P2097 - Guarnição de combustível do conversor catalítico (FT), banco 1 - muito rico

Posted on
Autor: Peter Berry
Data De Criação: 12 Agosto 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
P2097 - Guarnição de combustível do conversor catalítico (FT), banco 1 - muito rico - Códigos De Problema
P2097 - Guarnição de combustível do conversor catalítico (FT), banco 1 - muito rico - Códigos De Problema

Contente

Código de ProblemaLocalização da falhaCausa provável
P2097 Guarnição de combustível do conversor catalítico (FT), banco 1 - muito rico Conversor catalítico

O que significa o código P2097?

O código de falha OBD II P2097 é definido pela maioria dos fabricantes como P2097 como “Ajuste de combustível do conversor catalítico posterior (FT), banco 1 - muito rico”. Observe que, embora a GM defina esse código como "Limite alto do sistema de compensação de combustível pós-catalisador", as duas definições têm o mesmo significado básico. Em ambos os casos, o PCM (Módulo de controle do trem de força) define o código P2097 quando detecta uma quantidade excessiva de moléculas de hidrocarboneto não queimadas no fluxo de escape a jusante do conversor catalítico, por um lado, e que (o PCM) não consegue corrija a mistura ar / combustível, por outro. "Banco 1" refere-se ao banco de cilindros que contém o cilindro nº 1 em motores com duas cabeças de cilindro.


Mecânicos não profissionais devem observar que “ajuste de combustível” se refere aos ajustes que um PCM em qualquer aplicativo faz continuamente à mistura ar / combustível para manter o desempenho máximo do motor enquanto usa a menor quantidade de combustível. Em termos gerais, existem dois tipos de ajustes de ajuste de combustível, o primeiro sendo as guarnições de combustível de "curto prazo", que são monitoradas e controladas pelo sensor de oxigênio nº 1 (a montante do conversor catalítico) e o segundo tipo de "longo prazo" ”Guarnições de combustível que são monitoradas e controladas pelo sensor de oxigênio nº 2, localizado a jusante do conversor catalítico. Essa declaração é reconhecidamente uma simplificação grosseira, mas como o controle / ajuste de combustível a longo prazo é um assunto altamente técnico, este guia pode fornecer apenas uma breve descrição desse processo.


Em termos simples, os sensores de oxigênio nº 1 reagem a alterações no conteúdo de oxigênio do fluxo de escape que ocorrem em função das alterações na abertura do acelerador que, por sua vez, produz alterações na mistura ar / combustível. Assim, assumindo que o motor esteja em perfeitas condições de funcionamento e que não haja outros códigos ou defeitos presentes, o PCM utiliza os dados de entrada do sensor de oxigênio nº 1 para manter a mistura ar / combustível em um ponto próximo à estequiométrico, que na gasolina motores, é onde todo o combustível é queimado usando todo o ar disponível. Observe que, como os motores a diesel quase sempre funcionam com excesso de ar, isso geralmente não se aplica aos motores a diesel.

No entanto, para entender o código P2097 (e por que ele define), é necessário entender que o funcionamento correto do sensor de oxigênio a montante está diretamente relacionado ao que acontece depois que o fluxo de exaustão entra no conversor catalítico. Também é necessário entender que conversores catalíticos NÃO são os mesmos; cada aplicação usa um conversor projetado para essa aplicação específica, e o sistema de controle / monitoramento de emissões nessa aplicação é, portanto, calibrado especificamente de uma maneira que é calculada para garantir que o conversor catalítico sempre execute dentro dos parâmetros de projeto para essa aplicação específica.


Assim, para garantir que o conversor catalítico seja capaz de limpar o fluxo de exaustão de maneira eficaz em qualquer aplicação ao longo de toda a vida útil planejada do conversor, os fabricantes usam um segundo sensor de oxigênio a jusante do conversor, mas é aí que as coisas podem se complicar. Por exemplo, em muitas aplicações, o sensor de oxigênio a jusante tem o único objetivo de monitorar a operação do conversor catalítico, comparando a composição dos gases de escape que saem do conversor com as leituras obtidas pelo sensor de oxigênio a montante. Nesses sistemas, o sensor de oxigênio a jusante não desempenha quase nenhuma parte no controle de combustível e, portanto, a diferença entre as leituras obtidas dos dois sensores representa a eficiência (ou não) do conversor catalítico.

