Contente
- O que significa o código P0A5B?
- Quais são as causas comuns do código P0A5B?
- Quais são os sintomas do código P0A5B?
- Como você soluciona problemas do código P0A5B?
- ECM / PCM
- Módulo de controle do corpo / módulo de integração com painel / módulo de potência integrado
- Passo 1
- Passo 2
- etapa 3
- Códigos relacionados a P0A5B
Código de Problema | Localização da falha | Causa provável |
---|---|---|
P0A5B | Circuito do sensor de corrente do gerador baixo | Sensor de corrente com defeito, alternador, fiação |
O que significa o código P0A5B?
NOTAS ESPECIAIS: Note-se que o código genérico P0A5B se aplica tanto aos sistemas de propulsão de carros híbridos quanto aos sistemas de carregamento convencionais. Nos dois casos, o código tem o mesmo significado / definição básica - “Circuito do sensor de corrente do gerador baixo”, que se refere à corrente de carga gerada pelo sistema muito baixa ou mais baixa do que o esperado. Como esse código também se aplica a sistemas híbridos altamente complexos, é importante ter em mente a definição oficial (conforme SAE (Society of Automotive Engineers)) documento J2012) da palavra "LOW", conforme usado neste manual:
Entrada baixa - “Tensão, frequência ou outra característica do circuito medida no terminal ou pino de entrada do módulo de controle que está abaixo da faixa operacional normal.”
A definição acima dentro de uma definição representa uma distinção importante entre sistemas de carregamento híbridos e convencionais, porque o termo "frequência ou outra característica ” geralmente não se aplica a sistemas de carregamento convencionais no mesmo grau que em sistemas híbridos, nos quais uma corrente pode ser alternada entre CA e CC, bem como entre os níveis de energia várias vezes antes de atingir o (s) motor (es) de tração ou a bateria.
Portanto, devido à extrema complexidade dos sistemas de propulsão híbrida, este guia não pode fornecer informações detalhadas de diagnóstico e reparo para este código, pois se aplica a sistemas híbridos. Diagnosticar e reparar códigos de falha em sistemas híbridos requer equipamentos avançados de diagnóstico de nível profissional, bem como habilidades de diagnóstico acima da média em geral e conhecimento da aplicação em nível de especialista. Por esse motivo, este guia se concentrará no diagnóstico e reparo do código P0A5B, conforme se aplica aos sistemas de carregamento convencionais. Como tal, as informações fornecidas aqui NÃO devem ser usadas para diagnosticar problemas elétricos em qualquer sistema de propulsão híbrido. FIM DE NOTAS ESPECIAIS.
NOTA 1: Com referência a este código, como se aplica a sistemas convencionais, a palavra "Gerador" é usada de forma intercambiável com a palavra "Alternador", uma vez que a distinção entre alternadores que geram corrente CA e geradores que geram corrente CC, não é mais relevante. Atualmente, na linguagem automotiva, os alternadores são quase universalmente chamados de "geradores".
NOTA # 2: “Sensor de corrente do gerador” nesta definição refere-se a um sensor de efeito Hall que monitora e controla amplamente a corrente produzida pelo gerador.
O código OBD II P0A5B é um código genérico universalmente definido como "Circuito do sensor de corrente do gerador baixo" e é definido quando o PCM (Módulo de controle do trem de força), o Módulo de controle da carroceria ou qualquer outro controlador relevante detecta uma tensão de carga mais baixa do que o esperado ou atual.
Os sistemas de cobrança de veículos modernos se desenvolveram a tal ponto que esses sistemas não têm relação com os sistemas de cobrança de carros fabricados há apenas dez anos. Atualmente, a grande variedade de recursos e consumidores elétricos instalados nos carros exige que a corrente fornecida a cada consumidor seja controlada com precisão para prolongar a vida útil dos componentes, garantir a estabilidade de todos os sistemas e manter uma comunicação adequada entre todos os módulos de controle.
Para realizar tudo isso, os modernos sistemas de carregamento são equipados com um sensor de corrente cuja função é controlar e adaptar a saída do gerador para atender a diversas demandas, mantendo o sistema estável em geral. No entanto, o sensor de corrente está vinculado a vários outros controladores e módulos que, coletivamente, têm a função de manter a estabilidade do sistema, preservar o estado de carga da bateria e o estado de funcionamento da bateria, fornecendo corrente suficiente para vários sistemas e sub- sistemas. Hoje, um sistema de carregamento típico consiste em um módulo de estimativa de corrente, o sensor de corrente mencionado acima, bem como um módulo dedicado que executa funções de diagnóstico no sistema de carregamento em geral, mas no sensor de corrente em particular.
Em termos de operação, o módulo de estimativa de corrente determina a quantidade estimada de corrente necessária para atender à demanda de todos os consumidores de energia elétrica, cuja estimativa é baseada na velocidade atual do motor enquanto o gerador está trabalhando em condições de estado estacionário. Essa estimativa é monitorada pelo sensor de corrente, enquanto o módulo de diagnóstico de corrente calcula a condição do sensor de corrente com base na relação entre a corrente de saída estimada e a corrente de saída real medida.
