P2213 - Sensor de óxidos de nitrogênio (NOx), banco 2 - mau funcionamento do circuito

Posted on
Autor: Peter Berry
Data De Criação: 12 Agosto 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
P2213 - Sensor de óxidos de nitrogênio (NOx), banco 2 - mau funcionamento do circuito - Códigos De Problema
P2213 - Sensor de óxidos de nitrogênio (NOx), banco 2 - mau funcionamento do circuito - Códigos De Problema

Contente

Código de ProblemaLocalização da falhaCausa provável
P2213 Sensor de óxidos de nitrogênio (NOx), banco 2 - mau funcionamento do circuito Fiação, sensor de NOx

O que significa o código P2213?

OBSERVAÇÕES ESPECIAIS: O código OBD II P2213 NÃO descreve necessariamente uma falha no sistema de controle de NOx per se; em vez disso, esse código descreve com mais freqüência uma falha ou mau funcionamento do sensor de NOx em um determinado banco de cilindros. Os sensores de NOx são sensores de importância crítica em uma parte importante do sistema de controle de emissões e, por esse motivo, é altamente recomendável que a mecânica não profissional leia a seção que trata do NOx (um coquetel tóxico de óxido nítrico e gás dióxido de nitrogênio comumente referido como controle e eliminação de NOx ou óxido nitroso) no manual para a aplicação que está sendo trabalhada.


É importante obter pelo menos um conhecimento prático do sistema, de seus vários componentes, bem como de como o sistema interage com outros sistemas / componentes de controle de emissões, pois não fazer isso pode resultar em erros de diagnóstico, na substituição desnecessária de peças e / ou componentes ou danos fatais a componentes caros do sistema de controle de emissões, como o conversor catalítico. Além disso, observe que, embora as tecnologias de redução de NOx atinjam o mesmo resultado nos motores a gasolina e diesel, que é a redução, se não a eliminação completa do NOx, o método usado nos motores a diesel é várias ordens de magnitude mais complicadas do que as usadas nos motores a gasolina .

Por esse motivo, as informações aqui apresentadas destinam-se apenas a fins informativos gerais e, portanto, NÃO devem ser usadas em QUALQUER procedimento de diagnóstico para o código P2213 sem fazer uma referência adequada ao manual para o aplicativo que está sendo trabalhado, e especialmente onde P2213 está presente em uma aplicação a diesel, onde esse código pode ser acompanhado por muitos outros códigos.


No entanto, as informações genéricas de diagnóstico fornecidas neste guia devem permitir à maioria dos mecânicos não profissionais diagnosticar e reparar o P2213 na maioria das aplicações e sob a maioria das condições. No entanto, se o código persistir além das etapas descritas neste guia, a melhor opção é encaminhar o veículo para diagnóstico e reparo profissional. FIM DE NOTAS ESPECIAIS.

O código de falha OBD II P2213 é um código genérico que é definido por todos os fabricantes de automóveis como "sensor de óxidos de nitrogênio (NOx), banco 2, mau funcionamento do circuito" e é definido quando o PCM (Powertrain Control Module) detecta uma falha ou mau funcionamento no , o próprio sensor de NOx ou o módulo / circuito de controle do sensor de NOx. Nos motores com duas cabeças de cilindro, "Banco 2" refere-se ao banco de cilindros que não contém o cilindro nº 1. Observe que o sensor de NOx é usado em conjunto com sensores de oxigênio e, portanto, desempenha uma função totalmente diferente do (s) sensor (es) de oxigênio.


Os sensores de NOx têm aparência semelhante aos sensores de oxigênio e, como os sensores de oxigênio, os sensores de NOx precisam estar em temperaturas muito específicas antes de detectar NOx no fluxo de escape. Portanto, os sensores de NOx são equipados com elementos de aquecimento que são controlados com circuitos dedicados para controlar o elemento de aquecimento.

