P244B - Pressão diferencial do filtro de partículas diesel (DPF) muito alta

Posted on
Autor: Peter Berry
Data De Criação: 12 Agosto 2021
Data De Atualização: 16 Novembro 2024
Anonim
P244B - Pressão diferencial do filtro de partículas diesel (DPF) muito alta - Códigos De Problema
P244B - Pressão diferencial do filtro de partículas diesel (DPF) muito alta - Códigos De Problema

Contente

Código de ProblemaLocalização da falhaCausa provável
P244B Filtro de partículas diesel (DPF) - pressão diferencial muito alta Fluido de regeneração DPF, Grandes vazamentos de escape, Sensor de pressão DPF, Circuito aberto ou em curto

O que significa o código P244B?

Quando um código P244B é armazenado, você pode assumir que o módulo de controle do trem de força (PCM) detectou um sinal de entrada do circuito do sensor de pressão do filtro de partículas de diesel (DPF) indicando que a pressão diferencial está muito alta. Este código é usado exclusivamente em veículos movidos a diesel.


Os sistemas DPF são usados ​​para limpar as emissões de escape em veículos movidos a diesel. Eles removem até 90% do carbono (fuligem) do escapamento. Os motores a diesel produzem fumaça preta do escapamento, principalmente sob aceleração. A fuligem é o principal ingrediente da fumaça. O elemento de filtragem DPF é fixado em uma carcaça de aço. Assemelha-se a um silenciador de gordura ou conversor catalítico. Posicionadas à frente do conversor catalítico (e / ou da armadilha de NOx), partículas grandes de fuligem ficam presas no elemento DPF, enquanto partículas menores e outros compostos (gases de escape) podem fluir através e sair do tubo de escape.

As fibras de parede de cordierita à base de cerâmica são alguns dos compostos elementares mais comuns atualmente em uso na composição de DPF. A cordierita é conhecida por suas excelentes características de filtragem. Também é conhecido por uma tendência a superaquecimento a temperaturas extremas, tornando-o suscetível a defeitos em veículos equipados com sistemas DPF passivamente rejuvenescidos (consulte o parágrafo abaixo em sistemas de regeneração DPF).


O coração do DPF é o elemento de filtragem. Quando um acúmulo excessivo de partículas de fuligem ocorre dentro do DPF, a pressão de escape aumenta. Quando a pressão de exaustão excede um limite predeterminado, conforme indicado ao PCM pelo sensor de pressão DPF, o elemento de filtragem deve ser regenerado. A regeneração adequada do DPF permite que os gases de exaustão continuem fluindo através do DPF, para que o nível correto de pressão de exaustão possa ser mantido.

Os sistemas DPF que são regenerados automaticamente são conhecidos como sistemas DPF ativos. Nesse caso, o PCM é programado para injetar produtos químicos (incluindo, entre outros, óleo diesel e fluido de escapamento de diesel) no escapamento em intervalos programados quando a pressão do DPF atingir um determinado nível.Sob as condições corretas de direção, uma injeção controlada eletronicamente faz com que a temperatura dentro do DPF aumente. Esse aumento de temperatura faz com que as partículas de fuligem aprisionadas queimem e sejam liberadas (através do silenciador e do tubo de escape) como íons de nitrogênio e oxigênio.


Os sistemas de regeneração DPF passiva são muito semelhantes aos sistemas de regeneração DPF ativos, mas geralmente requerem algum tipo de entrada manual. Os sistemas de regeneração passiva são normalmente ativados quando o veículo está estacionado e o processo pode levar várias horas para ser concluído após o início.

Uma vez que o elemento de filtragem do DPF esteja suficientemente regenerado, a pressão dentro do DPF deverá cair para um nível aceitável.

Os sensores de pressão de plástico DPF geralmente são montados longe do calor extremo do DPF. A contrapressão de DPF é monitorada usando mangueiras de silicone de alta temperatura (conectadas ao DPF e ao sensor de pressão DPF).

Se o sensor estiver em conformidade com as especificações do fabricante, as mangueiras de alimentação do sensor de pressão DPF devem ser verificadas quanto a obstruções e / ou quebras. Substitua as mangueiras queimadas, rachadas ou quebradas.

Se as linhas de alimentação do sensor estiverem intactas e o sensor sair, eu começaria a testar os circuitos do sistema. Para evitar danos ao controlador, desconecte todos os controladores relacionados antes de testar a resistência e / ou a continuidade com o DVOM.

Códigos relacionados a P244B

  • Circuito "A" do sensor de pressão de filtro de partículas P2452 diesel
  • Intervalo / desempenho do circuito do sensor de pressão “A” do filtro de partículas P2453 diesel
  • Circuito "A" do sensor de pressão de filtro de partículas P2455 diesel alto
  • P2456 Circuito Particular Diesel do Sensor de Pressão do Filtro “A” Intermitente / Errático
  • Duração da regeneração do filtro de partículas P2458 diesel
  • Frequência de regeneração de filtro de partículas P2459 diesel
  • Circuito P2461 de Sensor de Pressão de Filtro Particular Diesel "B" Alto
  • P2462 Circuito Particular Diesel do Sensor de Pressão do Filtro “B” Intermitente / Errático
  • Restrição ao filtro de partículas P2463 Diesel - Acumulação de fuligem