Em outras aplicações, como a General Motors, o sensor de oxigênio a jusante desempenha um papel ativo e crítico no controle de combustível, além de monitorar a operação do conversor catalítico. Nessas aplicações, as tensões de sinal de ambos os e sensores de oxigênio a jusante são usados ​​para calcular uma estratégia de fornecimento de combustível para se adequar a um conjunto específico de condições operacionais, o que significa que a eficiência do conversor catalítico é determinada de uma maneira diferente da dos sistemas em que o sensor de oxigênio a jusante não contribui para o controle eficaz do combustível .

No entanto, independentemente das especificidades do projeto, o código P20197 define quando o PCM detecta uma condição de execução avançada, mas somente quando a condição de execução avançada é definida pelos dados de entrada do Rio abaixo sensor de oxigênio. Na prática, isso significa que quando uma condição de operação avançada ocorre e o desvio dos valores desejados excede um limite superior especificado por um período de tempo definido pelo fabricante, o PCM define o código P2097 e acende uma luz de aviso.

NOTA: Durante a operação normal, o PCM corrigirá a condição de funcionamento rico sem que os códigos sejam definidos, mas deve ser entendido que, de um modo geral e independentemente da aplicação, a capacidade de um PCM de corrigir grandes desvios dos valores desejados da mistura ar / combustível é limitada.

A imagem abaixo mostra o arranjo típico dos sensores de oxigênio a montante e a jusante (circulados em vermelho) um em relação ao outro em ambos os lados do conversor catalítico. A seta vermelha indica a direção do fluxo dos gases de escape; o sensor próximo ao meio da imagem é o sensor nº 2 ou a jusante, localizado mais distante do motor, que fica à esquerda do quadro.

Quais são as causas comuns do código P2097?

Supondo que não haja códigos adicionais presentes, as possíveis causas do código P2097 podem incluir o seguinte -

  • Fiação e / ou conectores danificados, queimados, em curto, desconectados ou corroídos
  • Sensor defeituoso de relação oxigênio / ar / combustível
  • Catalisador defeituoso
  • Principais vazamentos de exaustão a montante do catalisador
  • NOTA: Se houver outros códigos presentes junto com o P2097, as possíveis causas podem incluir quase tudo relacionado a esses códigos, com referência específica a "qualquer coisa" que possa causar uma condição de execução rica. Consulte o manual do aplicativo para obter informações detalhadas sobre como códigos adicionais podem causar o P20197 ou contribuir para a configuração do código.

    Quais são os sintomas do código P2097?

    Além de um código de problema armazenado e uma luz de aviso acesa, os sintomas comuns do P2097 podem incluir o seguinte, dependendo do aplicativo, a natureza dos códigos adicionais, se houver algum, e a (s) causa (s) raiz (s) de códigos adicionais -

  • Maior consumo de combustível
  • Graus variáveis ​​de perda de energia, dependendo da aplicação e da natureza do problema
  • Marcha lenta, irregular ou flutuante
  • A velocidade de marcha lenta pode exceder a velocidade recomendada
  • O motor pode não estar ocioso
  • Uma condição de partida difícil pode estar presente quando o motor está quente
  • O odor do combustível pode estar presente
  • Em casos extremos, o aplicativo pode emitir fumaça preta do tubo de escape
  • O motor pode tropeçar ou hesitar ao acelerar
  • O veículo não pode passar em um teste de emissões
  • AVISO: Em algumas aplicações, pode não haver sintomas discerníveis além de um código de problema armazenado e uma luz de aviso acesa. No entanto, a ausência de outros sintomas NÃO significa que esse código pode ser ignorado com segurança - na verdade, não resolvê-lo assim que aparecer pode fazer com que o catalisador derreta, o que, se acontecer, pode incendiar o veículo.

    Como você soluciona problemas do código P2097?

    NOTAS ESPECIAIS: Em termos de praticidade, deve-se notar que o diagnóstico do P2097 poderia ser muito mais fácil simplesmente prestando muita atenção em quais códigos estão presentes junto com o P2097. Por exemplo, se esse código aparecer sozinho, é provável que o problema envolva apenas o próprio conversor catalítico ou o sensor de oxigênio a jusante e / ou seu circuito de controle.

    Se houver vários outros códigos presentes junto com o P2097, por outro lado, e especialmente se alguns códigos adicionais foram armazenados antes do P2097, é quase certo que um ou mais desses códigos causaram o P2097 ou contribuíram para sua configuração. Por exemplo, se houver códigos presentes que indiquem falhas ou problemas com o sensor MAP (pressão absoluta do coletor), sensor MAF (fluxo de ar em massa), sensor de oxigênio a montante ou pressão excessiva de combustível, entre outros, esses códigos devem ser investigados e resolvidos primeiro , uma vez que todos ou quaisquer problemas dessa natureza podem produzir condições de execução rica.