Foi demonstrado que o NOx é o principal componente nos gases de escape de veículos que causam poluição atmosférica, chuva ácida e problemas respiratórios em algumas pessoas, mas uma conseqüência não intencional de tornar os motores mais econômicos em termos de combustível é que, quanto mais eficientes os motores se tornam, mais difícil tornou-se controlar a formação e a eliminação de NOx dos gases de escape dos veículos.

Para isso, os fabricantes de automóveis desenvolveram novas tecnologias, como conversores catalíticos de 3 vias em aplicações a gasolina e SCR (Redução Catalítica Seletiva) em aplicações a diesel. Ambas as tecnologias são mais eficazes na detecção e eliminação de NOx do que o EGR (Recirculação de gases de escape), ou VVT (Variable Valve Timing), que tecnologias controlam a temperatura de combustão para reduzir a formação de NOx.

Nos motores a gasolina, o NOx é armazenado temporariamente no conversor catalítico, até que o sensor dedicado de NOx detecte que o nível de NOx (medido em partes por milhão) excede o nível permitido. Quando isso acontece, o controlador dedicado do sensor de NOx comunica o fato ao PCM por meio do sistema de barramento CAN (Controller Area Network), no qual o PCM enriquece temporariamente a mistura ar / combustível para elevar a temperatura dentro do conversor catalítico a temperaturas extremamente altas. para permitir que o material catalítico no conversor se oxide ou quebre NOx em oxigênio, água e outras substâncias inócuas.

Observe que o enriquecimento da mistura ar / combustível normalmente dura cerca de dois segundos a cada 60 segundos e que em algumas aplicações de gasolina, o ar é injetado no conversor catalítico para obter o aumento de temperatura necessário, que pode estar em torno de 8400F (4500C) a cerca de 15600F (8500C) ou mais, dependendo da aplicação.

Em aplicações a diesel, o sistema SCR (Redução Catalítica Seletiva) injeta uréia, conhecida como DEF (Diesel Exhaust Fluid) nos EUA, e AdBlue na Europa) no sistema de escape. A uréia se decompõe ou se decompõe em amônia no sistema de escape, onde trabalha em conjunto com materiais catalíticos altamente especializados no conversor para converter NOx em nitrogênio e outras substâncias inofensivas a temperaturas de várias centenas de graus. Observe que esse sistema de injeção é propenso a falhas e que essas falhas (ou contaminação do fluido redutor) podem causar uma infinidade de códigos adicionais, mesmo que o sensor NOx dedicado e seu controlador possam estar funcionando perfeitamente.

As descrições acima são necessariamente breves, mas servem para ilustrar o ponto em que é importante ter pelo menos um entendimento básico do sistema de redução de NOx para poder diagnosticar o código P2213 corretamente pela primeira vez. No entanto, quando o PCM detecta uma falha no sensor de NOx ou um mau funcionamento no circuito de controle dos sensores, ele define o código P2213 e acende uma luz de aviso. Observe que uma luz de aviso piscando indica um problema sério, que geralmente é uma indicação de que ocorreu uma falha no conversor catalítico ou está prestes a ocorrer.

A imagem abaixo mostra um sensor de NOx típico com seu controlador dedicado. Observe que a aparência e a localização reais dos sensores de NOx variam entre os aplicativos.

Quais são as causas comuns do código P2213?

Essa lista de possíveis causas do código P2213 provavelmente não está completa, mas, como em muitos outros códigos de problema, nem sempre é fácil distinguir entre a causa (s) e o (s) efeito (s) desse código, por isso é um erro fácil atribuir catalisadores. falha do conversor como causa principal desse código, pois as falhas do sensor de NOx geralmente causam falha nos conversores. O fato é que, como os conversores catalíticos são extremamente duráveis, é provável que as possíveis causas do código P2213 sejam o resultado de outras causas além da simples falha do conversor catalítico.

