P0657 - Tensão de alimentação do atuador - circuito aberto

Posted on
Autor: John Stephens
Data De Criação: 2 Janeiro 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
P0657 - Tensão de alimentação do atuador - circuito aberto - Códigos De Problema
P0657 - Tensão de alimentação do atuador - circuito aberto - Códigos De Problema

Contente

Código de ProblemaLocalização da falhaCausa provável
P0657 Tensão de alimentação do atuador - circuito aberto Fiação

O que significa o código P0657?

O código de falha OBD II P0657 é mais comumente definido como “Tensão de alimentação do atuador“ A ”Circuit / Open” e é definido quando o PCM (Módulo de controle do trem de força) ou qualquer outro módulo de controle detecta uma interrupção na comunicação entre dois ou mais módulos de controle. O circuito "A" refere-se a uma parte do circuito CAN (Controller Area Network), em vez de um circuito, fio ou componente específico. Observe que o termo "Circuito A" nem sempre é incluído nas várias definições deste código, mas onde está incluído, "Circuito" A "pode ​​significar coisas diferentes em diferentes aplicativos.Sempre consulte o manual da aplicação que está sendo trabalhada para obter informações detalhadas sobre o significado exato e a interpretação correta da definição.


NOTAS ESPECIAIS:

A rede de área do controlador em qualquer veículo é um conglomerado altamente complexo de chicotes, sensores e outros componentes que vinculam a maioria dos módulos de controle entre si, por um lado, e todos os módulos de controle ao PCM, por outro. O sistema pode ser pensado como uma espécie de intranet em miniatura, onde todos os módulos de controle estão em constante comunicação entre si e onde o PCM atua como uma espécie de “câmara de compensação” ou “estação de triagem” para os milhares de sinais , pulsos e s sendo transmitidos a cada segundo entre os vários módulos de controle que controlam todos os aspectos da operação de um veículo.

Independentemente do significado exato de uma definição atribuída ao código P0657, nenhum módulo de controle pode funcionar isoladamente. Todos os módulos de controle são interconectados através do sistema de barramento CAN, o que, na prática, significa que uma perda de comunicação entre um módulo de controle específico e os componentes / sistemas que ele controla afeta diretamente outros módulos e / ou sistemas de controle. Observe que, embora às vezes seja possível reparar a perda de comunicação entre alguns controladores sem dissecar todo o sistema de barramento CAN, isso nem sempre é possível.


FIM DE NOTAS ESPECIAIS.

O número real de módulos de controle varia entre aplicativos, com alguns aplicativos tendo até 18 ou, às vezes, mais. Os módulos de controle típicos vinculados pelo sistema CAN incluem o seguinte, mas não estão necessariamente limitados a:

  • módulo de controle de combustível alternativo
  • módulo de controle do corpo
  • módulo de controle de freio antibloqueio
  • módulo de controle para painel de instrumentos
  • módulo de controle de injeção de combustível
  • módulo de controle de pressão de impulso
  • módulo anti-roubo / de segurança / alarme
  • módulo de controle de cruzeiro
  • módulo de controle de tração
  • módulo de controle de estabilidade
  • módulo de alerta de proximidade
  • módulo de controle climático
  • Na prática, um sinal de um sensor específico é frequentemente compartilhado entre vários controladores. Por exemplo, um sinal do sensor de velocidade do veículo é enviado para o


  • PCM para gerenciar as funções do mecanismo,
  • ao módulo de controle de cruzeiro para manter essa velocidade,
  • ao sistema ABS por meio dos sensores de velocidade das rodas para armar os sistemas de freios, tração e controle de estabilidade,
  • e a outros controladores afetados, como o módulo de controle de alerta de proximidade, para manter uma distância segura de outros veículos.
  • Embora este exemplo seja uma simplificação grosseira do sistema CAN, deve bastar para ilustrar a complexidade do sistema. No entanto, para complicar ainda mais, cada módulo de controle é programado com um conjunto de s que espera receber de outros módulos de controle. Assim, quando um módulo de controle específico não recebe um sinal esperado, ou quando um módulo de controle específico detecta uma interrupção na comunicação de um ou mais dos módulos de controle com os quais ele deve entrar em contato, um código é definido e, em alguns casos, um luz de aviso acenderá. Observe que algumas falhas definirão um código imediatamente, enquanto outras requerem vários ciclos de falha antes de definir um código e acender uma luz de aviso.

    A imagem abaixo mostra uma representação extremamente simplificada dos principais componentes e sistemas que são interconectados pelo sistema de barramento CAN. Observe que sistemas como o controle de vidros elétricos e outros que normalmente são controlados pelo BCM (Body Control Module), não são mostrados aqui.

    Quais são as causas comuns do código P0657?

