P2036 - Sensor 2 de temperatura dos gases de escape (EGT), banco 2 - circuito alto

Posted on
Autor: Peter Berry
Data De Criação: 13 Agosto 2021
Data De Atualização: 13 Novembro 2024
Anonim
P2036 - Sensor 2 de temperatura dos gases de escape (EGT), banco 2 - circuito alto - Códigos De Problema
P2036 - Sensor 2 de temperatura dos gases de escape (EGT), banco 2 - circuito alto - Códigos De Problema

Contente

Código de ProblemaLocalização da falhaCausa provável
P2036 Sensor 2 de temperatura dos gases de escape (EGT), banco 2 - circuito alto Fiação curta a positiva, sensor EGT

O que significa o código P2036?

O código de falha OBD II P2036 é um código genérico definido como ““ Sensor de temperatura dos gases de escape (EGT) 2, banco 2 - circuito alto ”e é definido quando o PCM (Módulo de controle do trem de força) detecta uma tensão anormalmente alta no circuito de controle do sensor de temperatura nº 2 dos gases de escape (ou no próprio sensor) instalado no sistema de escape do banco 2. “Banco 2” refere-se ao banco de cilindros que não contém o cilindro nº 1, enquanto o sensor nº 2 refere-se a o sensor de temperatura dos gases de escape instalado a jusante do conversor catalítico.


Em todas as aplicações equipadas com sensores de temperatura dos gases de escape, o PCM utiliza dados de entrada dos sensores EGT localizados em ambos os lados do conversor catalítico, tanto para monitorar a eficiência do conversor quanto para calcular estratégias apropriadas para obter uma redução ou um aumento da temperatura dos gases de escape.

Se o escape estiver muito quente, o PCM pode iniciar uma estratégia como desativar alguns injetores de combustível e velas de ignição (ou injetar ar ambiente adicional no sistema de escapamento pelo sistema secundário de injeção de ar) para permitir a passagem de ar relativamente fresco pelo conversor como um meio de proteger o conversor catalítico contra os efeitos do superaquecimento. Se, por outro lado, o gás de exaustão estiver muito frio, o PCM poderá alterar o tempo de ignição e / ou o fornecimento de combustível para aumentar a temperatura do gás de exaustão como um meio de aumentar a eficiência do conversor catalítico.


Observe, porém, que, embora existam muitas razões possíveis pelas quais a temperatura dos gases de escape possa exceder ou cair abaixo dos limites máximos / mínimos predefinidos permitidos, a função do (s) sensor (es) de temperatura dos gases de escape limita-se a indicar que os gases de escape estão acima de ou abaixo dos limites aceitáveis ​​/ desejados.

NOTA: As causas principais dos gases de escape excessivamente quentes (ou frios) serão quase certamente indicadas por outros códigos dedicados que podem incluir códigos relacionados à medição de combustível / ar e / ou por códigos relacionados ao mau funcionamento de outros sensores de escape, que às vezes podem contribuir para a configuração do código P2036.

Em termos de operação, os sensores de temperatura dos gases de escape são geralmente sensores simples de temperatura, ou termopares, da variedade de resistores reativos à temperatura que usam uma voltagem de referência de 5 volts para gerar uma voltagem de sinal. Na maioria das aplicações, a resistência do sensor diminui à medida que esquenta, permitindo assim que mais corrente seja devolvida ao PCM por meio de um circuito de sinal dedicado. Por outro lado, a resistência do sensor aumenta à medida que esfria, permitindo assim que menos corrente seja devolvida ao PCM.


Na prática, o PCM interpreta a corrente de sinal variável como graus variáveis ​​de temperatura e, comparando os dados de entrada recebidos dos sensores de temperatura dos gases de escape a montante e a jusante em tempo quase real, pode calcular um fator de eficiência para o conversor catalítico . No entanto, se ocorrer uma falha no sensor EGT nº 2 (a jusante) e / ou no (s) seu (s) circuito (s) de controle / sinal, o PCM não poderá mais monitorar efetivamente a operação do conversor catalítico (ou iniciar medidas corretivas, se necessário), e definiu bem o código P2036 como resultado.

Observe que, em algumas aplicações, o PCM também acenderá uma luz de aviso imediatamente quando for detectada uma tensão anormalmente alta, enquanto em outras, a falha precisará ser registrada várias vezes antes que uma luz de aviso seja acesa. Nesses casos, o código P2036 será armazenado como um código "pendente".

Onde está localizado o sensor P2036?

A imagem acima mostra a localização típica dos sensores de temperatura dos gases de escape em ambos os lados de um conversor catalítico. Observe a presença de outros sensores não relacionados que não devem ser confundidos com os sensores de temperatura de exaustão.

OBSERVAÇÃO: Os sistemas de exaustão a diesel são equipados com DPFs (Filtros de partículas diesel, mas não mostrados aqui) cuja operação e regeneração dependem amplamente de sensores de temperatura dos gases de escape, um dos quais é instalado a montante e a jusante do DPF. Além disso, sistemas avançados de exaustão também são equipados com vários outros sensores, como NOx -, sensores de oxigênio, pressão e, às vezes, sensores diferenciais de pressão, cuja rotulagem ou numeração no sistema pode variar entre os fabricantes.

Portanto, é importante sempre consultar o manual da aplicação afetada para localizar e identificar corretamente os sensores de temperatura dos gases de escape. Não fazer isso quase certamente resultará em perda de tempo, erros de diagnóstico e a possibilidade distinta de que componentes de escape caros possam ser substituídos por engano.

Quais são as causas comuns do código P2036?

Observe que a (s) causa (s) raiz (s) de tensões anormalmente altas no circuito de controle de qualquer sensor pode às vezes ser muito difícil de encontrar e reparar. No entanto, se outros códigos estiverem presentes junto com o P2036, há mais do que uma chance de que um ou mais códigos adicionais possam ter causado ou pelo menos contribuído para a configuração do código P2036. Por esse motivo, é importante resolver todos os códigos adicionais (incluindo códigos pendentes) na ordem em que foram armazenados, pois, ao fazer isso, o código P2033 também pode ser resolvido.

No entanto, algumas causas comuns do código P2036 podem incluir os seguintes

  • Fiação e / ou conectores danificados, queimados, em curto, desconectados ou corroídos
  • Curto-circuito entre o circuito de tensão de referência e o positivo da bateria
  • Tensões do sistema anormalmente altas, mas observe que essa condição será indicada por um código dedicado ou por uma série de códigos
  • PCM com falha ou com falha. Observe que este é um evento raro e, portanto, a falha deve ser procurada em outro local antes que qualquer módulo de controle seja substituído