Contente
- O que significa o código P0497?
- Quais são as causas comuns do código P0497?
- Quais são os sintomas do código P0497?
- Como você soluciona problemas do código P0497?
- Passo 1
- Passo 2
- etapa 3
- Passo 4
- Etapa 5
- Etapa 6
- Etapa 7
- Códigos relacionados a P0497
Código de Problema | Localização da falha | Causa provável |
---|---|---|
P0497 | Sistema de emissão evaporativa (EVAP) - fluxo de purga baixo | Fiação, válvula EVAP, mangueiras bloqueadas, falha mecânica |
O que significa o código P0497?
O código de falha OBD II P0497 é um código genérico definido como “Sistema de emissão evaporativa (EVAP) - fluxo de purga baixo” ou, às vezes, como “Sistema de emissão evaporativa sem fluxo durante a purga”, dependendo do fabricante e / ou da fonte consultada . No entanto, ambas as definições têm o mesmo significado básico, ou seja, o código P0497 é definido quando o PCM (Módulo de controle do trem de força) detecta uma taxa de fluxo de purga do sistema EVAP (Controle de emissões evaporativas) inferior ao esperado.
O objetivo do sistema EVAP é capturar, conter e transportar vapores de combustível para o motor a ser queimado antes que os referidos vapores possam escapar para a atmosfera e contribuir para a poluição ambiental. Para isso, todos os sistemas EVAP são selados pela tampa do filtro de combustível, uma válvula de ventilação que permite que o ar ambiente entre no sistema para auxiliar no deslocamento dos vapores de combustível para o motor e uma válvula de purga que permite que os vapores de combustível fluam em direção ao motor.
Embora algumas especificações específicas do projeto variem entre os fabricantes, o design geral e a operação dos sistemas EVAP são semelhantes, no sentido de que os vapores de combustível são coletados, armazenados e depois alimentados no motor de maneira controlada quando certas condições exigem que o sistema seja purgado. vapores ou ao purgar o sistema de vapores de combustível não afetará negativamente o desempenho do motor.
Com algumas exceções, como uma bomba de detecção de vazamento dedicada em algumas aplicações, todos os sistemas EVAP consistem no tanque de combustível, na tampa do depósito de combustível, em uma vasilha de carvão que armazena vapores de combustível, em uma válvula de ventilação que permite a entrada de ar fresco na vasilha para ajudar "Empurra" os vapores de combustível armazenados do canister, uma válvula de purga entre o canister e o motor que permite que os vapores de combustível fluam para o motor quando a válvula é aberta, vários solenoides de controle, linhas de vácuo e sensores de pressão e fluxo.
Em termos práticos, os vapores de combustível permanecerão no sistema (armazenados no recipiente de carvão vegetal) até que uma pressão predefinida seja atingida. Quando isso acontece e quando as condições o permitem, o PCM abre a válvula de ventilação no reservatório de carvão ou próximo a ele para permitir a entrada de ar fresco, ao mesmo tempo em que abre a válvula de purga para permitir que o vácuo do motor "aspire" os vapores de combustível armazenados do vasilha de carvão.
Em um sistema totalmente funcional, o PCM determina a quantidade de vapor de combustível a ser purgado, com base nos dados de entrada de vários sensores de pressão. O PCM também determina a taxa na qual os vapores de combustível devem ser purgados para evitar efeitos negativos no desempenho do motor, e faz isso comparando as condições operacionais atuais, como velocidade e carga do motor, posição do acelerador e outros parâmetros com a taxa na qual os vapores estão sendo limpos, dados que o PCM obtém de um sensor de vazão.
Ao comparar a vazão real com a vazão desejada, o PCM pode controlar a abertura e o fechamento da válvula de purga de maneira que os dois valores da vazão (real e desejada) estejam de acordo. Assim, quando o PCM determinar que a taxa de fluxo necessária para purgar o sistema EVAP efetivamente é menor do que o esperado por qualquer motivo, definirá o código P0497 e acenderá uma luz de aviso. Observe que em algumas aplicações, vários ciclos de falha são necessários antes que uma luz de aviso acenda, enquanto em outros, uma luz de aviso acende na primeira falha.
A imagem abaixo mostra um esquema simplificado de um sistema EVAP típico. Observe os dois componentes circulados em vermelho; esses são os dois locais mais comuns de falhas que definem o código P0497, mas lembre-se de que outras falhas, como linhas de vácuo dobradas ou bloqueadas entre a válvula de purga e o motor, também podem definir esse código. Consulte o manual do aplicativo que está sendo trabalhado para localizar e identificar os vários componentes do sistema EVAP nesse aplicativo antes tentar um diagnóstico e / ou reparo do sistema para evitar confusões, diagnósticos incorretos e a substituição desnecessária de peças.
Quais são as causas comuns do código P0497?
As causas mais comuns de P0497 são as mesmas em todos os fabricantes e podem incluir os seguintes:
Quais são os sintomas do código P0497?
Em muitos casos do código P0497, o único sintoma será um código de problema armazenado e possivelmente uma luz de aviso acesa. No entanto, dependendo da aplicação e da natureza exata do problema, pode haver outros sintomas presentes, como
Como você soluciona problemas do código P0497?
