P242F - Filtro de partículas diesel (DPF) - restrição / acúmulo de cinzas

Posted on
Autor: Peter Berry
Data De Criação: 12 Agosto 2021
Data De Atualização: 1 Poderia 2024
Anonim
P242F - Filtro de partículas diesel (DPF) - restrição / acúmulo de cinzas - Códigos De Problema
P242F - Filtro de partículas diesel (DPF) - restrição / acúmulo de cinzas - Códigos De Problema

Contente

Código de ProblemaLocalização da falhaCausa provável
P242F Filtro de partículas diesel (DPF) - restrição / acúmulo de cinzas DPF

O que significa o código P242F?

O computador do motor (PCM) monitora a quantidade de fuligem no sistema de pós-tratamento, também conhecido como Filtro de partículas diesel (DPF). Esse sistema é mais comumente visto como um conversor catalítico, no entanto, na verdade retém pequenas partículas de fuligem e as mantém até que possam ser aquecidas, queimadas e transformadas em cinzas. Esse é o processo de auto-limpeza que faz parte do sistema controlado pelo PCM. Sob condução com carga leve, o sistema pode solicitar ao motorista que altere as características de direção para impedir que o DPF fique cheio de fuligem. Caso contrário, eventualmente o PCM reduzirá o motor (reduzirá a potência) até que a fuligem no DPF seja reduzida, reduzindo assim a contrapressão no escapamento.


As principais entradas para o PCM deste sistema são o sensor de pressão de exaustão e o sensor de temperatura de exaustão, juntamente com a saída calculada de fuligem do motor. Este código nos diz que a temperatura de exaustão que sai do turbocompressor não é alta o suficiente para suportar a queima da fuligem no DPF. Esse processo de queima também é conhecido como regeneração.

O código P242F será definido quando os níveis de fuligem / cinza no sistema de filtro de partículas para diesel após o tratamento ultrapassarem o mais severo possível. A correção requer substituição do DPF.

Quais são as causas comuns do código P242F?

  • Sistema de pós-tratamento com defeito / filtro de partículas de diesel - mais comum / obstruído com cinzas e fuligem.
  • Causa Raiz - clientes dirigindo com cargas leves / não permitindo que o escapamento fique quente o suficiente.
  • Sensor (es) de temperatura de exaustão com falha - Falha baixa - improvável
  • PCM com falha - altamente improvável
  • Quais são os sintomas do código P242F?

  • Luz indicadora de mau funcionamento “ON”
  • Potência reduzida do motor
  • Cluster de centro / instrumento que indica “Catalyst Full - Service Required”
  • Como você soluciona problemas do código P242F?

    Primeiro, dê uma olhada e veja se há algum boletim de serviço técnico (TSB) para seu veículo específico. Pode haver uma atualização ou correção conhecida lançada pelo fabricante que pode poupar tempo e dinheiro.


    Em seguida, verifique se existem outros códigos de falha de diagnóstico. Diagnostique as falhas atuais primeiro, na ordem em que elas são armazenadas. O diagnóstico incorreto ocorre quando esse código é diagnosticado quando é um código armazenado, especialmente enquanto outros códigos estão ativos. Além disso, verifique os códigos de falha do sensor de pressão de escape e sensor de temperatura de escape ativos. Se esses códigos estiverem presentes, diagnostique-os antes de tentar diagnosticar o P242F.

    Se o P242F for o único código de falha ativo presente e não houver atualizações / TSBs para o seu veículo em particular, a próxima etapa é substituir o Filtro de partículas diesel (DPF) e redefinir todos os temporizadores regenerativos com uma ferramenta de varredura capaz. A válvula de recirculação dos gases de escape (EGR) e suas passagens associadas também precisam ser limpas. Se a sua ferramenta de varredura não conseguir redefinir os cronômetros de regeneração, você precisará procurar um diagnosticador de diesel automotivo qualificado e treinado. Antes de substituir o DPF, você também deve se certificar de que:


  • Não há problemas no sistema do motor / combustível. Qualquer coisa que possa fazer com que o motor funcione bruscamente e gere mais fuligem fará com que o DPF entupa rapidamente e quanto mais fuligem entrar no DPF, mais cinzas eventualmente ficarão presas lá. Quando houver cinza suficiente depositada dentro do DPF, a substituição é a única solução garantida.
  • Não é possível limpar o DPF. Alguns fabricantes têm um processo em que o DPF é removido e um alto volume de ar pressurizado é forçado na direção oposta ao fluxo de exaustão normal. Os contaminantes são presos em um recipiente de resíduos perigosos e o DPF é colocado novamente em serviço após ser testado. Esse processo se aplica apenas aos DPFs que podem ser atendidos. Se danificado, isso também não se aplica.
  • Somente combustível com diesel de baixo teor de enxofre (ULSD) está sendo usado. O ULSD não pode ter mais de 15 partes por milhão (PPM) de enxofre. Atualmente, a maioria dos combustíveis diesel possui menos de 5 PPM de enxofre. O enxofre é um dos culpados que gera fuligem proveniente do tubo de escape de um motor diesel. Quando o fabricante permite seu uso, o biodiesel B5 - B20 pode ser usado. B5 é 95% ULSD e 5% biodiesel. B20 é 80% ULSD e 20% biodiesel.
  • NENHUM aditivo não aprovado está sendo usado no sistema de combustível. Os aditivos de que falamos aqui incluem, entre outros:
    1. Grandes quantidades de fluido de transmissão automática (ATF). O fósforo no ATF causa problemas para o DPF. Grandes quantidades seriam consideradas acima de meio galão para um tanque cheio (25 mais galões) de combustível diesel.
    2. O mesmo vale para o óleo de motor usado / usado. Embora alguns fabricantes (a Cummins seja um deles) possuam um sistema de óleo usado, o óleo de motor usado é introduzido no combustível, misturado com ele e injetado no cilindro para queimar junto com o diesel. Esses sistemas retiram apenas uma pequena quantidade de óleo de motor filtrado do cárter de cada vez e substituem-no por óleo de motor novo. Esses sistemas foram projetados para misturar a quantidade correta de óleo com a quantidade correta de combustível diesel. Despejar óleo de motor usado de qualidade desconhecida no tanque de combustível de qualquer veículo não vai acabar bem. E não podemos esquecer;
    3. Usado / Resíduos de óleo vegetal / óleo de cozinha. O óleo permanece líquido à temperatura ambiente? Caso contrário, também não ficará assim em um tanque de combustível diesel. O que mais está sendo despejado no tanque? Peças de frango? Quebrando? Disse o suficiente sobre este assunto.

    Códigos relacionados a P242F

    P242C & P242D Sensor (es) de temperatura dos gases de escape O circuito de baixa tensão nesses circuitos é baixo, o que também pode causar o ajuste do P242Dnovamente, é improvável que ambos configurem o P242F

    P244A Sensor de pressão diferencial do filtro de partículas diesel muito baixo - pode ser definido se o DPF estiver ficando restrito ou completamente entupido