Observe que as possíveis causas do código P2213 listadas aqui podem levar (ou às vezes indicar) a falha do sensor de NOx e catalisador, mas lembre-se de que, se ocorrer uma falha no catalisador, quase sempre ocorrerá como resultado de uma falha do sensor de NOx e não vice-versa. Além disso, esteja ciente de que todas as possíveis causas de P2213 listadas aqui quase sempre serão indicadas por um ou mais códigos diferentes de P2213. Abaixo estão algumas possíveis causas do código P2213-

  • Circuitos danificados, queimados, em curto, desconectados, corroídos ou abertos na fiação de quase qualquer sensor no sistema de gerenciamento de combustível / motor ou controle de emissões. Sempre consulte o manual do aplicativo para obter informações detalhadas sobre quais sensores (e sua fiação), além do sensor de NOx, têm maior probabilidade de estar implicados na configuração P2213.
  • Mau funcionamento ou defeito em quase qualquer sensor que controla / monitora o combustível, a ignição, o VVT / VVC ou o sistema de controle de emissões. Sempre consulte o manual do aplicativo para obter informações detalhadas sobre quais sensores, além do sensor de NOx, têm maior probabilidade de estar implicados na configuração P2213 no aplicativo em que está sendo trabalhado.
  • Uso de combustível inadequado, contaminado ou de baixa qualidade.
  • Uso de DEF contaminado (fluido de escape de diesel). Em alguns casos, se não na maioria dos casos em que a contaminação com DEF é um fator contribuinte, pode ser necessário substituir todo o sistema de injeção de DEF para resolver P2213.
  • Baixo nível de fluido DEF.
  • Erro de ignição em um ou mais cilindros. Observe que a causa do (s) incêndio (s) é (m) irrelevante para a configuração de P2213; no entanto, todos os erros de ignição DEVEM ser resolvidos antes é tentado um diagnóstico de P2213.
  • Vazamentos de exaustão em qualquer lugar do sistema de exaustão, especialmente a montante do conversor catalítico, podem ser vistos pelo PCM como uma falha do conversor, pois os vazamentos de exaustão a montante freqüentemente interferem na operação dos sensores de oxigênio.
  • Tensões anormais do sistema. Observe que os sensores de NOx exigem tensão total da bateria para que o elemento aquecedor funcione conforme projetado. Tensões baixas no sistema / bateria podem fazer com que o elemento aquecedor não funcione corretamente, enquanto tensões excessivas podem danificar o elemento, que tem o mesmo resultado. Observe, no entanto, que algumas aplicações usam um sistema dedicado para aumentar as tensões baixas da bateria para ajudar no ciclo de aquecimento do sensor de NOx. Consulte o manual para obter informações detalhadas sobre a operação deste sistema de reforço.
  • Observe que os conversores catalíticos pós-mercado ou reconstruídos não oferecem a eficiência nem a durabilidade dos conversores catalíticos OEM e, mais frequentemente, o uso de conversores abaixo do padrão é a causa direta desse código.
  • Modificações ou alterações não autorizadas do sistema de escape também podem causar esse código. Observe que alguns tipos de modificação constituem violação do sistema de controle de emissões e, portanto, são ilegais.
  • Falha no PCM. Observe, no entanto, que, devido às inúmeras causas possíveis de P2213, a falha do PCM é um evento altamente improvável e, com exceção do controlador do sensor NOx que acompanha o sensor, a falha deve ser procurada em outro lugar antes que qualquer controlador seja substituído.
  • Quais são os sintomas do código P2213?

    Como muitas causas de P2213 podem ser o resultado de falhas e mau funcionamento em sistemas que aparentemente não estão diretamente relacionados ao sensor de NOx e seu controlador, não é possível fornecer aqui uma lista de sintomas que sempre estarão presentes em todas as aplicações. o tempo - além de alguns sintomas que podem estar presentes na maioria dos aplicativos.

    Sempre consulte o manual do aplicativo para obter informações detalhadas sobre os sintomas com maior probabilidade de estar presentes nessa aplicação. Dito isto, a seguir estão alguns sintomas, exceto um código de problema armazenado e uma luz de aviso iluminada que podem ou não estar presentes, dependendo da aplicação e da natureza exata do problema.

