Contente
- O que significa o código P0168?
- Quais são as causas comuns do código P0168?
- Quais são os sintomas do código P0168?
- Como você soluciona problemas do código P0168?
- Passo 1
- Passo 2
- etapa 3
- Passo 4
- Etapa 5
- Códigos relacionados a P0168
Código de Problema | Localização da falha | Causa provável |
---|---|---|
P0168 | Temperatura do combustível muito alta | Fiação, sensor de temperatura do combustível, falha mecânica |
O que significa o código P0168?
OBSERVAÇÕES ESPECIAIS: O diagnóstico do código P0168 exige com precisão o uso de um termômetro infravermelho e um osciloscópio, bem como o acesso a dados de referência na forma da biblioteca de formas de onda relevante. Embora possa ser possível diagnosticar e reparar esse código sem o equipamento necessário em alguns casos, o processo é amplamente controlado pelo acaso, e, portanto, um resultado bem-sucedido a longo prazo não pode ser garantido.
Também deve ser observado que os parâmetros de configuração para este código variam muito entre as aplicações, por um lado, e que combustível ruim ou excessivamente contaminado pode desempenhar um papel importante na configuração desse código, por outro. Por esses motivos, as informações aqui fornecidas destinam-se apenas a fins informativos gerais e, portanto, NÃO devem ser usadas em nenhum procedimento de diagnóstico / reparo para este código sem fazer referência adequada ao manual para o aplicativo que está sendo trabalhado.
No entanto, as informações genéricas de diagnóstico / reparo fornecidas aqui devem permitir à maioria dos mecânicos não profissionais diagnosticar e reparar com êxito o código P0168 na maioria das aplicações, desde que, além de um manual de reparo para a aplicação e um multímetro digital de boa qualidade, pelo menos um infravermelho ou termômetro a laser está disponível. FIM DE NOTAS ESPECIAIS.
O código de falha OBD II P0168 é um código genérico definido como "Temperatura do combustível - muito alto" e é definido quando o PCM (Módulo de controle do trem de força) detecta uma temperatura anormalmente alta do combustível em condições predefinidas por um período definido pelo fabricante. Observe que, em aplicações de combustível flexível, em particular, a temperatura do combustível é um fator crítico nos cálculos de entrega de combustível do PCM, o que significa que o código P0168 NÃO deve ser ignorado ou deixado sem solução por mais tempo do que o absolutamente necessário.
Na maioria das aplicações, o sensor de temperatura do combustível é incorporado ao sensor de composição do combustível, que, como o nome sugere, tem a função de analisar a composição do combustível que passa por ele. Isso é necessário devido à variabilidade de muitos combustíveis vendidos hoje; em muitos casos, o combustível que deve conter apenas 15% de etanol, pode conter até 25% ou mais, ou apenas 10% ou menos.
Como a composição do combustível determina o valor calorífico (energia) desse combustível, isso é importante, porque o PCM precisa "saber" quanta energia um determinado volume de combustível contém para calcular uma estratégia de fornecimento de combustível apropriada para qualquer determinado conjunto de condições operacionais. Além disso, o sensor de composição de combustível também mede a quantidade de água ou outros contaminantes que não são combustíveis no combustível, que podem ter uma influência enorme na temperatura do combustível que é finalmente entregue aos injetores.
Na prática, o sensor de composição de combustível gera uma forma de onda quadrada, na qual a frequência ou largura de pulso da forma de onda se relaciona com a temperatura do combustível. Em outras palavras, quanto mais quente o combustível, mais próximas as partes horizontais da forma de onda se seguem. Normalmente, a frequência dessas formas de onda varia entre um e cinco milissegundos.
Assim, o sinal enviado ao PCM pelo sensor combinado de composição / temperatura do combustível contém informações sobre a composição e a temperatura do combustível. No entanto, como o mecânico doméstico comum não possui os meios (por exemplo, acesso a um laboratório) para verificar a composição real do combustível, verificar a temperatura real do combustível com um termômetro preciso é a única maneira econômica. obter uma correlação de trabalho entre a composição e a temperatura do combustível no sistema, daí a necessidade de um osciloscópio e um termômetro.
Pelo exposto acima, deve ser óbvio que fatores diferentes da temperatura real do combustível podem fazer com que esse código seja definido. Independentemente da causa real, o PCM definirá esse código e acenderá uma luz de aviso quando receber um sinal que indica uma temperatura de combustível excessivamente alta. Observe que em alguns aplicativos, vários ciclos de falha podem ser necessários antes que o PCM defina o código P0168 ou acenda uma luz de aviso.
A imagem abaixo mostra uma aproximação de como as formas de onda típicas relacionadas à temperatura podem parecer para combustível frio e quente. Nesta imagem, as amplas separações entre cada onda sucessiva na sequência superior indicam combustível frio e as divisões menores (frequência mais alta) na sequência inferior indicam uma temperatura mais alta do combustível.
Porém, lembre-se de que a imagem abaixo é apenas para fins ilustrativos, e a forma de onda real mostrada no osciloscópio deve ser comparada aos dados de referência da aplicação para obter resultados de teste precisos.
Quais são as causas comuns do código P0168?
Algumas causas comuns do código P0168 podem incluir os seguintes
Quais são os sintomas do código P0168?
Os sintomas comuns do código P0168 podem incluir os seguintes
NOTA: O código P0168 muito raramente, se alguma vez, produz sintomas visíveis relacionados à dirigibilidade.
Como você soluciona problemas do código P0168?
