P0741 - Desempenho do solenóide da embreagem do conversor de torque (TCC) / travado

Posted on
Autor: John Stephens
Data De Criação: 2 Janeiro 2021
Data De Atualização: 18 Poderia 2024
Anonim
P0741 - Desempenho do solenóide da embreagem do conversor de torque (TCC) / travado - Códigos De Problema
P0741 - Desempenho do solenóide da embreagem do conversor de torque (TCC) / travado - Códigos De Problema

Contente

Código de ProblemaLocalização da falhaCausa provável
P0741 Desempenho do solenóide da embreagem do conversor de torque (TCC) / travado Fiação, solenóide TCC preso

O que significa o código P0741?

O código de falha OBD II P0741 é mais comumente definido como "Desempenho do circuito da embreagem do conversor de torque" ou, às vezes, "Embreagem do conversor de torque travado" e é definido quando o PCM (Módulo de controle do trem de força) detecta um valor elétrico anormal na embreagem do conversor de torque circuito de controle. As palavras “Stuck Off” na definição deste código referem-se ao fato de o solenóide de controle da embreagem do conversor de torque estar preso na posição “OFF” e, portanto, não pode engatar a embreagem do conversor de torque ou o mecanismo de travamento.


Embora os parâmetros reais que definem o código P0741 variem bastante entre as aplicações, os princípios operacionais básicos e a finalidade da embreagem do conversor de torque permanecem os mesmos em todos os casos, o que é fornecer um vínculo sólido entre o motor e a transmissão, como uma embreagem convencional bloqueia uma transmissão manual no motor. Ao travar a transmissão no motor, todas as derrapagens no conversor de torque são eliminadas, o que aumenta a entrega de potência do motor às rodas motrizes e melhora a economia de combustível.

Em termos de operação do sistema, o PCM reúne informações de vários sensores, como sensor de posição do acelerador, sensor de velocidade do veículo, sensor de velocidade da turbina de transmissão, sensor de rotação do motor, sensor de controle de reforço e outros para determinar o grau em que o motor deve ser travado para o motor. A função de travamento é realizada por solenóides que controlam a taxa de fluxo e, portanto, a pressão utilizável do fluido de transmissão pressurizado para variar a quantidade de travamento do conversor.


No entanto, para impedir que o torque do motor supere a força de cisalhamento do fluido da transmissão no conversor de torque ou para impedir que o torque excessivo danifique a transmissão ou outros componentes do sistema de transmissão, o sistema também foi projetado para permitir que ocorra algum deslizamento sob certas condições, como aceleração severa.

"Força de cisalhamento" refere-se à capacidade dos fluidos de transmissão transmitirem torque do inversor para o lado acionado do conversor de torque; quando a força de cisalhamento dos fluidos é excedida ou superada, diz-se que o conversor de torque "escorrega" e, como resultado, parte da potência do motor é perdida no trem de força.

A pressão necessária para realizar o bloqueio do conversor deriva da bomba de pressão integral da transmissão que é acionada pelo motor através do conversor de torque. Com base nas entradas do PCM, parte da pressão é direcionada por solenóides ou por válvulas no corpo da válvula para ativar o mecanismo de travamento real do conversor de torque.


Quando o PCM detecta uma diferença entre a quantidade real de travamento e a quantidade esperada para ver determinadas condições operacionais em vigor, um código será definido. Dependendo do aplicativo, uma luz de aviso pode ou não ser acionada, pois alguns aplicativos exigem mais de um ciclo de falha antes de acionar uma luz de aviso.

A imagem abaixo mostra um esquema simplificado de um conversor de torque típico que incorpora um mecanismo de embreagem / travamento. Observe o caminho do fluxo que o fluido da transmissão segue para ativar a embreagem.

Quais são as causas comuns do código P0741?

As principais causas do código P0741 são fluidos de transmissão degradados e / ou sujos e problemas de fiação, como curtos-circuitos, circuitos abertos ou fios desconectados. Outras causas possíveis podem incluir os seguintes

  • Uso de fluido de transmissão inadequado
  • Baixo nível de fluido
  • Pressão hidráulica insuficiente
  • Solenóide da embreagem do conversor de torque com defeito
  • Bloqueios de pequenas passagens de fluido por lodo ou partículas de desgaste
  • Lodo ou desgaste de partículas que impedem a livre circulação de válvulas no corpo da válvula
  • Falhas mecânicas dentro da transmissão
  • PCM com defeito ou outros módulos de controle. Observe que as falhas do módulo de controle são eventos raros e a falha deve ser procurada em outro local antes que qualquer controlador seja substituído.
  • Quais são os sintomas do código P0741?

