P2610 - Módulo de controle do motor (ECM) - desempenho interno do temporizador do motor

Posted on
Autor: Peter Berry
Data De Criação: 12 Agosto 2021
Data De Atualização: 16 Novembro 2024
Anonim
P2610 - Módulo de controle do motor (ECM) - desempenho interno do temporizador do motor - Códigos De Problema
P2610 - Módulo de controle do motor (ECM) - desempenho interno do temporizador do motor - Códigos De Problema

Contente

Código de ProblemaLocalização da falhaCausa provável
P2610 Módulo de controle do motor (ECM) - desempenho interno do temporizador do motor ECM

O que significa o código P2610?

O código de falha OBD II P2610 é um código genérico definido como "Módulo de controle do motor (ECM) - temporizador interno do motor - desempenho" e é definido quando o PCM (Módulo de controle do trem de força) não consegue determinar se o motor foi desligado mais precisamente, por quanto tempo o motor foi desligado.


Muitos, se não a maioria dos monitores de prontidão e testes de autodiagnóstico em aplicações modernas, exigem que o motor seja desligado por um tempo predeterminado após a conclusão de um ciclo de acionamento antes que esses monitores e testes possam ser executados na próxima vez em que o motor for iniciado. Para medir esse intervalo de tempo, o PCM usa um temporizador embutido que entra em operação quando o PCM não detecta mais sinais de sensores como o Sensor de posição do virabrequim, Sensor de pressão de combustível e Módulo de controle de ignição, entre vários outros, dependendo do aplicação.

Portanto, se ocorrer um mau funcionamento, como, por exemplo, um curto-circuito para positivo da bateria em qualquer circuito usado pelo PCM para determinar se o motor foi desligado, o PCM considerará que o motor não foi desligado, o que significa que o temporizador do motor não começará a funcionar. Em termos práticos, isso significa que o último ciclo de acionamento não será "marcado" como completo, o que, por sua vez, significa que, quando o motor for iniciado novamente, alguns ou nenhum autoteste ou monitor de prontidão será executado ou concluído e codifique P2610 será definido e uma luz de aviso poderá acender.


No entanto, observe que o código P2610 pode não ser definido na primeira falha e que, em alguns aplicativos, mais de uma falha consecutiva deve ocorrer antes que o código seja definido. Lembre-se também de que o código P2610 NÃO indica em qual sistema a falha está presente; tudo o que esse código faz é indicar que ocorreu uma falha e que está impedindo o arranque do temporizador do motor.

A imagem abaixo mostra um diagrama esquemático muito simplificado de um circuito típico de desligamento do motor. Observe que, neste exemplo, os circuitos de ignição e injeção de combustível são mostrados como desativados; se um dos sistemas estiver ativo, o PCM reconhecerá esse fato e, como está recebendo sinais do sistema ativo, não considerará que o motor foi desligado, o que, por sua vez, impedirá o arranque do temporizador do motor.

Quais são as causas comuns do código P2610?


As causas comuns do código P2610 podem incluir os seguintes

  • Sensor de posição do eixo de manivela com defeito ou falhas como curto-circuito na bateria positiva no circuito de controle deste sensor
  • Fiação danificada, em curto (para bateria positiva), fiação desconectada ou corroída e / ou conectores em qualquer sistema ou subsistema associado ao temporizador de desligamento do motor
  • Falhas de software ou programação no PCM
  • PCM com falha ou com falha. Observe que, diferentemente da maioria dos outros códigos, a falha do PCM é uma causa relativamente comum desse código.
  • Quais são os sintomas do código P2610?

    Alguns sintomas comuns do código P2610 podem incluir os seguintes

  • Código de problema armazenado e, possivelmente, uma luz de aviso acesa
  • Na maioria dos casos, pode não haver sintomas discerníveis de dirigibilidade, embora vários problemas de dirigibilidade possam surgir se o código não for resolvido por um longo período de tempo. Observe que se os sintomas de dirigibilidade aparecem ou não, em grande parte depende da marca e do modelo.
  • O consumo de combustível pode aumentar em alguns casos
  • O aplicativo falhará no teste de emissões porque monitores de prontidão, como o autoteste do sistema EVAP, não podem ser executados ou concluídos
  • AVISO: A falha na resolução do código P2610 em tempo hábil pode resultar em falha do conversor catalítico, que possui seu próprio conjunto de sintomas. Embora a gravidade dos sintomas associados à falha do conversor catalítico varie entre os fabricantes, esses sintomas podem incluir superaquecimento do conversor catalítico, que por sua vez, pode incendiar um veículo.

    Como você soluciona problemas do código P2610?

    OBSERVAÇÕES ESPECIAIS: Os mecânicos não profissionais devem observar que os parâmetros de configuração do código P2610 variam muito entre os fabricantes e até entre os modelos em uma determinada faixa de modelos. Por esse motivo, é altamente recomendável que os mecânicos não profissionais leiam a seção no manual do aplicativo afetado antes de tentar um diagnóstico desse código. A falha em obter pelo menos um conhecimento prático de como o sistema de desligamento automático do motor funciona, mas mais importante, como os vários subsistemas envolvidos interagem entre si resultará quase certamente em um diagnóstico incorreto, perda de tempo e, possivelmente, grave ou fatal danos ao sistema elétrico e aos módulos de controle das aplicações.

    Além disso, esteja ciente de que algumas falhas que podem fazer com que esse código seja definido podem ocorrer no sistema de barramento CAN (Controller Area Network). Geralmente, as falhas no sistema de barramento CAN não podem ser diagnosticadas com leitores de códigos genéricos baratos, o que significa que, se as poucas etapas genéricas de diagnóstico e reparo descritas abaixo não resolverem o problema, a melhor opção é encaminhar o aplicativo ao revendedor ou a outro fornecedor. oficina competente para diagnóstico e reparo profissional. FIM DE NOTAS ESPECIAIS.