    As causas mais comuns do código P0657 são problemas de fiação que podem incluir fiação queimada, danificada, em curto ou corroída e / ou conectores que causam circuitos abertos. Outras causas possíveis podem incluir:

  • Picos de tensão que danificam os circuitos eletrônicos
  • Tensão baixa da bateria ou do sistema que também pode danificar circuitos delicados
  • Entrada de água nos módulos de controle e cablagens
  • Sensores com falha ou com defeito, mas observe que é provável que os sensores com códigos com falha relacionados a esse sensor ou sistema estejam presentes
  • PCM ou outra falha do módulo de controle. Observe que este é um evento relativamente raro e todas as outras opções de reparo devem ser exploradas antes que qualquer módulo de controle seja substituído.
  • Quais são os sintomas do código P0657?

    Em muitos casos, o único sintoma é um código pendente, embora em aplicativos que definem um código no primeiro ciclo de falha, o código esteja ativo e acompanhado por uma luz de aviso acesa.

    NOTA: Outros sintomas são, em grande parte, específicos para a fabricação e modelo, com os sintomas reais dependendo de onde no sistema CAN a falha ocorreu. Esteja ciente de que o código P0657 indica uma falha de comunicação especificamente no sistema CAN, o que significa que problemas de dirigibilidade e outros sintomas são mais o resultado do código do que a causa dele. Portanto, as tentativas de resolver os sintomas não resolverão esse código.

    Como você soluciona problemas do código P0657?

    AVISO: O diagnóstico do código OBD II P0657 NÃO é recomendado para mecânicos não profissionais, porque os sistemas de barramento CAN consistem em milhares de circuitos, conexões e pinos de conectores que conectam uma dúzia ou mais de módulos de controle. Além disso, o sistema conta com entradas de uma série de sensores, por sua vez, conectados ao PCM via sistema de barramento CAN com várias centenas de circuitos a mais. Encontrar um circuito aberto neste sistema é uma tarefa monumental que requer uma inspeção completa da cablagem INTEIRA e o teste individual dos milhares de circuitos mencionados acima.

    NOTA 1: A definição exata de P0657 e a aplicação dessa definição devem ser pesquisadas antes de tentar um diagnóstico do código. Sempre consulte o manual do aplicativo que está sendo trabalhado para obter informações detalhadas sobre o código P0657, conforme ele se aplica a esse aplicativo específico.

    NOTA 2: Os leitores de código genérico geralmente não são capazes de isolar partes do sistema de barramento CAN; muito menos identifica a parte mais provável do sistema em que a falha ocorreu. O diagnóstico desse código exige, portanto, equipamentos de nível profissional, conhecimento acima da média dos diagnósticos automotivos em geral, conhecimento especializado da aplicação em particular e pelo menos 40 a 50 horas de tempo de diagnóstico.

    NOTA 3: Embora as falhas do módulo de controle sejam relativamente raras, não é totalmente impossível que os módulos de controle falhem. No entanto, não assuma que nenhum módulo de controle esteja com defeito simplesmente porque parece não haver tensões de saída detectáveis ​​nele. Alguns módulos de controle exigem que condições muito específicas sejam atendidas antes de gerar uma tensão de sinal: condições que às vezes não podem ser atendidas devido a um circuito aberto em algum lugar do sistema CAN.

    NOTA 4: A seguir, é apresentada uma breve visão geral dos procedimentos envolvidos no diagnóstico de falhas no sistema de barramento CAN, em oposição às instruções detalhadas sobre como reparar todas, ou mesmo a maioria, possíveis falhas em todas as aplicações.

    Passo 1

    Se um leitor de código de nível profissional estiver disponível, registre todos os códigos presentes e todos os dados disponíveis do quadro congelado. Observe que, embora os dados de congelamento do quadro possam ser úteis no diagnóstico de falhas intermitentes, encontrar e corrigir uma falha intermitente no sistema CAN é muito difícil, se não quase impossível. Se houver suspeita de uma falha intermitente, a opção mais sensata é encaminhar o veículo para diagnóstico e reparo profissional.

    NOTA: Pode haver muitos códigos de falha presentes junto com P0657, mas lembre-se de que esses códigos são quase certamente o resultado de P0657, em vez de serem a causa. Observe que, a menos que o fabricante indique especificamente que a bateria deve ser desconectada em algum momento do procedimento de diagnóstico, NÃO é recomendável redefinir a memória de falha, pois essa ação pode definir o código P1000 - "Teste do monitor OBD II não concluído".

    Passo 2

    Se você tem confiança suficiente em suas habilidades de diagnóstico para realizar um diagnóstico desse código, inicie o procedimento inspecionando toda a fiação visível. Procure sinais óbvios de danos como queima, atrito, fricção ou fiação e / ou conectores em curto e corroído, mas resista à tentação de reparar qualquer dano encontrado. Nesses casos, substituir a seção relevante do chicote entre os conectores é sempre a melhor opção. Substitua a fiação conforme necessário, limpe todos os códigos e verifique novamente o sistema para o qual os códigos (se houver) retornam.

    NOTA: Alguns circuitos abertos no sistema CAN são protegidos por fusíveis, portanto, verifique todos os circuitos com fusíveis com um testador de circuito dedicado que possa medir a resistência e as correntes do sistema. As luzes de teste são inúteis para testes dessa natureza, pois não podem medir a resistência.

    etapa 3

    Como todos os módulos de controle precisam de uma conexão de aterramento sonora para funcionar, faça uma inspeção completa de todas as conexões de aterramento do módulo de controle. Em alguns casos, o solo é fornecido pelo PCM sob certas condições (KOER / KOEO), enquanto em outros, o solo é externo, ou seja, o controlador é aterrado na carroceria.