    Em alguns casos, pode haver nenhum sintoma presente além de um código de problema armazenado e possivelmente uma luz de aviso acesa. No entanto, alguns sintomas envolvem problemas sérios de dirigibilidade que podem variar em gravidade entre os aplicativos. Alguns sintomas possíveis podem incluir os seguintes

  • Escorregamento excessivo da transmissão sob forte aceleração
  • Superaquecimento da transmissão
  • Mudança severa
  • Maior consumo de combustível
  • Dependendo da aplicação, outros códigos de embreagem de conversor de transmissão ou torque podem estar presentes junto com P0741
  • NOTA: Embora seja relativamente raro a embreagem do conversor de torque não se desengatar quando apenas o código P0741 estiver presente, um curto-circuito no circuito de controle ou uma falha mecânica da própria embreagem podem impedir a embreagem em alguns casos. Quando isso acontece, o sintoma mais comum é que o motor irá parar quando o veículo for parado enquanto uma marcha é selecionada.

    Como você soluciona problemas do código P0741?

    AVISO: Como o solenóide de controle da embreagem do conversor de torque geralmente está localizado dentro da transmissão, as transmissões com preenchimento vitalício às vezes podem representar um sério desafio para a resolução bem-sucedida do código P0741. O problema envolve o fato de que essas transmissões geralmente não têm disposição para drenar o fluido, mas, pior ainda, o volume de fluido necessário para encher a transmissão é um detalhe que os fabricantes de automóveis optam por não compartilhar com o comércio independente de reparo de automóveis.

    Portanto, drenar o fluido de uma transmissão “cheia para toda a vida” por qualquer método NÃO é recomendado, pois não se sabe quanto fluido é necessário para encher a transmissão no nível correto. Além disso, como não se sabe quanto de líquido resta para trás no conversor de transmissão e torque após a drenagem, não há maneira confiável de dizer quanto de fluido você precisa para encher a transmissão no nível correto.

    Observe que o preenchimento excessivo de uma transmissão é tão ruim quanto o preenchimento insuficiente; portanto, mecânicos não profissionais ou mecânicos que não têm acesso a todas as informações técnicas relevantes e o equipamento necessário NÃO devem tentar drenar e / ou reabastecer qualquer transmissão com vida útil completa.

    NOTA 1: Como todas as funções de transmissão automática dependem da qualidade e limpeza do fluido de transmissão, o procedimento de diagnóstico para o código P0741 deve começar com uma inspeção do fluido de transmissão. Em alguns casos, apenas completar o nível do fluido ou substituí-lo resolverá o problema, mas lembre-se de que não é garantido que a substituição ou reposição do fluido resolva esse código.

    NOTA 2: A menos que a descarga da transmissão seja expressamente aprovada pelo fabricante, o procedimento deve ser evitado a todo custo. A descarga pode desalojar o lodo e usar partículas que podem se alojar em outros locais da transmissão, onde podem entupir pequenas passagens de fluido ou impedir o livre movimento de válvulas no corpo da válvula.

    NOTA 3: O diagnóstico do código P0741 requer um medidor de pressão de fluido de transmissão dedicado, bem como um manual de reparo que inclui um diagrama de fiação e um esquema completo dos circuitos hidráulicos na transmissão.

    Passo 1

    Inicie o procedimento de diagnóstico, verificando o nível do fluido de transmissão e as condições do fluido. O fluido de transmissão que é de cor escura, tem um cheiro "queimado" ou contém grandes partículas de desgaste ou flocos de metal é indicativo de uma transmissão gasta, suja, entupida ou danificada. Nos casos em que o fluido da transmissão está seriamente degradado, o mais prudente é encaminhar o veículo para obter uma avaliação profissional da transmissão.

    NOTA: Consulte o AVISO acima.

    Passo 2

    Se o fluido da transmissão parecer ser reparável e até o nível correto, registre todos os códigos presentes e todos os dados disponíveis do quadro congelado. Esta informação pode ser muito útil se uma falha intermitente for diagnosticada posteriormente.

