Contente
- O que significa o código P0353?
- Quais são as causas comuns do código P0353?
- Quais são os sintomas do código P0353?
- Como você soluciona problemas do código P0353?
- Códigos relacionados a P0353
Código de Problema | Localização da falha | Causa provável |
---|---|---|
P0353 | Bobina de ignição C, mau funcionamento do circuito primário / secundário | Fiação, bobina de ignição, ECM |
O que significa o código P0353?
O sistema de ignição converte a voltagem da bateria na alta voltagem usada para inflamar a mistura ar / combustível do cilindro. O lado de baixa tensão do sistema é chamado de circuito primário. Inclui a bateria, o interruptor de ignição, o enrolamento da bobina primária, um mecanismo de acionamento (como um sensor do eixo de manivela) e o dispositivo de comutação (como um módulo de ignição ou ECU). O lado de alta tensão do sistema é chamado de circuito secundário. Em veículos modernos, inclui o pacote de bobinas e velas de ignição.
A tecnologia atual acabou com muitos componentes de ignição do passado. Isso inclui itens como distribuidor, tampa, rotor - e agora até os fios da vela de ignição. Os motores modernos usam apenas uma bobina que fica diretamente em cima da vela de ignição.
Um pacote de bobinas
(Cortesia: www.ngk.de)
A bobina é usada para converter a baixa tensão do circuito primário em alta tensão secundária necessária para acionar os plugues. O pacote de bobinas é basicamente um transformador, que tem bobinas de fio dentro. O lado primário possui algumas centenas de voltas de fio, enquanto o lado secundário possui milhares. A corrente é aplicada ao lado primário da bobina, o que cria um campo magnético ao redor do enrolamento. Em seguida, a corrente é interrompida por um dispositivo de comutação (geralmente o PCM). Isso faz com que o campo magnético entre em colapso, induzindo uma tensão no enrolamento. Simultaneamente, o campo magnético em colapso cria uma tensão no enrolamento secundário. Como o enrolamento secundário contém muito mais voltas de fio, a tensão de saída é aumentada para milhares de volts. Isso é suficiente para acionar as velas de ignição.
O PCM define um código de circuito de controle da bobina de ignição P0351-P0358 quando detecta um problema no circuito da bobina de ignição. O último dígito desses códigos faz referência ao cilindro em que o problema está ocorrendo. Por exemplo, P0351 indica uma falha no circuito da bobina nº 1 do cilindro. Da mesma forma, P0358 indica um problema no circuito da bobina no cilindro nº 8. Deixaremos que a variável x substitua o último dígito neste artigo, pois a solução de problemas é a mesma para cada um desses códigos.
Quais são as causas comuns do código P0353?
Para resumir, as causas comuns para o código P0353 são as seguintes:
Quais são os sintomas do código P0353?
Além de uma luz iluminada do mecanismo de verificação, o sintoma mais comum é uma falha de ignição na ignição. Geralmente, os códigos P035x também são acompanhados por um código de falha de ignição (P0300-P0308).
Como você soluciona problemas do código P0353?
As etapas a seguir ajudarão você a diagnosticar um código P035x:
A primeira ainda é inspecionar visualmente a bobina e seu conector. Procure coisas como fios quebrados, corrosão etc. Muitas vezes, um problema pode ser resolvido com uma simples inspeção visual.
Se houver uma falha de ignição ativa em um cilindro, troque a bobina por outro cilindro que não esteja funcionando incorretamente. Veja o contador de falha de ignição no
Teste de resistência da bobina
(Cortesia: autozone.com)
Em seguida, verifique a bobina quanto à energia. Isso pode ser feito facilmente com uma luz de teste ou
Um exemplo de esquema esquemático da fiação do sistema de ignição
(Cortesia: AllData)
Se tudo der certo até agora, você desejará testar o lado de controle do PCM do circuito. Lembre-se de que o PCM fornece intermitentemente terra à bobina para a operação desejada. A maneira mais fácil de testar isso é com uma luz LED ou noid (projetada para testar o controle do injetor de combustível). Conecte o fio vermelho do LED ao terminal B + no lado do chicote do conector da bobina. Em seguida, conecte o fio preto do LED no terminal B do conector. Peça a um assistente que ligue o motor enquanto monitora a luz de teste. Se a luz acender, o lado de controle do circuito está bom. Caso contrário, há um problema na fiação ou um problema com o PCM.
Limite isso, verificando a continuidade do PCM. Defina seu medidor como ohms e conecte um fio ao terminal B no conector da bobina e o outro ao terminal da bobina no PCM. Se o seu medidor indicar OL, existe uma abertura em algum lugar do circuito que deve ser reparada.
Se houver continuidade, suspeite de um problema com o PCM. Você pode verificar se o PCM está fornecendo terra para a bobina com um multímetro configurado para volts. Conecte um fio de metro ao terminal da bobina no PCM e o outro ao terminal positivo da bateria. Peça a um assistente que ligue o motor. Você verá cerca de 12 volts no seu medidor quando o PCM aterrar o circuito. Caso contrário, o PCM provavelmente está com defeito.