P0149 - Erro de temporização do combustível

Posted on
Autor: Laura McKinney
Data De Criação: 2 Abril 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
P0149 - Erro de temporização do combustível - Códigos De Problema
P0149 - Erro de temporização do combustível - Códigos De Problema

Contente

Código de ProblemaLocalização da falhaCausa provável
P0149 Erro de temporização do combustível Bomba de combustível / bomba de injeção de combustível

O que significa o código P0149?

Alguns motores a diesel usam uma bomba de combustível mecânica de injeção de distribuidor para gerar as altas pressões necessárias para injetar combustível diretamente no cilindro sob compressão e geralmente são acionadas diretamente pela corrente de distribuição. Cada pulso da bomba de combustível é programado para coincidir com um pulso de injeção e pode fornecer até 300 MPa (3.000 bar ou 44.000 psi) para os injetores de combustível. Esse tipo de bomba de combustível é muito compacto, incluindo bombas de baixa e alta pressão e dispositivo de regulação da pressão do combustível.


O tempo e a pressão da bomba de injeção estão diretamente relacionados à velocidade do motor, porque ela é acionada pela corrente de tempo, portanto, deve haver uma maneira de avançar o tempo da injeção. Isso é realizado pelo dispositivo de sincronização de combustível, que altera a rotação das saídas da bomba em relação ao acionamento de entrada. Na maioria dos veículos modernos, o avanço do injetor, ou seja, o tempo de combustível, é controlado pela válvula solenóide de tempo de combustível, que é controlada pelo ECM (módulo de controle do motor), com base na velocidade e carga do motor. O tempo do combustível pode ser avançado em até 25 ° BTDC (antes do ponto morto superior), quando medido a partir do eixo de manivela.

O ECM utiliza leituras de pressão do combustível para modular a pressão do combustível, através do regulador da pressão do combustível, bem como para monitorar o funcionamento da própria bomba de combustível. Se o ECM detectar um problema no tempo dos pulsos, ele interpretará isso como uma falha, configurando um DTC (código de diagnóstico de falha). O DTC P0149 é definido como "Erro de tempo do combustível".


Quais são as causas comuns do código P0149?

Dependendo do ano, marca e modelo, o DTC P0149 pode ter várias causas. Aqui estão alguns dos mais comuns.

  • Solenóide de temporização do combustível - A falha do solenóide é o problema mais comum dos motoristas. Geralmente é preso por 2 ou 3 parafusos e selado por um par de o-rings. A peça pode estar disponível separadamente do conjunto da bomba de combustível, embora seja necessário religar o controlador ou o ECM ao novo solenóide.
  • Temporização incorreta - Se a correlação do eixo de manivela / bomba de combustível estiver desativada em apenas um dente, isso causará problemas de sincronização de combustível que o ECM não pode compensar.
  • Quais são os sintomas do código P0149?

    Dependendo do modo de falha e do veículo, o ECM pode acender a MIL (lâmpada indicadora de mau funcionamento) e colocar o veículo no modo "limp-home". Se você puder dar partida no veículo, no mínimo, notará um declínio na economia de combustível e no desempenho do motor, particularmente em alta velocidade ou alta carga. Por outro lado, talvez você não consiga dar a partida no motor, pois o ECM tenta se proteger e a bomba de combustível de alta pressão contra danos.


    Como você soluciona problemas do código P0149?

    Esse problema pode ser causado por duas falhas principais: tempo mecânico ou falha elétrica. Como a falha elétrica é mais fácil de verificar, você definitivamente deve fazer isso primeiro. Uma exceção a isso pode ser se você realizou recentemente o trabalho do motor que exigiu a remoção da cadeia de distribuição. Diagnostique e repare qualquer outro DTC do sistema de combustível antes de resolver esse problema.

  • Verificação geral - Verifique se não há vazamentos de combustível ou componentes do sistema de combustível danificados, repare conforme necessário.
  • Solenóide de temporização do combustível - O solenóide de temporização do combustível está localizado na parte inferior do conjunto da bomba de combustível e pode ser conectado diretamente ao ECM ou a um subcontrolador. Se houver códigos de comunicação para o subcontrolador, diagnostique e repare-os primeiro.
  • Verifique se há danos óbvios no chicote de fios entre o ECM e o solenóide de sincronização de combustível. Repare conforme necessário.
  • Se você pode desconectar o solenóide de sincronização de combustível, use um DMM (multímetro digital) para medir a resistência nos terminais. A resistência deve medir entre 10 20 e 20 Ω através da bobina e acima de 10 kΩ para o solo. Substitua se a resistência não for a especificada.
  • NOTA: Se você não conseguir desconectar o solenóide do sincronismo de combustível, não tente verificar a resistência - é possível fritar o subcontrolador. Uma ferramenta de verificação de fábrica pode fornecer acesso a recursos de teste ativos, como ativar manualmente o solenóide de temporização do combustível.

  • Verificação mecânica - É altamente improvável que uma cadeia de tempo possa "pular o tempo" ou esticar o suficiente para causar um problema de tempo de combustível - uma corrente esticada causaria uma falha de correlação entre eixo de manivela e eixo de cames. O mais provável é um problema durante qualquer operação recente que exigiu a remoção da corrente de distribuição. A verificação do tempo entre o eixo de manivela e a bomba de combustível exigirá a remoção de várias peças. Verifique se todas as marcas de tempo - na corrente, rodas dentadas, bloco do motor e cabeça do cilindro - estão alinhadas perfeitamente. Repare conforme necessário.