P0380 - Velas incandescentes, mau funcionamento do circuito A

Posted on
Autor: Laura McKinney
Data De Criação: 1 Abril 2021
Data De Atualização: 17 Novembro 2024
Anonim
P0380 - Velas incandescentes, mau funcionamento do circuito A - Códigos De Problema
P0380 - Velas incandescentes, mau funcionamento do circuito A - Códigos De Problema

Contente

Código de ProblemaLocalização da falhaCausa provável
P0380 Velas incandescentes, mau funcionamento do circuito A Fiação, relé da vela de incandescência, fusível, velas de incandescência, ECM

O que significa o código P0380?

O código de falha OBD II P0380 é um código genérico que é definido como “velas incandescentes, mau funcionamento do circuito A” e é definido quando o PCM (módulo de controle do trem de força) detecta um mau funcionamento geral ou falha no circuito de controle da vela incandescente em um motor a diesel aplicação. Observe que, embora "Circuito A" se refira a uma parte ou seção específica do circuito de controle das velas, os fabricantes de automóveis nem sempre numeram circuitos ou partes de circuitos da mesma maneira. Por esse motivo, é importante consultar o manual da aplicação afetada para determinar qual parte do circuito de controle da vela de incandescência está identificada como "A" nessa aplicação. Não fazer isso pode resultar em um diagnóstico incorreto e na substituição desnecessária de peças e componentes.


O objetivo das velas incandescentes nos motores a diesel é fornecer uma fonte de calor intenso para auxiliar no processo de combustão da mistura ar / combustível quando o motor estiver frio ou abaixo de uma temperatura limite mínima. Normalmente, o circuito de controle da vela de incandescência consiste em

  • bateria
  • o interruptor de ignição
  • um ou mais relés
  • um ou mais fusíveis e / ou links fusíveis
  • um sensor dedicado do líquido de arrefecimento do motor
  • fiação e conectores
  • luzes de aviso e / ou indicadoras para indicar o status do circuito de controle da vela de incandescência
  • o brilho se conecta
  • Dependendo da aplicação, o circuito também pode incluir um temporizador ou, na maioria das aplicações modernas, um módulo de controle dedicado e autônomo.

    Durante a operação normal de um motor diesel, a combustão da mistura ar / combustível é realizada aquecendo a mistura adiabaticamente, ou seja, aquecendo a mistura por compressão quando os pistões estão se movendo para cima durante seus cursos de compressão, e desde que o motor e todas as Se os componentes do sistema de injeção de combustível estiverem em boas condições mecânicas, a mistura ar / combustível queimará completamente. Observe, porém, que a alta velocidade na qual os pistões se movem para cima durante o curso de compressão ajuda muito no aquecimento da mistura ar / combustível quando o motor está funcionando.


    No entanto, em baixas temperaturas ambientes, pode ser muito difícil acender uma mistura de diesel / ar na partida, porque a combustão não é menos eficiente a baixas temperaturas, mas também porque a mistura de combustível do ar pode não ser comprimida o suficiente para iniciar a combustão. velocidades de arranque do motor. Assim, para eliminar esses problemas, os motores a diesel usam velas incandescentes eletricamente aquecidas para fornecer uma fonte de calor na câmara de pré-combustão de cada cilindro para auxiliar na ignição da mistura ar / combustível no pico de compressão.

    Em termos de operação, o controle da vela incandescente é iniciado quando a ignição é ligada. Nesse ponto, o PCM recebe dados de entrada na temperatura do líquido de arrefecimento do motor (de um sensor de temperatura do líquido de refrigeração dedicado), que na maioria das aplicações deve estar abaixo de 1040F (400C) para o circuito da vela incandescente ser ativado. Se o PCM determinar que o líquido de arrefecimento do motor está abaixo de um limite mínimo predefinido, ele fornecerá energia a um temporizador em algumas aplicações mais antigas, que, por sua vez, fornecerão energia da bateria para as velas de incandescência por meio de um relé dedicado.


    NOTA: Em algumas aplicações mais antigas, sem injeção de monotrilho que ainda usam temporizadores de vela incandescente, as velas incandescentes serão alimentadas com bateria apenas por um tempo predeterminado (ou até que o líquido de arrefecimento do motor atinja uma temperatura mínima predeterminada), o que geralmente é suficiente para obter motor frio funcionando sem problemas. No entanto, em sistemas de injeção de monotrilho em que os injetores de combustível são controlados eletronicamente, o PCM pode adaptar o tempo de injeção e a largura do pulso de injeção durante o tempo em que o circuito de controle da vela de incandescência está em operação, o que geralmente ocorre até que o líquido de arrefecimento do motor atinja uma temperatura predeterminada antes que o circuito de controle das velas de incandescência seja desativado para remover a energia das velas de incandescência.

    No entanto, deve-se observar que, independentemente da temperatura ambiente, o circuito de controle da vela incandescente não será ativado se a temperatura do líquido de arrefecimento do motor exceder um limite mínimo predefinido. Isso serve para prolongar a vida útil das velas de incandescência e impedir que a mistura ar / combustível seja detonada prematuramente se as velas de incandescência forem aquecidas enquanto o motor estiver quente.

    Pelo exposto acima, deve ser óbvio que as velas de incandescência e seus circuitos / mecanismos de controle são partes / componentes de importância crítica de um motor diesel, porque se o circuito de controle falhar, há uma alta probabilidade de que, se o motor estiver frio, o motor não poderá ser iniciado ou só pode ser iniciado com dificuldade. Portanto, se o circuito de controle da vela de incandescência falhar, o PCM (ou outro módulo de controle) definirá o código P0380 e também poderá acender uma luz de aviso dedicada.

    Onde está localizado o sensor P0380?

    A imagem acima mostra um esquema simplificado de um circuito de controle típico de velas de incandescência que não incorpora um módulo de controle dedicado, mas lembre-se de que a localização real dos componentes mostrados aqui varia muito entre as aplicações.

    Além disso, observe que as velas de incandescência podem ou não ser facilmente acessíveis em todos os aplicativos. Enquanto as velas de incandescência geralmente são parafusadas na cabeça do cilindro como velas de ignição em motores a gasolina, em algumas aplicações modernas pode ser necessário remover ou desmontar parcialmente os componentes não relacionados do motor para obter acesso às velas de incandescência. Por esse motivo, é importante consultar o manual da aplicação afetada para localizar e identificar corretamente as peças / componentes / fiação no circuito / sistema de controle da vela de incandescência para evitar erros de diagnóstico.

    Quais são as causas comuns do código P0380?

    Algumas causas comuns do código P0380 podem incluir os seguintes

  • Uma ou mais velas com defeito, mas observe que é altamente incomum que todas as velas falhem ao mesmo tempo
  • Fiação e / ou conectores danificados, queimados, em curto, desconectados ou corroídos. Observe que, como as velas de incandescência são conectadas em paralelo em aplicativos que não usam módulos de controle dedicados, a perda de terra ou a energia da bateria podem afetar todas as velas de incandescência em um banco de cilindros.
  • Fusíveis queimados / link (s) fusível (s)
  • Relé defeituoso da vela de incandescência
  • Interruptor de ignição defeituoso
  • Sensor de temperatura do líquido de refrigeração com defeito no motor
  • Temporizador defeituoso (quando instalado)
  • Módulo de controle da vela de incandescência com defeito (se instalado). Observe que isso é bastante comum em aplicativos que usam módulos de controle de velas incandescentes independentes
  • PCM com falha ou com falha. Observe que este é um evento raro e, portanto, a falha deve ser procurada em outro local antes que o PCM seja condenado