    Nesse ponto, também é uma boa ideia verificar a pressão de trabalho da transmissão, pois muitos problemas de transmissão, que às vezes incluem o código P0741, são o resultado direto da baixa pressão hidráulica. Consulte o manual sobre o procedimento correto para verificar a pressão da transmissão, mas lembre-se de que o não cumprimento exato das instruções pode resultar em ferimentos graves e / ou na transmissão.

    Compare a leitura obtida com o valor especificado no manual, mas observe que não há soluções rápidas ou fáceis para problemas de baixa pressão de transmissão e, especialmente, se a transmissão tiver um tempo de vida útil. Se a pressão real medida estiver dentro das especificações, prossiga com o diagnóstico elétrico.

    etapa 3

    Se a pressão de trabalho da transmissão estiver dentro das especificações do fabricante, consulte o manual para a aplicação que está sendo trabalhada para determinar o código de cores, a localização, a função e o roteamento de toda a fiação no circuito de controle e faça uma inspeção visual completa de toda a fiação . Procure por fiação e / ou conectores danificados, queimados, desconectados, em curto ou corroídos.

    Não assuma que não há danos à fiação simplesmente porque nenhum dano é visível. Em muitos casos, o dano real à fiação ou algum outro problema está localizado dentro da transmissão, para determinar se esse é o caso, desconecte o chicote de transmissão do PCM (para evitar danificar o controlador) e execute o aterramento, a resistência, continuidade e verificações de tensão de entrada no chicote no ponto em que o chicote se conecta à transmissão.

    Compare todas as leituras obtidas com as indicadas no manual; note que todos os valores devem estar em conformidade com os valores declarados exatamente. Se forem encontradas discrepâncias, substitua a fiação entre o conector e o PCM por uma substituição OEM para evitar possíveis problemas de resistência e continuidade. Limpe todos os códigos após substituir a fiação e teste novamente o sistema para ver se o código retorna.

    NOTA: Se encontrar fiação danificada, resista à tentação de fazer reparos. Os reparos nesse circuito geralmente causam problemas com altas resistências e / ou continuidade, o que tornaria a substituição de todo o chicote de transmissão a opção mais sábia. No entanto, a substituição do chicote de transmissão envolve a drenagem do fluido da transmissão: consulte o AVISO acima.

    Passo 4

    O chicote externo pode ser reparado, mas o solenóide de controle da embreagem do conversor de torque não pode ser ativado manualmente com o scanner, o problema é causado por falhas na fiação interna ou por uma falha mecânica de algum tipo que impede o movimento do inversor do solenóide.

    Verifique a condição do solenóide de controle da embreagem comparando sua resistência interna com o valor especificado pelo fabricante. No entanto, se o solenóide estiver com defeito, o aplicativo determinará amplamente se é possível substituir o solenóide em uma base DIY ou não. Em alguns casos, o solenóide de controle está localizado na parte externa da transmissão, mas na maioria dos casos, o solenóide é conectado ao corpo da válvula, o que requer a remoção de pelo menos o cárter da transmissão.

    As transmissões com vida útil prolongada são melhor encaminhadas ao revendedor autorizado para diagnóstico e reparo, mas onde o fluido pode ser substituído DIY, remover o cárter de óleo é a única maneira de obter acesso à fiação interna da transmissão. Inspecione esta fiação quanto a sinais de danos ou problemas que possam causar curto - circuito ou circuito aberto. Além disso, execute verificações de resistência e continuidade na fiação e substitua toda a fiação por substituições de OEM se for encontrado algum desvio dos valores especificados.

    Observe que o solenóide da embreagem do conversor real faz parte do circuito e, portanto, deve ser testado também. Desconecte o solenóide do restante da fiação e teste-o quanto à resistência e continuidade. Compare as leituras obtidas com os valores indicados no manual e substitua o solenóide se as leituras não estiverem dentro da faixa especificada pelo fabricante.

    Etapa 5

    Ao substituir o solenóide e / ou a fiação interna, certifique-se de que toda a fiação esteja bem presa usando todos os pontos de fixação ou prendedores fornecidos. Depois que toda a fiação estiver instalada, protegida e reconectada, limpe todos os códigos e tente operar o solenóide de controle manualmente usando o scanner.