  • Algumas aplicações podem sofrer uma perda de energia que pode variar de leve a grave
  • Condições de falha de ignição podem se desenvolver ou piorar em alguns casos
  • Pode ocorrer falha catalítica
  • Nenhuma condição inicial pode se desenvolver
  • O motor pode ficar ocioso aproximadamente, irregularmente, ou a velocidade ociosa pode flutuar descontroladamente
  • O motor pode parar com frequência ou imprevisivelmente
  • O motor pode hesitar ou tropeçar na aceleração
  • Como você soluciona problemas do código P2213?

    OBSERVAÇÕES ESPECIAIS: É importante observar que o P2213 pode ser acompanhado por muitos outros códigos, como um ou mais dos seguintes: P2200, P2201, P2202, P2203, P2204, P2205, P2206, P2207, P2208, P2209, P2210, P2211 , P2212, P2214, P2215, P2216, P2217, P2218, P2219, P2220, P2221, P2222, P2223, P2224 e P2225.

    No entanto, o número de códigos adicionais depende da aplicação e da natureza exata do problema, motivo pelo qual é importante observar onde aparece na lista de códigos adicionais P2213. Se P2213 aparecer como o primeiro código, todos os outros códigos serão o resultado de P2213, mas se P2213 aparecer mais abaixo na lista, os códigos anteriores contribuirão com fatores que causaram P2213, com os seguintes códigos resultantes de uma combinação de P2213 e aqueles que veio antes dele.

    Todos os códigos adicionais sempre devem ser investigados e resolvidos na ordem em que foram armazenados, pois em muitos casos, a resolução dos primeiros códigos resolverá todos os outros códigos. Isso é particularmente verdade no P2213, mas a leitura das seções relevantes no manual e a obtenção de pelo menos um entendimento básico do mecanismo de controle de NOx no aplicativo em que está sendo trabalhado antes tentar um diagnóstico de P2213 tornará mais fácil para mecânicos não profissionais distinguir entre a (s) causa (s) possível (s) e o (s) efeito (s) mais provável (s) do código P2213. FIM DE NOTAS ESPECIAIS.

    AVISO: NÃO tente diagnosticar esse código ou tente "testar" o funcionamento do conversor catalítico, induzindo deliberadamente falhas de ignição em QUALQUER circunstância. Isso pode aumentar drasticamente a temperatura do conversor catalítico e, em casos graves, alguns tipos de falha de ignição, como quando as velas de ignição são deliberadamente desabilitadas, podem fazer com que um conversor catalítico derreta no menor número possível. 10-12 segundos. Lembre-se de que, além da despesa decorrente da substituição de um conversor catalítico, um conversor superaquecido pode incendiar um veículo, o que é ainda mais caro de substituir.

    NOTA 1: Um termômetro infravermelho com um apontador a laser é um item necessário ao diagnosticar P2213, pois a temperatura real do (s) catalisador (es) é um importante auxiliar de diagnóstico na resolução desse código.

    NOTA 2: O diagnóstico do código P2213 pode ser muito mais fácil se o veículo puder ser colocado em uma talha ou elevador. Se uma talha não estiver disponível, levante o veículo o mais alto possível e use suportes de macaco aprovados para apoiar o veículo enquanto trabalha sob ele.  

    Passo 1

    Registre todos os códigos de falha presentes, bem como todos os dados disponíveis do quadro congelado. Esta informação pode ser útil se uma falha intermitente for diagnosticada posteriormente.

    AVISO: Se outros códigos estiverem presentes junto com P2213, observe a ordem em que os códigos foram armazenados e certifique-se de resolver todos os códigos na ordem em que foram armazenados. antes tentando um diagnóstico desse código. Consulte o AVISO acima. Preste atenção especial aos códigos relacionados à tensão do sistema, se houver algum, pois tensões anormais do sistema afetam a operação correta de quase todos os sensores em qualquer aplicação. Em alguns casos, pode ser possível resolver uma série de códigos simplesmente resolvendo um código relacionado à tensão do sistema.

