P0170 - Ajuste de combustível (FT), mau funcionamento do banco 1

Posted on
Autor: Laura McKinney
Data De Criação: 2 Abril 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
P0170 - Ajuste de combustível (FT), mau funcionamento do banco 1 - Códigos De Problema
P0170 - Ajuste de combustível (FT), mau funcionamento do banco 1 - Códigos De Problema

Contente

Código de ProblemaLocalização da falhaCausa provável
P0170 Guarnição de combustível (FT), banco 1 - mau funcionamento Vazamento de admissão, sistema AIR, pressão / bomba de combustível, injetor (es), válvula de purga EVAP, HO2S

O que significa o código P0170?

O código de falha OBD II P0170 é definido como "Mau funcionamento do compensador de combustível (Banco 1)" e é definido quando o PCM (Módulo de controle do trem de força) tem dificuldade em controlar / manter a mistura ideal de ar / combustível ou recebe uma solicitação de compensação de combustível de o sensor de oxigênio pós-catalítico que excede a capacidade do PCM de ajustar a compensação de combustível para atender ao nível de ajuste solicitado durante um período especificado. Banco 1 refere-se ao banco de cilindros que contém o cilindro nº 1.


Ajuste de combustível é a ação tomada pelo PCM para ajustar ou manter a mistura correta de ar / combustível durante a operação normal do motor. À medida que a velocidade / carga do motor muda, o sensor de oxigênio pós-catalítico (sensor de oxigênio nº 2) solicita continuamente que sejam feitos ajustes na mistura ar / combustível para manter a máxima eficiência do motor. Os pedidos de compensação de combustível podem ser negativos ou positivos; o ajuste negativo é um ajuste para tornar a mistura ar / combustível mais fino, enquanto o ajuste positivo de combustível é um ajuste para enriquecer a mistura ar / combustível.

Normalmente, o código P0170 refere-se a uma condição na qual as solicitações de compensação de combustível a longo prazo não podem ser atendidas, o que significa que quando o valor de compensação solicitado excede a capacidade do PCM de ajustar a compensação de combustível para o nível desejado em mais de cerca de 25%, um código será armazenado , e a luz CHECK ENGINE será acionada. Diferenças menores que cerca de 25% entre o valor de ajuste solicitado e o que o PCM é capaz de alcançar são conhecidas como solicitações de ajuste de combustível a curto prazo e são muito menos críticas para a operação eficiente do motor. Como tal, é muito menos provável que essas solicitações causem o armazenamento de um código.


Vale ressaltar que o código P0170 raramente ocorre em veículos americanos ou japoneses. Os veículos mais afetados por esse código são de fabricação européia e, principalmente, os modelos BMW, Audi, Volkswagen e Mercedes-Benz, notórios por suas altas taxas de consumo de óleo. Nesses modelos, a causa raiz do código P0170 quase sempre pode ser rastreada no Mass Airflow Sensor.

A imagem abaixo ilustra como a largura do pulso, que é a quantidade de tempo (em milissegundos) em que o injetor fica aberto para injetar combustível, é adaptada para compensar condições de operação pobre ou rica. Usando a linha vertical cinza como ponto médio, a largura do pulso do injetor é aumentada para a direita (vermelho), para injetar mais combustível, e diminuída para a esquerda (azul), para injetar menos combustível. As informações nas quais essas adaptações são feitas são derivadas do sensor de oxigênio pós-catalítico (# 2).


Quais são as causas comuns do código P0170?

A causa mais comum do código P0170 em carros europeus envolve o MAF (Mass Airflow Sensor) devido ao excesso de óleo no trato de entrada. Outras causas possíveis podem incluir o seguinte, mas observe que nem todas as causas estarão presentes em todos os aplicativos o tempo todo.

