P2008 - Atuador de controle de ar do coletor de admissão / solenóide, circuito 1 do banco aberto

Posted on
Autor: Peter Berry
Data De Criação: 12 Agosto 2021
Data De Atualização: 13 Novembro 2024
Anonim
P2008 - Atuador de controle de ar do coletor de admissão / solenóide, circuito 1 do banco aberto - Códigos De Problema
P2008 - Atuador de controle de ar do coletor de admissão / solenóide, circuito 1 do banco aberto - Códigos De Problema

Contente

Código de ProblemaLocalização da falhaCausa provável
P2008 Atuador de controle de ar do coletor de admissão / solenóide, circuito 1 do banco aberto Fiação de circuito aberto, atuador de controle de ar do coletor de admissão / solenóide

O que significa o código P2008?

O código de falha OBD II P2008 é um código genérico mais comumente definido como "Atuador / solenóide do controle de ar do coletor de admissão, circuito aberto do Banco 1", mas às vezes também como "Circuito de controle do solenóide do controle do corredor do coletor de admissão (IMRC) - Banco 1" ou com menos frequência como "Circuito de controle do coletor de admissão / banco aberto 1". Observe que, apesar das diferenças nas palavras, todas as três definições significam a mesma coisa, ou seja, existe um circuito aberto no solenóide / atuador de controle do sistema Intake Manifold Runner. "Banco 1" refere-se ao banco de cilindros que contém o cilindro nº 1 em motores com duas cabeças de cilindro.


Os coletores de admissão têm o objetivo de aumentar ou diminuir a velocidade com que o ar de admissão passa pelo coletor de admissão. Em termos simples, um corredor de coletor é uma aba ajustável em cada corredor de coletor que pode ser ajustada através de um atuador, com o grau de abertura dependendo da velocidade do motor e de outras condições operacionais, como posição do acelerador, taxa de movimento da placa do acelerador e fatores ambientais, como pressão barométrica e temperatura ambiente.

Durante a condução em baixa velocidade, geralmente abaixo de 3.000 RPM, o motor não requer um grande volume de ar e, nessas condições, as abas do corredor fecham cerca de 60% ou mais da porta de admissão. Essa restrição parcial aumenta a taxa de fluxo da carga de ar, que quando o PCM faz ajustes adequados no fornecimento de combustível, é aproximadamente análoga ao efeito que a indução forçada tem.


Por outro lado, quando o motor requer um grande volume de ar de admissão, o PCM abre as abas do corredor para permitir que mais ar passe para o motor. Em um sistema totalmente funcional, a abertura e o fechamento das abas do corredor têm o efeito geral de aumentar o desempenho sem usar um volume proporcionalmente maior de combustível. Isso é particularmente verdadeiro em motores de pequena capacidade, embora as abas dos coletores de admissão também estejam sendo cada vez mais usadas em motores de grande capacidade.

Entretanto, para que o sistema funcione conforme o planejado, é necessário um alto grau de controle e, embora isso seja realizado com relativa facilidade em sistemas que usam motores de passo como atuadores, os sistemas operados a vácuo são propensos a mau funcionamento causado por vazamentos de vácuo nas linhas de vácuo e nas atuador a vácuo. No entanto, deve-se notar que, embora o código P2008 esteja principalmente relacionado a circuitos elétricos abertos no circuito de controle dos atuadores, vazamentos de vácuo também podem causar esse código em algumas aplicações, pois nessas condições o sensor de posição das abas do corredor pode produzir um sinal que não concorda com a posição desejada das abas do corredor.


Observe que, enquanto alguns aplicativos armazenam um código e acendem a luz de aviso nos primeiros ciclos de falha, é mais comum ocorrer vários ciclos de falha antes que uma luz de aviso acenda na maioria dos aplicativos.

A imagem abaixo mostra o arranjo típico das abas do corredor em um coletor de entrada. Observe a posição dos flaps individuais que estão na posição totalmente aberta. Observe também o atuador operado a vácuo e seu sensor de posição integrado conectado ao lado do coletor.

Quais são as causas comuns do código P2008?