    Passo 2

    Embora uma causa comum de P2213 seja uma falha do conversor catalítico, deve-se declarar que os conversores catalíticos geralmente não falham, a menos que haja uma falha ou mau funcionamento em outro lugar no sistema de controle de emissões ou de gerenciamento de motores, como uma falha de ignição em um ou mais cilindros fazem com que o conversor catalítico falhe diretamente.

    No entanto, uma exceção a essa regra é o fato de os conversores catalíticos se tornarem menos eficientes à medida que envelhecem, mesmo que não existam circunstâncias excepcionais. Portanto, a próxima coisa a fazer é verificar se o conversor ainda está coberto por uma garantia; as garantias mandatadas pelo governo federal podem variar de 80.000 a 150.000 milhas em alguns casos; portanto, verifique isso com as autoridades do seu estado.

    Lembre-se, porém, de que a substituição de um conversor catalítico que esteja na garantia é melhor para oficinas especializadas e / ou revendedores, a fim de evitar problemas legais e ramificações.

    etapa 3

    Supondo que não haja outros códigos presentes ou que todos os outros códigos tenham sido resolvidos, ligue o motor e permita que ele aqueça até a temperatura operacional normal para garantir que o sensor de NOx entre em operação de circuito fechado, o que acontece quando ele começa a gerar um sinal de feedback.

    Em seguida, aponte o termômetro a laser para um ponto próximo ao local em que o tubo de escape entre no catalisador e não no valor após a estabilização da leitura. Repita o procedimento em um ponto em que o tubo de escape saia do conversor e anote esse valor para referência futura também.

    NOTA: Em algumas aplicações, é necessário operar o motor a uma velocidade especificada antes de obter as leituras de temperatura; portanto, consulte o manual da aplicação neste ponto muito importante.

    Compare as leituras obtidas com as indicadas no manual e observe as discrepâncias encontradas. Uma pequena discrepância neste momento não é necessariamente prova de um conversor defeituoso, mas verifique novamente a temperatura se houver alguma dúvida sobre sua precisão. As leituras de temperatura que concordam exatamente com os valores especificados são raras, mas não impossíveis, portanto, não tire conclusões quanto à capacidade de manutenção (ou não) de qualquer componente baseado puramente nas leituras de temperatura obtidas.

    Passo 4

    Permita que o escapamento esfrie enquanto consulta o manual sobre a localização do sensor de NOx, bem como sobre a localização, função, código de cores e roteamento de toda a fiação associada ao sensor de NOx.

    Realize uma inspeção visual completa de toda a fiação associada, incluindo os fusíveis, quando instalados. Procure por fiação danificada, queimada, em curto, desconectada e / ou corroída e preste atenção especial ao conector em que o controlador NOx se conecta ao chicote geral. Verifique os pinos no conector quanto a corrosão e / ou danos e faça os reparos conforme necessário. Limpe todos os códigos após a conclusão dos reparos e verifique novamente o sistema para ver se o código retorna.

    Etapa 5

    Se nenhum dano visível for encontrado, prepare-se para executar testes de referência de tensão, aterramento, resistência e continuidade em toda a fiação, mas certifique-se de desconectar o sensor da cablagem para evitar danificar o PCM durante esta etapa. Sempre execute esse tipo de teste com o auxílio de um diagrama de pinos obtido de fontes oficiais para evitar causar curto-circuitos que podem danificar outros componentes.

    Compare todas as leituras obtidas com as indicadas no manual e consulte o manual para obter as opções de reparo recomendadas, se forem encontradas discrepâncias. A comunicação entre o controlador do sensor de NOx e o PCM ocorre no sistema de barramento CAN, o que significa que simplesmente reparar a fiação danificada ou não-funcional pode ter sérias conseqüências para o funcionamento correto e contínuo de partes do sistema de barramento CAN. Portanto, NÃO se desvie das opções de reparo recomendadas.