  • Contaminação por óleo do elemento sensor do MAF. Nesses casos, a (s) causa (s) subjacente (s) da contaminação por óleo deve ser resolvida antes de tentar diagnosticar P0170.
  • Sensores de oxigênio contaminados por óleo.
  • O uso de aditivos de combustível e óleo que contêm compostos à base de silicone. A combustão desses compostos forma depósitos nos sensores de oxigênio que impedem a operação efetiva dos sensores.
  • Sensor MAP (pressão absoluta do coletor) com defeito.
  • Sensores MAF de pós-venda de baixa qualidade.
  • Sensores de oxigênio com defeito.
  • Fiação e conectores queimados, em curto, danificados ou corroídos.
  • Vazamentos de vácuo que permitem a entrada de ar não medido no motor.
  • Fugas graves de exaustão que podem contaminar o ar de referência dos sensores de oxigênio.
  • Alta pressão de combustível causada por reguladores de pressão de combustível com defeito.
  • Baixa pressão de combustível causada por restrições no sistema de combustível ou reguladores e bombas de pressão de combustível com defeito.
  • Códigos do sensor de posição da cambota e da árvore de cames não resolvidos. Esses códigos devem ser resolvidos antes do diagnóstico do código P0170.
  • Conversor catalítico entupido ou danificado.
  • Falha ou PCM com falha. Observe que este é um evento raro, e a falha deve ser procurada em outro local antes que qualquer controlador seja substituído.
  • Quais são os sintomas do código P0170?

    Os sintomas do código P0170 em veículos afetados podem variar bastante, mas observe que nem todos os sintomas estarão presentes em todos os casos. Lembre-se também de que a gravidade de um ou mais sintomas pode diferir entre os aplicativos. Os possíveis sintomas podem incluir os seguintes

  • Em alguns casos, pode haver outros sintomas além de um código de problema armazenado e uma luz de aviso acesa.
  • Economia de combustível reduzida que pode variar de leve e quase imperceptível a dramática.
  • A inicialização difícil pode ocorrer em alguns aplicativos.
  • Falhas, inatividade brusca e baixa aceleração são possíveis nos veículos afetados, ou seja, nos modelos Mercedes-Benz, Audi, BMW e VW.
  • A fumaça preta visível do tubo de escape é possível em casos extremos.
  • Hesitação por aceleração.
  • Em alguns casos, o mecanismo pode desligar imediatamente após a inicialização.
  • NOTA: Quase todos os sintomas acima podem levar a eventuais danos no motor e / ou no conversor catalítico ou até falha, se o código não for resolvido.

    Como você soluciona problemas do código P0170?

    NOTA 1: É raro o código P0170 apresentar sem a presença de outros códigos relacionados ao sistema de combustível. Devido ao grande número de causas possíveis do P0170, é recomendável que todos os outros códigos presentes sejam diagnosticados e reparados antes de tentar reparar o P0170 para evitar erros de diagnóstico.

    NOTA 2: O diagnóstico do código P0170 exige que o motor esteja em perfeitas condições de funcionamento e que não haja problemas e códigos de falha, pressão de combustível, sistema de vácuo ou medição de ar / combustível. Muitos desses códigos são causados ​​por problemas que afetam diretamente a combustão, o que pode resultar na definição do código P0170.

    NOTA 3: Além de um scanner ou leitor de código adequado, você precisará de um manual de reparo, um multímetro digital de boa qualidade e um medidor de pressão de combustível dedicado para diagnosticar o código P0170. Também é uma boa idéia testar novamente o sistema após cada etapa do processo de reparo para garantir um reparo confiável.

    Passo 1

    Registre todos os códigos presentes, bem como todos os dados disponíveis do quadro congelado. Esta informação pode ser útil se uma falha intermitente for diagnosticada posteriormente.

    NOTA: Se o veículo em trabalho for de fabricação européia, é possível economizar muito tempo iniciando o procedimento de diagnóstico, inspecionando e limpando o elemento MAF (Mass Airflow Sensor) com um solvente aprovado. O alto consumo de óleo pode depositar uma película de óleo no elemento, causando leituras imprecisas e, em muitos casos, uma simples limpeza do elemento resolverá esse código.

    Passo 2

    Teste a operação do sensor MAF com o scanner. A tensão do sinal do sensor MAF deve subir suavemente para cerca de 5 volts, à medida que a velocidade do motor aumenta com um acelerador aberto e diminuir suavemente para cerca de 0,1 volts, à medida que a velocidade do motor diminui. Observe que o acelerador NUNCA deve ser totalmente aberto com o motor em funcionamento, pois a aceleração excessiva pode causar sérios danos, se na verdade não destruir o motor.

    Se o código persistir após a limpeza do elemento sensor do MAF, faça uma inspeção visual completa de toda a fiação associada. Consulte o manual para determinar a localização, código de cores, função e roteamento de todos os fios do circuito. Procure cabos e conectores danificados, queimados, quebrados, em curto ou corroídos. Repare conforme necessário.

