P0782 - Seleção de marchas, mau funcionamento de 2 -3

Posted on
Autor: John Stephens
Data De Criação: 1 Janeiro 2021
Data De Atualização: 3 Julho 2024
Anonim
P0782 - Seleção de marchas, mau funcionamento de 2 -3 - Códigos De Problema
P0782 - Seleção de marchas, mau funcionamento de 2 -3 - Códigos De Problema

Contente

Código de ProblemaLocalização da falhaCausa provável
P0782 Seleção de marchas, mau funcionamento de 2 -3 Fiação, sensor TR, solenóide de mudança, falha mecânica da transmissão

O que significa o código P0782?

O código de falha do OBD II é definido como "2-3 Mau funcionamento do turno" e é definido quando o PCM (Módulo de controle do trem de força) detecta um defeito ou anormalidade no circuito hidráulico (ou às vezes elétrico) que controla as marchas entre a primeira e a segunda marcha em modo totalmente automático. transmissões.


As mudanças de marchas nas transmissões totalmente automáticas são realizadas por um microprocessador que controla os solenóides das marchas que gerenciam a transferência efetiva do fluido de transmissão pressurizado entre vários circuitos hidráulicos. Ao trocar o fluido pressurizado de um circuito para outro, diferentes relações de transmissão são estabelecidas pela reconfiguração das engrenagens planetárias na transmissão. Essa reconfiguração tem o mesmo efeito que trocar as marchas em uma transmissão manual para produzir diferentes relações de transmissão.

As transmissões automáticas usam uma bomba interna que é acionada pelo motor através do conversor de torque para manter a pressão exigida pelos pacotes de embreagem da transmissão para transmitir energia através de um conjunto de engrenagens planetárias. Portanto, quando um solenóide de mudança falha ou inibe o movimento livre de fluido pressurizado de um circuito para outro, há pressão insuficiente no circuito afetado para engatar uma engrenagem ou para manter a relação de engrenagem selecionada.


Embora as especificidades do projeto variem bastante de um fabricante para o outro, todas as aplicações usam dados de entrada, como carga e velocidade do motor, velocidade da turbina de transmissão, posição do acelerador e velocidade da estrada para calcular a relação de transmissão ideal para atender às condições operacionais em vigor. Sempre garantindo que a relação de transmissão selecionada seja apropriada para as condições operacionais atuais, o desempenho do motor é maximizado e o menor consumo de combustível é usado.

Os parâmetros de configuração de código também diferem entre os fabricantes, mas, em geral, o código P0782 será definido quando o PCM detectar uma incompatibilidade entre a relação de transmissão desejada e a relação de transmissão em que a transmissão está atualmente. Quando isso acontece, um código de problema será armazenado, mas a luz de aviso CHECK ENGINE pode ou não acender, pois alguns aplicativos requerem vários ciclos de falha antes que qualquer luz de aviso acenda.


A imagem abaixo mostra a localização típica dos solenoides de mudança de marchas em uma transmissão automática. Observe a cor vermelha brilhante e saudável do fluido de transmissão.

Quais são as causas comuns do código P0782?

As causas mais comuns do código P0782 são os baixos níveis de fluido de transmissão e o fluido de transmissão antigo e degradado. Outras causas possíveis incluem

  • Fluido de transmissão incorreto ou inadequado

  • Passagens de fluido internas obstruídas ou obstruídas.

  • Fiação aberta, em curto ou danificada e conectores corroídos.

  • Solenóides de mudança defeituosos.

  • Falhas mecânicas dentro da transmissão.

  • Falhas no TCM / PCM, mas isso é muito raro.

  • Quais são os sintomas do código P0782?

    Em alguns casos, pode haver outros sintomas além de um código de problema armazenado e uma luz VERIFICAR MOTOR acesa. Outros possíveis sintomas podem incluir:

  • A presença de outros códigos de problemas relacionados ao turno, como P0780 - "Mau funcionamento do turno"

  • Deslizamento da transmissão.

  • Falha ao engatar qualquer engrenagem.

  • Mudanças severas, erráticas ou imprevisíveis.

  • Superaquecimento da transmissão.

  • Maior consumo de combustível.

  • A transmissão pode entrar no modo "limp".

  • Como você soluciona problemas do código P0782?

    NOTA: É importante observar que falhas no circuito de controle elétrico também podem causar o código P0782. Não assuma automaticamente que o solenóide de 2-3 turnos está com defeito; realize uma inspeção completa de toda a fiação e conectores associados para descartar problemas elétricos como a causa do código P0782. Também é recomendável que você tenha em mãos um bom manual de reparo para determinar o local, o código de cores e o roteamento de toda a fiação associada.

    Passo 1

    Extraia todos os códigos de falha presentes e registre todos os dados do quadro de congelamento para referência futura, caso uma falha intermitente seja identificada posteriormente.