OBSERVAÇÕES ESPECIAIS: Recomenda-se fortemente aos mecânicos não profissionais que leiam a seção no manual que descreve a composição do combustível / sensor de temperatura antes tentativa de diagnóstico e / ou reparo deste código. A obtenção de pelo menos um conhecimento prático e a compreensão da função desse sensor, bem como de seu circuito de controle, pode impedir a substituição desnecessária de peças e componentes, já que, em alguns casos, a substituição do combustível no aplicativo por combustível de marca de alta qualidade pode resolver o problema. . FIM DE NOTAS ESPECIAIS.
Passo 1
Registre todos os códigos de falha presentes, bem como todos os dados disponíveis do quadro congelado. Esta informação pode ser útil se uma falha intermitente for diagnosticada posteriormente.
NOTA: Observe com atenção outros códigos que podem estar presentes junto com o P0168 e, particularmente, códigos que indicam curtos-circuitos ou altas resistências no sistema de combustível. Consulte o manual para obter informações detalhadas sobre o possível relacionamento entre códigos adicionais e o P0168 e repare esses códigos primeiro se o manual o recomendar, pois esses tipos de códigos geralmente são a causa direta do P0168.
Passo 2
Como a má qualidade do combustível está frequentemente implicada na definição deste código, considere a possibilidade de o combustível no veículo ser a causa do problema. Portanto, se o código aparecer logo após adicionar combustível, considere substituir esse combustível ou adicionar combustível de marca de alta qualidade em um esforço para resolver o código.
Nesse momento, pode ser uma boa ideia fazer uma leitura da temperatura real do combustível se um osciloscópio e dados de referência não estiverem disponíveis. Compare esta leitura com o valor indicado no manual, pois não existe uma temperatura única de combustível válida para todas as aplicações em todas as condições. A maioria dos fabricantes especifica temperaturas exatas em que o combustível deve estar sob uma variedade de condições, portanto, certifique-se de obter tantas leituras de temperatura quanto o manual exigir, a fim de obter os resultados mais precisos dos testes.
Se a temperatura real do combustível estiver disponível, fica mais fácil determinar se uma leitura do sensor de composição / temperatura do combustível é plausível ou não. No entanto, fazer essa determinação com a ajuda de um osciloscópio é muito mais fácil, pois todas as suposições são removidas da equação, por assim dizer.
etapa 3
Se o código persistir, mas o combustível no veículo for bom e não houver códigos adicionais presentes (incluindo códigos pendentes), consulte o manual para localizar e identificar todos os componentes e fiação relevantes. Além disso, use esta oportunidade para determinar o local, o roteamento, a função e o código de cores de toda a fiação associada.
Execute uma inspeção visual completa de toda a fiação associada e procure fiação e conectores danificados, queimados, em curto, desconectados ou corroídos. Faça os reparos conforme necessário, limpe todos os códigos e opere o veículo por pelo menos um ciclo completo para verificar se o código retorna.
Passo 4
Se o código persistir, mas a fiação estiver livre de danos visíveis, prepare-se para executar verificações de tensão de referência, terra, resistência e continuidade em todas as fiações associadas. No entanto, desconecte toda a fiação do PCM e de outros controladores afetados durante as verificações de resistência e continuidade para evitar danos a um ou mais controladores.
Preste atenção especial aos circuitos de referência e terra de 5 volts. Na maioria dos casos, o terra é fornecido pelo PCM; portanto, se as leituras obtidas não estiverem em conformidade com os valores especificados, teste os pinos relevantes no PCM quanto a terra e uma corrente de 5 volts no circuito de tensão de referência. Substitua o PCM se ele não fornecer o terra nem a tensão de referência. Lembre-se, porém, de que a falha no PCM é rara e, portanto, é muito mais provável que a falha seja o resultado de alguma outra falha, como uma falha na própria composição do combustível / sensor de temperatura.
Lembre-se também de que o sensor faz parte do circuito e, como tal, sua resistência e continuidade internas também devem ser testadas. Consulte o manual sobre o procedimento correto a seguir para testar o sensor e substitua o sensor se alguma leitura obtida não estiver dentro da faixa ou valor especificado.
Além disso, observe que os valores de continuidade e resistência devem corresponder exatamente aos valores especificados, ou quase muito, mas em todos os casos, as leituras obtidas DEVEM estar dentro dos intervalos especificados pelo fabricante. Se forem encontradas discrepâncias, faça reparos ou substitua a fiação conforme necessário para garantir que todos os valores elétricos estejam dentro das especificações do fabricante. Limpe todos os códigos após a conclusão dos reparos e opere o veículo por pelo menos um ciclo completo para verificar se o código retorna.
AVISO: Observe que DEVE tomar muito cuidado ao testar correntes em qualquer pino de qualquer PCM, pois o contato acidental com o pino ou terminal errado pode causar danos graves ao PCM. Realize esses testes em estrita conformidade com as instruções do manual ou encaminhe o veículo para diagnóstico e reparo profissional se você não se sentir confortável com a idéia de testar circuitos diretamente no PCM.
Etapa 5
Embora as etapas de 1 a 4 resolvam o código P0168 em uma grande porcentagem de casos, alguns casos difíceis podem não ser solucionáveis sem o uso de um osciloscópio para analisar adequadamente o sinal gerado pelo sensor de composição / temperatura do combustível.
Portanto, se um osciloscópio não estiver disponível, resista à tentação de jogar peças no problema, na esperança de encontrar a solução por acidente. Nesses casos, o melhor caminho é sempre encaminhar o veículo ao revendedor ou a outra oficina competente para diagnóstico e reparo profissional.
Códigos relacionados a P0168
P0169 - Relaciona-se à "composição incorreta do combustível"