As causas comuns do código P2008 podem incluir os seguintes

  • Fiação e / ou conectores queimados, danificados, em curto, desconectados ou corroídos
  • Motor de passo do atuador com defeito
  • Vazamentos de vácuo causados ​​por linhas de vácuo danificadas ou desalojadas e / ou componentes de vácuo. Observe que vazamentos de vácuo não necessariamente causam esse código em todas as aplicações que usam controle de vácuo para as abas do coletor.
  • Interruptor de posição do canal defeituoso
  • PCM com falha ou com falha. Observe que este é um evento raro, e a falha deve ser procurada em outro local antes que qualquer controlador seja substituído
  • Quais são os sintomas do código P2008?

    Embora alguns aplicativos não apresentem sintomas que não sejam um código de problema armazenado e uma luz de aviso acesa, a maioria dos outros aplicativos sofrerá de alguns problemas de dirigibilidade quando o sistema de controle da aba do coletor do coletor falhar. Alguns sintomas comuns podem incluir o seguinte, mas observe que a gravidade de alguns sintomas pode variar entre aplicativos -

  • Algumas aplicações podem experimentar alguma perda de energia em baixas rotações do motor
  • A marcha lenta sem carga pode ser irregular, irregular ou a velocidade da marcha lenta pode flutuar
  • Algumas aplicações podem experimentar alguma hesitação e tropeçar na aceleração
  • Condições de início difíceis ou inexistentes podem se desenvolver em alguns aplicativos
  • Como você soluciona problemas do código P2008?

    NOTA: Nas aplicações em que os corredores do coletor são controlados com vácuo do motor, uma bomba de vácuo portátil equipada com um medidor graduado será mais útil para diagnosticar e resolver este código.

    Passo 1

    Registre todos os códigos de falha, bem como todos os dados disponíveis do quadro congelado. Esta informação pode ser útil se uma falha intermitente for diagnosticada posteriormente.

    NOTA: É comum que vários outros códigos de gerenciamento de mecanismo estejam presentes junto com o P2008. Portanto, é importante observar todos os códigos, bem como se eles seguem ou precedem o P2008. Os códigos que precedem o P2008 provavelmente contribuíram para o P2008, o que significa que esses códigos devem ser investigados e resolvidos antes que seja feita uma tentativa de diagnosticar o P2008. Não fazer isso quase certamente resultará em erro de diagnóstico, perda de tempo e substituição desnecessária de peças e componentes.

    Passo 2

    Consulte o manual da aplicação para localizar e identificar o atuador da aba de controle do corredor, bem como toda a fiação e linhas de vácuo associadas, se o sistema for controlado por vácuo. Além disso, use esta oportunidade para determinar o código de cores, o roteamento e a função de cada fio no circuito de controle.

    etapa 3

    Depois que todos os componentes / fiação e linhas de vácuo forem identificados, faça uma inspeção visual completa de toda a fiação e linhas. Procure fiação e / ou conectores danificados, queimados, desconectados ou corroídos. Faça os reparos conforme necessário.

    Se o sistema for operado a vácuo, verifique todas as linhas de vácuo quanto a sinais de rachaduras, fendas, endurecimentos ou perfurações. Além disso, verifique se todas as conexões estão firmes, se todas as válvulas de retenção a vácuo permitem o fluxo de ar somente na direção indicada e se não entra ar não medido no motor, uma condição normalmente indicada por um código dedicado. Faça os reparos conforme necessário, mas lembre-se de que a substituição de linhas / componentes de vácuo danificados é sempre preferível a reparos.

    Limpe todos os códigos após a conclusão dos reparos e opere o veículo normalmente antes de digitalizar novamente o sistema para verificar se o código retorna.

    Passo 4

    Se o código persistir, mas nenhum dano visível à fiação for encontrado, prepare-se para executar testes de resistência, terra, tensão de referência e continuidade em todas as fiações associadas, mas certifique-se de desconectar o sistema do PCM para evitar danos ao controlador durante o teste.

    Compare todas as leituras obtidas com os valores indicados no manual e substitua ou repare a fiação conforme necessário para garantir que todos os valores elétricos caiam dentro dos limites especificados pelo fabricante.

