Contente
- O que significa o código P0049?
- Quais são as causas comuns do código P0049?
- Quais são os sintomas do código P0049?
- Como você soluciona problemas do código P0049?
- Códigos relacionados a P0049
Código de Problema | Localização da falha | Causa provável |
---|---|---|
P0049 | Turbina do turbocompressor / super carregador - sobre a velocidade | Falha mecânica |
O que significa o código P0049?
O turbocompressor é essencialmente uma bomba de ar acionada por exaustão. Ele usa rodas da turbina e do compressor para usar pulsos de escape do motor para impulsionar a roda da turbina que está emparelhada com a roda do compressor. Por sua vez, cria pressão dentro do sistema de admissão (AKA Boost). Criar impulso aumenta a eficiência volumétrica. Em outras palavras, aumentando a quantidade de ar que entra na câmara de combustão. A ECU ativará esse código no momento em que detectar a velocidade do eixo da turbina indo mais rápido do que o desejado. Faz isso monitorando o sensor de velocidade do turbocompressor. Muitas vezes, o sensor de velocidade do turbocompressor é um sensor de velocidade variável relutante. O ECM interpreta a leitura do sensor, se a velocidade for superior ao limite, ele ativa esse código.
Quais são as causas comuns do código P0049?
Quais são os sintomas do código P0049?
Quando esse código específico está ativo, você pode ou não ter alguns dos seguintes sintomas:
Como você soluciona problemas do código P0049?
FERRAMENTAS:
Sempre que você estiver trabalhando com componentes e sistemas elétricos de sistemas de refrigeração, algumas das ferramentas básicas necessárias serão:
PASSOS DE SEGURANÇA:
Sempre que executar reparos de qualquer tipo no seu veículo, você deve seguir algumas etapas para mantê-lo seguro:
NOTA: Dada a localização do turbocompressor e do sensor, deixe o motor esfriar por 10 a 15 minutos para que o escapamento esfrie. O escape estará extremamente quente!
PASSO BÁSICO # 1:
Se houver outros códigos presentes para Aumente a pressão, seria uma boa ideia diagnosticá-los primeiro.
PASSO BÁSICO # 2:
Vá em frente, abra o capô e localize primeiro o turbocompressor. Será emparelhado com o coletor de escape. Você pode ter que procurar ao redor com uma lanterna para identificar. Depois de fazer uma inspeção visual geral, procure o sensor de velocidade turbo normalmente montado diretamente na carcaça do turbocompressor. Consulte o manual de serviço para testes e valores específicos de sensores. Muitas vezes, você precisará medir a resistência entre os pinos do sensor para garantir que eles estejam dentro dos limites desejados. É uma maneira rápida de descartar o sensor. Se os valores não estiverem dentro dos limites desejados, jogue-os fora e substitua-os por um novo (de preferência peça OEM). Códigos claros e test drive. Nada de bom? Continue para a próxima etapa
NOTA: Sempre desconecte a bateria antes de executar qualquer reparo elétrico.
PASSO BÁSICO # 3:
Inspecione visualmente o chicote do sensor de velocidade turbo. Muitas vezes, o chicote é direcionado para dentro ou próximo ao coletor de escape / tubo de descarga. Há muito calor nessa área quando o veículo está sendo conduzido. O calor da exaustão pode causar muitos danos a esses chicotes '. Se você encontrar algum fio danificado ou exposto, repare e limpe os códigos. Test drive.
PASSO BÁSICO # 4:
Usando o manual de serviço, identifique os conectores dos chicotes envolvidos no circuito do sensor de velocidade turbo. Desconecte e teste os circuitos usando o multímetro, verificando se há curto-circuito no terra ou na energia ou abra. Se algo não estiver dentro dos limites desejados, siga os fios específicos ao longo do chicote e repare conforme necessário. Códigos claros e test drive. Se tudo estiver bom, reconecte os conectores.
PASSO BÁSICO # 5:
Há uma boa chance neste momento de que o ECM esteja com defeito. Se você se sentir corajoso, pode haver um procedimento no manual de serviço para ajudar a identificar. Mas, antes de fazer qualquer coisa maluca, leve o veículo para o local de reparo para diagnosticar melhor o problema. Você nunca sabe, pode ter perdido algo simples.