OBSERVAÇÕES ESPECIAIS: Embora muitos recursos on-line e até mesmo alguns mecânicos em oficinas de reparações afirmem que a substituição da tampa do depósito de combustível, ou pior, desconectar a bateria "limpa" ou "redefine" esse código, os mecânicos não profissionais devem observar que este " conselho ”é inútil na melhor das hipóteses e perigoso na pior.
No caso de tampas de combustível com defeito, soltas ou danificadas, os códigos indicados quase sempre se referem a “vazamentos evaporativos pequenos / grandes detectados”. O código P0497 não tem nada a ver com a tampa do depósito de combustível, ou o EVAP vaza; diz respeito apenas a taxas de fluxo de purga menores que o esperado.
Desconectar a bateria para "limpar" códigos em aplicativos com sistemas de diagnóstico OBD II tem muito mais probabilidade de danificar o PCM do que provavelmente terá algum efeito no código P0497 ou em qualquer outro código, simplesmente porque desconectar a bateria NÃO resolva a (s) causa (s) raiz (s) de qualquer código. FIM DE NOTAS ESPECIAIS.
NOTA: Além de um manual de reparo para a aplicação que está sendo trabalhada e um multímetro digital de boa qualidade, uma bomba de vácuo portátil equipada com um medidor graduado será mais útil no diagnóstico desse código.
Passo 1
Registre todos os códigos de falha presentes, bem como todos os dados disponíveis do quadro congelado. Esta informação pode ser útil se uma falha intermitente for diagnosticada posteriormente.
Passo 2
Consulte o manual para localizar e identificar todos os componentes do sistema EVAP, bem como a localização, função, roteamento e código de cores de todas as fiações relevantes e mangueiras de combustível / vácuo.
Depois que todos os componentes, fiação e linhas de vácuo forem identificados positivamente, faça uma inspeção visual completa de todo o sistema. Procure fiação e / ou conectores danificados, queimados, em curto, desconectados e corroídos. Faça os reparos conforme necessário.
Além disso, procure linhas de vácuo dobradas, comprimidas, desalojadas, rachadas, divididas ou danificadas.Faça os reparos conforme necessário, mas lembre-se de que a substituição de linhas de vácuo suspeitas é sempre preferível a reparos, pois os reparos costumam ser o local de vazamentos futuros.
NOTA: Preste atenção especial às condições das linhas de vácuo entre a válvula de ventilação e o reservatório de carvão e entre o reservatório de carvão e a válvula de purga. Bloqueios e / ou restrições nesses locais podem influenciar a taxa na qual o sistema EVAP é eliminado.
etapa 3
Se nenhum dano à fiação, conectores ou linhas de vácuo for encontrado, prepare-se para executar verificações de resistência, continuidade, aterramento e tensão de referência em todas as fiações e componentes relevantes, mas certifique-se de desconectar toda a fiação do PCM para evitar danificar o controlador durante testes de resistência e continuidade.
Consulte o manual sobre os procedimentos corretos a seguir para realizar esses testes e compare todas as leituras obtidas com os valores indicados no manual. Se forem encontradas discrepâncias, faça os reparos conforme necessário ou substitua a fiação para garantir que todos os valores elétricos estejam dentro das especificações do fabricante. Limpe todos os códigos após a conclusão dos reparos e opere o veículo por pelo menos um ciclo completo, de acordo com as instruções do fabricante para ver se o código retorna.
NOTA 1: Preste atenção especial aos circuitos de controle das válvulas de purga e purga. Se, por exemplo, a válvula de ventilação não abrir, o vácuo do motor não poderá estabelecer o vácuo necessário para purgar os vapores do sistema. Se o scanner usado tiver funções de controle, use-o para comandar as válvulas de purga e de purga abertas e fechadas várias vezes após a conclusão de reparos ou testes para verificar se as válvulas realmente respondem às entradas de controle.
NOTA 2: Certifique-se de seguir as instruções fornecidas no manual para testar a operação de TODOS os sensores no sistema EVAP. Substitua qualquer sensor que não esteja em conformidade com as especificações do fabricante, mas evite o uso de peças de reposição. Esses sensores podem custar um dólar ou dois mais barato que as peças OEM, mas raramente oferecem a mesma confiabilidade, precisão ou durabilidade das peças OEM.
Passo 4
Se o código retornar, mas todas as linhas de fiação e vácuo parecerem livres de danos e / ou obstruções e restrições, prepare-se para remover a válvula de ventilação e o reservatório de carvão para inspeção e / ou teste. Consulte o manual sobre os procedimentos corretos para remover esses componentes.
Inspecione a entrada da válvula de ventilação quanto a sinais de lama, lama, sujeira e presença de insetos que às vezes residem na entrada da válvula se um veículo for deixado em armazenamento por longos períodos. Remova todas as obstruções, se houver alguma. Em algumas aplicações, a válvula de ventilação é equipada com um pequeno filtro de ar - remova esse filtro e verifique sua condição. Substitua ou limpe o filtro se estiver entupido ou sujo.
