P0461 - Faixa do sensor de nível do tanque de combustível / problema de desempenho

Posted on
Autor: Laura McKinney
Data De Criação: 1 Abril 2021
Data De Atualização: 17 Novembro 2024
Anonim
P0461 - Faixa do sensor de nível do tanque de combustível / problema de desempenho - Códigos De Problema
P0461 - Faixa do sensor de nível do tanque de combustível / problema de desempenho - Códigos De Problema

Contente

Código de ProblemaLocalização da falhaCausa provável
P0461 Intervalo do sensor de nível do tanque de combustível / desempenho Fiação, sensor de nível do tanque de combustível

O que significa o código P0461?

O código de falha OBD II P0461 é definido como "Problema de desempenho / faixa do circuito do sensor de nível de combustível" e é definido quando o PCM (Módulo de controle do trem de força) ou o BCM (Módulo de controle do corpo em algumas aplicações) detecta um sinal da unidade de nível de combustível que indica um nível de combustível que excede a capacidade do tanque de combustível.


O PCM ou o BCM não “sabe” quanto combustível há no tanque de combustível: a única informação que o controlador tem sobre o nível de combustível deriva da tensão do sinal gerada pela unidade. Portanto, independentemente de o tanque estar cheio ou vazio, o controlador espera ver uma tensão de sinal predefinida que corresponda a esse estado, o que significa que, por exemplo, um curto-circuito (ou qualquer outro problema) cria uma resistência inconsistente com estado, o controlador definirá o código P0461 e acenderá uma luz de aviso.

Em outras palavras, se o circuito de entrada da unidade er estiver totalmente funcional, o código P0461 normalmente não será definido quando um problema mecânico impedir o movimento do braço flutuador. Tudo o que acontecerá neste caso é que a leitura do medidor de combustível não refletirá alterações no nível real de combustível no tanque.


Em termos de operação, as unidades de nível de combustível usam resistores variáveis ​​para indicar o nível real de combustível no tanque. Em termos práticos, isso é conseguido por meio de uma bóia que é presa a um braço móvel, cuja outra extremidade está em contato com um resistor variável. À medida que o nível de combustível muda, o braço móvel sobe ou desce, o que coloca o ponto de contato do braço em contato com diferentes partes do resistor variável.

Assim, quando o tanque estiver vazio, o resistor gerará a tensão de referência mínima para essa aplicação, pois existe um material mais resistente à passagem da corrente, o que resulta em uma tensão mais baixa atingindo o medidor de combustível, fornecendo uma leitura “Vazia”. Por outro lado, quando o tanque está cheio, a resistência diminui, resultando no envio da tensão máxima do sinal para o medidor de combustível, produzindo uma leitura “Cheia”.


Embora os princípios operacionais básicos das unidades de nível de combustível sejam os mesmos em todos os fabricantes, existem duas exceções notáveis ​​a esta regra. Ford e GM geralmente alteram a resistência elétrica, o que significa que, com isso, a tensão máxima do sinal é gerada quando o tanque está vazio e vice-versa: a tensão mínima do sinal é gerada quando o tanque está cheio.

A imagem abaixo mostra a construção típica de um cartucho de bomba de combustível. Observe a unidade de nível de combustível que faz parte do recipiente. Esteja ciente de que nem todas as unidades niveladoras estão incorporadas no recipiente da bomba; Em algumas aplicações, a unidade é montada separadamente.

Nota:

Um código relacionado à faixa / desempenho será definido quando um sensor ou outro componente não executar dentro da faixa que o PCM (módulo de controle do trem de força) espera ver, dada a carga / velocidade atual do motor e as informações coletadas de outros sensores. As possíveis causas dos códigos de Faixa / Desempenho provavelmente são sensores defeituosos tão facilmente quanto resultam de problemas de fiação que afetam a operação do sensor ou componente afetado, o que significa que, com esses códigos, é importante considerar todos os sensores e componentes como parte do circuito de controle ao qual o código se refere.

Quais são as causas comuns do código P0461?


