P0533 - Sensor de pressão de refrigerante CA - entrada alta

Posted on
Autor: John Stephens
Data De Criação: 2 Janeiro 2021
Data De Atualização: 2 Julho 2024
Anonim
P0533 - Sensor de pressão de refrigerante CA - entrada alta - Códigos De Problema
P0533 - Sensor de pressão de refrigerante CA - entrada alta - Códigos De Problema

Contente

Código de ProblemaLocalização da falhaCausa provável
P0533 Sensor de pressão de refrigerante CA - entrada alta Pressão CA do refrigerante muito alta (falha de resfriamento / carga incorreta), fiação, sensor de pressão CA do refrigerante, ECM

O que significa o código P0533?

O sistema de ar condicionado mantém você fresco no verão e mantém suas janelas livres de nevoeiro o ano todo. O sistema de ar condicionado pode ser simplesmente descrito como uma bomba de calor, removendo o calor do interior do veículo e transferindo-o para fora do veículo, usando um sistema de ventiladores, radiadores e um compressor. A chave para essa capacidade de bombeamento de calor é o refrigerante, normalmente o R-134a, que circula pelo sistema através de uma série de tubos e mangueiras. O compressor carrega o lado mais alto do sistema, até a válvula de expansão, onde o refrigerante se expande rapidamente, vaporizando e absorvendo calor no evaporador, que fica dentro do compartimento de passageiros. O refrigerante aquecido, agora no lado inferior do sistema, viaja para o condensador, fora do compartimento de passageiros, onde libera esse calor para a atmosfera e depois retorna ao compressor, continuando o ciclo.



O lado alto e o lado baixo do sistema são separados pelo compressor e pela válvula de expansão. Sob operação normal, a pressão do refrigerante geralmente varia de 190 psi a 240 psi, no lado alto, e 20 psi a 35 psi, no lado baixo, dependendo do design do sistema, condições atmosféricas e demanda do driver. O módulo de controle do motor (ECM) monitora um ou mais sensores de pressão de refrigerante para alternar a embreagem do compressor de ar condicionado acionado por correia e medir o desempenho do sistema.

Caso o ECM detecte que a pressão do refrigerante está muito baixa ou muito alta, bloqueará a função do ar condicionado para proteger o compressor e o restante do sistema contra danos. Com base na tensão do sensor de pressão do refrigerante, no caso de o ECM calculá-lo anormalmente alto, geralmente acima de 350 psi, ele travará a embreagem do compressor e armazenará um código de diagnóstico (DTC) na memória, DTC P0533, “A / C Entrada alta do circuito do sensor de pressão do refrigerante. ”


Quais são as causas comuns do código P0533?

O DTC P0533 pode ter várias causas. Aqui estão alguns dos mais comuns.

  • Sobrecarregado do sistema - Os chamados “kits de reposição” do sistema de A / C, mesmo aqueles com manômetro, podem não ser precisos, resultando em carregamento incorreto do sistema, possivelmente danificando-o.
  • Sensor de pressão defeituoso - Embora não esteja propenso a danos ou defeitos, falhas internas podem levar a um curto-circuito interno.
  • Fiação defeituosa - Uma fonte de energia curta pode chegar até 5 V de volta ao ECM, na linha de sinal, inclinando os cálculos de pressão ou relatando falsamente sobrepressão no sistema.
  • Umidade no sistema - Se houver umidade livre suficiente no sistema, ele poderá congelar e bloquear a válvula de expansão. O sistema de ar condicionado pode funcionar corretamente por alguns minutos e, de repente, aumenta a pressão no lado superior, levando a uma condição de sobrepressão.
  • Quais são os sintomas do código P0533?