    SE todas as leituras elétricas estiverem dentro das especificações do fabricante, substitua o sensor MAF por uma peça OEM e teste novamente o sistema para verificar se o sensor MAF e seu circuito de controle funcionam de acordo com as especificações. Observe que os sensores MAF do mercado de reposição são uma das principais causas do P0170 e de muitos outros códigos relacionados, portanto, evite usar as peças do mercado de reposição o máximo possível.

    etapa 3

    Consulte o manual sobre os valores de tensão de entrada, resistência e tensão de referência para o sensor de oxigênio pós-catalítico. Desconecte o circuito do sensor do PCM para evitar danificar o controlador e execute verificações de resistência, tensão de referência, continuidade e terra no circuito de controle. Compare os valores obtidos com os indicados no manual e faça os reparos adequados se houver discrepâncias.

    O próprio sensor de oxigênio nº 2 faz parte do circuito, portanto, verifique também sua resistência, mas preste atenção especial ao circuito de controle do aquecedor do sensor durante esta etapa. O elemento aquecedor em um sensor de oxigênio desempenha um papel crítico no desempenho geral do sensor, e um elemento aquecedor ruim ou um circuito de controle do aquecedor pode causar leituras imprecisas, especialmente quando o sensor ainda está frio. A entrada do circuito do aquecedor é normalmente igual à tensão da bateria; certifique-se de não perder esta medida no conector do sensor.

    Passo 4

    Se todos os valores elétricos estiverem dentro das especificações do fabricante, incluindo a resistência do próprio sensor, ou após a realização de reparos (incluindo a substituição do sensor, se necessário) para garantir que sim, limpe o código e opere o veículo para verificar se o código retorna.

    Se o scanner puder monitorar fluxos de dados ao vivo, reduza sua função de monitoramento para monitorar apenas o sensor de oxigênio nº 2. Observe que, para que as leituras sejam precisas, o PCM precisa ter entrado em operação de circuito fechado. Em uma velocidade constante do motor, a leitura exibida estará em algum lugar próximo do ponto médio entre uma condição de operação rica e magra. Alterações na velocidade / carga do motor produzirão desvios para ambos os lados deste ponto, à medida que o PCM ajusta a compensação de combustível.

    NOTA: As entradas grandes do acelerador produzirão / devem produzir grandes alterações na leitura exibida. No entanto, a leitura deve retornar imediatamente a uma condição de inclinação (er) à medida que a abertura do acelerador é reduzida. Essas alterações são conhecidas como compensação de combustível positiva e negativa e, em um sistema em que tudo funciona como pretendido, essas alterações ocorrem constantemente. No entanto, é possível que essas alterações não ocorram, mesmo que o lado elétrico do sensor e seu circuito de controle esteja em perfeitas condições.

    Etapa 5

    Se o código persistir, mas todos os valores elétricos estiverem dentro das especificações do fabricante, é provável que a pressão do combustível não esteja dentro das especificações. Mesmo a pressão de combustível marginalmente fora de especificação pode causar uma condição permanente de operação rica que pode anular a capacidade do PCM de controlar a compensação de combustível ou uma condição permanente de operação enxuta que tem um efeito semelhante na capacidade do PCM de controlar o combustível aparar.

    Embora seja raro problemas de pressão de combustível não serem indicados por uma luz de advertência (ou um código de falha armazenado para esse assunto), isso acontece e especialmente em veículos mais antigos. Consulte o manual para obter a faixa ideal de pressão de combustível para a aplicação que está sendo trabalhada e siga o procedimento descrito no manual para testar a pressão real de combustível no sistema com um manômetro dedicado.

    Há muitas razões possíveis pelas quais a pressão do combustível pode ser muito alta ou muito baixa no trilho de combustível, mas resista à tentação de assumir automaticamente que a bomba de combustível está com defeito. Execute uma inspeção visual completa de todo o sistema de combustível e verifique se há linhas de combustível danificadas, dobradas, apertadas ou danificadas que possam restringir o fluxo de combustível, pois o volume de combustível que é entregue ao motor é tão importante quanto a pressão é entregue às.

    Se forem encontradas tubulações de combustível danificadas, resista à tentação de repará-las. Para evitar problemas futuros com vazamentos no sistema, a melhor opção é sempre substituir a linha inteira por uma substituição OEM. Também não deixe de verificar as condições do filtro de combustível; substitua o filtro se houver alguma evidência de que esteja entupido ou sujo.