Depois de ter certeza de que a válvula de ventilação não está obstruída ou restrita de forma alguma, use a bomba de vácuo para aplicar vácuo a uma extremidade da válvula. Se o vácuo permanecer estável, a válvula está boa, mas aplicar a corrente correta diretamente no solenóide de controle deve fazer com que o vácuo entre em colapso instantaneamente. Caso contrário, substitua a válvula, pois ela não está abrindo o mais longe ou a largura que deveria.
Em seguida, verifique se há sinais de que a carga de carvão possa ter se desintegrado. Se isso acontecer, as linhas de vácuo que saem da caixa podem ficar obstruídas ou obstruídas pela migração de partículas de carvão. Além disso, verifique se o ar flui livremente através do filtro soprando através do lado da válvula de ventilação. Use um tubo de borracha limpo e não utilizado para evitar a inalação ou ingestão de vapores, partículas de carvão ou, às vezes, combustível líquido.
Substitua a caixa de carvão se houver alguma dúvida sobre sua condição ou capacidade de manutenção, mas ainda não instale a caixa ou a válvula de ventilação. Observe que não deve haver combustível líquido no recipiente - se houver; o combustível líquido conecta efetivamente o recipiente, que definirá o código P0497 porque não é possível estabelecer um vácuo para limpar o sistema.
NOTA: Em algumas aplicações, o combustível líquido pode entrar no recipiente de carvão quando o tanque de combustível está cheio demais. Para impedir que isso aconteça, nunca permita que o bico da bomba de combustível seja pressionado mais de uma vez.
Etapa 5
Remova a válvula de purga e verifique se está fechada aplicando vácuo a uma extremidade. Esta válvula está normalmente fechada, portanto, se o vácuo se deteriorar, porém lentamente, a válvula está com defeito e deve ser substituída.
No entanto, o objetivo deste teste é verificar se a válvula abre totalmente quando uma entrada de controle é aplicada ao seu solenoide de controle. Quando uma corrente é aplicada, a válvula deve abrir; portanto, verifique se isso realmente acontece quando a corrente correta é aplicada. Sopre a válvula para garantir que o fluxo de ar através dela não seja restrito e substitua a válvula se o ar não fluir livremente. Se o fluxo de ar for restrito, significa que o vapor de combustível não pode fluir através dele tão livremente quanto deveria, o que também poderia definir P0497.
Etapa 6
Reinstale a caixa de carvão vegetal que pode ser reparada (ou substituída), mas não conecte a linha de vácuo entre a caixa e a válvula de ventilação. Conecte a bomba de vácuo à linha de vácuo onde a válvula de purga normalmente vai e tente aspirar.
Deve ser impossível evacuar a linha, pois a válvula de ventilação (que normalmente está fechada) não está conectada; no entanto, se um vácuo (por menor que seja), desmonte a (s) linha (s) de vácuo pouco a pouco até que a obstrução seja encontrada e removida. Depois que a linha de vácuo estiver limpa, conecte a válvula de ventilação e evacue a linha novamente para ver se o vácuo mantém. Caso isso aconteça, aplique corrente à válvula de ventilação - o vácuo deve entrar em colapso instantaneamente, ou quase isso. Se o vácuo se deteriorar lentamente, significa que ainda há uma restrição na linha de vácuo, que deve ser encontrada e removida para evitar que o código se repita.
Etapa 7
Reinstale a válvula de purga (ou sua substituição) e verifique se todas as conexões da linha de vácuo estão firmes e feitas com os padrões da indústria para evitar vazamentos de vácuo. Verifique se toda a fiação está conectada corretamente e direcionada / protegida para longe de componentes quentes ou pontiagudos, limpe todos os códigos e opere o veículo por pelo menos um ciclo de condução completo com um scanner conectado para monitorar a operação do sistema EVAP em geral, e a operação das válvulas de purga e purga, em particular.
Supondo que as linhas de limpeza do sistema EVAP sejam claras e que todos os componentes do sistema EVAP funcionem conforme o esperado, é altamente improvável que o código retorne. No entanto, se o código retornar, é possível que haja uma falha intermitente no sistema. Esteja ciente de que falhas intermitentes podem ser extremamente desafiadoras para localizar e reparar e, em alguns casos, pode ser necessário permitir que a falha piore antes que um diagnóstico preciso e um reparo definitivo possam ser feitos.
NOTA: Dependendo do aplicativo, pode ser necessário concluir oito ou mais ciclos de unidade antes que o reparo possa ser verificado ou o código seja redefinido. Em muitos casos, o código será limpo automaticamente se a falha não ocorrer dentro de um número especificado de ciclos de início.
Códigos relacionados a P0497
P0496 - Relaciona-se ao "fluxo EVAP durante uma condição de não purga"
Vejo o código publicado nickb2 no código p1443, SO, existem códigos no P0999 e acima ... assim como no P145C, que me permitiria verificar a capacidade do scanner de ler o sistema ... Você tentou uma digitalização GRATUITA nas lojas de peças - GRÁTIS e pode ser considerado uma segunda opinião. Verifique com a ACTRON para ver o modelo ...
Parece P0497 e P145C ...