P0089 - Problema de desempenho do regulador de pressão de combustível

Posted on
Autor: Laura McKinney
Data De Criação: 2 Abril 2021
Data De Atualização: 1 Poderia 2024
Anonim
P0089 - Problema de desempenho do regulador de pressão de combustível - Códigos De Problema
P0089 - Problema de desempenho do regulador de pressão de combustível - Códigos De Problema

Contente

Código de ProblemaLocalização da falhaCausa provável
P0089 Regulador de pressão de combustível - problema de desempenho Regulador de pressão de combustível, falha mecânica

O que significa o código P0089?

Nos modernos motores a gasolina de injeção direta e a diesel, a bomba de combustível de alta pressão é montada no motor. Esta bomba mecânica é capaz de mais de 10.000 psi. A regulação da pressão do combustível é diferente da dos sistemas de injeção de combustível de baixa pressão, controlados eletronicamente em vez de mecanicamente. Como a bomba de combustível mecânica é montada no eixo do came, ela está bombeando constantemente. Dependendo do design do sistema, existem algumas maneiras de modular a pressão do trilho de combustível.


Em alguns sistemas sem retorno, a pressão do combustível é modulada por uma bomba de alimentação de baixa pressão e velocidade variável controlada pelo módulo de controle do motor (ECM). Outros sistemas sem retorno e retorno de combustível regulam a pressão do combustível usando um regulador de pressão de combustível (FPR) controlado por ECM. Alguns deles regulam a quantidade de combustível que entra na própria bomba, enquanto outros regulam a quantidade de combustível que sangra de volta ao tanque, através da linha de retorno de combustível. O FPR pode ser montado na bomba de combustível de alta pressão ou no trilho de combustível.

Para modular a pressão do trilho de combustível, o ECM comanda o ciclo FPR, dependendo da demanda. Se for necessária mais pressão de combustível, o ECM comanda um ciclo FPR mais baixo. Se for necessária menos pressão, o ECM comanda um ciclo FPR mais alto. O ECM usa o sensor de pressão do trilho de combustível para monitorar continuamente a pressão do combustível. Se o ECM detectar um problema, como um aumento ou diminuição inesperado da pressão do combustível ou pressão excessiva ou insuficiente do combustível, ou seja, maior ou menor do que o comandado, ele definirá o código de diagnóstico de falha (DTC), DTC P0089 - “Pressão do combustível Regulator Performance ”e acenda a lâmpada indicadora de mau funcionamento (MIL).


Esta é uma descrição genérica do DTC, o que significa que as montadoras podem usar descrições diferentes. Aqui estão alguns exemplos:

  • Mitsubishi - Válvula de controle de sucção presa
  • Citroën - Desempenho da pressão do trilho de combustível
  • Ford - Válvula de alívio de pressão de combustível aberta
  • Chevrolet - Desempenho do controle de pressão do combustível
  • Os códigos de informação 00, 11, 12, 18 e 19 indicam falhas mais específicas
  • Quais são as causas comuns do código P0089?

    Dependendo do ano, marca e modelo, o DTC P0089 pode ter várias causas. Aqui estão alguns dos mais comuns.

  • Ar no combustível - Devido à natureza do sistema de combustível de alta pressão, alguns veículos foram suscetíveis a falhas no ar no combustível, causando picos de sobrepressão ou ativação da válvula de alívio e vazamentos internos. O ar pode ser introduzido no sistema se houver vazamentos (a sucção puxa o ar externo), se houver uma restrição na linha de combustível (a sucção expande o ar dissolvido em uma bolha). Verifique os TSBs com relação a essas etapas de falha e resolução, que podem exigir reflashing do ECM ou outros reparos.
  • FPR Falha - Como todas as válvulas solenóides, o regulador de pressão de combustível de alta pressão pode falhar. Os problemas usuais de curto e circuito elétrico se aplicam.
  • Nível de combustível - Se você ficar sem combustível, a bomba de alta pressão não terá nada com o que trabalhar, causando flutuações de pressão e possível intrusão de ar. A falha da bomba de suprimento causa uma situação semelhante, mas não a condene até que você a tenha testado, pois alguns modos de falha cortam a bomba de suprimento quando há problemas detectados no sistema de alta pressão.
  • Falha no came - As bombas de combustível mecânicas são acionadas por lóbulos no eixo de comando de válvulas. Alguns veículos europeus têm sido propensos a falhas nessa área, geralmente causadas por trocas de óleo pouco frequentes ou impróprias (mistura ou viscosidade incorreta). Resultados de desgaste anormais nos lóbulos ou no seguidor do came, às vezes danificando a própria bomba. Verifique os TSBs em relação a essa condição e sempre use a mistura de óleo, viscosidade e intervalo recomendados.

  • Quais são os sintomas do código P0089?

    Dependendo do tipo de veículo e do modo de falha, você pode enfrentar várias condições indesejáveis ​​e problemas de dirigibilidade. Talvez você não consiga ligar o veículo, ou ele pode iniciar e executar alguns minutos e parar. Se o motor funcionar, você poderá ter economia de combustível, desempenho ruim, falta de energia ou inatividade. Se a pressão real do combustível for muito alta, você provavelmente sofrerá batidas no motor, uma condição rica em possíveis DTCs de compensação de combustível, até fumaça preta do escapamento.

    Como você soluciona problemas do código P0089?

    Devido à complexidade do sistema de combustível de alta pressão, você precisará de um

    Diagnóstico visual e DVOM

  • Verificação do chicote de fios - procure por problemas óbvios no chicote de fios, como fios irritados, conectores soltos, pinos dobrados, pinos de reserva ou corrosão. Repare conforme necessário e verifique se todos os conectores estão encaixados corretamente. Os componentes críticos incluem o ECM, o Regulador de Pressão do Combustível, o Driver FPR (se aplicável), os injetores de combustível, o driver do injetor de combustível e a bomba de combustível de baixa pressão.
  • Verificação Elétrica -
  • Verifique os fusíveis e os relés quanto à instalação e continuidade adequadas, principalmente as do ECM, do driver do injetor de combustível e do regulador da pressão do combustível (se aplicável). Repare conforme necessário.
  • Com o KOEO, teste novamente o conector FPR, verificando se há energia ou terra, dependendo do sistema. O FPR pode ser constantemente alimentado, o driver do ECM ou FPR faz o ciclo de terra dele ou pode ser constantemente aterrado e ligado à energia pelo ECM. Com um DVOM, você pode verificar a potência ou o aterramento constante, mas precisará de um escopo digital para visualizar o ECM ou o ciclo de potência ou terra do driver. Na falta de energia ou aterramento adequados, diagnostique e repare conforme necessário.
  • Desconecte o ECM e o FPR. Verifique a continuidade entre os dois conectores, bem como curto-terra ou entre si. Repare conforme necessário.
  • Com o FPR desconectado, meça a resistência em seus terminais ou no terra, dependendo do design do sistema. As medições de resistência através das bobinas internas geralmente variam de 1 5 a 5 Ω, e a resistência ao terra deve ser 0 Ω ou ∞ Ω, dependendo do projeto. Verifique o manual de reparo para obter as especificações adequadas. Substitua conforme necessário.
  • Códigos relacionados a P0089

  • P0087 Pressão no trilho de combustível / sistema - muito baixa
  • P0088 Pressão no trilho de combustível / sistema - muito alta
  • P0090 Circuito de controle do regulador de pressão de combustível 1
  • P0091 Circuito de controle do regulador de pressão de combustível 1 baixo
  • P0092 Circuito de controle do regulador de pressão de combustível 1 alto