    Com isso em mente, consulte o manual da aplicação que está sendo trabalhada para localizar todos os pontos de aterramento no veículo, bem como os locais reais de todos os módulos de controle. Verifique todas as conexões de aterramento e repare, limpe ou reaperte as conexões, conforme necessário.

    NOTA 1: A perda de terra é uma causa comum do P0657; portanto, verifique as tiras de aterramento do motor e da carroçaria que podem ter sido deixadas soltas durante os procedimentos de reparo anteriores. Repare ou substitua as fitas de aterramento, conforme necessário, limpe todos os códigos e verifique novamente o sistema para ver quais códigos (se houver) retornam.

    NOTA 2: Lembre-se de que restaurar um ou mais motivos não necessariamente limpará ou resolverá todos ou mesmo alguns dos códigos presentes, especialmente se o código P1000 estiver presente, o que não é totalmente impossível de acontecer. O P1000 exige que condições muito específicas sejam atendidas antes que se apague, quais condições geralmente só podem ser atendidas através da conclusão de um ou mais ciclos de acionamento exatamente como especificado pelo fabricante.

    NOTA 3: Esteja ciente de que obter acesso a toda a fiação do veículo para inspecionar as conexões de aterramento pode envolver a remoção de assentos, tapetes, painéis de acabamento, painel de instrumentos / painel de instrumentos e até o forro do teto e os painéis das portas em alguns casos. Além disso, o isolamento deve ser removido das cablagens para inspecionar as centenas de juntas de junção na cablagem que só podem ser acessadas com a remoção da isolação da cablagem. Observe que, se for necessário remover o isolamento de qualquer chicote, deve-se tomar muito cuidado durante o processo para evitar danos à fiação onde não havia antes.

    Passo 4

    Se o código P0657 (ou qualquer outro código) persistir após não encontrar nenhum dano visível na fiação, ou mesmo se o reparo tiver sido reparado e os ciclos de acionamento prescritos forem concluídos, as chances de uma resolução bem-sucedida do problema são muito pequenas. Nesse ponto, o proprietário do carro enfrenta basicamente apenas duas opções, que são:

  • encaminhar o veículo para diagnóstico e reparo profissional, o que atrairá uma enorme conta de reparo, mesmo que a falha nunca possa ser encontrada e reparada ou,
  • substituindo TODA a fiação por chicotes de substituição OEM, mesmo que a falha possa estar localizada em um módulo de controle, alguns dos quais não podem ser testados.
  • AVISO: A alternativa às opções acima envolve o teste individual de cada um dos milhares de circuitos que compõem o sistema CAN, que é um empreendimento gigantesco que tem um enorme potencial para causar danos adicionais extensos (e sempre caros) ao sistema elétrico do veículo. Esteja ciente de que uma sonda mal colocada ou um curto-circuito acidental pode destruir facilmente vários módulos de controle e / ou grandes seções de fiação, o que por sua vez pode apagar todos os dados no PCM e / ou em outros módulos de controle.

    Além disso, deve-se ter em mente que algum tipo de dispositivo de economia de memória deve ser usado para manter os módulos de controle individuais ligados ao testar os circuitos desse módulo. Esse procedimento é um grande desafio por si só, e a falha em seguir as instruções no manual exatamente pode danificar ou apagar os dados em alguns módulos de controle.

    Códigos relacionados a P0657

  • P0658 - Relaciona-se a “Circuito de tensão de alimentação do atuador baixo”
  • P0659 - Relacionado a “Circuito de tensão de alimentação do atuador alto”
  • NOTA: Embora o código P0657 seja um código genérico mais comumente definido como “Tensão de alimentação do atuador“ A ”Circuit / Open”, alguns fabricantes atribuíram significados muito diferentes à definição. Abaixo estão alguns exemplos de diferentes interpretações desse código, mas observe que ainda existem outros.

  • Ford: Em alguns modelos da Ford, o código P0657 refere-se ao PCM que perdeu parte de sua memória, enquanto em outros, o código refere-se a uma perda de comunicação entre o PCM e os solenoides de mudança de transmissão.
  • VW / Toyota / Mitsubishi: Nessas aplicações, o código P0657 refere-se a várias avarias do atuador do acelerador. Em alguns casos, o código refere-se ao motor de controle do acelerador, enquanto em outros refere-se ao circuito de entrada do motor do atuador do acelerador. No entanto, em alguns modelos da VW, P0657 também se refere a uma perda de comunicação entre o PCM e alguns, ou todos os solenoides de mudança de transmissão.
  • Honda / Acura: Nessas aplicações, o código P0657 refere-se a uma perda de comunicação entre o PCM e todos, ou alguns dos solenoides de mudança de transmissão. Para complicar, no entanto, esse código também é definido como Mau funcionamento do circuito do relé do sensor de proporção ar / combustível ”em alguns modelos Acura.