Contente
- O que significa o código P0113?
- Quais são as causas comuns do código P0113?
- Como você soluciona problemas do código P0113?
- Códigos relacionados a P0113
Código de Problema | Localização da falha | Causa provável |
---|---|---|
P0113 | Sensor de temperatura do ar de admissão (IAT) - entrada alta | Cablagem circuito aberto / curto a positivo, fio terra com defeito, sensor IAT, ECM |
O que significa o código P0113?
O P0113 ocorre quando o PCM lê um sinal de alta tensão no circuito IAT.
Na maioria dos carros, o IAT está localizado na caixa de entrada de ar. Procure na caixa de entrada um objeto de formato cilíndrico com um fio de dois fios. Se você não encontrar dois fios, o IAT pode ser integrado ao sensor MAF. Às vezes, o TAI pode ser encontrado no coletor de admissão ou no plenum.
Diagrama de fiação IAT
O circuito elétrico para o IAT é mostrado abaixo:
O IAT é calibrado e gera uma tensão proporcional à temperatura do ar. Temperaturas mais altas fazem com que o PCM leia tensões mais altas porque a resistência interna do IAT é reduzida quando aquecida.
Consulte o artigo IAT em profundidade (P0112) para obter mais informações sobre o sensor IAT.
Nota: Os códigos de entrada de circuito alto são causados principalmente por alternadores defeituosos que desenvolvem tensões excessivas, embora possa haver outras causas também, como curtos-circuitos que “vazam” a corrente em um sistema específico de outros sistemas não relacionados que funcionam em tensões mais altas. Observe que, no caso de curtos-circuitos que vazam energia para um circuito de controle, é provável que existam outros códigos de problemas aparentemente não relacionados presentes junto com o (s) código (s) sendo investigado (s). O diagnóstico de um código de “entrada alta” sempre envolverá um teste completo do sistema de carregamento como primeiro passo, seguido de medidas para isolar o sistema de todas as outras fontes possíveis de energia durante testes de resistência, continuidade e tensão de referência.
Quais são as causas comuns do código P0113?
O código P0113 geralmente ocorre quando há uma interrupção na fiação do sensor IAT.
Como você soluciona problemas do código P0113?
Este é um circuito simples, apenas dois fios que vão da ECU ao sensor IAT. Se você tiver acesso a uma ferramenta de digitalização, poderá usá-la para ler as temperaturas diretamente; caso contrário, poderá usar um DVOM (volt-ohm digital), termômetro e um pino curto, como um fio fino ou um clipe de papel. Uma tabela de resistência para o seu ano, marca e modelo específicos será especialmente útil. Muitas vezes, você pode encontrá-las on-line, ou talvez se pergunte ao seu técnico local de automóveis confiável.
- Verificação do sensor - Com a chave na posição desligada, desconecte o sensor IAT. Com o seu DVOM definido em Ohms Ω, meça a resistência nos terminais do sensor.
- Se você ler um circuito aberto ou curto-circuito (∞ Ω ou 0.0 Ω), o sensor está com falha. Substitua o sensor e você deve estar pronto.
- Se você ler resistência, verifique-a na tabela de temperatura / resistência. Se o motor estiver frio, a temperatura / resistência do IAT deve estar razoavelmente próxima da temperatura ambiente, que você pode medir com um termômetro. Se a resistência estiver correta à temperatura ambiente, você ainda pode ter um problema no sensor. Um sensor que lê corretamente à temperatura ambiente pode ficar fora de alcance em outras temperaturas. Você pode verificar se há problemas no sensor, verificando a resistência após alterar a temperatura, como colocando-a em uma panela com água fervente ou no freezer.
- Verificação do circuito - Se o próprio sensor parecer responder adequadamente às mudanças de temperatura, você poderá prosseguir com as verificações do circuito.
- Com o KOEO (chave ligada, motor desligado), desconecte o sensor IAT e verifique a voltagem no conector.
- Um dos fios deve ler a referência de 5 V. Se você não possui uma referência de 5 V, pode haver um circuito aberto ou uma falha na ECU.