    Passo 1

    Registre todos os códigos de falha presentes, bem como todos os dados disponíveis do quadro congelado. Esta informação pode ser útil se uma falha intermitente for diagnosticada posteriormente.

    NOTA: Preste atenção especial a outros códigos que podem estar presentes junto com o P2610 e, especialmente, aos códigos (ativos e pendentes) relacionados ao sensor de posição do virabrequim e seu circuito de controle. As falhas deste sensor e / ou seu circuito de controle são uma causa comum do código P2610; portanto, se esses códigos estiverem presentes, resolva-os na ordem em que foram armazenados antes tentar um diagnóstico de P2610, pois isso também pode resolver o P2610.

    Passo 2

    Supondo que não haja outros códigos presentes, resista à tentação de começar a testar circuitos e componentes de maneira desagradável, o que pode fazer nada além de perder tempo e esforço.

    Em muitos casos, o código P2610 é definido como resultado de uma vulnerabilidade conhecida do software, para a qual um remendo ou cura pode estar disponível no revendedor - se esse remédio estiver disponível, instale-o para verificar se resolve o problema antes de continuar o procedimento de diagnóstico .

    etapa 3

    Se uma atualização de software não resolver o problema, consulte o manual do aplicativo para determinar exatamente quais sistemas são usados ​​pelo PCM para determinar se o mecanismo está desligado. Use também esta oportunidade para identificar e localizar todas as peças e sensores relevantes, bem como a função, o roteamento e o código de cores de toda a fiação e / ou conectores associados.

    Passo 4

    Depois que todos os sistemas e fiação relevantes forem identificados corretamente, faça uma inspeção visual completa de toda a fiação associada, começando com o sensor de posição do virabrequim e seu circuito de controle. Procure fiação e / ou conectores danificados, queimados, em curto, desconectados ou corroídos. Faça os reparos conforme necessário, limpe todos os códigos e opere o veículo por pelo menos um ciclo completo para verificar se o código retorna.

    Se o código persistir, mas não houver danos visíveis à fiação, prepare-se para executar resistência, continuidade do terra ao negativo da bateria, continuidade e tensão de referência em toda a fiação associada ao sensor de posição do virabrequim. Esta etapa também deve incluir o teste dos sensores de posição do virabrequim s de acordo com as instruções fornecidas no manual, uma vez que o sensor faz parte de seu circuito de controle. Compare todas as leituras obtidas com os valores indicados no manual e faça reparos ou substitua a fiação e as peças conforme necessário para garantir que todos os valores elétricos caiam dentro dos limites especificados pelo fabricante.

    Limpe todos os códigos após a conclusão dos reparos e opere o veículo por pelo menos um ciclo completo para verificar se o código retorna.

    NOTA: Certifique-se de desconectar o sensor e o circuito em teste do PCM e de outros controladores durante o teste de resistência e continuidade para evitar danos aos módulos de controle.

    Etapa 5

    Se o sensor de posição do virabrequim e seu circuito de controle fizerem checkout, mas o código persistir, repita os testes e verificações descritos na Etapa 4 em todos os outros sistemas e sensores implicados até que seja certo que toda a fiação e sensores estejam em conformidade com as especificações ou o problema seja resolvido. encontrado e reparado.

    AVISO: Lembre-se de que a Etapa 5 pode levar várias horas e envolve o teste de dezenas de circuitos, conexões / conectores e componentes individuais. Esse processo pode ser desafiador, mesmo para mecânicos profissionais; portanto, se houver alguma dúvida sobre suas habilidades de diagnóstico e / ou capacidade de executar esses testes com êxito, a melhor opção é jogar com segurança e encaminhar o veículo ao revendedor ou outra instalação de reparo competente para diagnóstico e reparo profissional.

    Etapa 6

    Caso as etapas de 1 a 5 não resolvam o código P2610, suspeite de um PCM com defeito ou de uma falha de software que não possa ser corrigida com um simples patch ou atualização. No entanto, resista à tentação de condenar o PCM imediatamente, pois uma reprogramação completa do PCM pode resolver o problema de maneira confiável.

    No entanto, é melhor deixar a reprogramação desse tipo (ou a substituição de um PCM) ao revendedor ou outra oficina de reparo competente que tenha acesso ao equipamento necessário, as atualizações de software mais recentes para o aplicativo, e a capacidade de verificar se a reprogramação ou substituição foi concluída com êxito.

    Códigos relacionados a P2610

    Não há códigos conhecidos diretamente relacionados ao P2610 - “Módulo de controle do motor (ECM) - temporizador interno do motor - desempenho”

  • Código P2610 no Hyundai Entourage
    Eu tenho uma van Hyundai Entourage de 2007. GLS com motor 3.8. A luz do motor da verificação está ligado. O scanner exibiu o código P2610: Temporizador interno de desligamento automático ECM / PCM Perf. Eu não tenho idéia o que isso significa. Você poderia ajudar? Além disso, quando o pé está desligado, o gás pára ou diminui a velocidade das luzes da cabeça ...
  • Problemas 2007 do Hyundai Entourage
    velas de ignição substituídas, junta do plenum superior substituída, tubo de entrada de ar substituído, sensor de fluxo de massa de ar substituído, corpo do acelerador substituído. Tudo isso foi ruim, e quando eu dirigi para fora do estacionamento, a alguns quilômetros da estrada, o CEL entrou. então eu peguei de volta eles verificaram e diz P2610. PC ...