    Observe que alguns solenóides operam silenciosamente, o que significa que um "clique" audível pode estar ausente; portanto, observe o scanner atentamente para ver se o solenóide reage aos sinais de entrada.Se o scanner confirmar que o solenóide está realmente reagindo corretamente, continue a ativá-lo várias vezes para verificar se ele não reage em alguns ciclos de entrada.

    Se o solenóide não funcionar sequer uma vez, é provável que haja uma falha intermitente presente, o que pode ser extremamente desafiador para encontrar e reparar. Em alguns casos, pode ser necessário permitir que a falha piore antes que um diagnóstico preciso e um reparo definitivo possam ser feitos.

    Etapa 6

    Uma vez que é certo que o solenóide de controle está funcionando corretamente, toda a fiação interna é direcionada corretamente e protegida, e que todas as leituras elétricas estão dentro das especificações do fabricante, encaixe um novo filtro no corpo da válvula e reinstale o cárter de transmissão usando um novo junta.

    Consulte o manual sobre a classe e o tipo corretos de fluido para a aplicação e siga as instruções fornecidas no manual para garantir que a transmissão seja preenchida com o volume correto de fluido. Permita que a transmissão atinja a temperatura operacional monitorando a temperatura do fluido de transmissão com o scanner, mas circule a transmissão por toda a sua gama de marchas (incluindo marcha à ré) para garantir que o fluido esteja circulando corretamente. Não se esqueça de verificar se há vazamentos no cárter da transmissão antes de operar o veículo. Repare todos os vazamentos antes de conduzir o veículo de teste para evitar possíveis danos à transmissão.

    Etapa 7

    Se não houver vazamentos de fluido presentes e a transmissão estiver quente, limpe todos os códigos e opere o veículo por pelo menos um ciclo completo com o scanner conectado para verificar se o código retorna. Se o código não retornar após alguns ciclos completos de unidade, o reparo poderá ser considerado bem-sucedido.

    Códigos relacionados a P0741

  • P0740 - Relacionado ao "Mau funcionamento do circuito da embreagem do conversor de torque"
  • P0742 - Relaciona-se ao "Circuito da embreagem do conversor de torque travado"
  • P0743 - Relaciona-se ao "Circuito de Embreagem do Conversor de Torque Elétrico"
  • P0744 - Relaciona-se ao "Circuito da embreagem do conversor de torque intermitente"
  • 07 Grand Cherokee 5.7Hemi, motor funcionando
    Olá a todos, usei este site há muitos anos para corrigir um problema com meu primeiro jipe, agora estou de volta com um que comprei. 2007 Jeep Grand Cherokee 5. 7L Hemi 17K milhas Hoje notamos com a janela do lado do motorista abaixada e perto de obstáculos (divisor de concreto, paredes) um som de clique vindo do carro. Acontece...
  • 01 Sunfire P741
    Código P0741- O deslizamento da embreagem do conversor de torque estava acima de 250 RPM por 8 segundos. Condições de habilitação: A transmissão estava na quarta marcha por pelo menos 6 segundos com um ângulo de aceleração entre 8 e 55%. A temperatura do fluido de transmissão estava na faixa de operação normal. O PCM comandou o conversor de torque ...
  • 99 Aurora com embreagem de bloqueio ruim ... solonóide?
    Isso é muito comum nos Cadillacs da Northstar ... esse e os solenóides de mudança no 4T60 são seus pontos fracos. Existem dois problemas principais, um em que o solenóide do TCC se deteriorou (uma parte de US $ 15 enterrada profundamente na parte superior do trans) ou também é comum para a vedação entre a ...
  • 96 Taurus AX4N sai da marcha
    Novo neste fórum e espero que alguém possa me ajudar. Acabei de comprar um 96 Taurus Vin U com 122K milhas. O vendedor vendeu barato devido a um problema de trans e precisando de um compressor CA, juntamente com uma série de pequenos problemas. Eu dirigi por uma semana enquanto consertava os outros itens e não vivenciei o trans ...
  • Solenóide TCC- 07 Pont Vibe
    Continuo recebendo um P0741 intermitentemente no meu 07 Pontiac Vibe 1.8L 81K. Eu olhei por toda a caixa de transmissão para tentar encontrar o solenóide TCC para tentar testá-lo e não consigo descobrir onde ele está. Alguém me disse que pode estar na panela. Alguém pode me dizer com certeza onde está essa coisa? Eu não quero ...