P2227 - Sensor de pressão barométrica (BARO) - problema de alcance / desempenho

Posted on
Autor: Peter Berry
Data De Criação: 12 Agosto 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
P2227 - Sensor de pressão barométrica (BARO) - problema de alcance / desempenho - Códigos De Problema
P2227 - Sensor de pressão barométrica (BARO) - problema de alcance / desempenho - Códigos De Problema

Contente

Código de ProblemaLocalização da falhaCausa provável
P2227 Sensor de pressão barométrica (BARO) - problema de alcance / desempenho Cablagem, sensor BARO, ECM

O que significa o código P2227?

O código de falha OBD II P2227 é um código genérico definido como “Problema de alcance / desempenho do sensor de pressão barométrica (BARO)” e é definido quando o PCM (Módulo de controle do trem de força) detecta uma leitura do sensor de pressão barométrica que é incompatível ou irreconciliável com a carga atual do motor e a abertura do acelerador, ou quando seus dados não se correlacionarem com os do sensor MAP (pressão absoluta do coletor).


O valor de entrada deste sensor é comparado a uma tensão de referência (geralmente 5V para a maioria das aplicações) e, se existir um desvio do valor esperado por um período de quatro segundos consecutivos na maioria das aplicações, o PCM definirá o código P2227 e acenderá um luz de aviso.

Como o próprio nome sugere, a função do sensor de pressão barométrica é fornecer dados de entrada para o PCM com relação à pressão atmosférica atual, que muda (diminui) em relação à pressão atmosférica ao nível do mar à medida que o veículo ganha altitude. Trabalhando em conjunto com o sensor MAP (pressão absoluta do coletor), os dados de entrada do sensor de pressão barométrica permitem ao PCM calcular estratégias apropriadas de distribuição de combustível e tempo de ignição que garantem que o motor sempre atinja seu pico, independentemente da elevação das aplicações acima nível do mar.


Por exemplo, se um determinado motor precisar de uma abertura do acelerador, digamos, 30% para desenvolver X quantidade de potência na primeira marcha ao nível do mar, esse mesmo motor exigirá uma maior abertura do acelerador, digamos, 40% para permitir a entrada de mais ar de admissão o motor para compensar o ar menos denso em altitudes mais altas acima do nível do mar. Embora o exemplo acima seja um exemplo simplificado demais para ilustrar o princípio, e não deva ser tomado literalmente, serve para mostrar como é permitido que mais ar entre no motor.

Em um sistema totalmente funcional, os sensores MAP e IAT (temperatura do ar de admissão) também fornecem dados de entrada para o PCM, e são os dados combinados dos três sensores (entre outros) que determinam o grau de abertura do acelerador, volume e tempo do combustível fornecido e adaptações no tempo de ignição que garantem que o motor tenha o mesmo desempenho que teria feito no nível do mar.


A imagem abaixo mostra um típico sensor de pressão barométrica de uma aplicação Ford. Observe que a aparência e a localização do sensor de pressão barométrica variam muito entre as aplicações e, em alguns casos, esse sensor é incorporado a outros sensores. Por esse motivo, é muito importante identificar o sensor correto ao diagnosticar o código P2227.

Quais são as causas comuns do código P2227?

Algumas causas comuns do código P2227 podem incluir os seguintes

  • Fiação e / ou conectores danificados, queimados, em curto, desconectados ou corroídos
  • Conversor (es) catalisador (s) e / ou silenciadores obstruídos
  • Vazamentos graves de escape a montante de sensores de oxigênio - ou NOx
  • Sensor barométrico defeituoso
  • Sensor de posição do acelerador com defeito
  • Sensor MAF (fluxo de ar em massa) defeituoso ou contaminado
  • Sensor de pressão do coletor com defeito
  • Sensor IAT (temperatura do ar de admissão) com defeito
  • Motor em mau estado mecânico ou na presença de códigos de falha de ignição contínua em um ou mais cilindros
  • Entrada de ar não medido no motor
  • PCM com falha ou com falha. Observe que este é um evento raro, e a falha deve ser procurada em outro local antes que qualquer controlador seja substituído
  • Quais são os sintomas do código P2227?

    Alguns sintomas comuns do código P2227 podem incluir o seguinte, mas observe que a gravidade de alguns problemas de dirigibilidade pode variar muito entre aplicativos -

  • Código de problema armazenado e uma luz de aviso iluminada
  • O consumo de combustível pode aumentar
  • Algumas aplicações podem exibir um grau de perda de energia
  • Em alguns casos, o motor pode tropeçar ou hesitar ao acelerar
  • Como você soluciona problemas do código P2227?

    NOTA 1: Um diagnóstico preciso do código P2227 exige que o motor esteja em perfeitas condições de funcionamento, sem vazamentos de escape, códigos de falha de ignição ou vazamentos de vácuo do motor. A falha em investigar e resolver qualquer código que preceda a P2227 quase certamente resultará em diagnóstico incorreto, perda de tempo e substituição desnecessária de peças e componentes.

    NOTA 2: Em aplicações notórias (VW, Audi, BMW e Mercedes) por suas altas taxas de consumo de óleo, o código P2227 é frequentemente definido quando o elemento aquecido no sensor MAF (Mass Airflow) fica fortemente contaminado com óleo e resíduos oleosos. Nessas aplicações, muitas vezes é possível resolver o código com uma simples limpeza do elemento com um limpador aprovado. Observe, no entanto, que se isso e todas as outras tentativas de reparo não resolverem o P2227 e o sensor MAF precisar ser substituído, as substituições de pós-venda geralmente causam uma recorrência deste e de outros códigos.

