Contente
- O que significa o código P0652?
- Quais são as causas comuns do código P0652?
- Quais são os sintomas do código P0652?
- Como você soluciona problemas do código P0652?
- Códigos relacionados a P0652
Código de Problema | Localização da falha | Causa provável |
---|---|---|
P0652 | Tensão de referência do sensor B - circuito baixo | Ligação curta à terra |
O que significa o código P0652?
Vários sensores diferentes usados em vários sistemas diferentes usam uma tensão de referência de 5 volts do ECM para medir / monitorar seus sistemas. Alguns exemplos desses sensores são: sensor de pressão do A / C, sensor MAP, sensor de posição do eixo de cames, sensor de posição do virabrequim, etc. Isso varia entre os fabricantes, para que você precise identificar quais sistemas usam tensão de referência em seu modelo de veículo específico. Esses sensores trabalham em conjunto com o ECM. O ECM emite uma voltagem de referência para o sensor, que retorna um valor ao ECM, que compara os valores para medir / monitorar determinado sensor. Ele converte esse valor e o interpreta para usar no desempenho do mecanismo. Consulte o manual de serviço para obter ajuda na identificação dos sistemas envolvidos. Lembre-se de que seu veículo usa 12v como fonte de alimentação. Testar um circuito de 5 volts ligando um circuito é uma má ideia. Se você não tem pelo menos um entendimento básico de como funciona um sistema de 5 volts, sugiro que você traga o veículo para uma instalação de reparo respeitável. Isso pode estar além do seu escopo de conhecimento.
Quais são as causas comuns do código P0652?
Quais são os sintomas do código P0652?
Como você soluciona problemas do código P0652?
PASSO BÁSICO # 1:
A primeira coisa é abrir o capô. Identifique visualmente todos os sistemas e sensores que usam uma referência de 5 volts com o auxílio do manual de serviço. Na maioria dos casos, esses sistemas estarão acessíveis por baixo do capô, mas pode ser necessário elevar o veículo ou colocar rampas nas rodas para acessar.
PASSO BÁSICO # 2:
Depois de identificar os sistemas, inspecione visualmente os chicotes envolvidos nos sistemas de 5 volts. Inspecione completamente o chicote quanto a pontos irritados ou sinais de corrosão. Certifique-se de seguir o chicote na medida do possível. Se você pular esta etapa, poderá ser enviado em uma corrida de ganso selvagem. Se você encontrar algum atrito nos fios, repare o circuito e limpe os códigos. Se o código retornar, vá para a próxima etapa.
PASSO BÁSICO # 3:
Verifique sua referência de 5 volts. Você precisará testar o sinal de referência de 5 volts de cada sistema individual em seus conectores de perspectiva. Dependendo do sensor / sistema que você está testando, pode ser necessário desconectar o sensor e medir a tensão no (s) conector (es) ou você pode monitorar os sistemas com o seu leitor de código, dependendo dos recursos. Existem vários outros testes que podem ser necessários, dependendo do fabricante. Se você testou os sensores e tudo deu certo, vá para a próxima etapa.
PASSO BÁSICO # 4:
Verifique o circuito de referência quanto a aberturas, curtos ao terra ou energia. Usando o multímetro, verifique a resistência entre o terra e o sinal de referência, se o valor estiver abaixo da especificação, você terá um curto para o terra. Caso contrário, meça a resistência dentro do próprio circuito. Se não houver continuidade, você tem uma vaga.
PASSO BÁSICO # 5:
Se você chegou até aqui sem um manual de serviço, é hora de investir em um. Você quer ter certeza de que há um sinal de referência de 5 volts saindo do próprio ECM. Isso pode incluir desconectar o conector e medi-lo no pino, ou você poderá recolocar o conector da sonda dependendo do fabricante e com quem conversar. Você pode ter que testar o curto-terra também dentro da ECU. Se você achar que não está obtendo os valores desejados, provavelmente terá problemas com a ECU. Antes de substituir ou reparar a ECU, leve a um técnico qualificado para que ele possa diagnosticar e confirmar seu diagnóstico.