    Por esse motivo, este guia não pode fornecer informações detalhadas de diagnóstico e reparo para o código P2097, que sempre serão válidas para todos os aplicativos em todas as condições e, portanto, as informações fornecidas aqui NÃO devem ser usadas em nenhum procedimento de diagnóstico para esse código sem fazer referência adequada a o manual para a aplicação que está sendo trabalhada. Portanto, é particularmente importante consultar o manual do aplicativo para determinar as definições exatas de códigos adicionais e determinar a relação entre P2097 e QUALQUER outro código que possa estar presente, mesmo que todos ou quaisquer códigos adicionais sejam ainda na fase "pendente".

    Embora as informações genéricas de diagnóstico / reparo fornecidas aqui devam permitir à maioria dos mecânicos não profissionais diagnosticar e reparar o código P2097 na maioria dos aplicativos, deve-se observar que a falha em fazer uma referência adequada ao manual do aplicativo para o qual está sendo trabalhado quase certamente resultará em confusão, diagnóstico incorreto e a possível substituição desnecessária de um conversor catalítico, que em algumas aplicações, pode custar vários milhares de dólares se o conversor não estiver mais coberto por uma garantia. FIM DE NOTAS ESPECIAIS.

    Passo 1

    Registre todos os códigos de falha presentes, bem como todos os dados disponíveis do quadro congelado. Esta informação pode ser útil se uma falha intermitente for diagnosticada posteriormente. Certifique-se de consultar as NOTAS ESPECIAIS acima em relação a outros códigos que podem estar presentes junto com P2097.

    NOTA: Devido às altas taxas de consumo de óleo das aplicações BMW, Audi, VW e Mercedes-Benz, é muito mais provável que o código P2097 esteja presente nessas aplicações do que nas aplicações AMD (American Domestic Market) ou japonesa. Portanto, se não houver códigos adicionais presentes nas aplicações mencionadas, inspecione os sensores de oxigênio quanto a incrustações de óleo como a primeira etapa no procedimento de reparo de diagnóstico para o código P2097. Se a substituição dos sensores de oxigênio não resolver o código, execute os procedimentos recomendados pelo fabricante para testar a operação do conversor catalítico.

    Observe, no entanto, que conversores catalíticos reconstruídos ou não OEM são propensos a falhas prematuras; portanto, sempre substitua esses componentes apenas por peças OEM.

    Passo 2

    Se outros códigos estiverem presentes junto com o P2097 em aplicativos fabricados pela AMD ou em japonês, resolva esses códigos na ordem em que foram armazenados, antes de tentar um diagnóstico do P2097. Como declarado em outro lugar, as possíveis causas de condições de funcionamento intensas são muitas e variadas e, em muitos casos, tanto a causa quanto a solução podem ser específicas do fabricante.

    Consulte o manual do aplicativo para determinar as causas mais prováveis ​​de todos e quaisquer códigos adicionais e siga as instruções fornecidas no manual para diagnosticar e reparar todos os códigos adicionais. Limpe todos os códigos após a conclusão de todos os reparos (incluindo todos os procedimentos de reaprendizagem, quando aplicável) e opere o veículo por pelo menos um ciclo completo antes de digitalizar novamente o sistema para verificar se algum código retorna.

    NOTA: Preste atenção especial às condições do sistema de exaustão a montante do conversor catalítico, pois os vazamentos de exaustão podem (e fazem) definir esse código porque um vazamento de exaustão grave contamina o ar de referência usado pelos sensores de razão de oxigênio e ar / combustível.

    etapa 3

    Se não houver outros códigos presentes, consulte o manual para localizar o sensor de oxigênio afetado, bem como o local, a função, o roteamento e o código de cores de toda a fiação associada. Execute uma inspeção visual completa de toda a fiação e procure fiação e / ou conectores danificados, queimados, em curto, desconectados ou corroídos. Faça os reparos conforme necessário, limpe o código e verifique novamente o sistema para ver se o código retorna,

    Passo 4

    Se o código persistir, mas nenhum dano visível à fiação ou o sensor for encontrado, execute as verificações de resistência, continuidade e conectividade ao terra em toda a fiação associada. Compare todas as leituras obtidas com os valores indicados no manual e faça reparos ou substitua a fiação conforme necessário para garantir que todos os valores elétricos caiam dentro dos limites especificados pelo fabricante. Observe que o próprio sensor de oxigênio faz parte do circuito e, como tal, sua resistência interna também deve ser testada. Substitua o sensor se a resistência medida não concordar com o valor especificado pelo fabricante.