- O outro fio deve indicar 0 V. Se você conseguir identificar corretamente o fio do sinal, verifique a resistência ao terra, que deve indicar 0,0 Ω. Um circuito aberto provavelmente significa que você tem um problema de fiação. Por outro lado, 0,0 Ω ainda pode indicar um curto-circuito.
- Se não houver tensão de referência de 5 V, pode haver um circuito aberto entre a ECU e o sensor, um curto-circuito ao terra ou a própria ECU pode estar com falha. Se não houver tensão de sinal na outra linha, você poderá ter um sensor com defeito, circuito aberto ou curto-circuito.
- Na ECU, verifique a referência e a tensão do sinal. Se não houver referência de 5 V, a ECU pode estar com defeito. Se houver baixa ou nenhuma tensão de sinal, verifique se há corrosão ou se há um circuito aberto nos fios do sensor IAT.
- Gire a chave para a posição desligado, desconecte o conector da ECU e verifique a resistência.Se a leitura da resistência for igual à verificação do sensor, a ECU poderá estar com defeito. Se você medir 0,0 Ω ou ∞ Ω, verifique se há um circuito aberto ou curto na fiação do sensor IAT.
- Com o KOEO (chave ligada, motor desligado), desconecte o sensor IAT e verifique a voltagem no conector.
- Instale um fio curto no conector do sensor IAT e verifique se há resistência no circuito.
- A leitura correta deve ser 0,0 Ω. Qualquer leitura acima de 1 Ω pode indicar corrosão ou um circuito aberto.
- Verifique se há resistência ao terra. Qualquer leitura abaixo de 1.000 kΩ pode indicar um curto-circuito no terra em um dos fios do sensor IAT.
- Se você tiver acesso a uma ferramenta de digitalização e dados ativos, poderá executar muitas dessas verificações simplesmente lendo as leituras de ECU IAT. Com o KOEO, leia a temperatura com o sensor conectado e desconecte-o. Se não houver alterações, você tem um problema no circuito. Se houver uma alteração, você tem um problema no sensor.
Códigos relacionados a P0113
P0110
P0111
P0112
P0114
Aqui estão algumas informações para o código PO446 .... Jim ..... DESCRIÇÃO DO SISTEMA Este DTC testa o sistema de emissão evaporativa (EVAP) para um caminho de ventilação EVAP restrito ou bloqueado. O módulo de controle comanda o solenóide de purga do recipiente EVAP Aberto e o solenóide de purga do recipiente EVAP Fechado. Isso permite que o vácuo b ...
Não há acionador de partida remoto, a luz de segurança (se aplicável) não está acesa ... estoque do veículo MOTOR aciona? Você verificou -spark- fuel-? p0113 Auxílios ao diagnóstico Verifique qualquer uma das seguintes condições: Uma conexão elétrica com defeito ao PCM. Use a tabela Temperatura vs Resistência em ...
Aqui estão algumas informações que podem ajudá-lo ... Jim ............ DTC P0496 DESCRIÇÃO DO SISTEMA Este DTC testa o fluxo de vácuo do coletor de admissão indesejado para o sistema de emissão evaporativa (EVAP). O módulo de controle sela o sistema EVAP comandando a válvula solenóide de purga EVAP e a válvula ...
Liguei o carro ontem com o MAP ainda desconectado. O CEL estava ligado, então eu puxei os códigos - P0108 MAP; P0113 IAT; & P0118 CTS, entrada alta em todos os circuitos. Eles devem ter sido definidos no dia anterior, quando eu comecei. Liguei o sensor MAP novamente e deixei aquecer para que eu pudesse definir o tempo. Eu deixei ...
Estou nos últimos meses e quero continuar com esse bebê ... por mais 10 milhas. Tenho alguns códigos para lidar com: P0440 EVAP Não estou preocupado com este P0113 Circuito do sensor IAT Alta tensão P0102 MAF Circuito do sensor baixa frequência Eu estava tendo problemas com um estado ocioso oscilante e ...