalhamento do fluido da transmissão e não um elo mecânico que determina quanto de a potência dos motores é transferida para a turbina de transmissão. Em outras palavras, isso significa que, como algum fluido de transmissão é forçado através do pequeno espaço entre as palhetas no tambor e as da turbina à medida que o tambor externo gira, o fluido que é perdido dessa maneira não pode contribuir para a transmissão de energia do motor para a transmissão.


Essa perda de energia é conhecida como "derrapagem" e, embora possa variar muito entre as aplicações, sempre significa que nem toda a potência dos motores é transmitida à transmissão, o que, por sua vez, significa que nem todo o combustível sendo queimado o motor é convertido em energia que atinge as rodas motrizes. Em resumo, isso significa que aplicações automáticas sem embreagens de travamento do conversor de torque são menos econômicas do que as aplicações que possuem embreagens de travamento do conversor de torque.

Para resolver todos esses problemas, os fabricantes de automóveis desenvolveram embreagens mecânicas que prendem as duas metades do conversor de torque; muito parecido com uma embreagem em um aplicativo manual que forma um elo mecânico que bloqueia o motor e a transmissão juntos. A vantagem prática disso não é apenas que o derrapagem pode ser eliminado, o que aumenta a eficiência do combustível e reduz as emissões, mas também que, sob certas condições, o derrapagem pode ser induzido para facilitar a troca de marchas e proteger componentes vulneráveis ​​da transmissão contra os efeitos de sobre condições de torque.


Em termos de operação, uma embreagem de travamento do conversor de torque depende do fluido pressurizado para engatar ou desengatar as superfícies de atrito que se assemelham vagamente aos componentes da embreagem encontrados em aplicações manuais. O fluido pressurizado é fornecido pela bomba de pressão da transmissão e um solenóide operado eletronicamente é usado para direcionar / controlar / regular o fluxo de fluido pressurizado de e para a embreagem de travamento.

Em um sistema totalmente funcional, a embreagem de travamento normalmente é engatada quando o veículo está em movimento, fazendo com que toda a potência dos motores seja transmitida para a transmissão, pois não há escorregamento da embreagem presente. Quando o PCM determina (com base nos dados de entrada de (entre outros) o sensor de velocidade do motor, o sensor de velocidade do veículo e o (s) sensor (es) de posição do acelerador que uma mudança de marcha pode ser severa, pode aliviar momentaneamente parte da pressão que mantém a embreagem de travamento Isso tem o efeito de "suavizar" as marchas, especialmente durante acelerações intensas, uma vez que parte do torque do motor está sendo diminuída pela rotação diferencial das duas metades do conversor de torque provocada pela o deslizamento induzido da embreagem de travamento.

Pelo exposto, deve ser óbvio que, para que a embreagem de travamento do conversor de torque funcione conforme o planejado, todos os componentes do sistema precisam estar em perfeitas condições de funcionamento. Assim, se o PCM detectar um problema, como uma perda intermitente de continuidade no (s) solenóide (s) de controle da embreagem e / ou circuitos de controle associados, reconhecerá que não pode mais controlar a embreagem de bloqueio efetivamente, o que muitas vezes causa problemas graves de dirigibilidade. Quando isso ocorre, o PCM (ou outro módulo de controle) definirá o código P0744 e também poderá acender uma luz de aviso.

Onde está localizado o sensor P0744?

A imagem acima mostra um solenóide típico de controle da embreagem de travamento do conversor de torque (indicado pela seta) instalado no corpo da válvula de uma transmissão BMW.

Observe que, embora esse solenóide esteja localizado dentro da transmissão em muitas aplicações, também existem muitas transmissões nas quais o solenóide de controle da embreagem de travamento do conversor de torque está localizado fora da transmissão.

AVISO: Ao diagnosticar esse código, é extremamente importante consultar o manual do aplicativo afetado para localizar e identificar o (s) solenóide (s) de controle da embreagem de travamento do conversor de torque corretamente, como não fazer isso pode resultar em danos graves, se não sempre fatais, à transmissão.

Quais são as causas comuns do código P0744?

Observe que o código P0744 raramente indica uma transmissão defeituosa ou uma falha geral de componentes mecânicos na transmissão ou no conversor de torque.No entanto, dependendo da natureza exata do problema elétrico no circuito de controle da embreagem de travamento do conversor de torque, esse código às vezes pode causar uma variedade de códigos relacionados à embreagem de transmissão e travamento que normalmente são definidos como resultado do P0744, em oposição aos adicionais códigos que causaram o ajuste de P0744. No entanto, algumas causas comuns do código P0744 podem incluir os seguintes

  • Fiação danificada, queimada, em curto, desconectada ou corroída e / ou conectores no circuito de controle afetado
  • Solenóide (s) de controle da embreagem de travamento do conversor de torque com defeito, mas observe que nos casos em que um par de solenóides controla a embreagem, é sempre preferível substituir os dois solenóides para evitar a recorrência do problema
  • Falha ou falha no PCM ou outro módulo de controle, incluindo o TCM (Módulo de Controle de Transmissão). Observe, porém, que esses são eventos raros e, portanto, a falha deve ser procurada em outro local antes que qualquer módulo de controle seja substituído
  • problema de transmissão
    Eu acho que você tem um 42le? ... verifique o manual do proprietário - talvez vin - para ter certeza, embora você comece a solucionar o mesmo. O p0700 é um código genérico para um problema de transmissão, sendo p0743 p0744, portanto, o sistema está entrando no modo LIMP, restringindo a mudança para o padrão. sugestões -...
  • códigos
    Que tipo de leitor de código (ou marca) você possui? Pode ser necessário usar algum tipo de gráfico para converter essas letras em uma estrutura de código OBD2 mais típica (P0300. P0301. P0305. P0744) ....
  • CVT Trans
    Por favor, preencha o seguinte para fazer uma pergunta. FAZER: Nissan MODELO: Rouge ANO: 2008 MILHAS: 160000 MOTOR: 2.5L DESCREVER PROBLEMA .... Esse transporte é tão ruim quanto eu ouvi? na auto-estrada a cerca de 80 MPH, o tac acelera às vezes quando acelero, não custa ...