    Etapa 6

    Se todas as linhas de combustível derem certo, consulte o manual sobre o procedimento correto para testar o regulador de pressão do combustível, que pode estar localizado no trilho de combustível ou no tanque de combustível como parte do recipiente da bomba. Substitua o regulador de pressão de combustível se as leituras obtidas não estiverem dentro das especificações do fabricante.

    Limpe todos os códigos e teste novamente a pressão do combustível após os reparos, para verificar se a pressão está dentro da faixa especificada. Opere o veículo com um scanner conectado até que o PCM entre em operação em circuito fechado. Preste muita atenção ao funcionamento do sensor de oxigênio pós-catalítico e como ele registra as alterações no ajuste de combustível.

    Se o código não retornar imediatamente após a conclusão de alguns ciclos de unidade, seria seguro assumir que o problema foi resolvido. No entanto, se o código retornar, é provável que o conversor catalítico esteja com falha. Pode estar entupido ou danificado devido ao efeito a longo prazo do código P0170.

    NOTA: A conclusão de que o conversor catalítico está com defeito deve ser ponderada contra a certeza de que:

  • o sensor MAF e seu circuito de controle funcionam conforme o esperado,
  • o sensor de oxigênio nº 2 não está com defeito e seu circuito de controle está totalmente funcional,
  • a pressão do combustível está dentro da faixa e que não há injetores de combustível com vazamento ou com defeito,
  • não há vazamentos de vácuo presentes que possam influenciar a relação ar / combustível,
  • não há erros de ignição presentes,
  • não existem vazamentos graves de exaustão que possam contaminar o ar de referência do sensor de oxigênio,
  • e que não há excesso de óleo no trato de entrada, como é frequentemente o caso dos motores europeus de indução forçada.
  • Observe que as substituições do conversor catalítico podem ser extremamente caras e que todos os outros caminhos devem ser explorados para resolver o problema antes que um conversor seja substituído por engano.

    Etapa 7

    Se, apesar de todas as tentativas de resolver o problema, o código persistir ou retornar esporadicamente, é provável que haja uma falha intermitente. As causas esporádicas ou intermitentes do código P0170 podem ser extremamente difíceis de encontrar e resolver devido ao número relativamente grande de causas e, em alguns casos, pode ser necessário permitir que o problema piore consideravelmente antes que um reparo preciso e definitivo possa ser feito.

    Códigos relacionados a P0170

    P0173- Refere-se àMau funcionamento do compensador de combustível (banco 2) ”. O banco 2 refere-se ao banco de cilindros que não contém o cilindro nº 1.

  • Honda 2000 Odyssey 0172-0170-1491-030 ... códigos
    Isso vem acontecendo por muito tempo. agora tem 107.000 milhas Os DTCs são normalmente sistema P0172 muito rico (banco 1) (um causando quadro de congelamento) e P0170 Compensação de combustível (banco 1) e às vezes 1491 sensor de elevação da válvula EGR fluxo insuficiente detectado Se eu deixar ir por tempo suficiente, começo a códigos P0300-04-05 ...
  • 98 Acordo expulsando códigos ....
    Meu amigo tem um HONDA ACCORD EX 1998, 2.3L L4 SFI OHV, VIN 1HGCG565XWA099150 com 150K nele e está expulsando esses códigos: P0172 P1457 P0170 Ele me disse que o cara da AZ mencionou que todos eles estavam relacionados ao combustível. Eu os procurei, mas realmente não sei por onde começar. Alguém pode me apontar o certo ...
  • código de milênios 2000 da Mazda: P0170 & P0173
    Olá, eu tenho o Mazda 2000 Millenia s 2. O motor de verificação de 3 litros e 135.500 milhas estava no código lido é P0170 & P0173 (banco de combustível 1 e banco de combustível 2 com defeito). todo mundo me ajuda o que posso fazer para corrigir o problema. Não sei onde comecei a fazer ...
  • Bomba de combustivel
    É realmente fácil e barato substituir a bomba, que você não quer se preocupar em verificar a pressão enquanto o problema ocorre? Você já tem um medidor, correto? Eu concordo, e desde que eu odeio bater em um cachorro morto, mas eu sempre jogo, combustível ...