As causas típicas do código P0461 são praticamente as mesmas em todos os aplicativos e podem incluir os seguintes:

  • Fiação e / ou conectores queimados, danificados, em curto ou corroídos.
  • Circuitos abertos.
  • Perda de solo.
  • Unidade de nível de combustível com defeito.
  • Danos no tanque de combustível que inibe o movimento livre do braço móvel. Observe que nem todas as aplicações definirão o código se ocorrerem danos no tanque de combustível.
  • PCM / BCM com defeito. Observe que este é um evento raro, e a falha deve ser procurada em outro local antes que qualquer controlador seja substituído.
  • NOTA: Em alguns produtos Ford, o combustível com alto teor de enxofre pode causar a formação de um tipo de verniz no resistor variável, o que impede o contato entre o resistor e o contato móvel, definindo o código P0461. Embora alguns aditivos de combustível de pós-venda possam ajudar na remoção do depósito de verniz, a melhor opção é substituir a unidade do sensor de nível de combustível.

    Quais são os sintomas do código P0461?

    Além de um código de problema armazenado e de uma luz de aviso acesa, os sintomas do código P0461 normalmente incluem os seguintes:

  • O nível de combustível indicado pode ser diferente do nível real.
  • A luz de aviso de nível baixo de combustível pode piscar ou ficar acesa permanentemente, apesar de haver combustível suficiente no tanque para não acionar o aviso de nível baixo.
  • O motor pode desligar ou não dar partida devido à falta de combustível, apesar do indicador de combustível registrar as leituras acima de “Vazio”.
  • Em alguns casos, o sistema de auto diagnóstico pode exibir “Sistema EVAP não está pronto” s quando não é possível registrar um nível de combustível preciso.
  • Como você soluciona problemas do código P0461?

    NOTA 1: Antes de tentar um diagnóstico do código P0461, consulte o manual sobre o tipo de unidade que a aplicação está equipada. A maioria das novas aplicações é equipada com medidores magnéticos de combustível que dependem de um campo magnético variável para desviar a agulha indicadora. Embora o princípio operacional básico permaneça o mesmo nesses sistemas, ou seja, uma resistência variável que varia a tensão de entrada do medidor, as resistências envolvidas são geralmente muito mais altas do que as encontradas em outros projetos.

    Além disso, quase todos os medidores magnéticos de combustível seguem o exemplo estabelecido pela GM: quanto menor o nível de combustível, menor a resistência e vice-versa. Lembre-se também de que o rápido tempo de resposta observado em um medidor de combustível magnético é uma função de seu design e não indica um curto-circuito, como seria o caso em um medidor do tipo puramente de resistência.

    NOTA 2: Sempre consulte o manual para a aplicação que está sendo trabalhada para obter os valores corretos de resistência, porque enquanto a tensão de sinal típica em todos os fabricantes é de cerca de 5 volts, a resistência elétrica que produz leituras "Vazias" ou "Cheias" no medidor de combustível varia consideravelmente entre aplicativos.

    NOTA 3: O código P0461 refere-se especificamente a problemas no circuito de entrada da unidade de nível de combustível, mesmo que as leituras incorretas ou erráticas do medidor de combustível também possam ser causadas por curtos-circuitos e outros problemas entre a unidade er e o medidor de combustível.

    NOTA 4: Ao diagnosticar o código P0461, certifique-se de que o tanque de combustível mantenha entre 25% e 75% de sua capacidade, pois o programa de auto-diagnóstico na maioria das aplicações requer quantidades específicas de combustível no tanque antes que os testes de auto-diagnóstico possam ser concluídos. Tentar diagnosticar esse código com um nível de combustível baixo (ou muito alto) pode levar a diagnósticos incorretos e horas perdidas.

    Passo 1

    Registre todos os códigos presentes, bem como todos os dados disponíveis do quadro congelado. Esta informação pode ser útil caso uma falha intermitente seja diagnosticada posteriormente.

    Passo 2

    Consulte o manual sobre localização, função, código de cores e roteamento de toda a fiação e fusíveis associados à unidade de combustível e faça uma inspeção visual completa de toda a fiação. Procure por fiação, conectores e fusíveis danificados, queimados, desconectados, em curto e corroídos. Faça os reparos conforme necessário, limpe todos os códigos e teste novamente o sistema para ver se o código retorna.

    NOTA 1: Em alguns casos, pode ser necessário remover o tanque de combustível do veículo para obter acesso a toda a fiação. A remoção do tanque é consideravelmente mais fácil com o veículo em uma talha ou elevador de veículo: no entanto, se um elevador não estiver disponível, SEMPRE use suportes de macacos com classificação adequada para apoiar o veículo durante a remoção do tanque. Além disso, observe sempre as regras básicas de segurança e NUNCA fume enquanto estiver trabalhando no sistema de combustível de um veículo.

