Contente
- O que significa o código P0738?
- Quais são as causas comuns do código P0738?
- Quais são os sintomas do código P0738?
- Como você soluciona problemas do código P0738?
- Códigos relacionados a P0738
Código de Problema | Localização da falha | Causa provável |
---|---|---|
P0738 | Circuito de saída de velocidade do motor TCM baixo | Fiação, TCM |
O que significa o código P0738?
O módulo de controle de transmissão (TCM) usa uma combinação de sensores (sensor de velocidade, sensor de posição do acelerador TPS, sensor de posição do virabrequim etc.) e o ECM para monitorar e ajustar várias funções do sistema de transmissão. Neste código, descreve um mau funcionamento dentro de um circuito específico. O circuito de controle de saída é um circuito específico dentro do sistema elétrico do TCM. Locais, procedimentos específicos e valores desejados dependerão entre os fabricantes; portanto, você definitivamente precisará de um manual de serviço para diagnosticar esse código. Você pode achar que esse circuito específico está se referindo a um circuito dentro do sensor de rotação do motor, AKA: Sensor de posição do virabrequim (CPS), sistema de monitoramento. O TCM monitora muitas coisas, incluindo a velocidade do motor para determinar mudanças entre muitas outras coisas. O TCM monitorou um determinado valor fora dos valores desejados e se comunica com o ECM para ativar o código e a luz do motor acende.
Quais são as causas comuns do código P0738?
Fio (s) corroído ou danificado
Conexões corroídas ou soltas
Sensor de manivela com defeito (CPS) e / ou circuito
TCM com defeito
Pinos danificados nos módulos
Baixa tensão do sistema
Quais são os sintomas do código P0738?
Problemas de dirigibilidade
Entra no modo "limp"
Não aumenta a marcha (Preso em marcha baixa)
Baixa velocidade do veículo
RPMS alto
Transmissão entrando e saindo da marcha
Baixo desempenho do motor
Como você soluciona problemas do código P0738?
PASSO BÁSICO # 1:
Verifique se as tensões do sistema estão com os valores desejados e se os fluidos de transmissão estão limpos e com os níveis adequados. Estes precisar para ser verificado antes de continuar. Repare ou ajuste qualquer problema que precise ser resolvido e limpe os códigos. Se a luz ainda acender, prossiga para a próxima etapa.
PASSO BÁSICO # 2:
Localize e inspecione visualmente o CPS. Esse sensor provavelmente será montado no motor em qualquer extremidade do eixo de manivela. Inspecione o conector e o chicote do sensor quanto a danos. Pode ser necessário também testar o próprio sensor quanto à resistência, embora, se o sensor estivesse com defeito, você provavelmente teria outro código ativo para identificar o sensor. Se você encontrar um sensor CPS com defeito, substitua pela peça OEM. Prossiga se o código ainda estiver ativo após o reparo e a limpeza do código.
PASSO BÁSICO # 3:
Inspecione o TCM e o chicote de fios envolvido. Localize o TCM. Os locais variam, mas alguns comuns são: montados na transmissão, sob o capô no firewall, fender poços ou até no interior do veículo. Uma vez localizado, inspecione os conectores e o chicote quanto a danos. Verifique se a conexão está frouxa ou não, ou se o clipe de travamento pode estar quebrado, por sua vez, não permitindo que os pinos façam contato suficiente. Repare qualquer problema e limpe os códigos. se o código for reativado, continue na próxima etapa.
PASSO BÁSICO # 4:
Verifique os circuitos. Você terá que verificar os fios específicos para testar. Para localizar o fio, você deve consultar o diagrama de fiação no manual de serviço. Depois de encontrar o fio no diagrama, pode haver um número referente ao fio específico. Esses números podem estar no próprio conector. Sempre consulte o manual de serviço para obter procedimentos específicos e valores desejados. Usando o multímetro, meça os valores elétricos do circuito específico e verifique se estão dentro do escopo desejado. Se não estiverem, talvez seja necessário reparar o fio ou o conector que pode estar causando o problema. Se tudo der certo, continue.
PASSO BÁSICO # 5:
Verifique a funcionalidade do TCM. Você pode fazer algumas verificações para determinar um problema interno no TCM. Sempre que você desconectar um conector, sempre inspecione os pinos nos conectores e módulos. Dada a complexidade desses sistemas, seria uma boa idéia levar o veículo para as instalações de reparo. Um pequeno erro ao realizar qualquer teste ou reparo elétrico pode fazer com que você gaste muito dinheiro além do problema atual. Mesmo se você encontrar um problema no TCM, pode ser necessário programar o novo módulo com ferramentas específicas do fabricante.
DICA: Ao medir diferentes valores dentro de um circuito, é uma boa ideia mexer no chicote e no conector, monitorando o multímetro. Se os valores forem erráticos, você terá uma idéia do local do problema no sistema. Dependendo da localização, pode ser necessário abrir o tear para acessar o fio afetado. Cuidado para não cortar outro fio e causar mais problemas.
Códigos relacionados a P0738
P0737 - Circuito de saída de velocidade do motor do módulo de controle de transmissão (TCM)
P0739 - Circuito de saída de velocidade do motor do módulo de controle de transmissão (TCM) alto