    NOTA 1: Lembre-se de que, como o sensor de NOx real faz parte do circuito de controle, ele também deve ser testado, mas não deixe de consultar o manual para obter informações detalhadas sobre como testar o sensor corretamente para obter resultados confiáveis ​​e precisos. Compare todas as leituras obtidas no sensor com os valores especificados no manual e substitua o sensor se QUALQUER leitura estiver fora da faixa ou valor especificado.

    NOTA 2: Em algumas aplicações, o terra é fornecido pelo PCM, portanto, consulte o manual para determinar o procedimento correto (KOER / KOEO) para estabelecer a conexão de terra.

    NOTA 3: Em algumas aplicações a diesel, a tensão de referência é fornecida através do circuito de controle da vela de incandescência. Consulte o manual para determinar o procedimento de teste correto para evitar danos à unidade de controle da vela de incandescência e / ou outros controladores.

    Etapa 6

    Ao substituir o sensor de NOx, verifique se todas as conexões estão seguras e se toda a fiação está protegida dos componentes quentes do escapamento para evitar danos à fiação. Limpe todos os códigos.

    Em seguida, ligue o motor e deixe-o aquecer até a temperatura normal para garantir que o novo sensor entre em operação em circuito fechado - este é um passo necessário para poder verificar novamente a temperatura do conversor catalítico. Assumindo que todo o sistema de controle de emissões esteja totalmente funcional, o sensor de NOx é o "interruptor" que regula o componente de redução de NOx do sistema de controle de emissão; portanto, se o sensor funcionar como deveria, isso será refletido na temperatura do conversor catalítico.

    Faça as leituras de temperatura por pelo menos 2 minutos nas duas extremidades do conversor, mas certifique-se de seguir as instruções no manual em relação à velocidade do motor e a ativação do acelerador para garantir resultados precisos. Se o sensor de NOx estiver bom e não houver outros códigos presentes, mas a temperatura do conversor se desviar dos valores indicados no manual em mais de alguns por cento, suspeite de um conversor com defeito.

    NOTA: Esteja ciente de que a qualidade do combustível (e o tipo de combustível) influencia diretamente as temperaturas de exaustão e a eficiência do conversor catalítico, principalmente se a mistura de biodiesel puro ou diesel que exceder ~ 20% do teor de biodiesel for usada. O biodiesel contém mais oxigênio do que o diesel comum e, como a disponibilidade de oxigênio livre em várias partes do conversor desempenha um papel crítico na redução de NOx, qualquer excesso de oxigênio pode muito bem fazer com que as temperaturas reais do conversor se desviem dos valores recomendados.

    Etapa 7

    Se as temperaturas reais medidas do conversor catalítico coincidirem com os valores especificados para a aplicação, é quase certo que o reparo foi bem-sucedido. No entanto, seria prudente testar o sistema em condições de mergulho do mundo real; portanto, opere o veículo por pelo menos dois ou três ciclos de tração com um scanner conectado para monitorar a operação do sensor de NOx em tempo real.

    Se nenhum código retornar após o teste, o reparo foi bem-sucedido, mas esteja ciente de que qualquer dano que o conversor catalítico tenha sofrido enquanto o sensor de NOx estava inoperante pode ser refletido nas leituras obtidas do novo sensor de NOx durante o teste. Se houver suspeita de danos no conversor catalítico, encaminhe o veículo ao revendedor ou oficina especializada para diagnóstico e reparo profissional, cujo reparo pode incluir a substituição do conversor.

    Códigos relacionados a P2213

  • P2214 - Relaciona-se a "Faixa de circuito do sensor de NOx / banco de desempenho 2"
  • P2215 - Relaciona-se ao “banco baixo do circuito do sensor de NOx 2”
  • P2216 - Relaciona-se ao "Banco alto do circuito do sensor de NOx 2"
  • P2217 - Relaciona-se ao "Banco intermitente 2 do circuito do sensor de NOx"
  • NOTA: Os quatro códigos listados acima são os que estão mais relacionados à P2213. Consulte as NOTAS ESPECIAIS na seção Solução de problemas deste guia para obter detalhes sobre outros códigos frequentemente associados ao P2213.