    NOTA 2: Ao remover um tanque de combustível, sempre faça anotações ou tire fotos do roteamento e localização de toda a fiação, linhas de combustível / vácuo e outros componentes. É muito fácil prender a fiação ou as linhas de combustível / vácuo durante a remontagem, o que pode levar o sistema EVAP / combustível a não funcionar. Também não é necessário dizer que todas as conexões de mangueiras e linhas devem ser feitas de acordo com os padrões da indústria durante a remontagem, para evitar a possibilidade de vazamentos ou outros problemas.

    etapa 3

    Se nenhum dano visível à fiação e / ou conectores for encontrado, execute testes de resistência, continuidade, aterramento e tensão de referência em todas as fiações associadas, mas certifique-se de desconectar a unidade de nível de combustível do PCM / BCM para evitar danos ao controlador. Compare todas as leituras obtidas com as indicadas no manual, mas preste atenção especial ao (s) fio (s) e na (s) conexão (ões), pois a unidade er depende de um aterramento sólido para funcionar.

    Teste o aterramento das unidades er comparando-o com um teste de queda de tensão entre o terminal positivo da bateria e um aterramento adequado na estrutura do veículo. A diferença entre os dois testes de queda de tensão não deve ser maior que cerca de 100 milivolts. Valores maiores indicam um mau funcionamento no circuito de entrada. Faça reparos ou substitua a fiação conforme necessário para garantir que todas as leituras estejam dentro das especificações, limpe todos os códigos e teste novamente o sistema para verificar se o código retorna.

    Passo 4

    Se o código persistir, apesar de todos os valores elétricos estarem dentro das especificações, teste a própria unidade desconectando-a do sistema em que está conectada ao chicote. Dependendo da aplicação, a agulha indicadora no medidor se moverá para a posição “Cheia” ou “Vazia”. Observe que a agulha passará além do ponto ou para paradas internas no medidor, portanto, até onde for possível.

    Se a agulha do medidor fizer isso, a unidade er e a fiação associada estarão totalmente funcionais. Observe, porém, que em algumas aplicações a agulha pode se mover lentamente, portanto, permita tempo suficiente para que ela atinja seu ponto de deflexão máxima antes de tirar conclusões do teste.

    Etapa 5

    Se desconectar a unidade er, não produzir uma deflexão máxima da agulha, e é certo que todos os valores elétricos estão dentro das especificações, é seguro assumir que a unidade er está com defeito. Lembre-se, porém, de que a substituição da unidade de nível de combustível é mais difícil em algumas aplicações do que em outras; em alguns casos, podem ser necessárias ferramentas especiais para remover o anel de travamento que prende o cilindro da bomba de combustível. Sempre consulte o manual sobre o procedimento correto (e mais seguro) para remover o tanque de combustível ou sobre como obter acesso à unidade removendo assentos e outros itens, como tapetes.

    Observe que as unidades de combustível normalmente não podem ser reparadas, mas para evitar problemas de compatibilidade com o sistema elétrico do aplicativo, substitua apenas uma unidade por uma peça OEM. Embora uma unidade de pós-venda possa atender à aplicação, muitas vezes acontece que a classificação de resistência de uma unidade de pós-venda não corresponde às especificações da aplicação na qual está ajustada, o que poderia resultar em leituras imprecisas do nível de combustível ou mesmo em leituras de nível de combustível que poderiam indicar que o tanque está cheio quando na verdade está vazio.

    AVISO: É muito importante tomar muito cuidado ao instalar uma unidade de nível de combustível. Qualquer dano no braço móvel, por exemplo, flexões ou deformações quase imperceptíveis do braço pode causar leituras imprecisas de nível de combustível.

    Etapa 6

    Se o código persistir, apesar de ter concluído o procedimento de reparo descrito acima, é provável que haja uma falha intermitente. No entanto, esteja ciente de que falhas intermitentes podem ser extremamente desafiadoras e demoradas para encontrar e reparar, e em casos extremos, pode ser necessário que a falha piore consideravelmente antes que um diagnóstico preciso e um reparo definitivo possam ser feitos.

    Códigos relacionados a P0461

  • P0460 - Refere-se àMau funcionamento do circuito do sensor de nível de combustível ”
  • P0461 - Refere-se àIntervalo / desempenho do circuito do sensor de nível de combustível ”
  • P0462 - Refere-se àEntrada baixa do circuito do sensor do nível de combustível ”
  • P0463 - Refere-se àEntrada alta do circuito do sensor de nível de combustível ”
  • P0464 - Refere-se àCircuito do sensor de nível de combustível intermitente ”