P0368 - Sensor de posição da árvore de cames (CMP) B, entrada alta do circuito do banco 1

Posted on
Autor: Laura McKinney
Data De Criação: 1 Abril 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
P0368 - Sensor de posição da árvore de cames (CMP) B, entrada alta do circuito do banco 1 - Códigos De Problema
P0368 - Sensor de posição da árvore de cames (CMP) B, entrada alta do circuito do banco 1 - Códigos De Problema

Contente

Código de ProblemaLocalização da falhaCausa provável
P0368 Sensor de posição da árvore de cames (CMP) B, entrada alta do circuito do banco 1 Fiação curta a positiva, sensor CMP, ECM

O que significa o código P0368?

Se um código P0368 acompanhar uma lâmpada indicadora de mau funcionamento (MIL) em seu veículo, isso significa que o módulo de controle do trem de força (PCM) detectou um problema com o sensor de posição (ou circuito) da árvore de cames de escape do banco de motores um. O banco 1 representa o banco do mecanismo que contém o cilindro número um. O sensor B indica que o mau funcionamento está ocorrendo no circuito do sensor de posição da árvore de cames que pertence à árvore de cames de escape.


O PCM usa sinais de entrada do (s) sensor (es) da árvore de cames e do sensor da cambota para monitorar a posição e as rotações por minuto (RPM) desses componentes vitais do motor, gerenciar flutuações de tempo e mapear a estratégia de fornecimento de combustível. Claramente, variações na configuração do motor determinam o número de sensores de árvore de cames necessários. Por exemplo; um motor de válvula suspensa será normalmente equipado com um único sensor de árvore de cames, porque o motor possui apenas uma árvore de cames. Um motor de quatro cilindros no came aéreo provavelmente também terá apenas um sensor de árvore de cames (porque ele possui apenas um banco de motores), mas um came aéreo, V6 requer pelo menos dois sensores de eixo de cames (um por banco de motores).Da mesma forma, um motor V8 de came duplo aéreo exigirá quatro sensores de eixo de comando de válvulas porque existem dois bancos de motores com dois eixos de comando de válvulas em cada banco.


Cada sensor da árvore de cames possui um circuito (ou circuitos) dedicado a fornecer ao PCM sinal (es) de entrada individual. A posição da árvore de cames e a velocidade da árvore de cames são comparadas com a velocidade e a posição da cambota, a fim de evitar danos no motor e calcular o tempo de ignição e a estratégia de fornecimento de combustível. Como o eixo de comando de válvulas gira à metade da velocidade do eixo de manivela, é fundamental que o PCM seja capaz de distinguir entre a admissão do motor e os golpes de escape (rotações). Isso também é realizado com o sensor de posição da árvore de cames.

Gosto de realizar uma inspeção visual de todos os chicotes elétricos e conectores relacionados ao sistema antes de iniciar qualquer teste. Circuitos de fiação, sensores elétricos e / ou conectores que foram contaminados com óleo do motor, líquido de arrefecimento ou fluido da direção hidráulica devem ser examinados cuidadosamente quanto a danos. Fluidos à base de petróleo podem quebrar o isolamento de proteção na fiação e levar a circuitos em curto ou abertos e um P0368 armazenado. Este também é um ótimo momento para testar a bateria, verificar as extremidades e os cabos do terminal da bateria e a saída do alternador.


Agora, conecte o scanner à porta de diagnóstico do veículo e recupere todos os códigos de problemas armazenados e congele os dados do quadro (se disponíveis). Eu gosto de escrever essas informações, pois tendem a ajudar se o código for intermitente. Alguns scanners também possuem um DVOM e um osciloscópio com fios de teste integrados. Se você pode obter esse tipo de scanner, será sua melhor opção para diagnosticar esse código.

Prossiga testando os sinais de tensão e terra no sensor da árvore de cames em questão. A maioria dos veículos equipados com OBD-II utiliza uma referência de cinco volts como base, mas verifique as especificações do fabricante para o seu veículo. Também deve haver um sinal de terra. Um terceiro circuito (conhecido como circuito de sinal) fornece um sinal ao PCM. Também pode haver outros fios de sinal de saída, mas esta é uma visão geral básica. Mais uma vez, verifique o diagrama de fiação (encontrado em Todos os dados DIY) para o seu veículo. Se a tensão de referência e os circuitos de aterramento estiverem dentro das especificações do fabricante, continue na próxima etapa.

Desconecte o conector elétrico do sensor da árvore de cames em questão e teste-o seguindo as recomendações do fabricante, usando o DVOM. Se os valores de resistência do sensor não cumprirem as especificações do fabricante, substitua o sensor. Se todos os valores de resistência do circuito do sensor interno estiverem alinhados com as especificações, prossiga para a próxima etapa.

Reconecte o sensor da árvore de cames em questão e conecte a ponta de teste positiva do osciloscópio ao fio de saída do sinal. Conecte o fio negativo ao circuito de aterramento do sensor. Ligue o osciloscópio e selecione a configuração de tensão apropriada. Com o motor em funcionamento, observe o padrão da forma de onda no osciloscópio. Procure picos ou falhas inesperadas no padrão da forma de onda. Se forem observados picos ou falhas, mexa cuidadosamente o chicote elétrico e o conector do sensor em questão para tentar determinar se o problema é uma conexão frouxa ou um sensor com defeito. Procure também blocos de tensão ausentes no padrão de forma de onda. Se houver blocos faltando, suspeite de uma roda ou engrenagem dentada quebrada ou desgastada. Verifique também a ponta magnética do sensor da árvore de cames quanto a detritos metálicos excessivos e limpe-a conforme necessário. Se a forma de onda parecer normal, continue na próxima etapa.

Reconecte os cabos de teste do osciloscópio aos mesmos circuitos próximos ao conector PCM. Observe o padrão da forma de onda. Se houver variações no padrão da forma de onda, como foi visto quando os fios de teste foram conectados perto do sensor, suspeite de um circuito aberto ou em curto-circuito entre o conector do sensor de posição da árvore de cames e o conector PCM. Desconecte os conectores de todos os controladores relacionados e comece a testar circuitos individuais com o DVOM. Circuitos em curto ou abertos devem ser substituídos. Se o padrão da forma de onda aparecer como quando os fios de teste foram conectados perto do sensor, suspeite de um PCM com defeito ou de um erro de programação.

Códigos relacionados a P0368

  • Códigos de posição das árvores de cames / virabrequins P0010 a P0025
  • Códigos de falha de ignição do motor P0300 a P0312
  • Códigos de velocidade do motor de ignição / distribuidor P0320 a P0323
  • Códigos do sensor de batida P0324 a P0334
  • P0335 a P0349 Códigos do sensor de posição da árvore de cames / virabrequim
  • Códigos do sensor de posição da árvore de cames P0365 a P0369
  • Códigos de referência de tempo de P0370 a P0379
  • Esta não é uma lista exaustiva de códigos relacionados.