P2123 - Sensor de posição do pedal do acelerador (APP) / posição do acelerador (TP) / interruptor D - entrada alta

Posted on
Autor: Peter Berry
Data De Criação: 12 Agosto 2021
Data De Atualização: 13 Novembro 2024
Anonim
P2123 - Sensor de posição do pedal do acelerador (APP) / posição do acelerador (TP) / interruptor D - entrada alta - Códigos De Problema
P2123 - Sensor de posição do pedal do acelerador (APP) / posição do acelerador (TP) / interruptor D - entrada alta - Códigos De Problema

Contente

Código de ProblemaLocalização da falhaCausa provável
P2123 Posição do pedal do acelerador (APP) / Sensor da posição do acelerador (TP) / interruptor D - entrada alta Fiação curta a positiva, sensor / interruptor APP / TP

O que significa o código P2123?

O código de falha OBD II P2123 é um código genérico que é definido como “Sensor de posição do pedal do acelerador (APP) / Posição do acelerador (TP) / interruptor D - entrada alta” e é definido quando o PCM (Módulo de controle do trem de força) detecta um nível anormalmente alto tensão de entrada do sensor, interruptor ou circuito no sistema de controle do acelerador identificado como “D”. Observe que o código P2123 se aplica apenas a aplicativos que usam um sistema de controle de aceleração “drive-by-wire” no qual não há um link físico, como um cabo de controle, entre o pedal do acelerador e a placa do acelerador.


NOTA: "Sensor / chave" D "refere-se a um sensor, chave ou circuito específico no sistema de controle da borboleta. No entanto, como os fabricantes nem todos seguem as mesmas regras no que diz respeito à identificação de sensores, chaves e circuitos, é importante consultar o manual da aplicação afetada para determinar exatamente qual sensor / chave / circuito está rotulado como "D" em essa aplicação em particular. Não fazer isso resultará em erro de diagnóstico, perda de tempo e substituição desnecessária de peças e componentes.

Os sistemas de controle de aceleração por fio costumam usar pelo menos dois sensores de posição para controlar a abertura do acelerador. Um sensor é conectado ao pedal do acelerador e, à medida que o pedal é pressionado ou liberado, a resistência interna do sensor muda. A tensão variável é usada pelo PCM como base para calcular e comandar uma abertura apropriada do acelerador, acionando um motor DC que está conectado à placa do acelerador.


Em termos de princípios de operação, o sensor de posição que está acoplado ao pedal do acelerador e o sensor de posição que monitora a posição real da placa do acelerador são do tipo de resistência variável, e os dois sensores são fornecidos com uma tensão de referência de 5 volts e um terreno pelo PCM. Em sensores desse tipo, a tensão de referência passa através de um elemento resistivo e uma parte móvel comumente chamada de controle deslizante se move pelo elemento à medida que o pedal do acelerador é pressionado ou liberado. Na prática, a posição do controle deslizante no elemento resistivo determina quanto da tensão de referência é passada de volta ao PCM através de um circuito de sinal dedicado.

Por exemplo, se não houver pressão no pedal, diz-se que a chave de posição do pedal do acelerador está na posição "parada mínima" na maioria das aplicações, e o elemento resistivo passará cerca de 0,5 volts de volta ao PCM. À medida que o pedal é pressionado, a posição do controle deslizante no elemento muda e progressivamente mais corrente é passada de volta ao PCM, à medida que a resistência elétrica no elemento resistivo diminui, até que cerca de 4,5 volts sejam devolvidos ao PCM na WOT (Wide Acelerador aberto).


O sensor de posição que monitora a posição da placa do acelerador em relação a uma posição mínima (ou fechada) funciona exatamente da mesma maneira, mas, neste caso, as mudanças na tensão do sinal são interpretadas pelo PCM como graus de rotação do acelerador prato. Em um sistema totalmente funcional, o PCM é, portanto, capaz de correlacionar o movimento e a posição da placa do acelerador com o movimento e a posição do pedal do acelerador.

Assim, se o PCM detectar que uma tensão de sinal de entrada anormalmente alta está presente no sistema de controle do acelerador, reconhecerá que o sensor, interruptor ou circuito identificado como "D" está operando fora dos limites aceitáveis ​​ou permitidos e definirá o código P2123 e acenda uma luz de aviso como resultado. Na maioria das aplicações, o PCM também iniciará um modo à prova de falhas ou de limp como precaução de segurança até que a falha seja corrigida porque o PCM não pode controlar o acelerador de forma eficaz se algumas partes do sistema de controle do acelerador operam fora de limites aceitáveis.

Onde está localizado o sensor P2123?

A imagem acima mostra um conjunto típico do pedal do acelerador / interruptor de posição no qual o sensor / interruptor de posição do pedal (aqui colorido em laranja) é incorporado ao conjunto. Observe, porém, que a aparência e / ou o design reais desses conjuntos variam muito entre os aplicativos. Lembre-se também de que esse conjunto geralmente não é reparável e que todo o conjunto deve ser substituído como uma unidade completa se o sensor de posição não puder ser desconectado do conjunto do pedal, como é o caso em algumas aplicações.

NOTA: Se o teste não revelar uma falha no conjunto do pedal do acelerador, é possível que o sensor de posição do acelerador no corpo do acelerador esteja com defeito. Em muitas aplicações, esse sensor de posição é incorporado ao próprio corpo do acelerador, o que significa que todo o corpo do acelerador deve ser substituído se o sensor de posição falhar.

Quais são as causas comuns do código P2123?

Observe que, embora um problema de “alta tensão de entrada” em um sensor, interruptor ou circuito específico no sistema de controle do acelerador não seja sinônimo de um problema de correlação entre as posições do pedal do acelerador e da placa do acelerador, é possível que os códigos relacionados aos problemas de correlação sejam ser definido pela falha de um sensor, interruptor ou circuito específico no sistema de controle do acelerador.

No entanto, como o código P2123 se refere especificamente a um problema de alta tensão de entrada no sistema de controle do acelerador, é provável que a causa do código envolva apenas os próprios sensores de posição do pedal do acelerador / acelerador ou a fiação que os conecta um ao outro e ao PCM, em vez de envolver falhas e defeitos mais generalizados em outras partes do sistema de controle do acelerador que normalmente causam problemas de correlação.

No entanto, algumas causas comuns do código P2123 podem incluir o seguinte -

  • Fiação e / ou conectores danificados, queimados, em curto, desconectados ou corroídos entre o sensor de posição do pedal, o sensor de posição da placa da borboleta ou entre os sensores de posição e o PCM
  • Um ou mais sensores de posição com defeito no sistema de controle do acelerador
  • Tensões anormalmente altas do sistema devido a defeitos no sistema de carregamento. Observe, porém, que essa condição quase certamente será indicada por um ou mais códigos relacionados especificamente ao sistema de carregamento
  • Motor do atuador do acelerador com defeito
  • PCM com falha ou com falha. Observe que este é um evento raro e, portanto, a falha deve ser procurada em outro local antes que qualquer módulo de controle seja substituído