    Passo 2

    Verifique toda a fiação associada quanto à continuidade (desconecte todos os módulos de controle antes de iniciar as verificações de continuidade), terra e resistência, e compare as leituras obtidas com os valores indicados no manual. Repare a fiação conforme necessário.

    etapa 3

    Se não forem encontrados problemas elétricos, verifique o fluido da transmissão para verificar se está no nível correto, se o fluido não está sujo e / ou contaminado e se não há cheiro de queimado.

    NOTA 1: Pode não ser possível fazer essa verificação em todos os veículos, pois muitos veículos mais novos não possuem varetas de transmissão. Se necessário, pode ser necessário coletar uma amostra de fluido de transmissão das linhas do resfriador de fluido. Consulte o manual para localizar as linhas mais frias, mas tenha cuidado para não introduzir sujeira nas linhas de resfriamento de fluidos.

    NOTA 2: O fluido de transmissão que parece escuro ou tem um cheiro anormal deve sempre ser considerado inadequado e deve ser substituído. Lembre-se de que um episódio recente de superaquecimento do motor pode degradar o fluido da transmissão; portanto, verifique se o motor não superaqueceu em nenhum grau no passado recente.

    Passo 4

    Se o fluido de transmissão for suspeito de alguma forma, ele deve ser substituído. No entanto, isso pode representar um problema em veículos com preenchimentos de transmissão vitalícios, pois às vezes é impossível saber quando o fluido nessas transmissões está no nível correto. Muito líquido é tão ruim quanto muito pouco; portanto, siga as instruções sobre substituição de fluidos no manual de reparo ou remova o veículo a um revendedor para diagnóstico e reparo adicionais.

    Etapa 5

    Em veículos onde a substituição de fluidos não apresenta grandes problemas, remova o cárter da transmissão e verifique a presença de grandes fragmentos de metal, material de atrito da embreagem ou outros sinais de que a transmissão sofreu algum tipo de falha mecânica.

    Se tais detritos forem encontrados, geralmente é mais econômico substituir a transmissão inteira por uma unidade reconstruída do que tentar reparos. No entanto, se nenhum detrito for encontrado, faça uma inspeção completa de toda a fiação e conectores internos. Consulte o manual para identificar o solenóide de mudança afetado, mas observe que o próprio solenóide faz parte do circuito de controle elétrico e, portanto, também deve ser verificado quanto à continuidade e resistência.

    NOTA: NÃO tente reparar qualquer fiação queimada, em curto ou danificada e / ou solenóides encontrados durante a inspeção. A maioria das aplicações, se não todas, requer a substituição de todo o chicote interno para garantir um reparo confiável.

    Etapa 6

    Se a fiação interna parecer normal ou após a substituição do chicote interno, conecte um leitor de código e tente ativar o solenóide afetado manualmente. O scanner informará se o solenóide está funcionando ou não; se houver, ative-o repetidamente para verificar falhas intermitentes. Se o solenóide não funcionar e todas as fiações e conectores estiverem em perfeitas condições, substitua o solenóide.Teste novamente o sistema após a substituição do solenóide para garantir que ele funcione corretamente.

    Etapa 7

    Substitua o cárter de óleo da transmissão (encaixe em um novo filtro e junta), encha a transmissão com fluido do tipo e grau corretos e teste o veículo com um scanner conectado para monitorar o sistema durante a operação normal.

    Não deve haver leituras adversas e o código não deve retornar. No entanto, se a falha ou algum sintoma retornar, é muito provável que a pressão operacional na transmissão seja muito baixa. Consulte o manual sobre o procedimento correto para verificar a pressão fornecida pela bomba.

    NOTA: É importante seguir as instruções do manual exatamente para obter um resultado preciso. Por exemplo, algumas aplicações exigem que o fluido da transmissão esteja em uma temperatura específica durante um teste de pressão, portanto, consulte o manual neste ponto.

    Se a pressão operacional da transmissão não estiver dentro da faixa especificada no manual, faça os reparos conforme necessário ou encaminhe o veículo a um revendedor para diagnóstico e reparo adicionais.

    Etapa 8

    Se, apesar de todas as tentativas de reparo, o código e / ou os sintomas persistirem, suspeite de um TCM com defeito. Lembre-se de que as falhas no módulo de controle são raras e a falha deve ser procurada em outro local antes da substituição de qualquer módulo de controle, o que exige que a substituição seja programada.

    Em alguns casos, pode haver uma falha intermitente, que talvez você precise piorar antes que um diagnóstico preciso e um reparo definitivo possam ser feitos.

    Códigos relacionados a P0782

  • P0781 - Mau funcionamento de 1-2 turnos

  • P0783 - Mau funcionamento do turno 3-4

  • P0784 - Mau funcionamento do turno 4-5   

  • NOTA: Em alguns casos, o código P0780, “Mau funcionamento do turno”, pode estar presente junto com os códigos relacionados acima.