    Passo 1

    Registre todos os códigos de falha presentes, bem como todos os dados disponíveis do quadro congelado. Esta informação pode ser útil se uma falha intermitente for diagnosticada posteriormente.

    NOTA: Consulte as notas imediatamente acima e verifique se todos os códigos anteriores ao código P2227 foram resolvidos definitivamente antes de prosseguir para a Etapa 2.

    Passo 2

    Supondo que nenhum outro código esteja presente ou que todos os outros códigos anteriores tenham sido reparados, mas o P2227 persista, consulte o manual do aplicativo para localizar e identificar o sensor de pressão barométrica, bem como os conectores e a fiação associados. Determine também a função e o código de cores de toda a fiação associada para evitar a possibilidade de testar o sensor errado, pois alguns sensores de pressão barométrica são incorporados a outros sensores.

    NOTA: Não deixe de inspecionar o elemento do filtro de ar neste momento e substitua-o se estiver sujo, entupido, quebrado ou danificado de alguma forma. Inspecione também o trato de entrada quanto a bloqueios ou danos que possam impedir, limitar ou inibir o fluxo de ar através do duto. Faça reparos ou substitua as peças conforme necessário.

    etapa 3

    Se o código persistir, faça uma inspeção visual completa de toda a fiação e conectores associados. Procure fiação e / ou conectores danificados, queimados, em curto, desconectados ou corroídos. Faça reparos ou substitua a fiação conforme necessário. Limpe todos os códigos após a conclusão dos reparos e opere o veículo por pelo menos um ciclo completo antes de verificar novamente o sistema para verificar se o código retorna.

    Passo 4

    Se o código persistir, mas não houver danos visíveis à fiação ou aos conectores, execute resistência, tensão de referência, continuidade e, se aplicável, a integridade do terra verifica todas as fiações relevantes. Compare todas as leituras obtidas com os valores indicados no manual e faça reparos ou substitua a fiação conforme necessário para garantir que todos os valores elétricos caiam dentro dos limites especificados pelo fabricante. Certifique-se de desconectar o circuito do sensor barométrico do PCM durante as verificações de resistência para evitar danos ao controlador.

    NOTA 1: Preste atenção especial ao circuito de tensão de referência, pois uma resistência anormal nesse circuito quase sempre terá esse código. Se necessário, substitua esse fio em vez de fazer reparos, pois reparos mal executados podem causar problemas e problemas com outros sensores / circuitos, considerando o fato de que vários sensores podem compartilhar esse circuito.

    NOTA 2: Lembre-se de que o sensor de pressão barométrica faz parte de seu circuito de controle e, como tal, sua resistência interna também deve ser testada. Substitua o sensor se sua resistência não corresponder ao valor especificado, pois esse valor é um indicador razoavelmente bom de sua condição geral. Observe que o teste adequado desse sensor pode exigir o uso da tabela de pressão para Hertz dos fabricantes, que pode não estar incluída no manual de reparo. Se estiver incluído, o manual também fornecerá instruções adequadas sobre como usá-lo e como interpretar os resultados. Siga estas instruções exatamente para obter os resultados mais precisos.

    Limpe todos os códigos após a conclusão dos reparos e opere o veículo por pelo menos um ciclo completo antes de verificar novamente o sistema para verificar se o código retorna.

    Etapa 5

    Embora as etapas de 1 a 5 resolvam o código P2227 em nove de cada dez casos, é possível que o código persista, apesar de não haver uma causa óbvia. Se isso acontecer, remova e limpe o elemento aquecido do sensor do MAF, independentemente da aplicação. Recoloque o sensor do MAF após a limpeza, limpe todos os códigos após a conclusão dos reparos e opere o veículo por pelo menos um ciclo completo antes de digitalizar novamente o sistema para verificar se o código retorna.

    Se a falha persistir, suspeite de um sensor MAF com defeito ou de um PCM com defeito, mas como a falha no PCM é extremamente rara, substitua o sensor do MAF. Se a falha persistir após a substituição do sensor MAF, suspeite de uma falha elétrica intermitente. No entanto, falhas deste tipo podem ser extremamente desafiadoras e demoradas para serem encontradas e, em alguns casos, pode ser necessário permitir que a falha piore consideravelmente antes que um diagnóstico preciso e um reparo definitivo possam ser feitos.

    Códigos relacionados a P2227

    NOTA: Embora os códigos listados aqui não estejam estritamente relacionados ao P2227 - “Problema de alcance / desempenho do sensor de pressão barométrica (BARO)”, é bastante comum que um ou mais códigos listados aqui estejam presentes junto com o P2227. No entanto, quais códigos nesta lista provavelmente estão presentes dependem em grande parte do aplicativo e da causa raiz exata do P2227.

  • P2226 - Relaciona-se ao "Circuito Barométrico do Sensor de Pressão" A ""
  • P2228 - Relaciona-se ao "Sensor de pressão barométrica" ​​A "do circuito baixo"
  • P2229 - Relaciona-se ao "Sensor de pressão barométrica" ​​A "Circuit High"
  • P222A - Relaciona-se ao "Circuito Barométrico do Sensor de Pressão" B ""
  • P222B - Refere-se à faixa / desempenho do sensor de pressão barométrica "B"
  • P222C - Relaciona-se ao "Circuito Barométrico do Sensor de Pressão" B "Baixo"
  • P222D - Relaciona-se ao "Sensor de pressão barométrica" ​​B "do circuito alto"
  • P222E - Relaciona-se ao circuito do sensor de pressão barométrica "B" intermitente / irregular "
  • P222F - Relaciona-se à correlação "Sensor de pressão barométrica" ​​A "/" B ""
  • P2230 - Relaciona-se ao circuito do sensor de pressão barométrica "A" intermitente / irregular "