    Dependendo do veículo, a luz de verificação do motor (CEL) pode ou não estar acesa, pois P0533 não é um DTC relacionado a emissões, mas o ar condicionado não funcionará até que o problema seja resolvido. Dependendo do veículo, você pode observar um no visor de informações múltiplas ou similar ou uma luz de A / C piscante na pilha de controle de HVAC. Alguns veículos reiniciarão o sistema quando o motor for desligado e o DTC poderá ou não ser apagado nesse momento. Na próxima vez em que o veículo for iniciado novamente, e o A / C for solicitado pelo motorista, o sistema geralmente testará novamente. Se a condição de sobretensão por excesso de pressão ainda estiver presente, o ECM simplesmente bloqueará a função do compressor novamente e definirá o DTC.


    Como você soluciona problemas do código P0533?

    Quando se trata de diagnosticar o sistema de ar condicionado, normalmente o primeiro passo é verificar a pressão do refrigerante, o que requer o uso de manômetros. Deve-se tomar cuidado para conectar os medidores corretamente, a fim de evitar a perda de refrigerante e a poluição do ar, sem mencionar os danos à pele e aos olhos. Luvas e óculos de segurança são sugeridos.

  • Com o motor desligado, meça a pressão do refrigerante. Uma boa regra para medir a pressão do refrigerante em um sistema estático é de 1 psi por 1 ° F de temperatura ambiente, ou seja, em um dia de 75 ° F, você deve medir cerca de 75 psi. Se você medir significativamente mais alto ou mais baixo, poderá haver ar no sistema ou um sistema sobrecarregado ou um vazamento de refrigerante ou sistema não carregado.
  • Com o motor desligado, as leituras do lado alto e do lado baixo devem ser as mesmas. Se você medir pressão significativamente mais alta ou mais baixa em ambos os lados do sistema, isso pode indicar um bloqueio, como uma linha de refrigerante quebrada ou dobrada, uma válvula de expansão presa ou detritos.
  • Se o problema parecer intermitente, isso pode estar relacionado à umidade no sistema, congelamento na válvula de expansão. Nesse caso, o sistema de ar condicionado pode funcionar corretamente por alguns minutos e, de repente, aumenta a pressão no lado superior, solicitando que o ECM bloqueie o compressor. Após desligar o veículo e passar um tempo suficiente para o gelo derreter, o sistema poderá funcionar corretamente por um curto período de tempo, até que a válvula de expansão congele novamente.
  • Se o seu veículo tiver problemas com pressão do refrigerante, linhas danificadas, vazamentos, umidade ou bloqueio, talvez seja necessário consultar um profissional, pois as máquinas de recuperar, reciclar e recarregar são caras e não estão disponíveis ao público. Depois de confirmar a pressão adequada do refrigerante, você pode prosseguir com o diagnóstico do sensor de pressão. Você precisará de um EWD (diagrama de fiação elétrica) e manual de reparo, específico para o seu veículo, e um

  • Com a chave ligada e o motor desligado, os sensores de três pinos terão fios de referência, terra e sinal de 5 V. Verifique se você possui boa voltagem e aterramento e verifique a voltagem do sinal na tabela. A maior parte da tensão do sinal aumenta com a pressão, cerca de 1 V por 100 psi. Se medirmos 75 psi no sistema, devemos ler cerca de 0,75 V na linha de sinal.
  • Se você medir uma referência de 5 V e um sinal de 5 V, poderá haver uma falta de energia, que pode estar em qualquer lugar do ECM ao sensor de pressão. Desconecte o ECM e o sensor de pressão e verifique se há curto-circuito no chicote.
  • Se o curto estiver no chicote de fios ou em um dos conectores, repare conforme necessário.
  • Se a fiação estiver correta, reconecte o ECM, mas não o sensor de pressão. Ligue a chave. Se o código retornar, suspeite de um ECM em curto. Se um código diferente retornar, provavelmente P0352, suspeite de um sensor de pressão em curto.
  • Códigos relacionados a P0533

  • DTC P0531 Desempenho do sensor de pressão do refrigerante A / C
  • Baixa tensão do circuito do sensor de pressão do líquido refrigerante de DTC P0532 A / C
  • Alta tensão do circuito do sensor da pressão do líquido refrigerante de DTC P0533 A / C