    NOTA: Se o sistema for operado a vácuo, conecte a bomba de vácuo ao ponto no atuador onde o vácuo do motor normalmente é conectado. Desenhe um vácuo progressivamente mais profundo, enquanto monitora o sinal do sensor de posição no scanner. O objetivo deste teste é determinar se o atuador reage ao vácuo ou não e verificar se o sensor de posição está sinalizando a posição real do flap do corredor para o PCM.

    Consulte o manual para determinar o valor (em Volts) que o scanner deve exibir quando as abas do corredor estiverem totalmente estendidas e compare com a leitura real no scanner. Se os dois valores não concordarem, suspeite de um interruptor de posição com defeito ou de um atuador de vácuo com defeito ou de uma falha mecânica do corredor que se bate.

    Teste a chave de posição de acordo com as instruções fornecidas no manual e substitua a chave por uma peça OEM se ela não estiver em conformidade com as especificações do fabricante. Limpe todos os códigos após a conclusão dos reparos e opere o veículo normalmente antes de digitalizar novamente o sistema para verificar se o código retorna.

    Monitore o atuador a vácuo enquanto mantém um vácuo nele. Se o vácuo decair, porem devagar, e for certo que o equipamento de teste não está com defeito, o atuador está com defeito e deve ser substituído por uma peça OEM para garantir a operação adequada. Limpe todos os códigos após a conclusão dos reparos e opere o veículo normalmente antes de digitalizar novamente o sistema para verificar se o código retorna.

    Etapa 5

    Se a falha persistir em um sistema operado eletricamente, use o scanner para comandar as abas totalmente abertas da posição totalmente fechada várias vezes para verificar uma condição intermitente. A tensão do sinal exibida deve sempre ser a mesma nas posições totalmente aberta e totalmente fechada, independentemente de quantas vezes o sistema seja ativado com o scanner.

    Se esses valores divergirem, execute um teste de oscilação em todos os conectores enquanto ativa o sistema. Se o (s) valor (es) exibido (s) mudarem a qualquer momento enquanto um determinado conector estiver girando, esse conector está com defeito e deve ser reparado ou substituído. Observe que conexões elétricas ruins entre conectores são uma causa comum de circuitos abertos; portanto, preste atenção especial à qualidade de todas as conexões elétricas neste sistema - ou, nesse caso, a qualquer outro sistema elétrico que esteja sendo testado. Limpe todos os códigos após a conclusão dos reparos e opere o veículo normalmente antes de digitalizar novamente o sistema para verificar se o código retorna.

    NOTA: É improvável que a falha mecânica das abas do corredor produza o código P2008 e os códigos mais prováveis ​​que serão produzidos por falhas desse tipo estão relacionados a problemas de alcance ou desempenho. Observe que os códigos relacionados à faixa / desempenho também podem ser causados ​​em sistemas operados a vácuo quando o pequeno filtro de ar instalado nos atuadores a vácuo fica sujo ou entupido.

    Etapa 6

    As etapas de diagnóstico / reparo até esse ponto certamente resolveram o código P2008, mas no caso improvável de que o código persista além da Etapa 5, suspeite de uma falha intermitente particularmente teimosa ou de um PCM com defeito. No entanto, a falha no PCM é um evento extremamente raro, que deixa uma falha elétrica intermitente como a causa mais provável.

    Esteja ciente de que as falhas intermitentes às vezes podem ser extremamente desafiadoras para localizar e reparar e, em alguns casos, pode ser necessário permitir que a falha piore consideravelmente antes que um diagnóstico preciso e um reparo definitivo possam ser feitos.

    Códigos relacionados a P2008

  • P2008 - Relaciona-se ao “Banco 1 do circuito de controle do corredor do coletor de admissão”
  • P2009 - Relaciona-se ao “Banco baixo do circuito de controle do coletor de admissão baixo banco 1”
  • P2010 - Relaciona-se ao “Banco Alto do Circuito de Controle do Coletor de Admissão High Bank 1”
  • Ford Freestar 4.2 2004
    2004 Ford Freestar 4,2 mileageL 160k Eu tenho um problema imrc p2008. As buchas foram substituídas cerca de 2 meses atrás. Agora este código mostra novamente. Um imrc pode ser verificado diretamente com uma sonda de energia? ...