A lógica por trás dessa maneira complicada de fornecer energia aos consumidores elétricos de um veículo é o fato de que hoje em dia, a maioria dos veículos é "pré-programada" com vários modos elétricos ou, de outra forma, vários "perfis" de consumo de energia, assim como os PCs. vários modos de economia de energia para escolher para fazer o uso mais eficiente da energia que recebe, garantindo ao mesmo tempo que todos os sistemas sejam fornecidos com energia suficiente para manter os sistemas críticos energizados. Abaixo estão os "modos de energia" típicos encontrados em veículos modernos, mas observe que nem todos os modos estarão presentes em todos os aplicativos -
Uma discussão completa dos vários modos está fora do escopo deste artigo, mas basta dizer que cada modo envolve diferentes consumidores de eletricidade, o que requer diferentes níveis de corrente de saída do gerador para equilibrar a taxa de consumo de corrente com a corrente de carga para preservar a energia. estado de carga da bateria igual ou superior a 80%. Tudo isso acontece constantemente adaptando a produção do gerador para atender às demandas atuais e sem causar picos ou quedas no fornecimento de corrente para todos e / ou quaisquer outros consumidores.
A imagem abaixo ilustra os princípios de operação de um sensor de corrente. À medida que a corrente sendo medida passa através da bobina de ferrite, a corrente cria um campo magnético, o qual é amplificado pelo sensor de efeito Hall incorporado na bobina. Com base na força do campo magnético amplificado, outros módulos no sistema de carregamento calculam a tensão real que passa pelo sensor, que por sua vez é usado pelo módulo de estimativa de corrente para calcular e / ou determinar o nível de saída de corrente necessário do gerador para suprir as demandas de qualquer modo de energia em que o veículo esteja naquele momento.
Quais são as causas comuns do código P0A5B?
As causas comuns do código P0A5B são praticamente as mesmas em todos os aplicativos e podem incluir o seguinte:
Quais são os sintomas do código P0A5B?
Além de um código de problema armazenado, uma luz de aviso acesa e possivelmente uma bateria descarregada, os sintomas do código P0A5B são amplamente fabricados e específicos do modelo. O comportamento errático de qualquer luz, sistema, configuração ou exibição pode ser um sintoma desse código, mas esse comportamento errático pode ter muitas causas não relacionadas e, portanto, não deve ser automaticamente considerado como sintoma desse código. Sempre consulte o manual do aplicativo que está sendo trabalhado para obter informações detalhadas sobre os sintomas que provavelmente afetarão esse aplicativo.
Como você soluciona problemas do código P0A5B?
AVISO: mecânicos de bricolage e técnicos que não são revendedores que não têm acesso a equipamentos de diagnóstico de nível profissional, habilidades de diagnóstico de nível de especialista e TODAS as informações técnicas relevantes NÃO devem tentar diagnosticar e reparar esse código, além de verificar a presença de P- códigos que não possuem letras.
Além disso, como vários controladores estão implicados nesse código, os leitores de código genérico não poderão entrar ou se comunicar com o sistema de barramento CAN (Controller Area Network). Como requisito mínimo, o scanner usado deve incluir todos os parâmetros para cada um dos modos de potência presentes no veículo, parâmetros que devem incluir pelo menos os seguintes
ECM / PCM
Módulo de controle do corpo / módulo de integração com painel / módulo de potência integrado
NOTA: Com base nos requisitos acima, a seguir estão as únicas etapas de diagnóstico e reparo disponíveis para mecânicos e técnicos não profissionais.
Passo 1
Registre todos os códigos de falha presentes, bem como todos os dados disponíveis do quadro congelado. Esta informação pode ser útil se uma falha intermitente for diagnosticada posteriormente.
NOTA: Lembre-se de que cada modo de energia em todos os aplicativos possui condições específicas que precisam ser atendidas para evitar a configuração de um código de problema. As condições específicas que precisam ser atendidas antes que um sistema entre em qualquer modo de energia variam entre aplicativos e, embora haja sobreposição entre aplicativos, é importante consultar o manual do aplicativo que está sendo trabalhado para obter informações detalhadas e detalhadas sobre este questão.
Entretanto, às vezes acontece que códigos P relativamente simples ou fáceis de resolver são definidos quando uma condição não é atendida, o que significa que, pelo menos em alguns casos, pode ser possível resolver o código P0AB5 resolvendo um ou mais códigos P códigos que o acompanham. Portanto, é importante verificar todos os sistemas em busca de códigos P pendentes e ativos como uma primeira etapa no diagnóstico desse código.
Se outros códigos P estiverem presentes, resolva-os na ordem em que foram definidos e armazenados e sempre consulte o manual para obter informações detalhadas sobre como diagnosticar e reparar todos os códigos que podem ser resolvidos em uma base DIY.
Passo 2
Se nenhum outro código estiver presente, a única opção restante é operar o veículo com um scanner conectado para monitorar o aumento da marcha lenta e carregar os parâmetros de derramamento em tempo real. Isso pode ou não revelar valores anormais, pois o código pode ter sido definido em diferentes condições ambientais, como temperaturas ambiente alta / baixa ou talvez condições de alta umidade.
Esteja ciente de que a perda de carga (descarga de corrente) é normal e não há como saber se os valores exibidos durante a perda são anormais para essa aplicação ou não. A única maneira de verificar os valores exibidos durante este teste é comparar todos os valores obtidos com os obtidos de um veículo idêntico que é conhecido por não ter problemas.
etapa 3
Se não houver códigos P ativos ou pendentes, juntamente com P0A5B, ou se esse código persistir, apesar de todos os outros códigos P estarem resolvidos, a única opção restante para mecânicos não profissionais é encaminhar o veículo a um revendedor para diagnóstico profissional e reparo.