Contente
- O que significa o código P0096?
- Quais são as causas comuns do código P0096?
- Quais são os sintomas do código P0096?
- Como você soluciona problemas do código P0096?
- Códigos relacionados a P0096
Código de Problema | Localização da falha | Causa provável |
---|---|---|
P0096 | Sensor de temperatura do ar de admissão (IAT) 2 - faixa / desempenho do circuito | Fiação, conexão ruim, sensor IAT, ECM |
O que significa o código P0096?
Para obter mais potência de uma cilindrada definida, os projetistas de motores propuseram várias maneiras, sendo uma delas a indução forçada. Na entrada, um compressor força mais ar nos cilindros do que normalmente poderia aspirar por conta própria. Os turbocompressores usam o fluxo de gás de escape para girar o compressor, enquanto os superalimentadores usam um compressor acionado por correia, com resultados semelhantes. Alguns motores de indução forçada podem usar mais de um turbocompressor ou uma combinação de turbocompressor e supercharger.
Forçar mais ar para dentro do cilindro, por isso é chamado de "indução forçada", resulta em mais oxigênio para combustão, para o qual o módulo de controle do motor (ECM) injeta mais combustível, resultando em mais potência. No geral, a adição de indução forçada a um motor pode gerar mais de 40% mais potência do que um motor de aspiração natural do mesmo deslocamento. Um motor turbo de 1,8 particular em particular pode produzir 130 cv, enquanto uma versão turbo do mesmo motor pode produzir até 220 cv, um aumento de 70% na potência máxima.
Assim como nos motores de indução não forçada, o ECM em uma indução forçada usa várias leituras de sensor para medir a injeção de combustível e modular o tempo de ignição e o tempo variável da válvula, como fluxo de ar e temperatura do ar. Além disso, os motores carregados podem ter alguns sensores dedicados, como os que medem a pressão de aumento e a temperatura do ar de admissão (IAT), que o ECM usa para ajustar o ajuste de combustível. Se a temperatura do ar de admissão estiver muito alta, isso poderá resultar em aumento da temperatura do cilindro e excesso de NOx (óxidos de nitrogênio), para que o ECM possa reduzir a pressão de reforço, se necessário.
Os motores de indução forçada têm dois sensores IAT. Geralmente, IAT ou IAT1 se referem ao sensor que mede a temperatura do ar que entra no medidor de fluxo de ar em massa (MAF). Como a temperatura do ar aumenta sob compressão, no turbocompressor ou no compressor, o sensor IAT2 é usado para medir a temperatura do ar logo após o compressor. Se o ECM detectar um problema no IAT2, como temperatura ou tensão fora das especificações, acenderá a lâmpada indicadora de mau funcionamento (MIL) e armazenará um código de diagnóstico de falha (DTC), P0096 Faixa / desempenho do circuito do sensor de temperatura do ar de admissão 2, em memória.
Quais são as causas comuns do código P0096?
Dependendo do ano, marca e modelo, o DTC P0096 pode ter várias causas. Aqui estão alguns dos mais comuns.
Quais são os sintomas do código P0096?
Além da MIL, e dependendo do modo de falha, você pode observar um desempenho ruim do motor, principalmente na aceleração, embora não note nada durante o cruzeiro ou em baixas velocidades. Alguns ECMs podem substituir internamente uma determinada leitura de temperatura em seus cálculos, o que pode permitir que o veículo funcione, embora você ainda tenha uma ociosidade brusca, hesitação na aceleração, talvez um erro de ignição aleatório.
Como você soluciona problemas do código P0096?
Como o IAT2 é um termistor simples, o diagnóstico é bastante direto, exigindo uma