    NOTA 1: Preste atenção especial ao circuito de controle de aquecedor dedicado do sensor afetado durante esta etapa. Os sensores de oxigênio e, nesse sentido, os sensores de proporção ar / combustível usados ​​em aplicações japonesas, precisam estar em temperaturas específicas antes de funcionarem. Isso significa que, se o elemento aquecedor não funcionar corretamente, o sensor poderá não funcionar ou fornecer sinais imprecisos, erráticos, flutuantes ou atrasados ​​ao PCM.

    NOTA 2: Desconecte o sensor do PCM antes de executar testes de resistência, aterramento e / ou continuidade para evitar danos ao controlador.

    Etapa 5

    Se o código persistir, mas todos os valores elétricos estiverem de acordo com os valores especificados, remova o sensor da aplicação e verifique se há sinais de incrustação de óleo ou presença de outros depósitos nocivos. Lembre-se de que não há uma maneira confiável de limpar os sensores de falta de oxigênio ou de razão ar / combustível sem correr o risco de danificá-lo; portanto, substitua o sensor se houver incrustação ou contaminação de qualquer tipo no sensor. Limpe todos os códigos após a substituição e verifique novamente o sistema para ver se o código retorna.

    NOTA: Lembre-se de que os sensores de razão oxigênio / ar / combustível têm uma vida útil limitada, que raramente excede 160.000 quilômetros. À medida que esses sensores envelhecem, eles se tornam menos efetivos / precisos e, portanto, é perfeitamente possível que a simples substituição do sensor afetado resolva o código P2097, e especialmente nos casos em que a fiação dos sensores está em boas condições, sem defeitos presentes.À luz disso, é importante considerar a idade dos sensores e o consumo médio de óleo da aplicação antes que um conversor catalítico seja condenado sem controle.

    Etapa 6

    Se o código persistir além da Etapa 5, há duas possibilidades a serem consideradas. A primeira é que o próprio catalítico está com defeito ou que há algum tipo de problema com o PCM. A última possibilidade é rara e quase sempre será indicada por um código diferente de P2097, que deixa o conversor catalítico como a causa mais provável desse código.

    Uma dica de diagnóstico útil a ter em mente é que, se nenhum outro código estiver presente e não houver vazamentos de exaustão, um sensor de oxigênio a jusante conhecido por ser bom gerará uma tensão de sinal constante próxima ao ponto médio entre um , e condição de execução magra. Se o sensor a jusante estiver bom, mas o scanner indicar uma leitura que flutua quase na mesma taxa que a leitura de um sensor de oxigênio a montante ficaria ou permanecer significativamente acima do ponto intermediário, o conversor catalítico provavelmente está com defeito.

    Embora o mesmo princípio geral seja válido para os sensores de ar / combustível, esse tipo de sensor é melhor diagnosticado com um osciloscópio.

    Etapa 7

    AVISO: A única maneira confiável e precisa de testar a operação e a eficiência de qualquer conversor catalítico é seguir as instruções fornecidas pelo fabricante. Um método favorito, mas severamente equivocado de "quintal", é induzir uma falha de ignição, desativando uma ou mais velas de ignição para ver se a temperatura dos conversores aumenta - NÃO tente este "teste", pois isso poderia derreter os conversores catalíticos ' núcleo em questão de mero segundos.

    Além disso, esse "teste" incendiou muitos veículos quando seus conversores catalíticos derreteram; portanto, SOMENTE siga as instruções fornecidas para testar o conversor ou encaminhe o veículo a uma oficina competente para diagnóstico e reparo profissional.

    Códigos relacionados a P2097

    P2096 - Relaciona-se a "Sistema de compensação de combustível pós-catalisador muito pobre no banco 1"

  • Cadillac SRX 2005 (também publicado em TroubleCodes.net)
    Olá pessoal, tenho um Cadillac SRX AWD V8 2005 com 3 códigos de falha de ignição registrados com obd2 P0301, P0302 e P0308. Existe alguma chance com tantos códigos registrando falha de ignição e uma leitura que mostra 11 problemas e um segundo obd que registrou 16 problemas, que talvez a ordem de disparo tenha sido alterada ...